PáginasDESCRITOR

terça-feira, 30 de maio de 2023

FÁBULA A RAPOSA E AS UVAS 7º ANO

 

A raposa e as uvas

No fundo da floresta, habitava uma raposa, felpuda, velha, ardilosa.

Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um belíssimo cacho

de uvas na mão. Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha, e ele estava bem no alto

da árvore, onde a raposa não poderia alcançar. Então, ela disse:

– Irmão macaco, como vai de saúde? Creio que sua vista não anda bem, não é mesmo?

– Do que está falando, irmã raposa? Meus olhos estão agudos e nítidos como sempre.

– Não acredito... Então, como não vê que essas uvas que você tem aí em cima estão verdes?

– O quê? Verdes?

– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!

– Ora, não havia percebido, irmã raposa. Mas, agora que falou, sim, não amadureceram. Argh! – E atirando fora as uvas,

ainda acrescentou: – Obrigado, irmã raposa! Você me livrou de uma tremenda dor de barriga!

– Abocanhando o cacho de uvas ainda no ar, a raposa disse, então:

– Macaco tolo! Verdes que nada! Uma delícia! Nunca provei melhores!

E foi embora rindo muito com o saboroso sumo das uvas descendo por sua goela, enquanto o macaco, lá do alto do

galho, estava com muita raiva de si mesmo.

Moral: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.

Vamos entrar agora na ficção das fábulas! As fábulas são narrativas curtas e geralmente têm

como personagens bichos que apresentam características humanas. Você já deve ter ouvido falar de

histórias como A raposa ea lebre ou A cigarra e a formiga, certo? Estas são exemplos de fábulas

que em seu desfecho trazem uma moral para a história contada.

1. Onde se passa a história contada na fábula?

___________________________________________________________________________________________________

2. Escreva, com suas palavras, um resumo da história contada no texto 8.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. No trecho "Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um

belíssimo cacho de uva na mão.",

a) o termo em destaque indica circunstância de______________________________________.

b) um dos termos que indica circunstância de lugar é_________________________________.

4. Em "Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha", que relação a palavra destacada

estabelece entre os períodos?

__________________________________________________________________________________________________

5. Retire do texto uma frase que expresse uma opinião.

__________________________________________________________________________________________________

6. Por que a raposa precisou enganar o macaco para conseguir obter as uvas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Quais são as características da raposa descritas pelo autor da fábula?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Observe no texto que o travessão (–) foi usado em vários momentos da fábula. Qual é a função desse sinal de pontuação

nesse texto ?

__________________________________________________________________________________________________

9. Localize no texto a moral da história e a transcreva abaixo.

__________________________________________________________________________________________________

10. "– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!", a palavra destacada no trecho estabelece entre as ideias do

período uma relação de _____________________.

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099215/4352917/LINGUAPORTUGUESA.pdf

 

 

01 – Por não conseguir alcançar os cachos de uva suspensos em uma parreira, a raposa afastou-se, comentando que estavam verdes. As uvas estavam mesmo verdes? Justifique.

     Não. As uvas estavam suculentas e a raposa só as desdenhou por não conseguir apanhá-las.

 

02 – O que fez com que a raposa voltasse à parreira?

       Quando a raposa percebeu o vento soprando, pensou que ele poderia ter derrubado algumas uvas e voltou rapidamente para averiguar.

 

03 – Como toda fábula, está também apresenta uma moral - uma reflexão sobre o comportamento humano. O que você entendeu da moral da fábula "A raposa e as uvas"?

      Algumas pessoas, quando não conseguem o que querem, desistem e fingem que não estavam interessados no objeto desejado.

 

04 – Releia esta frase da fábula: "Essas uvas já estão no papo", pensou. Para que foram usadas as aspas?

     Para indicar o pensamento da raposa.

 

05 – Releia um trecho.

"Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:

— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não comem uvas verdes, pois dão dor de barriga."

 

Por que você acha que a raposa fez questão de comentar em voz alta que as uvas estava m verdes?

      Por que ela não quis admitir que não iria conseguir pegar as uvas.

 

06 – Faria diferença se a palavra matreira não fizesse parte da frase? Escolha uma das alternativas.

a) Sim, pois a palavra matreira informa ao leitor o motivo de a raposa ter feito o comentário em voz alta.

b) Não, pois a palavra matreira não acrescenta uma informação importante sobre a personagem.

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/fabula-raposa-e-as-uvas-jean-de-la.html

 

 

 

 

1) Qual é o título do texto?

R.

 

 

 

2) Quem estava há muitos dias sem conseguir caçar?

R.

 

3) Que ideia a raposa teve para pegar as uvas?

R.

 

 

 

4) O que a raposa conseguiu com esse feito?

R.

 

 

 

5) A raposa parecia ter aprendido a lição?

R.

 

 

 

6) A noite caiu e, sob a luz da lua, a raposa ficava com mais fome ainda, o tempo passava e ela não conseguia. O que fez então?

R.

 

 

 

7) Olhando para trás, o que a raposa disse para si mesma?

R.

 

4ºANO  https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-raposa-e-as-uvas-4o-ano/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário