PáginasDESCRITOR

domingo, 20 de junho de 2021

ADVÉRBIO TEORIA E EXERCÍCIO 6º ANO

ADVÉRBIO

Olá, hoje vamos começar nossos estudos sobre o advérbio. Boa aula!

Leia a tirinha.



https://minilua.com/wp-content/uploads/2015/07/1722_thumb.jpg

1. Passe as expressões abaixo para o plural.

a) entrega rápida: ........................................................................

b) vento mensageiro: .....................................................................

2. ENTREGA e VENTO são adjetivos, substantivos ou verbos? Justifique.

.............................................................................................................................................................

3. RÁPIDA e MENSAGEIRO são adjetivos, substantivos ou verbos? A que palavras elas se referem? ....................................................................................................................................

4. Podemos concluir a partir dos exercícios que os.....................................................................

concordam com os .............................................................................

5.Quais são os verbos presentes na tirinha?

................................................./....................................................../....................................................

................................................./....................................................../....................................................

6. O que provoca humor na tirinha?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Leia a tirinha do Recruta Zero.



https://7anointegralpaulinia.files.wordpress.com/2013/04/2013_7ano_2bim_gramatica_lista1.pdf

7. Agora vamos fazer a concordância de gênero e número

a) Ele está debaixo (passe para o feminino)

..........................................................................................................................................................

b) Ele está dentro. (passe para o feminino)

.........................................................................................................................................................

c) Ele está fora. (passe para o plural)

.........................................................................................................................................................

8. Em quais palavras não foi possível fazer flexão de gênero e número?

..........................................................................................................................................................

9. As palavras DENTRO, FORA, DEBAIXO indicam:

a) tempo

b) lugar

c) dúvida

d) intensidade

Leia a tirinha do Armandinho.



 Adaptadode:<https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1415865718458730/?type=3&theater> acesso em: 20/05/2021.

10. No primeiro quadrinho a palavra RÁPIDO está se referindo ao substantivo VIDA ou ao verbo PASSA? Justifique.......................................................................................................................

 TEORIA

ADVÉRBIOS

       São palavras que modificam o sentido de VERBOS, adjetivos e advérbios. Essas modificações acrescentam circunstâncias (significados) de tempo, lugar, modo, intensidade, afirmação, negação... O advérbio NUNCA flexiona em gênero e número.

CLASSIFICAÇÃO DOS ADVÉRBIOS

De acordo com o significado os advérbios são divididos em classes (grupos).

TEMPO (QUANDO?)

agora; ontem; hoje; amanhã; tarde; cedo; antes; depois;  nunca; jamais; sempre; já; logo; enfim; antigamente

LUGAR (ONDE?)

aqui; antes; dentro; ali; adiante; fora; acolá; atrás; além; lá; detrás; acima; abaixo; debaixo;  perto; aí; longe; à esquerda, à direita...

Dúvida

(nem sim nem não)

talvez; porventura; possivelmente; acaso; provavelmente; supostamente;...

INTENSIDADE

(IDEIA de aumento/diminuição)

muito; pouco; mais; menos; bastante; demasiado...

 

MODO (COMO?)

bem; mal; melhor; pior; assim; depressa; devagar; às pressas; (terminados em mente): calmamente; primeiramente

AFIRMAÇÃO

sim; certamente; realmente; decerto; efetivamente; etc.

NEGAÇÃO

não; nem; nunca; jamais;

absolutamente...

 Leia a tirinha.



Disponível em: < http://www.custodio.net/tiras-did-ticas.html > acesso em: 20/05/2021.

11. Localize na tirinha dois advérbios para cada CIRCUSNTÂNCIA abaixo

a) tempo: ...................................................................../.................................................................

b) lugar: ...................................................................../..................................................................

c) dúvida:...................................................................../..................................................................

d) modo: ....................................................................../..................................................................

e) intensidade:........................................................./...................................................................

 Leia a tirinha.


12. “...E essas notas tão baixas!” Nesse fragmento a palavra BAIXAS  é um adjetivo ou um advérbio? Justifique.

.............................................................................................................................................................

Leia a tirinha.

13. “Fala baixo!” Nesse fragmento a palavra BAIXO  é um adjetivo ou um advérbio? Justifique.

.............................................................................................................................................................

Dica: FALA BAIXO - MENINO BAIXO
FALA= VERBO
MENINO= SUBSTANTIVO

14. Hoje trabalhei MENOS. A palavra em destaque indica:

a) tempo

b) lugar

c) intensidade

d) dúvida

15. Hoje trabalhei MENOS. A palavra em destaque é um:

a) verbo

b) substantivo

c) advérbio

d) adjetivo

16. “Nas escolas, cada vez há MENAS meninas levando o estudo na brincadeira.” Nesta oração a palavra MENAS.

(a) está correta                      (b) está errada

 

17. Justifique a resposta do exercício anterior.

............................................................................................................................................................

18. Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio.

(1) Lugar

(2) tempo

(3) afirmação

(4) dúvida

(5) intensidade

(6) modo


( ) sim, realmente

( ) muito, pouco, mais

( ) bem, mal, devagar

( ) cá, lá, ali, dentro, perto

( ) amanhã, depois, logo

( ) talvez, provavelmente

REFORÇANDO:

ADVÉRBIO: muda o sentido de um VERBO, adjetivo ou advérbio.

NUNCA flexiona em gênero- masculino /feminino.

NUNCA flexiona em número – singular e plural.

SUBSTANTIVO: dá nome as coisas. Flexiona em gênero e número.

ADJETIVO: indica características do substantivo. Flexiona em gênero e número.

VERBO: indica ação, estado e fenômeno da natureza. Flexiona em tempo, pessoa e número.

 

 

GABARITO -

1.

a) Entregas rápidas.

b) Ventos mensageiros.

 

2. Substantivos, porque dão nome a algo.

3. Adjetivos, se referem aos substantivos entrega e vento.

4. Adjetivos /substantivos.

5. Gostaria, chegasse, vejo, posso, faze e voe.

6. O mensageiro da entrega rápida ser uma tartaruga.

7.

a) Ela está debaixo.

b) Ela está dentro.

c) Eles estão fora.

8. Debaixo, dentro e fora.

9. B

10. Ao verbo, pois não ocorreu concordância.

11.

a) agora, ontem, ...

b) ali, lá...

c) talvez, possivelmente...

d) mal, rapidamente...

e) muito, pouco

12. Adjetivo, pois está concordando com o substantivo notas.

13. Advérbio, pois se refere a um verbo.

14. C

15. C

16. B

17. Porque menos é advérbio, nunca flexiona.

18. 3, 5, 6, 1, 2, 4

 

4 comentários:

  1. Amo o seu blog! Parabéns pela altíssima qualidade do seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Fiz essa atividade (EAD)com uma boa turma de 6º ano, mas não conseguiram entender o conceito de advérbio,por isso depois trabalhei uma atividade só de circunstâncias em vez de ficar insistindo no conceito.

    ResponderExcluir