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terça-feira, 30 de maio de 2023

FÁBULA A RAPOSA E AS UVAS 7º ANO

 

A raposa e as uvas

No fundo da floresta, habitava uma raposa, felpuda, velha, ardilosa.

Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um belíssimo cacho

de uvas na mão. Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha, e ele estava bem no alto

da árvore, onde a raposa não poderia alcançar. Então, ela disse:

– Irmão macaco, como vai de saúde? Creio que sua vista não anda bem, não é mesmo?

– Do que está falando, irmã raposa? Meus olhos estão agudos e nítidos como sempre.

– Não acredito... Então, como não vê que essas uvas que você tem aí em cima estão verdes?

– O quê? Verdes?

– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!

– Ora, não havia percebido, irmã raposa. Mas, agora que falou, sim, não amadureceram. Argh! – E atirando fora as uvas,

ainda acrescentou: – Obrigado, irmã raposa! Você me livrou de uma tremenda dor de barriga!

– Abocanhando o cacho de uvas ainda no ar, a raposa disse, então:

– Macaco tolo! Verdes que nada! Uma delícia! Nunca provei melhores!

E foi embora rindo muito com o saboroso sumo das uvas descendo por sua goela, enquanto o macaco, lá do alto do

galho, estava com muita raiva de si mesmo.

Moral: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.

Vamos entrar agora na ficção das fábulas! As fábulas são narrativas curtas e geralmente têm

como personagens bichos que apresentam características humanas. Você já deve ter ouvido falar de

histórias como A raposa ea lebre ou A cigarra e a formiga, certo? Estas são exemplos de fábulas

que em seu desfecho trazem uma moral para a história contada.

1. Onde se passa a história contada na fábula?

___________________________________________________________________________________________________

2. Escreva, com suas palavras, um resumo da história contada no texto 8.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. No trecho "Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um

belíssimo cacho de uva na mão.",

a) o termo em destaque indica circunstância de______________________________________.

b) um dos termos que indica circunstância de lugar é_________________________________.

4. Em "Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha", que relação a palavra destacada

estabelece entre os períodos?

__________________________________________________________________________________________________

5. Retire do texto uma frase que expresse uma opinião.

__________________________________________________________________________________________________

6. Por que a raposa precisou enganar o macaco para conseguir obter as uvas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Quais são as características da raposa descritas pelo autor da fábula?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Observe no texto que o travessão (–) foi usado em vários momentos da fábula. Qual é a função desse sinal de pontuação

nesse texto ?

__________________________________________________________________________________________________

9. Localize no texto a moral da história e a transcreva abaixo.

__________________________________________________________________________________________________

10. "– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!", a palavra destacada no trecho estabelece entre as ideias do

período uma relação de _____________________.

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099215/4352917/LINGUAPORTUGUESA.pdf

 

 

01 – Por não conseguir alcançar os cachos de uva suspensos em uma parreira, a raposa afastou-se, comentando que estavam verdes. As uvas estavam mesmo verdes? Justifique.

     Não. As uvas estavam suculentas e a raposa só as desdenhou por não conseguir apanhá-las.

 

02 – O que fez com que a raposa voltasse à parreira?

       Quando a raposa percebeu o vento soprando, pensou que ele poderia ter derrubado algumas uvas e voltou rapidamente para averiguar.

 

03 – Como toda fábula, está também apresenta uma moral - uma reflexão sobre o comportamento humano. O que você entendeu da moral da fábula "A raposa e as uvas"?

      Algumas pessoas, quando não conseguem o que querem, desistem e fingem que não estavam interessados no objeto desejado.

 

04 – Releia esta frase da fábula: "Essas uvas já estão no papo", pensou. Para que foram usadas as aspas?

     Para indicar o pensamento da raposa.

 

05 – Releia um trecho.

"Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:

— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não comem uvas verdes, pois dão dor de barriga."

 

Por que você acha que a raposa fez questão de comentar em voz alta que as uvas estava m verdes?

      Por que ela não quis admitir que não iria conseguir pegar as uvas.

 

06 – Faria diferença se a palavra matreira não fizesse parte da frase? Escolha uma das alternativas.

a) Sim, pois a palavra matreira informa ao leitor o motivo de a raposa ter feito o comentário em voz alta.

b) Não, pois a palavra matreira não acrescenta uma informação importante sobre a personagem.

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/fabula-raposa-e-as-uvas-jean-de-la.html

 

 

 

 

1) Qual é o título do texto?

R.

 

 

 

2) Quem estava há muitos dias sem conseguir caçar?

R.

 

3) Que ideia a raposa teve para pegar as uvas?

R.

 

 

 

4) O que a raposa conseguiu com esse feito?

R.

 

 

 

5) A raposa parecia ter aprendido a lição?

R.

 

 

 

6) A noite caiu e, sob a luz da lua, a raposa ficava com mais fome ainda, o tempo passava e ela não conseguia. O que fez então?

R.

 

 

 

7) Olhando para trás, o que a raposa disse para si mesma?

R.

 

4ºANO  https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-raposa-e-as-uvas-4o-ano/

 

 

CONTO AFRICANO PEQUENO AS DUAS MULHERES E O CÉU 8º ANO

 

As duas mulheres e o Céu

(Conto africano)

    No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa.

    Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu.

    –Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.

    Tão animadas com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito.

    Acontece que não parou por aí. O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar.

    Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:

    – Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder.

    Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:

    – Aqui está bom. Ninguém mais vai conseguir me furar.

    Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do céu.

 

BRENMAN, Ilan. “As narrativas preferidas de um contador de histórias”. Difusão Cultural do Livro, 2005.

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099216/4352923/LINGUAPORTUGUESA.pdf

 

1. Qual é a finalidade do conto "As duas mulheres e o céu"?

______________________________________________________________________________________________________

2. Como já foi dito, o conto é um texto de base narrativa. Identifique os elementos da narrativa do conto lido:

A)Enredo (Sucessão encadeada de acontecimentos à volta do assunto principal de uma narrativa.):

______________________________________________________________________________________________________

B) Tempo (período em que passa a história):

__________________________________________________________________

C) Espaço (lugar onde acontece a história):

___________________________________________________________________

D) Tipo de narrador (personagem ou observador):

______________________________________________________________

E) Personagens (seres que dão vida à história):

_______________________________________________________________

3. Transcreva o trecho do segundo parágrafo do texto que apresenta o fato que motivou a história (o conflito gerador).

______________________________________________________________________________________________________

4. O clímax do conto é o momento em que o céu toma uma decisão para resolver o problema. Qual foi a decisão do céu?

 

MERGULHO NO TEXTO

1. Por que uma das mulheres furou o céu?

______________________________________________________________________________________________________

2. Qual foi a reação do céu ao ser furado?

______________________________________________________________________________________________________

3. Como as mulheres reagiram com o grito do céu? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

4. Segundo o texto, os furos do céu ainda podem ser vistos. Como isso é possível?

______________________________________________________________________________________________________

5. Releia os dois trechos do texto abaixo:

"O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos..."

""Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou."

As expressões destacadas retomam que elemento citado do texto?

 

6. Indique o valor semântico dos elementos coesivos destacados abaixo:

A) No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena." ______________________________________

B) "...numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo." ______________________

 

7. Transcreva do texto um trecho que mostre uma relação de causa e consequência.

_______________________________________________________________________________________________________

8. No trecho "– Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.", o termo destacado é uma interjeição. O que esse termo exprime?

_______________________________________________________________________________________________________

9. Releia "Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!". Qual a intencionalidade ao prolongar a interjeição "AI"?

________________________________________________________________________________________

 

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-conto-africano-as-duas-mulheres-e-o-ceu-7o-ano/

 

 

Questão 1 – O conto africano acima é de natureza:

 

a) ficcional

 

b) científica

 

c) jornalística

 

d) didática

 

 

Questão 2 – Predomina no texto:

 

(     ) a linguagem formal.

 

(     ) a linguagem informal.

 

 

Questão 3 – Identifique a finalidade do texto “As duas mulheres e o Céu”:

 

a) defender uma opinião sobre o surgimento do universo.

 

b) explicar o surgimento das estrelas do céu.

 

c) dar informações sobre o céu.

 

d) apresentar o continente africano.

 

 

 

Questão 4 – O segundo parágrafo do texto apresenta o fato que motivou a história. Aponte-o:

 

a) “[…] duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo.”

 

b) “As duas não paravam de falar.”

 

c) “Era uma fofoca atrás da outra.”

 

d) “Uma delas … levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu.”

 

 

Questão 5 – No trecho “–Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.”, a reação do céu ao furo foi representada por meio de:

 

a) um verbo que exprime dor.

 

b) um substantivo que exprime dor.

 

c) uma interjeição que exprime dor.

 

d) um adjetivo que exprime dor.

 

 

 

Questão 6 – Segundo o texto, qual foi a atitude das mulheres diante do grito do céu?

 

R.

 

Questão 7 – O céu começa a resolver o problema quando:

 

a) chora e berra muito.

 

b) decide afastar-se da terra o máximo que puder.

 

c) sobe o mais alto que pode.

 

d) chega ao topo do mundo.

 

 

 

Questão 8 – De acordo com o conto africano, os furos no céu, feitos com os pilões pelas duas mulheres da aldeia, tiveram uma consequência. Identifique-a:

 

R.

 

 

Questão 9 – O conto apresenta duas expressões que retomam o termo “céu”, evitando a repetição. Localize-as:

 

R.

 

 

 

 

 

 

 

CRÔNICA CHOQUE CULTURAL 8ºANO

 

Crônica: CHOQUE CULTURAL

               Luís Fernando Veríssimo

 

        Todos ficaram preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a namorar porque cedo ou tarde haveria um choque cultural. Márcio era louco por futebol, Bete só sabia que futebol se jogava com os pés, ou aquilo era basquete? Avisaram a Bete que para acompanhar o Márcio era preciso acompanhar a sua paixão e ela disse que não esquentassem, iria todos os dias com o Márcio ao Beira Mar, se ele quisesse.

        - Beira Rio, Bete...

        Naquele domingo mesmo, Bete estava com Márcio no Beira Rio, pronta para torcer ao seu lado, e quase provocou uma síncope em Márcio quando tirou o casaco do abrigo.

        - O que é isso?!

        Estava com a camiseta do Grêmio, em marcante contraste com o vermelho que Márcio e todos à sua volta vestiam. Desculpou-se.

        Disse que pensara que se pudesse escolher uma camiseta que combinasse com a roupa e ...

        Está bem, está bem – interrompeu o Márcio. – Agora veste o casaco outra vez.

        - Certo – disse Bete, obedecendo. E em seguida gritou “Inter!”, depois virou-se para o Márcio e disse: - O nosso é o Inter, não é?

        - É, é.

        - Inter! Olha, eu acho que foi gol!

        - O jogo ainda não começou. Os times estão entrando em campo.

        Bete agarrou-se ao braço de Márcio.

        - Você vai me explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?

        - Não. Vale dois. O que que eu estou dizendo? Vale um.

        Mas Bete não estava mais ouvindo. Estava acompanhando um movimento no gramado com cara de incompreensão.

        - Pensei que em futebol se levasse a bola com o pé.

 

        - É com o pé.

        - Mas aquele lá está levando embaixo do braço.

        Márcio explicou que aquele era o juiz, e que estava levando a bola embaixo do braço para o centro do campo, onde iniciaria o jogo. Não, os outros dois não estavam ali para evitar que tirassem a bola das mãos do juiz, como no futebol americano. Eles eram os auxiliares do juiz. O que os auxiliares faziam?

        - Bom, quando um dos auxiliares levanta a bandeira, o juiz dá impedimento.

        - E o que o auxiliar faz com o impedimento?

        Márcio suspirou. Foi o primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas semanas depois. Explicou:

        - Os auxiliares sinalizam para o juiz que um jogador está em impedimento, isto é, está em posição irregular, impedido de jogar, e o juiz apita.

        - Meu Deus!

        Márcio olhou para Bete. O que fora?

        - O juiz apita?! – perguntou Bete, com os olhos arregalados.

        - É. O juiz sopra um apito. Aquilo que ele tem pendurado no pescoço é um apito.

        - Ah.

        Bete sentiu-se aliviada. Por alguns instantes, a ideia de um homem que apitava, sabia-se lá por que mecanismo insólito, quando lhe acenavam uma bandeira, parecia sintetizar toda a estranheza daquele ambiente em que se metera, por amor. Ele não apitava. Soprava um apito. Era diferente.

        Mas Bete notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que estava tudo acabado.

 

                  VERÍSSIMO, L.F. A eterna privação do zagueiro absoluto.

Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

Entendendo a crônica:

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099216/4352923/LINGUAPORTUGUESA.pdf

 

1. Por que todos ficaram preocupados quando Márcio e Bete começaram a namorar?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Segundo as pessoas que conheciam o casal, o que Bete deveria fazer para conquistar Márcio?

_______________________________________________________________________________________________________

3. Por que Bete fazia tantas perguntas sem sentido durante a partida de futebol?

_______________________________________________________________________________________________________

4. Releia o trecho "Márcio suspirou. Foi o primeiro dos 117 suspiros...". Por que Márcio suspirava tanto? Qual foi a

consequência disso?

_______________________________________________________________________________________________________

5. Por que Márcio se espantou ao perceber que a namorada vestia a camisa do Grêmio?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. "– O nosso é o Inter, não é?" Por que Bete fez essa pergunta ao namorado?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Por que o namoro de Bete e Márcio não deu certo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Qual é a relação do tema da crônica com o título do texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. " – O juiz apitou?! – perguntou Bete, com os olhos arregalados." Qual sentido do verbo destacado foi compreendido por Bete,

a deixando espantada e provocando o humor no texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Qual é a relação de sentido estabelecida pela expressão destacada no trecho a seguir: "Naquele domingo mesmo, Bete

estava com Márcio no Beira Mar..."?

_______________________________________________________________________________________________________

11. Releia os trechos a seguir:

"– Você vai me explicar tudo, não vai?"

"Mas Bete notou, pela cara de Márcio, quando ela disse “Ah”, que estava tudo acabado."

A palavra destacada tem o mesmo significado nos dois trechos? Explique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/cronica-choque-cultural-luis-fernando.html

 

01 – Quem escreveu a crônica Choque cultural?

      Luís Fernando Veríssimo.

 

02 – Quem seriam os possíveis destinatários deste texto?

      Público em geral.

 

03 – Que fato deu origem ao texto que você leu?

      Dificuldade de relacionamento.

 

04 – Qual é o suporte desta crônica?

      Livro.

 

05 – A crônica é quase sempre um texto curto, com poucas personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por acontecer. Por essa razão, o tempo e o espaço são limitados. Na crônica “Choque cultural”:

a) Quais são as personagens envolvidas na história?

      Márcio e Beth.

 

b) Onde acontecem os fatos narrados?

      Em um jogo de futebol.

 

c) Qual é o tempo de duração desses fatos?

      O tempo de duração do jogo.

 

06 – Por que Bete dava tantos “foras”?

      Falta de conhecimento sobre futebol.

 

07 – Releia o trecho do texto: “Márcio suspirou. Foi o primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas semanas depois.” Explique a causa de tantos suspiros do personagem Márcio.

      Ele já não suportava responder perguntas sem sentido.

 

08 – Na crônica, os fatos podem ser narrados por um narrador-observador ou por um narrador-personagem. Qual é o tipo de narrador na crônica lida? Justifique com um trecho do texto.

      Narrador observador – “Todos ficaram preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a namorar porque cedo ou tarde haveria um choque cultural”.

 

09 – Partindo de notícias veiculadas em jornais falados ou escritos ou em situações do dia-a-dia, o cronista pode representá-las com humor, reflexão crítica e sensibilidade.

a) Existe uma relação entre a situação vivida pelas personagens da crônica e a de nosso dia-a-dia? Justifique.

      Resposta pessoal.

b) Que objetivos o autor tem em vista:

( ) Criar humor e divertir.

(x) levar o leitor a refletir criticamente sobre a vida e comportamentos humanos.

 

10 – Observe a linguagem empregada na crônica em estudo.

a) Os fatos são narrados:

(x) de forma pessoal, subjetiva de acordo com a visão do cronista.

( ) são narrados de forma impessoal, objetiva.

b) Que tipo de variedade linguística é adotado na crônica:

( ) a variedade padrão formal

(x) variedade padrão informal.

 

11 - Sabendo que a crônica fotografa um momento e a sensibilidade do cronista funciona como um “filtro”, que imprime singularidade ao retrato do fato. Se você tivesse de escolher um sentimento predominante nesta crônica, qual seria ele?

      Resposta pessoal.

 

12 – Qual é o tema do texto?

      Fala da diferença de gosto entre duas pessoas.

 

13 – Qual é a relação desse tema com o título?

      É o gosto e o conhecimento sobre um determinado assunto.

 

14 – Segundo os amigos, o que Beth deveria fazer para conquistar o namorado?

      Deveria acompanhar a sua paixão.

 

15 – O que significa a expressão “esquentassem” quando Bete diz para os amigos “que não esquentassem”.

      Que ela iria acompanhar o namorado sempre.

 

16 – Bete conseguiu atingir o seu propósito de conquistar o Márcio? Por quê?

      Não. Porque não conseguiu aprender nada.

 

17 – Durante a partida, Bete não “dava uma dentro”. Para você, quais foram os “foras” que a Bete deu.

      Resposta pessoal do aluno.

 

18 – Use a sua criatividade e crie um diálogo no qual Bete dá um novo fora com relação ao jogo de futebol.

      Resposta pessoal do aluno.

 

19 – Abaixo existem dois trechos do texto onde aparece a expressão tudo. Explique o que cada um a quer dizer. Em outras palavras: a que essas expressões se referem?

               "- Você vai me explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?"

      Que era para o Márcio explicar todos os acontecimentos dentro da partida de futebol.   

 

               "Mas Bete notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que estava tudo acabado."

      Ela achava que tinha acabado a partida.

 

20 – Marque a resposta correta. Após a leitura do texto, podemos concluir que:

( ) Bete não tinha conhecimento nenhum sobre futebol e Márcio nem tentou ensinar tudo a ela. Nas entrelinhas pode-se entender que o namoro acabou porque Márcio pensa que conhecimento de mundo só se aprende na escola.

(X) Bete demonstrou boa vontade em aprender tudo sobre futebol. Márcio também estava disposto a ajudar, mas os questionamentos eram tantos que Márcio acabou desistindo do namoro. Faltou à Bete um tipo de conhecimento que se chama conhecimento de mundo.

( ) Para que o namoro desse certo, seria preciso que Bete se esforçasse mais para adquirir um conhecimento sobre futebol, coisa que Márcio não estava nem um pouco a fim de ensinar a ela.

 

segunda-feira, 29 de maio de 2023

TIPOS DE SUJEITO - OCULTO E INDETERMINADO - REVISÃO

 

ALUNO: _________________________________________________________DATA______

 

3. Sujeito oculto (elíptico ou desinencial):

       Dizemos que um sujeito será oculto quando ele não estiver explícito (escrito) na oração. Embora não esteja explícito (escrito), alguns elementos nos ajudarão a identificá-lo, entre eles a desinência verbal (“final do verbo”) e também o contexto em que a oração é empregada. Veja os exemplos:

Chegaremos em casa antes do anoitecer.

Quem chegará? → Nós.     (nós) Chegaremos em casa antes do anoitecer.

Sujeito oculto: nós (oculto, identificável pela desinência verbal - mos).

 

Cheguei cedo.         ====== Quem chegou cedo? EU

Sujeito oculto: EU

 

É representado pelos pronomes EU, TU, ELE, NÓS, VOCÊ, VOCÊS, MAS NÃO ESTÁRÁ ESCRITO.

 

4. Sujeito indeterminado:

        O fato de o sujeito ser indeterminado não quer dizer que ele não exista, certo? Quer dizer apenas que ele não pode ser identificado na frase, seja porque não se sabe quem praticou ou sofreu a ação verbal, seja porque a intenção do enunciador é não dizer. Observe como será possível identificá-lo:

   1) Oração com verbo na 3ª pessoa do plural: FINAL M OU ÃO

 

Disseram que você estava adoentada.

Quem disse? → ? (ELES), mas não se sabe, pode ter sido homem, mulher, uma pessoa ou várias.

Roubaram minha carteira ontem.

Quem roubou? → ? (ELES), mas não se sabe, pode ter sido homem, mulher, uma pessoa ou várias.

Sujeito indeterminado: “ELES”

 

O sujeito indeterminado é representado pelos pronomes ELES, MAS NÃO ESTÁRÁ ESCRITO

1.  Classifique o sujeito das orações abaixo em:  oculto ou indeterminado:

a) Quebraram a vidraça da Dona Maria. ________________________________________________

b) Vou ao cinema na sessão das dez. __________________________________________________

c) Amanhã, viajaremos bem cedo. ____________________________________________________

d) Roubaram meu talão de cheques. ___________________________________________________

e) Andam pichando os muros lá de casa. _______________________________________________

f) Cumprirei a promessa. ___________________________________________________________

g) Dizem que a Gracinha vai casar. ___________________________________________________

h) Esqueci a chave do carro em casa. __________________________________________________

i) Ficamos tristes com a notícia. ______________________________________________________

j) Contaram a história errada. ________________________________________________________

k) Que alegria! Fizeste a tarefa. ______________________________________________________

l) Procuraram você por todos os lugares. _______________________________________________

m) Levaram minha carteira. _________________________________________________________

n) Falarei com ele a respeito desta história. _____________________________________________

o) Resolveram o problema. __________________________________________________________

p) Instalaram novas máquinas na fábrica. _____________________________________________