PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

FRASE REVISÃO 6º ANO

 

ATIVIDADE 15 – REVISÃO - FRASE

TIPOS DE FRASE

 1. Classifique as frases em: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa.

a) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor.

 ___________________________

b) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor?

___________________________

c) Jovens, ajudem a construir um mundo melhor.

 ___________________________

d) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor!

___________________________

TEORIA

       As frases imperativas (verbo no modo imperativo) indicam ordem, pedido ou conselho. Para entender se é uma ordem, pedido ou conselho é preciso observar o contexto.

      Se um policial disser para um motorista:

       _ Baixe o vidro.

      Ele está fazendo um pedido, ou seja, você NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem?

      Se um vendedor de balas disser para um motorista:

      _ Baixe o vidro.

      Ele está fazendo um pedido, ou seja, você NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem?

 

 

 2. Os tipos de frase variam de acordo com a intenção comunicativa do emissor em: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa.   Indique o tipo de frase que se utiliza para.

a) dar informações

 _________________________________      

b) pedir esclarecimentos, orientação...

_________________________________

c) dar uma ordem, conselho...

_________________________________

d) mostrar um grande espanto, susto...

 _________________________________

e) fazer apelos, pedidos...

_________________________________ 

 f) demostrar emoções, sentimentos...

_________________________________

 

3. Os tipos de frases: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa podem ser escritas na forma negativa ou na forma afirmativa. Complete o quadro seguinte, pondo um X na coluna correspondente.    

      

TIPO

FORMA

Int.

Excl.

Decl.

Imp.

Neg.

Afirm.

a) Escrevam um texto sobre a guerra e a paz.      

 

 

 

 

 

 

b) É muito difícil!      

 

 

 

 

 

 

c) Eu não sou capaz, professora!      

 

 

 

 

 

 

d) Toda a gente é capaz.      

 

 

 

 

 

 

e) Querer é poder!      

 

 

 

 

 

 

f) Evitem os erros ortográficos.      

 

 

 

 

 

 

g) Não se esqueçam dos sinais de pontuação!

 

 

 

 

 

 

h) A professora já fez a chamada.      

 

 

 

 

 

 

 

4. Escreva a frase abaixo no tipo e na forma entre parênteses.

 Você sabe o que é a felicidade.                                                      

a) __________________________________________________ (interrogativa / afirmativa).

b) __________________________________________________ (interrogativa / negativa).

c) __________________________________________________ (exclamativa / afirmativa).

d) __________________________________________________ (exclamativa / negativa).

 

 5)  Escolha vocábulos e sinais de pontuação do retângulo abaixo e construa três frases:

EU  TU    ELE   ELA   VOCÊ   NÓS   VÓS   ELES   ELAS   O   A   UM   UMA NOS AMIGO   DIFÍCEIS ABANDONA    ABANDONE   ABANDONO   MOMENTOS    TEM    AJUDA    SOLIDÃO    NÃO      ?     !     .

a) Interrogativa / negativa:

_____________________________________________________________________________

b) Imperativa / negativa:

_____________________________________________________________________________

c) Exclamativa / afirmativa:

_____________________________________________________________________________      

6. Relacione as colunas.

( a ) Saia agora mesmo.                                        (......... ) declarativa

( b ) Você quer ir ao teatro?                                   (.... . ...) exclamativa

( c ) Não poderei acompanhá-lo.                            ( ........ ) interrogativa

( d ) Quanta demora!                                              (  .........) imperativa

 

7. Analise o contexto das placas abaixo e diga se o imperativo está indicando ordem, pedido ou conselho.







a) _______________________________________

 







b) ________________________________

 

 





c) ________________________________

 

    

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

PRONOMES PESSOAIS 6º ANO COM GABARITO

 

ATIVIDADE 16 REVISÃO PRONOMES PESSOAIS  PARTE II

 

Leia o quadro dos pronomes pessoais

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

1ª pessoa – quem fala

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa – com quem se fala

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

Plural

1ª pessoa – quem fala

nós

nos, conosco

2ª pessoa – com quem se fala

vós

vos, convosco

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

1.  Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

 

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:

— Me dá mais um pastel.

E a cozinheira:

— Se você comer mais um pastel, vai explodir.

E ele:

— Então me dá o pastel e sai de perto!

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 102.)

______________________________________________________________________________

2. Reescreva apenas as frases sublinhadas, substituindo as palavras em negrito por pronomes pessoais:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

______________________________________________________________________________

 

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

______________________________________________________________________________

 

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

______________________________________________________________________________

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

______________________________________________________________________________

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

______________________________________________________________________________

 

3. Complete as lacunas abaixo com um dos pronomes pessoais do caso RETO presentes no retângulo:

ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.

b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.

c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

 

4. Complete as lacunas abaixo com um dos pronomes pessoais  do caso OBLÍQUOo presentes no retângulo:

comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

 

5.  Complete os espaços substituindo as palavras destacadas pelos  pronomes pessoais oblíquos: o,a,os,as,lhe,lhes.

a) Escrevi as cartas com capricho.

Eu...........escrevi com capricho.

b) Eu guardei os ingressos.

Eu.......guardei.

c) O menino entregou o presente ao pai.

O menino entregou.......o presente.

d) O menino entregou o presente ao pai.

O menino......entregou ao pai.

e) Nós entregamos ao professor o exercício.

Nós entregamos.......o exercício.

 

6. Quais são os pronomes pessoais do caso reto?

________/________/_______/________/_______/________

 

Leia o texto abaixo

Maneiras de amar (Osho)

O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.

A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.

O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente. E a árvore empresta o seu perfume ao vento…

Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar.

 

7. “O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.” Os pronomes em destaque estão substituindo a palavra:

a) ela

b) lado

c) rio

a) árvore

 

8. “A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.” A palavra destacada pode ser substituída pelo pronome pessoal:

a) eu

b) ele

c) ela

d) lhe

9. O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente. A palavra destacada se refere a:

a) vento

b) dança

c) redor

d) árvore

 

10. Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar. O termo em destaque se refere a qual pessoa do discurso?

a) 1ª pessoa – quem fala

b) 2ª pessoa – com quem se fala

c) 3ª pessoa – de quem ou do que se fala

 

GABARITO: 

1. Ele, me.

2.

a) Elas são muito bonitas.

b) Ele está muito teimoso.

c) Ela adora ir pra lá.

d) Nós adoramos sorvete.

e) Eles adoram praticar esporte.

3.

a) Eu

b) Ela

c) Vocês

d) Ti

4.

a) Comigo

b) Contigo

c) consigo

5.

a) As

b) Os

c) Lhe

d) O

e) Lhe

 

6. Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

7. D

8. B

9. A

10. C

terça-feira, 10 de agosto de 2021

EXERCICIOS DE ESCRITA DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA

 

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

I - Passe as orações abaixo do discurso direto para o discurso indireto.

      Você vai colocar a palavra QUE ou SE ligando as duas orações. Precisará fazer alguns ajustes para oração ficar boa. A palavra SE será usado só quando houver uma pergunta, ou seja, ponto de interrogação (?).

        Ex.: 1. O professor perguntou a Paula:

                  _ Você está entendendo?

                  O professor perguntou a Paula SE ela estava entendendo.

       Ex.:2. Pedro disse:

                _ Estou cansado.

                 Pedro disse QUE estava cansado.

 

1. O treinador me disse:

  Você precisa treinar mais.

______________________________________________________________________

2. Ele reclamou:

Eu não gosto desse bolo.

______________________________________________________________________

3. Simone questionou: É para copiar as perguntas?.

______________________________________________________________________

4. Minha mãe me pediu:

  Volte cedo!.

______________________________________________________________________

5. Bruna perguntou:

 — Ana poderia ligar o ventilador?

______________________________________________________________________

6. O ladrão gritou para vítima: Passe o dinheiro.

______________________________________________________________________

7. O menino choramingou:

— Quero a minha bola de volta.

______________________________________________________________________

8. O juiz interrogou ao réu:

 Você está dizendo a verdade?

______________________________________________________________________

9. A garota disse ao pai:

 — Preciso de dinheiro para comprar um caderno.

______________________________________________________________________

10. As crianças pediram ao mágico: Fique mais um pouco.

______________________________________________________________________

 

II) De acordo com os exercícios acima, no discurso direto usamos as palavras

...........................ou...............................

 

III - Passe as orações do discurso indireto para o discurso direto:

       Nesta atividade você irá retirar as palavras QUE ou SE e usará os sinais de pontuação dois pontos (:), travessão (_) ou aspas (“ “).  Se usar aspas escreva em uma linha só. Se usar dois pontos e travessão utilize duas linhas.

       Ex.: Pedro disse que está doente.

       Pedro disse:

       _ Estou doente.

       Ou

       Pedro disse Estou doente.

1. Bruna afirmou que não sabia nada.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O diretor explicou que não haverá aula amanhã.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Aline confirmou que estava atrasada.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O instrutor perguntou se estava chovendo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A enfermeira falou que não tinha mais vaga disponível.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Lidiane disse ao colega que ele precisava estudar.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Lucas perguntou ao Renato se ele já comeu camarão.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Ana Paula avisou que iria faltar na segunda-feira.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O pai disse ao filho que ele não era todo mundo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Avisaram no grupo que a passagem subiu.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IV – Abaixo há algumas citações, frases ditas por outras pessoas. Diga se as citações são diretas ou indiretas.

 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade).

___________________________________________________________________

2.  Para Drummond ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade.

_________________________________________________________________

3. “A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)

__________________________________________________________________

4. Conforme Shakespeare a alegria evita mil males e prolonga a vida, não adianta perder tempo com a tristeza.

__________________________________________________________________

5. “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas”. (Buda)

__________________________________________________________________

6. Segundo Buda é melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas, o autodomínio é algo muito difícil de conquistar.

_________________________________________________________________

7.  “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa)

_________________________________________________________________

8. De acordo com Fernando Pessoa tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.

_________________________________________________________________

9. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

_________________________________________________________________

10. Nas palavras de Cora Coralina há felicidade em aprender o que ensinamos.

_______________________________________________________________

V – No exercício acima podemos notar que as aspas, além de outros usos, são usadas nas citações diretas para indicar:

________________________________________________________________

 

VI. Leia a tirinha abaixo

 

1. Para indicar a fala das  personagens em uma tirinha o narrador utilizou:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

2. A fala do narrador na tirinha aparece em:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

VII. Leia a piada abaixo:

     A professora falou:

     _Bastião, me fale uma frase com a palavra capacidade!

     Ele disse:

    - Quando morava na roça, eu era abestado. Aí eu vim capacidade e miorei!

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala das personagens?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

VIII. Leia a notícia abaixo.

Ministro da Educação defende que universidade seja 'para poucos'

 

     O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade" (veja VÍDEO acima). Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala do ministro?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão