A raposa e as uvas
No fundo da floresta, habitava uma raposa, felpuda, velha,
ardilosa.
Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um belíssimo cacho
de uvas na mão. Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha, e ele estava bem no alto
da árvore, onde a raposa não poderia alcançar. Então, ela
disse:
– Irmão macaco, como vai de saúde? Creio que sua vista não
anda bem, não é mesmo?
– Do que está falando, irmã raposa? Meus olhos estão agudos
e nítidos como sempre.
– Não acredito... Então, como não vê que essas uvas que você
tem aí em cima estão verdes?
– O quê? Verdes?
– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!
– Ora, não havia percebido, irmã raposa. Mas, agora que
falou, sim, não amadureceram. Argh! – E atirando fora as uvas,
ainda acrescentou: – Obrigado, irmã raposa! Você me livrou
de uma tremenda dor de barriga!
– Abocanhando o cacho de uvas ainda no ar, a raposa disse,
então:
– Macaco tolo! Verdes que nada! Uma delícia! Nunca provei
melhores!
E foi embora rindo muito com o saboroso sumo das uvas descendo
por sua goela, enquanto o macaco, lá do alto do
galho, estava com muita raiva de si mesmo.
Moral: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.
Vamos entrar agora na ficção das fábulas! As fábulas são
narrativas curtas e geralmente têm
como personagens bichos que apresentam características
humanas. Você já deve ter ouvido falar de
histórias como A raposa ea lebre ou A cigarra e a formiga,
certo? Estas são exemplos de fábulas
que em seu desfecho trazem uma moral para a história
contada.
1. Onde se passa a história contada na fábula?
___________________________________________________________________________________________________
2. Escreva, com suas palavras, um resumo da história contada
no texto 8.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. No trecho "Certa tarde, passando por baixo de uma
árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um
belíssimo cacho de uva na mão.",
a) o termo em destaque indica circunstância
de______________________________________.
b) um dos termos que indica circunstância de lugar
é_________________________________.
4. Em "Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas.
Mas era o macaco que as tinha", que relação a palavra destacada
estabelece entre os períodos?
__________________________________________________________________________________________________
5. Retire do texto uma frase que expresse uma opinião.
__________________________________________________________________________________________________
6. Por que a raposa precisou enganar o macaco para conseguir
obter as uvas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quais são as características da raposa descritas pelo
autor da fábula?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Observe no texto que o travessão (–) foi usado em vários
momentos da fábula. Qual é a função desse sinal de pontuação
nesse texto ?
__________________________________________________________________________________________________
9. Localize no texto a moral da história e a transcreva
abaixo.
__________________________________________________________________________________________________
10. "– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar
mal!", a palavra destacada no trecho estabelece entre as ideias do
período uma relação de _____________________.
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099215/4352917/LINGUAPORTUGUESA.pdf
01 – Por não conseguir alcançar os cachos de uva suspensos
em uma parreira, a raposa afastou-se, comentando que estavam verdes. As uvas
estavam mesmo verdes? Justifique.
Não. As uvas
estavam suculentas e a raposa só as desdenhou por não conseguir apanhá-las.
02 – O que fez com que a raposa voltasse à parreira?
Quando a raposa
percebeu o vento soprando, pensou que ele poderia ter derrubado algumas uvas e
voltou rapidamente para averiguar.
03 – Como toda fábula, está também apresenta uma moral - uma
reflexão sobre o comportamento humano. O que você entendeu da moral da fábula
"A raposa e as uvas"?
Algumas pessoas,
quando não conseguem o que querem, desistem e fingem que não estavam
interessados no objeto desejado.
04 – Releia esta frase da fábula: "Essas uvas já estão
no papo", pensou. Para que foram usadas as aspas?
Para indicar o
pensamento da raposa.
05 – Releia um trecho.
"Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:
— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não
comem uvas verdes, pois dão dor de barriga."
Por que você acha que a raposa fez questão de comentar em
voz alta que as uvas estava m verdes?
Por que ela não
quis admitir que não iria conseguir pegar as uvas.
06 – Faria diferença se a palavra matreira não fizesse parte
da frase? Escolha uma das alternativas.
a) Sim, pois a palavra matreira informa ao leitor o motivo
de a raposa ter feito o comentário em voz alta.
b) Não, pois a palavra matreira não acrescenta uma informação importante sobre a personagem.
https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/fabula-raposa-e-as-uvas-jean-de-la.html
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Quem estava há muitos dias sem conseguir caçar?
R.
3) Que ideia a raposa teve para pegar as uvas?
R.
4) O que a raposa conseguiu com esse feito?
R.
5) A raposa parecia ter aprendido a lição?
R.
6) A noite caiu e, sob a luz da lua, a raposa ficava com
mais fome ainda, o tempo passava e ela não conseguia. O que fez então?
R.
7) Olhando para trás, o que a raposa disse para si mesma?
R.
4ºANO https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-raposa-e-as-uvas-4o-ano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário