PáginasDESCRITOR

terça-feira, 10 de agosto de 2021

EXERCICIOS DE ESCRITA DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA

 

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

I - Passe as orações abaixo do discurso direto para o discurso indireto.

      Você vai colocar a palavra QUE ou SE ligando as duas orações. Precisará fazer alguns ajustes para oração ficar boa. A palavra SE será usado só quando houver uma pergunta, ou seja, ponto de interrogação (?).

        Ex.: 1. O professor perguntou a Paula:

                  _ Você está entendendo?

                  O professor perguntou a Paula SE ela estava entendendo.

       Ex.:2. Pedro disse:

                _ Estou cansado.

                 Pedro disse QUE estava cansado.

 

1. O treinador me disse:

  Você precisa treinar mais.

______________________________________________________________________

2. Ele reclamou:

Eu não gosto desse bolo.

______________________________________________________________________

3. Simone questionou: É para copiar as perguntas?.

______________________________________________________________________

4. Minha mãe me pediu:

  Volte cedo!.

______________________________________________________________________

5. Bruna perguntou:

 — Ana poderia ligar o ventilador?

______________________________________________________________________

6. O ladrão gritou para vítima: Passe o dinheiro.

______________________________________________________________________

7. O menino choramingou:

— Quero a minha bola de volta.

______________________________________________________________________

8. O juiz interrogou ao réu:

 Você está dizendo a verdade?

______________________________________________________________________

9. A garota disse ao pai:

 — Preciso de dinheiro para comprar um caderno.

______________________________________________________________________

10. As crianças pediram ao mágico: Fique mais um pouco.

______________________________________________________________________

 

II) De acordo com os exercícios acima, no discurso direto usamos as palavras

...........................ou...............................

 

III - Passe as orações do discurso indireto para o discurso direto:

       Nesta atividade você irá retirar as palavras QUE ou SE e usará os sinais de pontuação dois pontos (:), travessão (_) ou aspas (“ “).  Se usar aspas escreva em uma linha só. Se usar dois pontos e travessão utilize duas linhas.

       Ex.: Pedro disse que está doente.

       Pedro disse:

       _ Estou doente.

       Ou

       Pedro disse Estou doente.

1. Bruna afirmou que não sabia nada.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O diretor explicou que não haverá aula amanhã.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Aline confirmou que estava atrasada.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O instrutor perguntou se estava chovendo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A enfermeira falou que não tinha mais vaga disponível.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Lidiane disse ao colega que ele precisava estudar.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Lucas perguntou ao Renato se ele já comeu camarão.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Ana Paula avisou que iria faltar na segunda-feira.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O pai disse ao filho que ele não era todo mundo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Avisaram no grupo que a passagem subiu.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IV – Abaixo há algumas citações, frases ditas por outras pessoas. Diga se as citações são diretas ou indiretas.

 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade).

___________________________________________________________________

2.  Para Drummond ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade.

_________________________________________________________________

3. “A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)

__________________________________________________________________

4. Conforme Shakespeare a alegria evita mil males e prolonga a vida, não adianta perder tempo com a tristeza.

__________________________________________________________________

5. “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas”. (Buda)

__________________________________________________________________

6. Segundo Buda é melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas, o autodomínio é algo muito difícil de conquistar.

_________________________________________________________________

7.  “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa)

_________________________________________________________________

8. De acordo com Fernando Pessoa tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.

_________________________________________________________________

9. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

_________________________________________________________________

10. Nas palavras de Cora Coralina há felicidade em aprender o que ensinamos.

_______________________________________________________________

V – No exercício acima podemos notar que as aspas, além de outros usos, são usadas nas citações diretas para indicar:

________________________________________________________________

 

VI. Leia a tirinha abaixo

 

1. Para indicar a fala das  personagens em uma tirinha o narrador utilizou:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

2. A fala do narrador na tirinha aparece em:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

VII. Leia a piada abaixo:

     A professora falou:

     _Bastião, me fale uma frase com a palavra capacidade!

     Ele disse:

    - Quando morava na roça, eu era abestado. Aí eu vim capacidade e miorei!

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala das personagens?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

VIII. Leia a notícia abaixo.

Ministro da Educação defende que universidade seja 'para poucos'

 

     O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade" (veja VÍDEO acima). Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala do ministro?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão


Nenhum comentário:

Postar um comentário