PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 16 de junho de 2022

PROVA VERBOS MODO INDICATIVO 7º ano

 Observação: Não trabalhei exercícios com a 2ª pessoa, pois as turmas estão tendo muitas dificuldades. A maioria dos erros cometidos pelos alunos nessa atividade foi nas alternativas em que o sujeito está no plural, (apesar de ter sido explicaado) acredito que seja devido a influencia da linguagem oral.

A Beleza Total, de Drummond

        A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.

A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.

O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.

        Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

 

1. Circule no texto cinco verbos e depois os escreva nas linhas abaixo.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Passe as orações abaixo para o pretérito perfeito e para o pretérito imperfeito VA/IA.

a) Paula arruma a casa cedo.

Pretérito imperfeito:_______________________________________________________________________

Pretérito perfeito:_________________________________________________________________________

 

b) Otávio não perde um jogo.

Pretérito imperfeito:_______________________________________________________________________

Pretérito perfeito:_________________________________________________________________________

 

c) Os alunos realizam as atividades.

Pretérito imperfeito:_______________________________________________________________________

Pretérito perfeito:_________________________________________________________________________

 

3. Os verbos são agrupados em três conjugações: 1ª conjugação – amar- AR, 2ª conjugação vender - ER e 3ª conjugação partir- IR. Identifique a qual conjugação pertencem os verbos abaixo.

a) A moça vivia confinada num salão

_____________________________________

 

b) A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes.

_____________________________________

 

c) Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal.

______________________________________

 

d) O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela.

______________________________________

 

e) Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza.

_____________________________________

 

 

Os textos abaixo poderão ajuda-los a responder as questões.

 

Será que já existiu vida em Marte?

         Para obter pistas que ajudem a responder a essa pergunta, em 2020, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançará a missão Marte 2020, que aterrissará no planeta vermelho para coletar amostras.

           A sonda será responsável por recolher rochas e partes do solo marcianos e levá-los para a Terra, onde serão analisados por especialistas em laboratórios. Segundo os cientistas, no passado, a região que será explorada costumava ter características que favoreciam a existência de seres microscópicos.

 

A escola da vida

    Ah, você adoraria ter presenciado a primeira reunião entre os alunos da Escola da Bicharada e os da Escola da Civilização! Foi um sucesso! Tanto as crianças filhas dos humanos como os bichinhos filhos dos bichos entusiasmaram-se com a proposta que foi finalmente aprovada: as duas escolas iriam juntar-se numa só. Assim, convivendo com a natureza e fazendo amizade com os bichos, os filhos dos humanos, quando crescessem, não teriam coragem de caçar os próprios ex-colegas de escola!

    Quem gostou mesmo da nova escola foram os filhos dos humanos. Afinal, quem não gostaria de poder brincar todos os dias com coelhinhos, macaquinhos e até uma oncinha mansa, como a Afonsinha?

    E, assim, foi criada a Escola da Vida, onde todos os alunos aprenderão que Natureza e Civilização podem conviver tranquilamente!

Pedro Bandeira. “A Escola da Vida”. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 21-22.

 

4. Mude as orações abaixo para o futuro do presente e futuro do pretérito RIA.

a) Ana anota as explicações.

Futuro do pretérito:_______________________________________________________________________

Futuro do presente:_______________________________________________________________________

 

b) As crianças estudam nas férias.

Futuro do pretérito:_______________________________________________________________________

Futuro do presente:_______________________________________________________________________

 

c) Nós realizamos um encontro no sábado.

Futuro do pretérito:_______________________________________________________________________

Futuro do presente:_______________________________________________________________________

 

d) Eu acordo cedo no feriado.

Futuro do pretérito:_______________________________________________________________________

Futuro do presente:_______________________________________________________________________

 

e) Ela permite trabalhos em dupla.

Futuro do pretérito:_______________________________________________________________________

Futuro do presente:_______________________________________________________________________

 

 

5. Complete os espaços com os verbos e os tempos entre parênteses.

a) Pedro _________________________um ótimo resultado na prova. (alcançar- futuro do presente)

b) Ninguém ________________________se fosse fácil. (reclamar- futuro do pretérito)

c) Eu__________________________ com o que você disse. (concordar-presente)

d) Maria_______________________ as questões rápido. (terminar - pretérito perfeito)

e) Você ______________________para o ponto quando o ônibus passou.( caminhar- pretérito imperfeito)

  

terça-feira, 14 de junho de 2022

IRONIA DEBOCHE SARCASMO

 

Ironia e sarcasmo e deboche são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurado.

 A ironia procura satirizar falando exatamente o contrário. Para isso pode-se perguntar algo fingindo não saber a resposta.

O sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se, às vezes, quase num insulto.

O deboche não demonstra respeito pela pessoa que é vitima dele. O próprio rosto da pessoa mostra.

  • Ironia é uma figura de linguagem que consiste em expressar o oposto do que se quer dizer, do que se pensa, geralmente com tom de humor
  • Sarcasmo é um dito ácido que, embora possa ser expresso também através de uma ironia, tem sempre o propósito de zombar, ofender ou escarnecer. 

·         Deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Pontuação: Uma das formas de se marcar a ironia em textos é utilizando as aspas.

       TIRA1

TIRA 2

TIRA3

TIRA4

TIRA5

charge





Exercícios.

1. Qual a finalidade das figuras abaixo:

a) ironia

b) deboche

c) sarcasmo

2. Para brincar com um amigo você usaria ironia, deboche ou sarcasmo?

3. Qual a diferença de significado nas palavras amigo e “amigos” na tirinha do Armandinho?

amigo

“amigos”

 4. No segundo quadrinho da tirinha do Garfield há uma ironia. Explique o que o gato realmente está pensando ao utilizar a palavra fascinante.

5. Na tira 4 da Anésia há duas perguntas irônicas.  Identifique-as.

6. Na tira 5 um um exemplo de deboche. Identifique.

7.Qual a ironia presente na charge?

 

domingo, 20 de março de 2022

SUBSTANTIVO FLEXÃO DE GÊNERO

 

283 palavras

 

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, sentimentos...

Podem ser flexionados em gênero e número.

Gênero: masculino e feminino.

Número: singular e plural.

 

Exemplo de flexão de GÊNERO

Substantivo no masculino: amigo.

Substantivo no feminino: amiga.

 

Exemplo de flexão de NÚMERO

Substantivo no singular: amigo.

Substantivo no plural: amigos.

 

FLEXÃO DE GENERO

Substantivos biformes

A maioria dos substantivos apresenta duas formas diferentes, uma para o gênero masculino e outra para o gênero feminino.

 

Geralmente o substantivo masculino aceita o artigo O antes dele. Exemplo: o amor, o livro. E o substantivo feminino aceita o artigo A. Exemplo: a casa, a vida.

 

EXERCÍCIOS

1. Indique o gênero dos substantivos abaixo:

a) gato

b) menina

c) janela

d) banheiro

e) jacaré

f) borboleta

g) boi

h) vaca

i) homem

j) mulher

k) jornalista

l) caixa

 

 133 PALAVRAS duas aulas de 50 minutos turma f7 101, 1202, 103

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Substantivos uniformes

Alguns substantivos apresentam uma única forma para ambos os gêneros, não fazem flexão de gênero, são chamados de substantivos uniformes. Estes substantivos podem ainda ser classificados em:

Comuns de dois gêneros a distinção de gênero feita através dos artigos o, a, um, uma ... Exemplo: o estudante - a estudante;

Sobrecomuns. Apresenta um único gênero tanto para o masculino quanto para o feminino independente do artigo o, a, um uma. Exemplo: a criança, o indivíduo.

Epicenos.  A distinção de gênero é feita pelas palavras macho e fêmea. Exemplo: mosquito macho, mosquito fêmea.

 

Classifique os substantivos uniformes em comum de dois, sobrecomum e epiceno.

a. Colega...............................

b. Artista......................................

c. Criança...................................

d. Cobra.....................................

e. Criatura................................

f. Jovem................................

g. Repórter............................

h. Tatu...........................

 

2- Enumere

(1) Sobrecomum

(2) Epiceno

(3) Comum de dois gêneros

(   ) Gerente

(   ) Tubarão

(   )  Pessoa

(   ) Jacaré

(   )  Vítima

(   ) atendente

 

SUBSTANTIVO FLEXAO DE NÚMERO

 

PORTUGUÊS I – GRAMÁTICA - PROF.: DIORGES – 7º ano - DATA:21/03

Substantivos: FLEXÃO DE NÚMERO. 200p

Os substantivos flexionam-se em NÚMERO: singular menino, plural meninos.

SUBSTANTIVOS TERMINADOS EM VOGAL

1. A maioria dos substantivos terminados em vogal ou ditongo acrescenta-se apenas a letra - S.

Vogal: pé/pés, café/cafés, jiló/jilós.

Ditongo: degrau/degraus, rua/ruas, história/histórias.

2. Substantivos terminados em - ão a maioria vira  - ões,0

Camarão/camarões, ladrão/ladrões, lição/lições.

3. Alguns substantivos terminados em - ão viram - ães.

Pão/pães, cão/cães, alemão/alemães.

4. Alguns substantivos mudam o som no plural.

Fogo/fogos/ corpo/corpos/ ovo, ovos,

 

SUBSTANTIVOS TERMINADOS EM CONSOANTE

1. Os Substantivos terminados em R-Z-S formam o plural pelo acréscimo de es:

Hambúrguer/hambúrgueres, mar/mares, vez/vezes, país, países.

2. Os substantivos terminados em S se forem paroxítonos ou proparoxítonos ficam invariáveis.

Lápis, óculos, ônibus, tênis.

3. Substantivos terminados em al–el–ol e –ul substituem o l por is:

Animal/animais, pastel/pastéis, farol/faróis. Exceção: mal/males.

4. Substantivos OXÍTONOS terminados em –il substituem o l por s:

Barril/barris, gentil/gentis, infantil/infantis.

5. Substantivos PAROXÍTONOS terminados em il substituem o  il por eis:

Difícil/difíceis, útil/úteis, fácil/fáceis.

6. Plural dos substantivos terminados em – zinhos e – zitos. Coloca-se o substantivo no plural. Retira o s. coloca  zinhos ou zitos.

Lápis/ lapisinhos, flor/flores/florezinhas, papel/papéis/papeizinhos.

7. Substantivos terminados em -m troca-se  o m por -ns.

Jardim/jardins, som/sons,

 Exercícios

1. Passe os substantivos para o plural:

a) dever

b) viagem

c) ruim

d) férias

e) ônibus

f) arroz

g) mês

h) pai

i) hotel

j) ação

k) flor

l) margem

m) amor

n) legal

o) mingau

p) legal

q) degrau

r) ágil

s) útil

t) cerol

u) lençol

v) osso

w) questão

x) esforço

y) nuvem

z) troféu

 

quinta-feira, 10 de março de 2022

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CONTO - EM DEZEMBRO - LUIZ VILELA

 

CONTO - EM DEZEMBRO – LUIZ VILELA

       Após as questões o textocom o trecho suprimido.


       Em dezembro, mangas maduras eram vistas da janela — mas, antes disso, já tínhamos comido muita manga verde com sal, tirado escondido da cozinha.

       Verde por fora e branca por dentro, a manga ringia com o canivete — o caroço branco e mole atirado fora e descoberto depois:

       — Quem comeu manga verde? Vamos, confesse, já.

       Nenhum confessava: os dois de castigo.

       Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.

       — Eu dou um pedaço.

       — Eu quero a manga inteira.

       — A manga inteira, não; um pedaço.

       — A manga inteira.

       — Um pedaço.

       — A manga inteira ou nada.

       — Então nada.

       Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:

       — Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.

       Fiquei fechado, de castigo, até a hora da janta.

       — Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai é apanhar de vara, viu?

       Quem apanhou de vara foi Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:

       — Você enredou, agora vai pagar.

       Ela disse que gritaria. Eu disse que se ela gritasse, apanhava mais ainda. Se não gritasse, apanhava menos. (...)

       — Não.

       — Então vai apanhar.

       Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim. Ela disse que gostava. Pedi que ela dissesse: “Eu te amo.” Ela disse. “Te amo mais que tudo no mundo.” Ela disse.

       Eu disse que era mentira, que ela gostava era do Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha era nojo de mim — e eu desci uma varada nas pernas dela.

       Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro, enquanto eu, de vara na mão, gritava:

       — Pede perdão, senão eu bato de novo!

       Ela não pediu, e eu bati de novo. Ela escondeu o rosto no braço e começou a chorar.

       — Pede!

       Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem se mexeu, como se não tivesse sentido dor.

       Ela foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se.

       Vovó me perguntou o que tinha havido com ela, que ela não queria contar (da cozinha, eu ouvia os seus soluços no quarto).

       — Estávamos brincando, ela caiu e se machucou.

       Vovó foi ao quarto:

       Molenga, só porque esfolou um pouco a perna tem de chorar desse jeito?

       Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesinha do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.

No dia seguinte recebi uma caixinha, embrulhada. Dentro, os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais.”

 fonte: https://zlivro.com.br/download-pdf/5473pj82jerz/a-feijoada-e-outros-contos?hash=4e8622fb9a99ff54dba8371daa1de777 abrirá uma janela de conversão aguarde um pouco e clic em download

 Elementos da narrativa.

1. Qual o espaço da narrativa? (onde aconteceu a história?)

2. Qual o tempo da narrativa? ( Quando aconteceu a história?)

2. Quais são as personagens?

3. O texto é narrado em 1ª pessoa (O narrador participa da história). Que marcas gramaticais comprovam isso.

 

Estrutura da narrativa.

1. Qual é a situação inicial. (Como começa a história?)

2. Qual é o conflito. (Que problema vai mudar a situação inicial?)

3. Qual o clímax da história. (O ponto que causa mais impacto.)

4. Qual o desfecho? (Como termina?)

 

Compreensão e interpretação

1. Como a vovó descobriu que as crianças haviam comido manga verde?

2. Por que ela não queria que eles comessem manga com sal?

3. O menino e a menina comiam mangas juntos. Que pedido a menina fez ao menino?

4. Por que só o menino ficou de castigo?

5. Por que o narrador bateu na Neusa?

6. Qual foi a ameaça que a avó fez ao menino?

7. O que a menina diz ao menino antes de apanhar a primeira vez?

8. O menino exige que a menina peça perdão. Perdão pelo que: por tê-lo denunciado ou pelo que ela disse?

9. Por que ele não acreditou nela quando ele a disse que ela gostava dele?

10. A violência do menino contra a menina teve resultado positivo?

11. Você acha que a menina deveria ter perdoado o menino? Por que?

12. Você acha que a menina deveria ter contado que o menino bateu nela? Por quê?

13. Em que momento o narrador descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele?


CONTO COMPLETO - EM DEZEMBRO – LUIZ VILELA

        Em dezembro, mangas maduras eram vistas da janela — mas, antes disso, já tínhamos comido muita manga verde com sal, tirado escondido da cozinha.

       Verde por fora e branca por dentro, a manga ringia com o canivete — o caroço branco e mole atirado fora e descoberto depois:

       — Quem comeu manga verde? Vamos, confesse, já.

       Nenhum confessava: os dois de castigo.

       Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.

       — Eu dou um pedaço.

       — Eu quero a manga inteira.

       — A manga inteira, não; um pedaço.

       — A manga inteira.

       — Um pedaço.

       — A manga inteira ou nada.

       — Então nada.

       Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:

       — Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.

       Fiquei fechado, de castigo, até a hora da janta.

       — Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai é apanhar de vara, viu?

       Quem apanhou de vara foi Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:

       — Você enredou, agora vai pagar.

       Ela disse que gritaria. Eu disse que se ela gritasse, apanhava mais ainda. Se não gritasse, apanhava menos. E se suspendesse a roupa, não apanhava nada e eu a deixava ir embora.

       — Não.

       — Então vai apanhar.

       Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim. Ela disse que gostava. Pedi que ela dissesse: “Eu te amo.” Ela disse. “Te amo mais que tudo no mundo.” Ela disse.

       Eu disse que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim — e eu desci uma varada nas pernas dela.

       Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro, enquanto eu, de vara na mão, gritava:

       — Pede perdão, senão eu bato de novo!

       Ela não pediu, e eu bati de novo. Ela escondeu o rosto no braço e começou a chorar.

       — Pede!

       Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem se mexeu, como se não tivesse sentido dor.

       Ela foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se.

       Vovó me perguntou o que tinha havido com ela, que ela não queria contar (da cozinha, eu ouvia os seus soluços no quarto).

       — Estávamos brincando, ela caiu e se machucou.

       Vovó foi ao quarto:

       — Molenga, só porque esfolou um pouco a perna tem de chorar desse jeito?

       Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesinha do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.

No dia seguinte recebi uma caixinha, embrulhada. Dentro, os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais.”


domingo, 20 de fevereiro de 2022

NÃO DISCUTA COM BURROS FÁBULA

 

"NÃO DISCUTA COM BURROS" (Fábula)

       O burro disse ao tigre: "A grama é azul”.

       O tigre respondeu:

       _ "Não, a grama é verde".

       A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-la a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.

       Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar "Sua Alteza, é verdade que a grama é azul?".

       O leão respondeu:

       "Certo, a grama é azul".

       O burro se apressou e continuou:

       _ O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o.

       O rei então declarou: "O tigre será punido com 5 anos de silêncio ".

       O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo: "A grama é azul".

      O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão:

       Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal a relva é verde”.

       O leão respondeu:

       "Na verdade, a grama é verde."

       O tigre perguntou:

       "Então, por que você me pune?".

       O leão respondeu: "Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta".

       A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fã que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões.

       Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que Desejam ter razão mesmo que não tenham.

       Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.

ATIVIDADES

1. Na fábula temos quatro personagens: o burro, o tigre, o leão e o narrador. No seu meio social que pessoas poderiam representar.

a) o burro -

b) o tigre -

c) o leão –

 

2. Diante de uma afirmação como “a grama é azul” devemos:

a) responder com argumentos sólidos

b) responder de forma irônica.

c) não dar ouvidos.

d) procurar um alguém para arbitrar sobre o assunto.

 

3. Se aparecesse uma postagem do tipo “a grama é azul” em alguma de suas redes sociais, o que você faria?

.......................................................................................................................................................  

4. Sublinhe um dos temas abaixo sobre os quais você gostaria de falar ou tem conhecimento e acrescente mais um:

MACHISMO, DESIGUALDADE, CORRUPÇÃO, VIOLÊNCIA, POBREZA, RACISMO,....................................................................................................................................

 

5. “A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-la a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.” No contexto a palavra arbitragem possui o significado de:

a) julgamento

b) recepção

c) delação

d) compreensão