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quarta-feira, 29 de março de 2023

PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PARTE I 6º ANO

 

PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PARTE - I

Faça um texto agumentativo sobre os trabalho de casa praticado por crianças e adolescentes.

 

 

Título: ________________________________________________

 

Em relação aos trabalhos de casa, considero que eles deveriam ser abolidos.

 

     Em primeiro lugar, penso que os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo, fazendo as crianças terem notas baixas.

 

    Em segundo lugar, os trabalhos de casa tiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades musicais, esportivas, e até mesmo ocupam o tempo de convívio entre elas.

 

   Em terceiro lugar, os trabalhos de casa causam várias e graves perturbações cerebrais que já afetaram milhares de crianças.

 

     Por todas estas razões, considero que os pais não deveriam exigir que seus filhos fizessem trabalhos domésticos.

 

1. O texto está sem título. Escreva um título para ele.

 

2. Qual a TESE? (Posição do autor sobre o tema)

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

3. Qual o primeiro argumento?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

4. Quais palavras foram usadas para introduzir os três parágrafos argumentativos..

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

5. Qual a conclusão do autor sobre o trabalho de casa?.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Que expressão ele utilizou para introduzir a conclusão?

............................................................................................................................................................................................................................................................................................................

quarta-feira, 8 de março de 2023

POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL PRODUÇÃO DE HQ

Obs:

Há várias há várias perguntas, algumas são parecidas.

Fiz o trabalho de produção com os aluno de transformar o poema em notícia. O resultado foi bom. Também fica legal fazer paródias.

Dá para transformar o poema em HQ  também como no exemplo abaixo:







Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira) 

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

1. Qual o espaço da narrativa?

2. O narrador participa da história?

3. Qual o tempo?

4. Qual o personagem?

5. Como era o nível social de João Gostoso?

6.  Qual a profissão e a possível condição financeira de João?

7. Como você explicaria o final trágico de João?

8. O nome do bar faz referência a quê?

9. Por que o nome do homem é João? A sua história é parecida com a de outras pessoas?Justifique sua resposta.

10. Esse texto se parece com uma notícia de jornal ou um poema?

11. Que motivos teriam levado João Gostoso a um gesto tão extremo?

12. Qual é a tema (assunto) dessa narrativa? 

13. Sobre quem é a história? 

14. Quais características físicas(Exterior) e psicológicas(interior) poderíamos atribuir a essa personagem?

15. Por que será que João tinha o sobrenome de Gostoso? 

16. O que representa ser Carregador De Feira Livre e morar em um morro?

17. Na sua opinião, ele era feliz ou infeliz com a vida que levava?

18.O que ele foi fazer no bar? 

19. Ele resolveu nadar na Lagoa ou se suicidar?

20. Mesmo sendo um poema, este texto apresenta características de uma notícia,vamos buscá-las?

a) Quem participou do fato?

b) Qual a profissão de João Gostoso?

c) O que aconteceu?

d) Onde ele morava?

e) Onde aconteceu o fato?

f) Como aconteceu o fato narrado no poema?

g) Qual foi o possível motivo de ter acontecido a situação narrada?

21.Por que você acha que o título é “Poema tirado de uma notícia de jornal”?

22. Por que o poema se aproxima de uma notícia de jornal?

23. Como é a estrutura de uma notícia e qual a sua função? A função e a estrutura do poema são as mesmas da notícia? Explique

terça-feira, 7 de março de 2023

DEBATE TEMAS E ASSUNTOS POLÊMICOS

 

(obs:Dividir a turma em qutro grupos. A atividade pode ser respondida em forma de debates ou recolher as respostas em caixas e ler algumas. Enquanto dois grupos debatem os outros dois julgam quem usou o melhor argumento. Faça a sua adaptaçao, adicione ou retire perguntas.)

VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA? POR QUÊ?

RESPOSTA: ARGUMENTO DO ALUNO.

1.      CASAMENTO HOMOAFETIVO.

2.      ABORTO

3.      MACONHA

4.      DESMATAMENTO

5.      PORTE DE ARMAS

6.      PENA DE MORTE

7.      PASSARINHO NA GAIOLA

8.      CELULAR

9.      BOLSA FAMILIA

10.   MAIORIDADE PENAL

11.   TRAIÇAO

12.   BANHEIRO UNISEX

13.   ENSINO RELIGIOSO

14.   BOLSONARO

15.   MORADOR DE RUA

16.   ALUNO BAGUNCEIRO

17.   PROFESSOR RIGIDO

18.   COTA RACIAL

19.   EUTANASIA

20.   PRIVACIDADE DOS FILHOS

21.   PICHAÇAO

22.   TODES

23.   FILA PREFERENCIAL

24.   SEGURAR FILA NO MERCADO

25.   TALARICO

26.   FEMINISMO

27.   INCLUSÃO

28.   BBB

29.   RELIGIAO AFRO

30.   PREGAÇAO NO ONIBUS

31.   EMPODERAMENTO

32.   CANCELAMENTO

33.   FUNK

34.   EDUCAÇAO SEXUAL

35.    

