Funções sintáticas dos pronomes pessoais
Os pronomes pessoais do caso reto podem exercer a função de sujeito de uma oração. Observe:
O gato aprende muitas coisas. Ele aprende muitas coisas.
sujeito pronome pessoal do caso reto (sujeito)
Os pronomes pessoais do caso reto são: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Alguns pronomes do caso oblíquo podem exercer a função de objeto direto. É o caso dos pronomes o, a, os, as. Observe:
Eu alimentei o gato. Eu o alimentei.
objeto direto objeto direto
Em certas orações, o objeto indireto pode ser substituído pelo pronome oblíquo lhe (lhes). Observe:
Não posso contar essa história a você. Não posso lhe contar essa história.
objeto indireto objeto indireto
ATIVIDADES:
1) Sublinhe os pronomes pessoais usados nas orações abaixo e indique se são sujeito ou objeto direto.
a) O gato é esperto. Ensinando-o bem, ele aprende muitas coisas.
___________________________________________________________________________________________________________
b) Nós devemos cuidar bem dos nossos animais. Não devemos maltratá-los.
___________________________________________________________________________________________________________
c) O professor recolheu as redações. Ele vai devolvê-las amanhã.
___________________________________________________________________________________________________________
d) Nós lemos os livros e depois os guardamos na estante.
___________________________________________________________________________________________________________
e) Ela ficou triste porque não a convidaram para a festa.
___________________________________________________________________________________________________________
f) Ele pegou o cãozinho e levou-o para passear.
___________________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO!
Na língua escrita, os pronomes pessoais do caso reto não devem ser usados como objeto direto. Devem ser substituídos pelos pronomes oblíquos.
Encontrei ela no cinema. Encontrei-a no cinema. Vou ajudar ele. Vou ajudá-lo.
2) Reescreva a segunda oração de cada item, substituindo os pronomes pessoais do caso reto por pronomes oblíquos na função de objeto direto.
a) O guarda-chuva? Eu esqueci ele no trem.
___________________________________________________________________________________________________________
b) Minha mãe está cansada. Vou ajudar ela a limpar a casa.
___________________________________________________________________________________________________________
c) Meus avós moram no interior. Vou visitar eles no domingo.
___________________________________________________________________________________________________________
d) Comprei este CD. Vou ouvir ele hoje à tarde.
___________________________________________________________________________________________________________
e) Pegue esta pasta. Entregue ela ao menino.
___________________________________________________________________________________________________________
f) Guardei o material na mochila. Coloquei ela no armário.
___________________________________________________________________________________________________________
3) Reescreva as orações abaixo, substituindo o objeto indireto pelo pronome oblíquo lhe (lhes).
a) Quero enviar uma mensagem aos meus amigos.
___________________________________________________________________________________________________________
b) Entregue essas flores àquela menina.
___________________________________________________________________________________________________________
c) Devo demonstrar minhas habilidades ao treinador.
___________________________________________________________________________________________________________
d) Explique aos seus irmãos como funciona o seu novo celular.
___________________________________________________________________________________________________________
e) Ele dedicou o livro aos filhos.
___________________________________________________________________________________________________________
f) Vou contar a você o que diz essa revista.
___________________________________________________________________________________________________________
g) Ele vai entregar a você esta carta.
___________________________________________________________________________________________________________
4) Analise as orações, dando a função sintática das palavras destacadas.
a) Nós vamos alimentar os gatinhos e colocá-los nessa caixa.
_______________________________________________________________________________
b) Chame o zelador e entregue-lhe este pacote.
_______________________________________________________________________________
c) Use o dicionário, mas depois guarde-o na estante.
_______________________________________________________________________________
d) Ela reuniu os jogadores e explicou-lhes as regras do jogo.
_______________________________________________________________________________
e) Você e eu vamos mostrar a eles o nosso valor.
_______________________________________________________________________________
f) Reúna as peças e conte-as para mim.
_______________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário