Crônica: CHOQUE CULTURAL
Luís
Fernando Veríssimo
Todos ficaram
preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a namorar porque cedo ou tarde
haveria um choque cultural. Márcio era louco por futebol, Bete só sabia que
futebol se jogava com os pés, ou aquilo era basquete? Avisaram a Bete que para
acompanhar o Márcio era preciso acompanhar a sua paixão e ela disse que não
esquentassem, iria todos os dias com o Márcio ao Beira Mar, se ele quisesse.
- Beira Rio,
Bete...
Naquele
domingo mesmo, Bete estava com Márcio no Beira Rio, pronta para torcer ao seu
lado, e quase provocou uma síncope em Márcio quando tirou o casaco do abrigo.
- O que é
isso?!
Estava com a
camiseta do Grêmio, em marcante contraste com o vermelho que Márcio e todos à
sua volta vestiam. Desculpou-se.
Disse que
pensara que se pudesse escolher uma camiseta que combinasse com a roupa e ...
Está bem, está
bem – interrompeu o Márcio. – Agora veste o casaco outra vez.
- Certo –
disse Bete, obedecendo. E em seguida gritou “Inter!”, depois virou-se para o
Márcio e disse: - O nosso é o Inter, não é?
- É, é.
- Inter! Olha,
eu acho que foi gol!
- O jogo ainda
não começou. Os times estão entrando em campo.
Bete
agarrou-se ao braço de Márcio.
- Você vai me
explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?
- Não. Vale
dois. O que que eu estou dizendo? Vale um.
Mas Bete não
estava mais ouvindo. Estava acompanhando um movimento no gramado com cara de
incompreensão.
- Pensei que
em futebol se levasse a bola com o pé.
- É com o pé.
- Mas aquele
lá está levando embaixo do braço.
Márcio
explicou que aquele era o juiz, e que estava levando a bola embaixo do braço
para o centro do campo, onde iniciaria o jogo. Não, os outros dois não estavam
ali para evitar que tirassem a bola das mãos do juiz, como no futebol
americano. Eles eram os auxiliares do juiz. O que os auxiliares faziam?
- Bom, quando
um dos auxiliares levanta a bandeira, o juiz dá impedimento.
- E o que o
auxiliar faz com o impedimento?
Márcio
suspirou. Foi o primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas
semanas depois. Explicou:
- Os
auxiliares sinalizam para o juiz que um jogador está em impedimento, isto é,
está em posição irregular, impedido de jogar, e o juiz apita.
- Meu Deus!
Márcio olhou
para Bete. O que fora?
- O juiz
apita?! – perguntou Bete, com os olhos arregalados.
- É. O juiz
sopra um apito. Aquilo que ele tem pendurado no pescoço é um apito.
- Ah.
Bete sentiu-se
aliviada. Por alguns instantes, a ideia de um homem que apitava, sabia-se lá
por que mecanismo insólito, quando lhe acenavam uma bandeira, parecia
sintetizar toda a estranheza daquele ambiente em que se metera, por amor. Ele
não apitava. Soprava um apito. Era diferente.
Mas Bete
notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que estava tudo acabado.
VERÍSSIMO, L.F. A eterna privação do zagueiro absoluto.
Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
Entendendo a crônica:
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099216/4352923/LINGUAPORTUGUESA.pdf
1. Por que todos ficaram preocupados quando Márcio e Bete
começaram a namorar?
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2. Segundo as pessoas que conheciam o casal, o que Bete
deveria fazer para conquistar Márcio?
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3. Por que Bete fazia tantas perguntas sem sentido durante a
partida de futebol?
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4. Releia o trecho "Márcio suspirou. Foi o primeiro dos
117 suspiros...". Por que Márcio suspirava tanto? Qual foi a
consequência disso?
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5. Por que Márcio se espantou ao perceber que a namorada
vestia a camisa do Grêmio?
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6. "– O nosso é o Inter, não é?" Por que Bete fez
essa pergunta ao namorado?
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7. Por que o namoro de Bete e Márcio não deu certo?
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8. Qual é a relação do tema da crônica com o título do
texto?
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9. " – O juiz apitou?! – perguntou Bete, com os olhos
arregalados." Qual sentido do verbo destacado foi compreendido por Bete,
a deixando espantada e provocando o humor no texto?
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10. Qual é a relação de sentido estabelecida pela expressão
destacada no trecho a seguir: "Naquele domingo mesmo, Bete
estava com Márcio no Beira Mar..."?
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11. Releia os trechos a seguir:
"– Você vai me explicar tudo, não vai?"
"Mas Bete notou, pela cara de Márcio, quando ela disse
“Ah”, que estava tudo acabado."
A palavra destacada tem o mesmo significado nos dois
trechos? Explique.
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https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/cronica-choque-cultural-luis-fernando.html
01 – Quem escreveu a crônica Choque cultural?
Luís Fernando
Veríssimo.
02 – Quem seriam os possíveis destinatários deste texto?
Público em
geral.
03 – Que fato deu origem ao texto que você leu?
Dificuldade de
relacionamento.
04 – Qual é o suporte desta crônica?
Livro.
05 – A crônica é quase sempre um texto curto, com poucas
personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por
acontecer. Por essa razão, o tempo e o espaço são limitados. Na crônica “Choque
cultural”:
a) Quais são as personagens envolvidas na história?
Márcio e Beth.
b) Onde acontecem os fatos narrados?
Em um jogo de
futebol.
c) Qual é o tempo de duração desses fatos?
O tempo de
duração do jogo.
06 – Por que Bete dava tantos “foras”?
Falta de
conhecimento sobre futebol.
07 – Releia o trecho do texto: “Márcio suspirou. Foi o
primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas semanas depois.”
Explique a causa de tantos suspiros do personagem Márcio.
Ele já não suportava
responder perguntas sem sentido.
08 – Na crônica, os fatos podem ser narrados por um
narrador-observador ou por um narrador-personagem. Qual é o tipo de narrador na
crônica lida? Justifique com um trecho do texto.
Narrador
observador – “Todos ficaram preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a
namorar porque cedo ou tarde haveria um choque cultural”.
09 – Partindo de notícias veiculadas em jornais falados ou
escritos ou em situações do dia-a-dia, o cronista pode representá-las com humor,
reflexão crítica e sensibilidade.
a) Existe uma relação entre a situação vivida pelas
personagens da crônica e a de nosso dia-a-dia? Justifique.
Resposta
pessoal.
b) Que objetivos o autor tem em vista:
( ) Criar humor e divertir.
(x) levar o leitor a refletir criticamente sobre a vida e
comportamentos humanos.
10 – Observe a linguagem empregada na crônica em estudo.
a) Os fatos são narrados:
(x) de forma pessoal, subjetiva de acordo com a visão do
cronista.
( ) são narrados de forma impessoal, objetiva.
b) Que tipo de variedade linguística é adotado na crônica:
( ) a variedade padrão formal
(x) variedade padrão informal.
11 - Sabendo que a crônica fotografa um momento e a
sensibilidade do cronista funciona como um “filtro”, que imprime singularidade
ao retrato do fato. Se você tivesse de escolher um sentimento predominante
nesta crônica, qual seria ele?
Resposta
pessoal.
12 – Qual é o tema do texto?
Fala da
diferença de gosto entre duas pessoas.
13 – Qual é a relação desse tema com o título?
É o gosto e o
conhecimento sobre um determinado assunto.
14 – Segundo os amigos, o que Beth deveria fazer para
conquistar o namorado?
Deveria
acompanhar a sua paixão.
15 – O que significa a expressão “esquentassem” quando Bete
diz para os amigos “que não esquentassem”.
Que ela iria
acompanhar o namorado sempre.
16 – Bete conseguiu atingir o seu propósito de conquistar o
Márcio? Por quê?
Não. Porque não
conseguiu aprender nada.
17 – Durante a partida, Bete não “dava uma dentro”. Para
você, quais foram os “foras” que a Bete deu.
Resposta pessoal
do aluno.
18 – Use a sua criatividade e crie um diálogo no qual Bete
dá um novo fora com relação ao jogo de futebol.
Resposta pessoal
do aluno.
19 – Abaixo existem dois trechos do texto onde aparece a
expressão tudo. Explique o que cada um a quer dizer. Em outras palavras: a que
essas expressões se referem?
"-
Você vai me explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?"
Que era para o
Márcio explicar todos os acontecimentos dentro da partida de futebol.
"Mas Bete notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que
estava tudo acabado."
Ela achava que
tinha acabado a partida.
20 – Marque a resposta correta. Após a leitura do texto,
podemos concluir que:
( ) Bete não tinha conhecimento nenhum sobre futebol e
Márcio nem tentou ensinar tudo a ela. Nas entrelinhas pode-se entender que o
namoro acabou porque Márcio pensa que conhecimento de mundo só se aprende na
escola.
(X) Bete demonstrou boa vontade em aprender tudo sobre
futebol. Márcio também estava disposto a ajudar, mas os questionamentos eram
tantos que Márcio acabou desistindo do namoro. Faltou à Bete um tipo de
conhecimento que se chama conhecimento de mundo.
( ) Para que o namoro desse certo, seria preciso que Bete se esforçasse mais para adquirir um conhecimento sobre futebol, coisa que Márcio não estava nem um pouco a fim de ensinar a ela.
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