PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 14 de junho de 2021

VERBOS PARTE III 6º ANO

 VERBOS PARTE III PREDICADO NOMINAL 

Olá, hoje faremos mais uma atividade sobre verbos. Leiam com atenção as questões e se tiverem dúvidas é perguntar?

 Leia a tirinha abaixo.



https://iturrusgarai.files.wordpress.com/2017/05/triste-barco-marinheiro-rio1.jpg

 1. Marque a alternativa que NÃO apresenta VERBO DE LIGAÇÃO.

a) Eu ESTAVA triste.

b) o rio ESTAVA monótono.

c) Eu CONTINUAVA triste.

d) FOMOS para o oceano.

 2. Em qual das alternativas HÁ uma palavra destacada que NÃO é  VERBO.

a) Eu ESTAVA triste. Então COMPREI um barco.

b) LEMBREI que não SABIA navegar.

c) Não TINHA rio, MANDEI construir um.

d) Que INVEJA dos gatos que se CONTENTAM com um simples novelo de lã!

3. A finalidade do texto é transmitir a ideia de que:

a) O dinheiro não traz felicidade.

b) Os gatos são simples.

c) Quem tem dinheiro pode fazer tudo.

d) O homem destrói o meio ambiente.

 Leia a tirinha abaixo.



https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos/m-schulz,minduim-charles,1174161

 4. Assinale a alternativa em que a classificação do TEMPO VERBAL esteja correta.

a) tinha = presente do indicativo

b) some = pretérito imperfeito indicativo

c) gostaria = futuro do pretérito do indicativo

d) solto = futuro do presente do indicativo

 5.  Em qual das alternativas a forma verbal utilizada demonstra gentileza, cortesia.

a) some

b) solto

c) gostaria

d) tem

 Leia a tirinha abaixo.



https://www.humorcomciencia.com/blog/93-portugues/#https-www-humorcomciencia-com-wp-content-uploads-2011-03-plan-rias-jpg-253024

6. No primeiro quadrinho temos:

a) ordem, obrigação

b) hipótese, possibilidade

c) orientação, explicação

d) conselho, aviso

 7. Nas orações “Eu SERIA uma grama magrinha. Eu PESARIA menos de um grama.” O verbo destacado está em que tempo verbal?

a) presente do indicativo

b) pretérito imperfeito

c) futuro do pretérito

d) futuro do presente.

 8. De acordo com a tirinha, qual o significado da palavra:

a) uma grama.  ....................................................

b) um grama.        ......................................................

 Leia a tirinha do Armandinho.


9. Uma hipótese é algo que pode acontecer. Que hipótese há no segundo quadrinho?

.............................................................................................................................................................

10. Uma consequência é um fato provocado por algo anterior. Quais as consequências que apavoram o menino no terceiro quadrinho?

............................................................................................................................................................

 11. Grife os verbos nas orações abaixo:

a) Se a minha empregada descobre.

b) Será o fim.

c) Quem vai me dar comida?

d) Arrumar meu quarto?

e) Cuidar de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário