quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
POEMA, O CADERNO, ATIVIDADES, 6º ANO
PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Escreva os pares de palavras que rimaram.
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2- Quantas estrofes há no texto?
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3) quantos versos há no texto?
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3-Quem é o personagem principal do texto?
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4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo................................................................................................................................................................................................................................................................solidariedade, ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................tristeza,............................................................................................................................................................................................................................................................................. amizade.............................................................................................................................................................................................................................................................................fidelidade..........................................................................................................................................................................................................................................................................
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
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6- E você, o que responderia para ele?
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POEMA, ATIVIDADES, O BICHO, EJA, 6 e 7º ANO
PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947
1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) ( ) alegrou-se com a cena.
b) ( ) ficou indiferente.
c) ( ) solucionou um problema social.
d) ( ) fiou chocado com o espetáculo.
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) ( ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.
b) ( ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) ( ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) ( ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.
3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) ( ) prazer.
b) ( ) admiração.
c) ( ) pena.
d) ( ) desprezo.
4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.
b) ( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) ( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser tratado como animal.
5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) ( ) a própria fome.
b) ( ) a imundice do pátio.
c) ( ) o cheiro da comida.
d) ( ) a amizade pelo cão.
6. O assunto do texto é:
a) ( ) a imundice de um pátio.
b) ( ) um bicho faminto.
c) ( ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) ( ) a triste situação de um homem.
7. Este poema serve para:
a) ( ) distrair.
b) ( ) informar sobre um acontecimento.
c) ( ) partilhar um sentimento.
d) ( ) informar sobre a vida de um homem.
8. Esse texto apresenta:
a) ( ) fato.
b) ( ) opinião.
c) ( ) descrição.
9. quantos versos tem o poema “O bicho``?
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10. Quantas estrofes tem o poema “ O bicho”?
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11. O que é verso?
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12. O que é prosa?
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13. Escreva uma frase no sentido CONOTATIVO.
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14. Faça uma frase com sentido DENOTATIVO.
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POEMA, O AÇÚCAR, 6º ANO FÁCIL, EJA
PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......
O açúcar
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça,
água na pele,
flor que se dissolve na boca.
Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina
e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há
hospital nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viria a ser o açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura
produziram este açúcar branco e puro
com que adoço meu café esta manha em Ipanema.
1) Assinale os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na boca”:
( ) se desmancha
( ) se esparrama
( ) se acaba
( ) se dilui
2) Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto:
( ) Aquela sobremesa estava amarga.
( ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga.
( ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.
3) Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto:
( ) Realizamos uma dura tarefa
( ) O móvel era feito de madeira muito dura.
( ) O seu jeito duro afasta as pessoas.
4) Reescreva a frase “homens de vida amarga e dura produziram este açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.
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5) A que tipo de açúcar o eu-lírico está se referindo?
( ) ao açúcar mascavo
( ) ao açúcar refinado
( ) a qualquer tipo de açúcar
6) A que elementos o açúcar é comparado?
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7) Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar.
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8) Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?
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9) Por que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga?
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10) Escreva com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir.
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POEMA,6º ANO, ATIVIDADE FÁCIL, Dizem que gato não pensa...
1) Complete os espaços em branco com versos retirados do último quadro.
Gato pensa?
Dizem que gato não pensa
mas é difícil de crer.
Já que ele também não fala
______________________________
A verdade é que o Gatinho,
quando mija na almofada,
vai depressa se esconder:
_____________________________
E se a comida está quente,
_____________________________
muito calculadamente,
toca com a pata pra ver.
Só quando a temperatura
da comida está normal,
___________________________
E você pode explicar
como é que ele sabia
_________________________
Ele, antes de comer, / Como é que se vai saber?
Vem ele e come afinal. / que ela ia esfriar? / sabe que fez coisa errada.
2) quantos versos têm o poema?
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3) Quantas estrofe possui o poema?
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4) Quais os pares de palavras estão rimando?
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domingo, 24 de julho de 2011
Teoria do esquecimento.cap.01
Teoria do esquecimento.
O homem se esquece, este é o problema. Esquece o bem recebido, o mal praticado, esquece de si e dos outros, aqueles que o amam , e aqueles que o odeiam.
Primeiro se esquece diariamente. O homem que dorme não é o mesmo se levanta. Basta uma noite de sono para planos serem esquecidos, basta fechar os olhos para que outra perspectiva se pareça mais promissora, e nesse dormir e acordar os seus planos se perdem e o homem, este se perde também. ´´ perdi-me dentro porque eu era labirinto `` ( Mario de Sá Carneiro)
E desse perder-se a cada dia nasce a impressão de pluralidade ou bipolarismo, que são os vários eus perdidos gritando dentro de si.
Teoria do esquecimento cap.02
Teoria do esquecimento cap.02
Cada noite, enquanto durmo, morro em parte, e sou obrigado a renascer no outro dia. O que fica não é o todo de ontem, mas parte de mim que tenta se formar novamente. Viver é se reconstruir constantemente. Daí advêm comportamentos inesperados que não se encaixa.
Quando te vejo te interpreto diferente de quando ausente, posso te amar mais ou te querer menos porque o esquecimento não permite que a minha recordação de vc seja fiel. As vezes eu te confundo com a interpretação que eu tenho de vc que não é necessariamente idêntica. Ela sofre a ação da saudade , da solidão, do ciúme..você para mim é alguém que vc não conhece.
Evangelho segundo S. Mateus 7,15-20
Evangelho segundo S. Mateus 7,15-20
«Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. A árvore boa não pode dar maus frutos nem a árvore má, dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.»
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