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

EUFEMISMO ATIVIDADE TIRINHAS

 

BNCC - (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

CONHECIMENTO PRÉVIO:

DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO

SENTIDO DENOTATIVO OU DENOTAÇÃO = SENTIDO REAL DA PALAVRA

SENTIDO CONOTATIVO OU CONOTAÇÃO SENTIDO FIGURADO DA PALAVRA

FIGURAS DE LINGUAGEM

As várias formas de se utilizar as  palavras no SENTIDO CONOTATIVO são chamadas de FIGURAS DE LINGUAGEM. 

 

EUFEMISMO

       Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.

Assuntos tristes (morte, demissão, acidentes);

Palavras de baixo calão (palavrões);

Palavras que possuem um sentido mais negativo;

Temas que são tabus na sociedade (suicídio, drogas, sexo);

Temas que geram polêmica (política, religião, futebol);

Assuntos que despertam um sentimento negativo (pobreza, discriminação).

Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)

Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos).

 

1. No segundo quadrinho da tirinha foi usado um eufemismo “Você que é vivido” Complete o espaço pontilhado no segundo quadrinho com o significado dessa expressão.



Disponível em: https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/2015/08/19/homem-legenda-um-cacador-de-eufemismos/

2. Escreva o significado dos eufemismos abaixo;

a) Ele descansou em paz: .......................................................

b) O deputado é acusado de enriquecimento ilícito......................................

c) Acho que eles faltaram com a verdade................................................

d) Você foi desligado da empresa. .................................................

e) Ela foi convidada a se retirar do mercado......................................

f) O prefeito desviou verbas públicas..............................................

g) Ricardo é um boa-vida. ................................................

h) Baile da terceira idade. ..........................................

i) Ele sempre foi “cheinho” ...............................

j) Ela foi convidada a retirar-se da festa. .................................................

3. Toda vez que você utiliza uma palavra por outra para não ser grosseiro ou mal educado você está usando uma figura de linguagem chamada de:

....................................................................................................

3. Dê três exemplos de EUFEMISMOS que você conhece. Não use os do exercício.

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4. O EUFEMISMO  é uma figura de linguagem que consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.  Escreva as palavras que foram usadas nnas tirinhas abaixo como EUFEMISMOS para as palavras em destaque:


 









a) CHEIO:

______________________________________

 



 






B) A LATARIA DO SEU CARRO GANHOU UM FORMATO ÚNICO, DIFERENTE E PERSONALIZADO:

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C) ESTOU PRÉ-DEMITIDO:

_______________________________________________

 



 




D) TRABALHO NA INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO.

___________________________________________________

 



 






E) SUBTRAEM:

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IRONIA HQ 2023

 Obs: Passei a parte teórica e as perguntas no quadro. Imprimi as imagens e utilizei em várias turmas as mesmas cópias. As tirinhas estão postadas como hq pois na prática trabalho mais a interpretação dos textos multissemióticos sem ater as diferenças dos gêneros. BNCC - (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –,o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagensambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

HQ – ironia, deboche, sarcasmo

     A diferença entre o significado dessas palavras depende do contexto e da intenção dos interlocutores. no dia a dia podemos usar como sinônimas.

    Ironia e sarcasmo e deboche são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurado.

       A ironia procura satirizar falando exatamente o contrário.Para isso pode-se perguntar algo fingindo não saber a resposta.

        O sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se, às vezes, quase num insulto.

        O deboche ( O mesmo que sarcasmo, de origem francesa) não demonstra respeito pela pessoa que é vitima dele. O próprio rosto da pessoa demonstra.

 

  • Ironia é uma figura de linguagem que consiste em expressar o oposto do que se quer dizer, do que se pensa, geralmente com tom de humor
  • Sarcasmo é um dito ácido que, embora possa ser expresso também através de uma ironia, tem sempre o propósito de zombar, ofender ou escarnecer. 

·         Deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar, diminuir,  ou constranger o receptor da mensagem.

Pontuação: Uma das formas de se marcar a ironia em textos é utilizando as aspas.

ATIVIDADES

Leia as tirinhas abaixo:

Texto 1

Texto 2
Texto 3
Texto 4


1. No texto 1 a  personagem foi irônica, o que ela quis dizer com a frase “ Eu fico muito feliz”?

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2. No texto 1 há uma onomatopeia ( tentativa de reproduzir  sons, ruídos ...) identifique-a.

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 3. No texto 2 a personagem Dona Anésia utilizou qual recurso para ser irônica?

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4. Quais características podemos atribuir a personagem Anésia a partir de suas expressões faciais?

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5. Há amigos e “amigos” Por que na segunda palavra amigos o autor utilizou aspas?

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6. Qual o significado da palavra “amigos” no contexto da tirinha?

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7. A personagem Helga foi irônica. O que ela queria que o Hagar fizesse?

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8. A ironia utilizada por Helga foi uma boa forma de diálogo? Por quê?

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9.  Há alguém próximo a você que utiliza ironia?

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10. Você acha que ser irônico ajuda na comunicação? Por quê?

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EXTRA:

Leia os textos e explique o significado das ironias:

TEXTO 1

a) Não está nem um pouco atrasado.
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TEXTO 2

b) Fascinante!

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TEXTO 3
c) Aposto que Eliz regina está morrendo de inveja.
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TEXTO 4

d) Desse mundo redondo.

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domingo, 26 de fevereiro de 2023

O PROFESSOR, O RELÓGIO E A LIÇÃO DE VIDA ATIVIDADE

 O PROFESSOR, O RELÓGIO E A LIÇÃO DE VIDA

 

        Um jovem encontra um senhor de idade e lhe pergunta:

        — Se lembra de mim?

        E o velho diz 'não'.

        Então o jovem diz que ele era aluno dele. E o professor pergunta:

        — O que você está fazendo, o que você faz para viver?

       O jovem responde:

        — Bem, eu me tornei professor.

       — Ah, que bom, como eu? (disse o velho)

       — Pois sim. Na verdade, eu me tornei professor porque você me inspirou a ser como você.

       O velho, curioso, pergunta ao jovem que momento foi que o inspirou a ser professor. E o jovem conta a seguinte história:

 

       — Um dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que queria para mim e eu o roubei, tirei do bolso dele. Logo depois, meu amigo notou o roubo e imediatamente reclamou ao nosso professor, que era você. Então, você parou a aula e disse:

       — O relógio do seu parceiro foi roubado durante a aula hoje. Quem o roubou, devolva-o.

Eu não devolvi porque não queria fazê-lo. Então você fechou a porta e disse para todos nós levantarmos e iria vasculhar nossos bolsos até encontrarmos o relógio. Mas, nos disse para fechar os olhos, porque só procuraria se todos tivéssemos os olhos fechados. Então fizemos, e você foi de bolso em bolso, e quando chegou ao meu, encontrou o relógio e o pegou. Você continuou procurando os bolsos de todos e, quando  terminou, disse:

      — Abra os olhos. Já temos o relógio.

       Você não me disse nada e nunca mencionou o episódio. Nunca disse quem foi que roubou o relógio. Naquele dia, você salvou minha dignidade para sempre. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Mas também foi o dia em que minha dignidade foi salva de não me tornar ladrão, má pessoa, etc. Você nunca me disse nada e, mesmo que não tenha me repreendido ou chamado minha atenção para me dar uma lição de moral, recebi a mensagem claramente. E, graças a você, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer. Você se lembra desse episódio, professor?

      E o professor responde:

      — Lembro-me da situação, do relógio roubado, que procurava em todos, mas não lembro de você, porque também fechei os olhos enquanto procurava.

 

Esta é a essência do ensino: se para corrigir você precisa humilhar, você não sabe ensinar.

 

Atividades

1. Qual o significado da palavra dignidade?

2. O que o aluno quis dizer com a frase: “naquele dia, você salvou minha dignidade para sempre.”?

3. Qual o significado da expressão “lição de moral”?

4. Qual a “lição de moral” que o professor poderia ter passado ao aluno?

5. Já conteceu algum caso de sumir material em sua sala? O que o professor fez?

6. Qual a conclusão que você chegou com esse texto?

7. No texto há dois narradores. Quem narra a segunda parte da história “— Um dia, um amigo meu, também estudante...”

O ROUBO DO RELÓGIO CONTO - CAUSO - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 

O Roubo do Relógio - Rolando Boldrin

          Naquele arraial do Pau Fincado, havia um sujeitinho danado pra roubar coisas. Às vezes galinha, às vezes cavalo, às vezes coisas miúdas. A verdade é que o dito cujo era chegado em surrupiar bens alheios.

         Todo mundo daquele arraial já estava até acostumado com os tais furtos. E a coisa chegou a tal ponto de constância que bastava alguém da por falta de qualquer objeto e lá vinha o comentário: “Ah, foi o Justino Larápio”.

          E foi numa dessas que sumiu o relógio do cumpadi João, um cidadão por demais conhecido por aquelas bandas do Pau Fincado. Foi a conta de sumir o relógio dele para o dito cujo correr pra delegacia mais próxima e dar parte do fato.

          O delegado pediu que o sêo João arranjasse três testemunhas para lavrar o ocorrido e então prender o tal ladrãozinho popular. Arranjar três testemunhas de que o tal Justino havia surrupiado qualquer coisa era fácil, dado a popularidade do dito cujo pra esses afazeres fora da lei.

          A cena que conto agora transcorreu assim, sem tirar nem pôr. Intimado o Justino, eis ali, ladrão, vítima e três testemunhas:

        DELEGADO (para a primeira testemunha) – O senhor viu o Justino roubar o relógio do sêo João, aqui presente?

         TESTEMUNHA 1 – Dotô. Vê, ansim com os óio, eu num posso dizê que vi. Mas sei que ele é ladrão mêmo. O que ele vê na frente dele, ele passa a mão na hora. Pode prendê ele dotô!

        DELEGADO (para a segunda testemunha) – E o senhor? Viu o Justino roubar o relógio do sêo João?

         TESTEMUNHA 2 – Óia, dotô... num vô falá que vi ele fazê isso, mas todo mundo no arraiá sabe que ele róba mêmo, uai. Pode prendê sem susto. Eu garanto que foi ele que robô esse relógio.

        DELEGADO (para a última testemunha) – E o senhor? Pode me dizer se viu o Justino roubar o relógio do sêo João?

        TESTEMUNHA 3 – Dotô, ponho a mão no fogo si num foi ele. Prende logo esse sem vergonha, ladrão duma figa. Foi ele mêmo!

        DELEGADO – Mas o senhor não viu ele roubar? O senhor sabe que foi ele, mas não viu o fato em si?

        TESTEMUNHA 3 – Num carece de vê, dotô! Todo mundo sabe que ele róba. Pode preguntá pra cidade intêra. Foi ele. Prende logo esse peste!

         DELEGADO (olhando firme para o Justino) – Olha aqui, Justino. Eu também tenho certeza de que foi você que roubou o relógio do sêo João. Mas, como não temos provas cabíveis, palpáveis e congruentes... Você está, por mim, absolvido.

       JUSTINO (espantado, arregalando os olhos para o delegado) – O que, dotô? O que que o sinhô me diz? Eu tô absorvido????

        DELEGADO – Está absolvido.

        JUSTINO – Qué dizê intão que eu tenho que devorvê o relógio?

Disponível em: <http://www.rolandoboldrin.com.br/causos_aberto.asp?id=38&id_cat=1>. Acesso em: 02 out. 2017

 

1. É possível afirmar que o causo “O roubo do relógio” apresenta marcas de uma variedade linguística específica? Explique sua resposta.

 

2. Retire do causo trechos ou expressões que comprovem essa variedade linguística.

 

3. Reescreva os trechos abaixo na forma padrão da língua.

a)“Dotô. Vê, ansim com os óio, eu num posso dizê que vi.”

b)“Óia, dotô... num vô falá que vi ele fazê isso, mas todo mundo no arraiá sabe que ele róba mêmo, uai.”

c)“Num carece de vê, dotô! Todo mundo sabe que ele róba. Pode preguntá pra cidade intêra.” d)“Qué dizê intão que eu tenho que devorvê o relógio?”

 

4. No gênero Causo, há alguns elementos que tornam o texto engraçado. Em sua opinião, o que causa o humor neste texto?

 

5. Os causos são narrativas que apresentam, de forma bem delimitada, os elementos da narrativa, sendo assim, identifique alguns desses elementos:

A) Personagens

B) Espaço

C) Conflito Gerador

 

6. Sabe-se que uma palavra pode ser usada com diferentes sentidos, além do significado apresentado no dicionário. Sendo assim, releia o trecho “O que ele vê na frente dele, ele passa a mão na hora” e responda:

a) Pesquise no dicionário o significado da palavra “passar”. 

b) Agora responda: qual o significado da expressão “passa a mão” destacada no trecho citado?