PáginasDESCRITOR

domingo, 20 de junho de 2021

ADVÉRBIO TEORIA E EXERCÍCIO 6º ANO

ADVÉRBIO

Olá, hoje vamos começar nossos estudos sobre o advérbio. Boa aula!

Leia a tirinha.



https://minilua.com/wp-content/uploads/2015/07/1722_thumb.jpg

1. Passe as expressões abaixo para o plural.

a) entrega rápida: ........................................................................

b) vento mensageiro: .....................................................................

2. ENTREGA e VENTO são adjetivos, substantivos ou verbos? Justifique.

.............................................................................................................................................................

3. RÁPIDA e MENSAGEIRO são adjetivos, substantivos ou verbos? A que palavras elas se referem? ....................................................................................................................................

4. Podemos concluir a partir dos exercícios que os.....................................................................

concordam com os .............................................................................

5.Quais são os verbos presentes na tirinha?

................................................./....................................................../....................................................

................................................./....................................................../....................................................

6. O que provoca humor na tirinha?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Leia a tirinha do Recruta Zero.



https://7anointegralpaulinia.files.wordpress.com/2013/04/2013_7ano_2bim_gramatica_lista1.pdf

7. Agora vamos fazer a concordância de gênero e número

a) Ele está debaixo (passe para o feminino)

..........................................................................................................................................................

b) Ele está dentro. (passe para o feminino)

.........................................................................................................................................................

c) Ele está fora. (passe para o plural)

.........................................................................................................................................................

8. Em quais palavras não foi possível fazer flexão de gênero e número?

..........................................................................................................................................................

9. As palavras DENTRO, FORA, DEBAIXO indicam:

a) tempo

b) lugar

c) dúvida

d) intensidade

Leia a tirinha do Armandinho.



 Adaptadode:<https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1415865718458730/?type=3&theater> acesso em: 20/05/2021.

10. No primeiro quadrinho a palavra RÁPIDO está se referindo ao substantivo VIDA ou ao verbo PASSA? Justifique.......................................................................................................................

 TEORIA

ADVÉRBIOS

       São palavras que modificam o sentido de VERBOS, adjetivos e advérbios. Essas modificações acrescentam circunstâncias (significados) de tempo, lugar, modo, intensidade, afirmação, negação... O advérbio NUNCA flexiona em gênero e número.

CLASSIFICAÇÃO DOS ADVÉRBIOS

De acordo com o significado os advérbios são divididos em classes (grupos).

TEMPO (QUANDO?)

agora; ontem; hoje; amanhã; tarde; cedo; antes; depois;  nunca; jamais; sempre; já; logo; enfim; antigamente

LUGAR (ONDE?)

aqui; antes; dentro; ali; adiante; fora; acolá; atrás; além; lá; detrás; acima; abaixo; debaixo;  perto; aí; longe; à esquerda, à direita...

Dúvida

(nem sim nem não)

talvez; porventura; possivelmente; acaso; provavelmente; supostamente;...

INTENSIDADE

(IDEIA de aumento/diminuição)

muito; pouco; mais; menos; bastante; demasiado...

 

MODO (COMO?)

bem; mal; melhor; pior; assim; depressa; devagar; às pressas; (terminados em mente): calmamente; primeiramente

AFIRMAÇÃO

sim; certamente; realmente; decerto; efetivamente; etc.

NEGAÇÃO

não; nem; nunca; jamais;

absolutamente...

 Leia a tirinha.



Disponível em: < http://www.custodio.net/tiras-did-ticas.html > acesso em: 20/05/2021.

11. Localize na tirinha dois advérbios para cada CIRCUSNTÂNCIA abaixo

a) tempo: ...................................................................../.................................................................

b) lugar: ...................................................................../..................................................................

c) dúvida:...................................................................../..................................................................

d) modo: ....................................................................../..................................................................

e) intensidade:........................................................./...................................................................

 Leia a tirinha.


12. “...E essas notas tão baixas!” Nesse fragmento a palavra BAIXAS  é um adjetivo ou um advérbio? Justifique.

.............................................................................................................................................................

Leia a tirinha.

13. “Fala baixo!” Nesse fragmento a palavra BAIXO  é um adjetivo ou um advérbio? Justifique.

.............................................................................................................................................................

Dica: FALA BAIXO - MENINO BAIXO
FALA= VERBO
MENINO= SUBSTANTIVO

14. Hoje trabalhei MENOS. A palavra em destaque indica:

a) tempo

b) lugar

c) intensidade

d) dúvida

15. Hoje trabalhei MENOS. A palavra em destaque é um:

a) verbo

b) substantivo

c) advérbio

d) adjetivo

16. “Nas escolas, cada vez há MENAS meninas levando o estudo na brincadeira.” Nesta oração a palavra MENAS.

(a) está correta                      (b) está errada

 

17. Justifique a resposta do exercício anterior.

............................................................................................................................................................

18. Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio.

(1) Lugar

(2) tempo

(3) afirmação

(4) dúvida

(5) intensidade

(6) modo


( ) sim, realmente

( ) muito, pouco, mais

( ) bem, mal, devagar

( ) cá, lá, ali, dentro, perto

( ) amanhã, depois, logo

( ) talvez, provavelmente

REFORÇANDO:

ADVÉRBIO: muda o sentido de um VERBO, adjetivo ou advérbio.

NUNCA flexiona em gênero- masculino /feminino.

NUNCA flexiona em número – singular e plural.

SUBSTANTIVO: dá nome as coisas. Flexiona em gênero e número.

ADJETIVO: indica características do substantivo. Flexiona em gênero e número.

VERBO: indica ação, estado e fenômeno da natureza. Flexiona em tempo, pessoa e número.

 

 

GABARITO -

1.

a) Entregas rápidas.

b) Ventos mensageiros.

 

2. Substantivos, porque dão nome a algo.

3. Adjetivos, se referem aos substantivos entrega e vento.

4. Adjetivos /substantivos.

5. Gostaria, chegasse, vejo, posso, faze e voe.

6. O mensageiro da entrega rápida ser uma tartaruga.

7.

a) Ela está debaixo.

b) Ela está dentro.

c) Eles estão fora.

8. Debaixo, dentro e fora.

9. B

10. Ao verbo, pois não ocorreu concordância.

11.

a) agora, ontem, ...

b) ali, lá...

c) talvez, possivelmente...

d) mal, rapidamente...

e) muito, pouco

12. Adjetivo, pois está concordando com o substantivo notas.

13. Advérbio, pois se refere a um verbo.

14. C

15. C

16. B

17. Porque menos é advérbio, nunca flexiona.

18. 3, 5, 6, 1, 2, 4

 

sexta-feira, 18 de junho de 2021

ADJETIVO 6º ANO

ADJETIVO

      Olá, nesta aula falaremos sobre o adjetivo, para isso faremos uma breve revisão sobre o substantivo.

REVISÃO - SUBSTANTIVO

       As palavras que usamos para nos comunicar ou para escrever são divididas em 10 classes. Assim como dividimos os alunos em classes: F6-101, F9-101. Na primeira classe colocamos as palavras que servem para dar nome a coisas, objetos, seres, lugares, sentimentos, etc. O nome dela é substantivo. Exemplo: carro, camisa, menino, Pedro, pedra, flor, amor...


      
No segundo quadro da nossa tabela colocaremos os adjetivos. Palavra variável em gênero e número que indica qualidades e características do SUBSTANTIVO.

Dica - Para haver um ADJETIVO precisa haver um SUBSTANTIVO.

 

1. Escreva no quadro abaixo um adjetivo para cada substantivo. Observe o gênero (masculino e feminino) e o número (singular e plural)

1- SUBSTANTIVOS

2- ADJETIVOS

3

4

5

6

7

8

9

10

carros

mulher

aluno

dias

noites

meninas

..............................................

..............................................

..............................................

..............................................

..............................................

..............................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 Leia a tirinha.

https://i.pinimg.com/originals/d0/76/85/d0768587fc729e5d72b4c5750abd0e65.jpg

 2. Localize na tirinha os adjetivos que caracterizam os substantivos abaixo:

a) mundo: ..................................../.................................../.............................................

b) país: ......................................................./..............................................

c) cidade:  .............................................../.....................................................

d) pedido: ..............................................

e) gênio: ................................................

 3. “Eita gênio miserável!” O adjetivo miserável nesse fragmento, mantendo o mesmo sentido, pode ser trocado por:

a) insignificante, desprezível

b) avarento, mesquinho

c) malvado perverso

d) infeliz, coitado

 Leia a tirinha



http://www.willtirando.com.br/almeida-amargo/

 4. Quais adjetivos o narrador utilizou para descrever o personagem Almeida no passado?

.........................................................................................................................................................

5. Escreva pelo menos dois adjetivos que caracterizam o personagem Almeida nas imagens?

.......................................................................................................................................................

6. Almeida mudou de comportamento devido a;

a) conselho dos amigos.

b) pedido dos médicos

c) se candidatar a prefeito

d) frequentar uma igreja

Leia a tirinha.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/4212658202112787/

 

7. No fragmento  “pobres não leem livros”?  a palavra POBRES  é um adjetivo ou um substantivo?

Justifique sua resposta com auxilio da explicação fornecida no início da atividade.

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 LOCUÇÃO ADJETIVA

        Locução = reunião de palavras.

     Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para indicar a mesma coisa, tem-se locução.

Locuções adjetivas: duas ou mais palavras para indicar uma característica.

SUBSTANTIVO

ADJETIVO

SUBSTANTIVO

LOCUÇÃO ADJETIVA

amor

materno

amor

de mãe

carne

bovina

carne

de boi

água

pluvial

água

da chuva

água

fluvial

água

do rio

 

Leia a tirinha.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1877006095678021/

 

8. No primeiro quadrinho o adjetivo  HUMANOS pode ser substituído pela locução adjetiva:

Direitos .....................................................................

 9. Quais locuções adjetivas se referem aos adjetivos abaixo:

de touro, de gato, de escola, de gelo, de cabelo, de nariz, de pulmão, de sangue, de manhã

a) capilar................................................

b) glacial.................................................

c) felino...................................................

d) escolar................................................

e) matinal................................................

f) nasal...................................................

g) pulmonar............................................

h) taurino................................................

i) sanguíneo.............................................


 

segunda-feira, 14 de junho de 2021

VERBOS PARTE III 6º ANO

 VERBOS PARTE III PREDICADO NOMINAL 

Olá, hoje faremos mais uma atividade sobre verbos. Leiam com atenção as questões e se tiverem dúvidas é perguntar?

 Leia a tirinha abaixo.



https://iturrusgarai.files.wordpress.com/2017/05/triste-barco-marinheiro-rio1.jpg

 1. Marque a alternativa que NÃO apresenta VERBO DE LIGAÇÃO.

a) Eu ESTAVA triste.

b) o rio ESTAVA monótono.

c) Eu CONTINUAVA triste.

d) FOMOS para o oceano.

 2. Em qual das alternativas HÁ uma palavra destacada que NÃO é  VERBO.

a) Eu ESTAVA triste. Então COMPREI um barco.

b) LEMBREI que não SABIA navegar.

c) Não TINHA rio, MANDEI construir um.

d) Que INVEJA dos gatos que se CONTENTAM com um simples novelo de lã!

3. A finalidade do texto é transmitir a ideia de que:

a) O dinheiro não traz felicidade.

b) Os gatos são simples.

c) Quem tem dinheiro pode fazer tudo.

d) O homem destrói o meio ambiente.

 Leia a tirinha abaixo.



https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos/m-schulz,minduim-charles,1174161

 4. Assinale a alternativa em que a classificação do TEMPO VERBAL esteja correta.

a) tinha = presente do indicativo

b) some = pretérito imperfeito indicativo

c) gostaria = futuro do pretérito do indicativo

d) solto = futuro do presente do indicativo

 5.  Em qual das alternativas a forma verbal utilizada demonstra gentileza, cortesia.

a) some

b) solto

c) gostaria

d) tem

 Leia a tirinha abaixo.



https://www.humorcomciencia.com/blog/93-portugues/#https-www-humorcomciencia-com-wp-content-uploads-2011-03-plan-rias-jpg-253024

6. No primeiro quadrinho temos:

a) ordem, obrigação

b) hipótese, possibilidade

c) orientação, explicação

d) conselho, aviso

 7. Nas orações “Eu SERIA uma grama magrinha. Eu PESARIA menos de um grama.” O verbo destacado está em que tempo verbal?

a) presente do indicativo

b) pretérito imperfeito

c) futuro do pretérito

d) futuro do presente.

 8. De acordo com a tirinha, qual o significado da palavra:

a) uma grama.  ....................................................

b) um grama.        ......................................................

 Leia a tirinha do Armandinho.


9. Uma hipótese é algo que pode acontecer. Que hipótese há no segundo quadrinho?

.............................................................................................................................................................

10. Uma consequência é um fato provocado por algo anterior. Quais as consequências que apavoram o menino no terceiro quadrinho?

............................................................................................................................................................

 11. Grife os verbos nas orações abaixo:

a) Se a minha empregada descobre.

b) Será o fim.

c) Quem vai me dar comida?

d) Arrumar meu quarto?

e) Cuidar de mim?

SUJEITO E PREDICADO PARTE II

SUJEITO E PREDICADO PARTE II



Leia a tirinha abaixo

1. Marque a alternativa em que ocorreu ERRO ao destacar o SUJEITO.

a) O MOACIR E A BETE foram convidados para uma festa.

b) O SERGIO E A RUTINHA TAMBÉM NÃO foram convidados.

c) Tomara que chova horrores e A FESTA seja um fiasco.

d) A PREVISÃO é de chuva.

 

2. Na fragmento Tomara que chova “horrores” a palavra HORRORES indica.

a) intensidade, muita chuva

b) o sujeito do verbo chover

c) coisas desagradáveis, repugnantes

d) terror, assombração

 

3. Marque a alternativa em que há uma ORAÇÃO.

a) Sério?

b) Ah... Uma festa...Numa arca ...De um tal de  Noé.

c) A previsão é chuva.

d) E nós não.

Leia a tirinha da Anésia e Dolores.



4. Marque a alternativa em que o PREDICADO está destacado corretamente.

a) Tomate pimentão e pepino também SÃO FRUTOS.

b) Você É maluca.

c) Tomate, pimentão e pepino SÃO FRUTOS SIM.

d) EU gosto!

 

5. Mas é verdade, ANÉSIA. Marque a alternativa correta sobre o termo destacado.

a) Anésia é o sujeito da oração, pois está praticando uma ação.

b) Anésia não é o sujeito da oração, pois há uma vírgula separando.

c) Anésia é uma doença.

d) Anésia é um verbo.

 

6. Em qual das orações abaixo há emprego da LINGUAGEM FORMAL?

a) mas, ela tá certa

b) Ok!

c) Eu gosto!

d) Você é maluca?

 Leia a tirinha abaixo.



7. A alternativa em que o sujeito está destacado corretamente é:

a) Caro amigo, quero falar sobre educação, aposentadoria e segurança.

b) Caro amigo, quero falar sobre educação, aposentadoria e segurança.

c) Senhor, policiais e professores estão se matando...

d) Senhor, policiais e professores estão se matando...

 8. De acordo com a tirinha a palavra PREVIDÊNCIA se refere a:

a) salários

b) educação

c) aposentadoria

d) segurança

 Leia a tirinha.


 

9. O humor na tirinha foi empregado para fazer uma crítica:

a) Ao baixo desempenho escolar na pandemia.

b) Ao excesso de aulas de matemática e geografia.

c) Ao aumento nos casos de COVID no Brasil.

d) As emissoras que gastam muito tempo falando de COVID.

 

10. Marque a alternativa em que a palavra destacada exerce a função de SUJEITO.

a) Ensine qualquer coisa, PROFESSORA.

b) A GENTE NÃO aguenta mais.

c) DO QUE você está falando.

d) Aumentam em 15% OS CASOS DE COVID.

GABARITO:

1. B

2. A

3. C

4. C

5. B

6. C

7. D

8. C

9. D

10. D


domingo, 13 de junho de 2021

VERBOS MODO SUBJUNTIVO COM GABARITO

 TEORIA - 1

        Para saber a conjugação colocamos o verbo no infinitivo, ou seja, com R no final. Exemplo: QUEREMOS= QUERER, PEDIRAM = PEDIR.

Conjugações verbais- Os verbos estão divididos em três grupos(conjugações) :

1ª conjugação os terminados em AR. Ex.: AMAR. Nós amamos praia.

2ª conjugação os terminados em ER. Ex.: VENDER. Ele vendeu o carro.

3ª conjugação os terminados em IR. Ex.: PARTIR. Ela partirá amanhã.

 

 Leia a tirinha do Calvin e Haroldo.



https://br.pinterest.com/pin/305259680968668822/

1. Os verbos destacados abaixo pertencem a qual conjugação (1ª conjugação, 2ª conjugação ou 3ª conjugação) ?

a) Você ao menos leu o capitulo do livro...........................................

b) Eu tentei.............................................

c) Todas as letras caíram das páginas..............................................

d) Eu mandei..................................................

2. A professora acreditou nas explicações do Calvin? Justifique com elementos do quarto quadrinho.

.............................................................................................................................................................

Leia a tirinha.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.1428936432872845.100005065987619/958464747532165

 3. “Para nos fazer CAMINHAR.”

a) A que conjugação pertence o verbo em destaque? ...................................................................

b) “Por mais que a gente  CAMINHE.” Que diferença ocorreu com a vogal temática do verbo CAMINHAR nesse fragmento? ................................................................................................

4. “Por mais que a gente caminhe” Indica uma ação verbal no :

a) presente

b) pretérito

c) futuro

5. “Por mai que a gente caminhe” Indica:

a) ordem

b) desejo ou hipótese

c) ação já concluída

Teoria - 2

       Os verbos no MODO SUBJUNTIVO possuem apenas três tempos:

Presente:Indica uma hipótese ou desejo.

Pretérito imperfeito: Indica uma possibilidade ou desejo  condicionado a outra ação.

Futuro do presente: Indica uma possibilidade de ação que ainda não aconteceu

   Observe a conjugação do verbo AMAR nos três tempos do modo subjuntivo

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

FUTURO DO PRESENTE

Que eu am - E - /

Se eu am - a – SSE - /

Quando eu am - a – R - /

Que tu am -   E - s

Se tu am -   a – SSE - s

Quando tu am -  a – R  - es

Que ele am - E - /

Se ele am - a – SSE - /

Quando ele am - a – R - /

Que nós am - E - mos

Se nós am - á – SSE - mos

Quando nós am - a – R - mos

Que vós am - E - is

Se vós am - á – SSE - is

Quando vós am - a – R - des

Que eles am - E - m

Se eles am - a – SSE - m

Quando eles am - a – R - em

1. PRESENTE DO SUBJUNTIVO

Para formar o presente basta mudar a vogal temática.

Exemplo:

AMAR. O A vira E. Que eu ame. Que nós amemos...

VENDER: O E vira A. Que eu venda. Que nós vendamos...

PARTIR: O I vira A. Que eu parta. Que nós partamos...

Resumo:

A

E

E

A

I

A


PRESENTE

 

INDICATIVO

SUBJUNTIVO

A

E

ELA AMA

QUE ELA AME

E

A

ELA VENDE

QUE ELA VENDA

I

A

ELA PARTE (PARTIR)

QUE ELA PARTA

2. PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO

O pretérito do subjuntivo SEMPRE aparece a desinência SSE.

Exemplo: amasse, vendêssemos, partissem.

3. O FUTURO DO SUBJUNTIVO

O futuro do subjuntivo é formado a partir da forma infinitiva (verbo com AR, ER ou IR) AMAR, VENDER, PARTIR acrescentando as terminações exigidas pelas pessoas gramaticais. Exemplo: quando Eu AMAR. Nós VENDERmos, Eles PARTIRem.

Leia a tirinha.



https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/05/futuro-do-preterito-do-indicativo.html

6. Localize os verbos que estão no PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO.

..................................................................................................................................................

7. O s verbos do exercício acima indicam:

a) ordem

b) hipótese

c) ação já realizada.

Leia a tirinha



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1556808571031110/?type=3&theater

 8. Dado os verbos: LIGAM, QUEREM, CONSUMA, CONSOMEM, qual o único que está no presente do subjuntivo. Leia novamente a explicação.

..........................................................................................................................................

9. O verbo da resposta do exercício 7 indica: (Volte ao box Teoria 2 para tirar dúvidas).

a) desejo de alguém

b) ordem de alguém

d) hipótese de algo

Leia a tirinha.

10. O verbo destacado no fragmento “Quando eu crescer” está no futuro do subjuntivo.  Reescreva o fragmento trocando o pronome eu por nós fazendo as mudanças necessárias.

......................................................................................................................................................

11. “Se você sair na rua sem cultura” Como ficaria esse fragmento mudando o verbo para o  pretérito imperfeito do subjuntivo?

.............................................................................................................................................................


RESUMO DO MODO SUBJUNTIVO AMAR/VENDER/PEDIR

PRESENTE : A = E,    E = A,       I = A : QUE EU AME, QUE EU VENDA,  QUE EU PARTA

PASSADO: SSE: AMASSE, VENDESSE, PARTISSE

FUTURO REPETE O VERBO: Nós amamos = nós AMARmos

 

 

GABARITO: ATIVIDADE 09 - VERBOS MODO SUBJUNTIVO

1.

a) segunda conjugação

b) primeira conjugação

c) terceira conjugação

d) primeira conjugação

2. Não. Porque ele está indo à diretoria.

3. Primeira conjugação

4. Presente

5. B

6. Fosse, visse, estivesse.

7. B

8. Consuma

9. A

10. Quando nós crescermos.

11. Se você saísse.