PáginasDESCRITOR

domingo, 21 de março de 2021

PRONOME EXER. SD

 

1. Informe a que pessoa do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.

a) Apesar da busca, eu não o encontrei.

.........................................................................................

b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.

.......................................................................................

c) A saudade lhe trazia insegurança e tristeza.

........................................................................................

d) Senhor, nós vos agradecemos por mais este dia.

..........................................................................................

e) Pediram-me o impossível.

..........................................................................................

f) Nada mais existe entre mim e ele.

..........................................................................................

2. Classifique os pronomes pessoais destacados em retos e oblíquos.

a) Quando eu era pequenina, contavam-me lindas histórias.

..........................................................

b) Não trouxe nada para mim, nem quis falar comigo.

..........................................................

c) Vi-os há pouco no bar, mas não lhes disse nada.

.......................................................

d) Tu és tudo o que quero, não te desesperes, pois.

.......................................................

3. Complete as frases com os pronomes pessoais adequados, na pessoa indicada nos parênteses.

a) Encontrei-(_______) na porta do cinema e eles disseram-(________) que o filme era muito bom. (3ª pessoa do plural; 1ªpessoa do singular)

b) Fui ao encontro dos dois e disse-(________) que deveriam voltar imediatamente para casa. (3ª pessoa do plural)

c) Contei-(_______) a história da maneira como (_______) foi contada. (3ª pessoa do plural; 1ª pessoa do singular)

d) Com o susto ela desmaiou, mas logo voltou a (________). (3ª pessoa do singular)

e) Trouxeram muitos livros para (________) ler. (1ª pessoa do singular)

4. Classifique o – a – os – as como artigo ou pronomes pessoais oblíquos.

a) As meninas? Eu as vi no portão.

................................................../......................................................

b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.

............................................................./..................................................

c) Encontrei-a triste porque o cachorrinho estava doente.

.........................................................................../........................................................

d) Acabou o tempo em que a mulher era educada para sonhar e o homem para trabalhar.

............................................................/.........................................................

e) Perdi a hora. E o meu relógio não estava ali. Procurei-o por todos os cantos da casa, mas não o encontrei.

.................................................................../.................................................................

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário