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domingo, 21 de março de 2021

PRONOME RELATIVO QUE E QUEM

 

Pronome Prelativo é o pronome que retoma um termo expresso anteriormente.

 


v  Pronome relativo QUE

 

Observe como podemos juntar duas orações:

 Esse é o ciclista.        +        Esse ciclista chegou em último lugar

Esse é o ciclista que chegou em último lugar.

1) Junte as orações, usando o pronome relativo QUE para evitar as repetições.

a) Gostei dessa revista. Essa revista trata de problemas da juventude.

Gostei dessa revista QUE trata de problemas da juventude.

b) Vimos um filme. O filme mostra as belezas do Pantanal.

Vimos um filme QUE mostra as belezas do Pantanal.

c) Recorte essa notícia. A notícia apresenta o regulamento do festival de teatro.

Recorte essa notícia QUE apresenta o regulamento do festival de teatro.

d) Respeite o horário das aulas. O horário foi divulgado ontem.

Respeite o horário das aulas QUE foi divulgado ontem.

e) Guarde bem os convites. Os convites estão reservados à nossa turma.

Guarde bem os convites QUE estão reservados à nossa turma.

f) Não consigo resolver o problema. O professor apresentou esse problema na prova.

Não consigo resolver o problema QUE o professor apresentou na prova.

g) Não gostei do filme. Meus colegas elogiaram o filme.

Não gostei do filme QUE meus colegas elogiaram.

h) Fotografei a flor. Mariana me mostrou a flor.

Fotografei a flor QUE Mariana me mostrou.

 2) Sublinhe o antecedente do pronome relativo QUE nestas orações.

a) Valéria gostou do presente que ganhou dos padrinhos.

b) Os alunos que ganharam bolsas de estudo obtiveram boas notas.

c) Não mexa no bolo de chocolate que está na geladeira.

d) Não deixe de cumprimentar as pessoas que estão na sala.

e) Pegue os livros e os cadernos que estão no armário.

f) Chame as pessoas que estão no pátio.

g) Eu conheço esse professor que entrou na sala.

h) Esse é o rapaz que foi bem na prova.

v  Pronome relativo QUEM

 

O pronome relativo QUEM só é empregado com referência a pessoas e vem sempre precedido de preposição.

Não conheço o menino.        +        Você conversava com o menino.

Não conheço o menino com quem você conversava


a) Vou chamar o funcionário. Essas pessoas estão reclamando do funcionário.

Vou chamar o funcionário DE QUEM essas pessoas estão reclamando.

b) Esses são os colegas. Saí com esses colegas no domingo.

Esses são os colegas COM QUEM saí no domingo.

c) Não conheço o rapaz. Eles estavam discutindo com o rapaz.

Não conheço o rapaz COM QUEM eles estavam discutindo.

d) Este é o professor. Tenho muito respeito pelo professor.

Este é o professor POR QUEM tenho muito respeito.

e) Essa é a menina. O diretor estava conversando com a menina.

Essa é a menina COM QUEM o diretor estava conversando.

f) Esse é o funcionário. Você deve entregar os documentos a esse funcionário.

Esse é o funcionário A QUEM você deve entregar os documentos.

g) Esse é o amigo. Espero uma grande ajuda desse amigo.

Esse é o amigo DE QUEM espero uma grande ajuda.

4) Complete as orações com os pronomes relativos QUE ou QUEM.

a) Maria não tem muitos amigos com QUEM possa conversar.

b) Devemos protestar contra aqueles QUE não respeitam os direitos humanos.

c) Onde está o bibliotecário a QUEM devemos devolver os livros?

d) Gostaria de ler a revista QUE você comprou.

e) Éder é um amigo em QUEM confio.

f) Leia os avisos QUE foram colocados no pátio.

PRONOME INDEFINIDO TEORIA

 

Pronomes Indefinidos

São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada.

Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.

Não é difícil peceber que "alguém"  indica uma pessoa de quem se fala (uma terceira pessoa, portanto) de forma imprecisa, vaga. É uma palavra capaz de indicar um ser humano que seguramente existe, mas cuja identidade é desconhecida ou não se quer revelar. 

Classificam-se em:

Pronomes Indefinidos Substantivos: assumem o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase.

São eles: algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, tudo.

Por exemplo:

Algo o incomoda?

Quem avisa amigo é.

Pronomes Indefinidos Adjetivos: qualificam um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noção de quantidade aproximada.

São eles: cada, certo(s), certa(s).

Por exemplo:

Cada povo tem seus costumes.

Certas pessoas exercem várias profissões.

Note que:

Ora são pronomes indefinidos substantivos, ora pronomes indefinidos adjetivos:

algum, alguns, alguma(s), bastante(s) (= muito, muitos), demais, mais, menos, muito(s), muita(s), nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), pouco(s), pouca(s), qualquer, quaisquer, qual, que, quanto(s), quanta(s), tal, tais, tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s), um, uns, uma(s), vários, várias.

Por exemplo:

Menos palavras e mais ações.

Alguns contentam-se pouco.

 

 

 

Os pronomes indefinidos podem ser divididos em variáveis e invariáveis. Observe o quadro:

Variáveis

Invariáveis

Singular

Plural

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

algum
nenhum
todo
muito
pouco
vário
tanto
outro
quanto

alguma
nenhuma
toda
muita
pouca
vária
tanta
outra
quanta

alguns
nenhuns
todos
muitos
poucos
vários
tantos
outros
quantos

algumas
nenhumas
todas
muitas
poucas
várias
tantas
outras
quantas

alguém
ninguém
outrem
tudo
nada
algo
cada

qualquer

          quaisquer

 

São locuções pronominais indefinidas:

cada qual, cada um, qualquer um, quantos quer (que), quem quer (que), seja quem for, seja qual for, todo aquele (que), tal qual (= certo), tal e qual, tal ou qual, um ou outro, uma ou outra, etc.

Por exemplo: 
Cada um escolheu o vinho desejado.

Indefinidos Sistemáticos

Ao observar atentamente os pronomes indefinidos, percebemos que existem alguns grupos que criam oposição de sentido. É o caso de:

algo/algum/alguém/ , que têm sentido afirmativo, e nada/nenhum/ninguém, que têm sentido negativo;

todo/tudo, que indicam uma totalidade afirmativa, e nenhum/nada, que indicam uma totalidade negativa;

alguém/ninguém, que se referem a pessoa, e algo/nada, que se referem a coisa;

certo, que particulariza, e qualquer, que generaliza.

Essas oposições de sentido são muito importantes na construção de frases e textos coerentes, pois delas muitas vezes dependem a solidez e a consistência dos argumentos expostos. Observe nas frases seguintes a força que os pronomes indefinidos destacados imprimem às afirmações de que fazem parte:

Nada do que tem sido feito produziu qualquer resultado prático.

Certas pessoas conseguem perceber sutilezas: não são pessoas quaisquer.

 

Em face dessa realidade, destinaremos parte de nosso precioso tempo ao estudo desses fatos – desta vez representados pelas locuções comparativas “bem como”, “assim como” e apenas “como”, enfatizando acerca de alguns pontos que lhes são peculiares, sobretudo no que tange à pontuação e concordância verbal. Para tanto, analisemos este enunciado que segue:

Patrícia, bem como sua irmã, aprecia a leitura de grandes clássicos. 

Atentemos para o fato de que o verbo, em se tratando de um sujeito composto, normalmente deveria ser expresso no plural, não é verdade?

Pois bem, é justamente aí que reside a grande questão. Primeiramente, você deve se atentar ao fato de que a locução “bem como” aparece grafada ente vírgulas. E mais: tal construção nos conscientiza de que perfeitamente substitui a conjunção “e”, dando uma ideia de adição (Patrícia e sua irmã).

O fato de a conjunção em estudo se encontrar entre o sinal de pontuação (vírgulas) faz dela uma intercalação (bem como sua irmã). 

Dessa forma, constata-se que o intuito do emissor foi enfatizar acerca do sujeito, que nesse caso se classifica como simples, ora representado somente por “Patrícia”. Percebeu agora o porquê de o verbo também permanecer no singular?

Retirando as vírgulas, obteremos:

Patrícia bem como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. O que equivale a dizer que“Patrícia e sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos”.

Nesse caso, como não se trata mais de uma intercalação, o sujeito se classifica como composto, requisitando, portanto, concordância feita por meio do verbo (apreciam). 

Eis que uma pergunta paira no ar: as mesmas particularidades também se empregam às conjunções “assim como” ou apenas “como”? 

Sim, da mesma forma. Apenas lembrando-se de que quando a intenção não for de dar ênfase ao primeiro agente (no caso, classificando-se como sujeito simples), não se usa a vírgula e a concordância verbal deverá ser adequadamente estabelecida, pelo fato de não se tratar de uma intercalação. Reiterando o que dissemos, nada que alguns exemplos não nos faça compreender ainda mais. Observe:

Patrícia, assim como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos. 

Patrícia assim com sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. 

Patrícia, como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos. 

Patrícia como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.

 

 

PRONOME FUNÇÃO SINTÁTICA N

 Funções sintáticas dos pronomes pessoais


Os pronomes pessoais do caso reto podem exercer a função de sujeito de uma oração. Observe:


O gato aprende muitas coisas.                                   Ele aprende muitas coisas.


sujeito                                                                        pronome pessoal do caso reto (sujeito)


Os pronomes pessoais do caso reto são: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.


Alguns pronomes do caso oblíquo podem exercer a função de objeto direto. É o caso dos pronomes o, a, os, as. Observe:


Eu alimentei o gato.                     Eu o alimentei.


                 objeto direto             objeto direto


Em certas orações, o objeto indireto pode ser substituído pelo pronome oblíquo lhe (lhes). Observe:


Não posso contar essa história a você.                     Não posso lhe contar essa história. 


                                            objeto indireto                       objeto indireto


ATIVIDADES:

1) Sublinhe os pronomes pessoais usados nas orações abaixo e indique se são sujeito ou objeto direto.

a) O gato é esperto. Ensinando-o bem, ele aprende muitas coisas.

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b) Nós devemos cuidar bem dos nossos animais. Não devemos maltratá-los.

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c) O professor recolheu as redações. Ele vai devolvê-las amanhã.

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d) Nós lemos os livros e depois os guardamos na estante.

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e) Ela ficou triste porque não a convidaram para a festa.

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f) Ele pegou o cãozinho e levou-o para passear.       

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ATENÇÃO!


Na língua escrita, os pronomes pessoais do caso reto não devem ser usados como objeto direto. Devem ser substituídos pelos pronomes oblíquos.



Encontrei ela no cinema.             Encontrei-a no cinema.                    Vou ajudar ele.                     Vou ajudá-lo.


2) Reescreva a segunda oração de cada item, substituindo os pronomes pessoais do caso reto por pronomes oblíquos na função de objeto direto.

a) O guarda-chuva? Eu esqueci ele no trem.

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b) Minha mãe está cansada. Vou ajudar ela a limpar a casa.

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c) Meus avós moram no interior. Vou visitar eles no domingo.

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d) Comprei este CD. Vou ouvir ele hoje à tarde.

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e) Pegue esta pasta. Entregue ela ao menino.

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f) Guardei o material na mochila. Coloquei ela no armário.

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3) Reescreva as orações abaixo, substituindo o objeto indireto pelo pronome oblíquo lhe (lhes).

a) Quero enviar uma mensagem aos meus amigos.

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b) Entregue essas flores àquela menina.

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c) Devo demonstrar minhas habilidades ao treinador.

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d) Explique aos seus irmãos como funciona o seu novo celular.

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e) Ele dedicou o livro aos filhos.

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f) Vou contar a você o que diz essa revista.

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g) Ele vai entregar a você esta carta.

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4) Analise as orações, dando a função sintática das palavras destacadas.

a) Nós vamos alimentar os gatinhos e colocá-los nessa caixa.

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b) Chame o zelador e entregue-lhe este pacote.

_______________________________________________________________________________

c) Use o dicionário, mas depois guarde-o na estante.

_______________________________________________________________________________

d) Ela reuniu os jogadores e explicou-lhes as regras do jogo.

_______________________________________________________________________________

e) Você e eu vamos mostrar a eles o nosso valor.

_______________________________________________________________________________

f) Reúna as peças e conte-as para mim.

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PRONOME EXER. SD

 

1. Informe a que pessoa do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.

a) Apesar da busca, eu não o encontrei.

.........................................................................................

b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.

.......................................................................................

c) A saudade lhe trazia insegurança e tristeza.

........................................................................................

d) Senhor, nós vos agradecemos por mais este dia.

..........................................................................................

e) Pediram-me o impossível.

..........................................................................................

f) Nada mais existe entre mim e ele.

..........................................................................................

2. Classifique os pronomes pessoais destacados em retos e oblíquos.

a) Quando eu era pequenina, contavam-me lindas histórias.

..........................................................

b) Não trouxe nada para mim, nem quis falar comigo.

..........................................................

c) Vi-os há pouco no bar, mas não lhes disse nada.

.......................................................

d) Tu és tudo o que quero, não te desesperes, pois.

.......................................................

3. Complete as frases com os pronomes pessoais adequados, na pessoa indicada nos parênteses.

a) Encontrei-(_______) na porta do cinema e eles disseram-(________) que o filme era muito bom. (3ª pessoa do plural; 1ªpessoa do singular)

b) Fui ao encontro dos dois e disse-(________) que deveriam voltar imediatamente para casa. (3ª pessoa do plural)

c) Contei-(_______) a história da maneira como (_______) foi contada. (3ª pessoa do plural; 1ª pessoa do singular)

d) Com o susto ela desmaiou, mas logo voltou a (________). (3ª pessoa do singular)

e) Trouxeram muitos livros para (________) ler. (1ª pessoa do singular)

4. Classifique o – a – os – as como artigo ou pronomes pessoais oblíquos.

a) As meninas? Eu as vi no portão.

................................................../......................................................

b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.

............................................................./..................................................

c) Encontrei-a triste porque o cachorrinho estava doente.

.........................................................................../........................................................

d) Acabou o tempo em que a mulher era educada para sonhar e o homem para trabalhar.

............................................................/.........................................................

e) Perdi a hora. E o meu relógio não estava ali. Procurei-o por todos os cantos da casa, mas não o encontrei.

.................................................................../.................................................................

 

PRONOME OBLÍQUO N

 

PRONOME OBLIQUO  EXERECÍCIOS 

 1) Substitua os termos grifados pelos pronomes oblíquos correspondentes:         

a) Encontrei o menino perdido no meio da multidão.

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b) Enviei às amigas livros que já li.

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c) Os policiais encontraram marcas digitais nos móveis da casa.

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d) Quero deixar para meus filhos as joias e peças antigas.

___________________________________________________________________________________________________________

e) Quero deixar para meus filhos as joias e peças antigas.

___________________________________________________________________________________________________________

 

2) Dê a função sintática dos pronomes pessoais destacados.         

a) Ela reuniu os jogadores e explicou-lhes as regras do jogo.

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b) Ela ficou feliz porque a convidaram para esse passeio.

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c) Marisa está com muito trabalho. s vamos ajudá-la.

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d) Pegue essas bolas de vôlei e guarde-as no armário.

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e) Eu preciso devolver-lhe o CD.

_________________________________________________________________

f) Cuide bem de seus livros. Não os deixe espalhados pela casa.

_________________________________________________________________

 

3) Relacione:         


 

Atributo ou posição

( 1 ) Príncipes

( 2 ) Papa

( 3 ) Reis, imperadores

( 4 ) Altas autoridades

( 5 ) Funcionários públicos graduados

 

Forma de tratamento

(       ) Vossa Majestade

(       ) Vossa Alteza

(       ) Vossa Senhoria

(       ) Vossa Excelência

(       ) Vossa Santidade


 

 

4) Leia:         



 

 

 

 


a) Com que pronome de tratamento Hagar se dirige ao jardineiro?

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b) Com que pronome de tratamento o jardineiro responde?

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c) O que isso revela sobre a postura do jardineiro?

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5) As frases a seguir apresentam erros ligados ao uso das formas de tratamento. Reescreva-as fazendo a correção.        

a) Vossa Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil.

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b) Vossa Excelência conheceis os costumes de nossa comunidade?

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c) Vossa Senhoria deve expor vosso projeto.

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