quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
POEMA, O AÇÚCAR, 6º ANO FÁCIL, EJA
PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......
O açúcar
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça,
água na pele,
flor que se dissolve na boca.
Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina
e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há
hospital nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viria a ser o açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura
produziram este açúcar branco e puro
com que adoço meu café esta manha em Ipanema.
1) Assinale os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na boca”:
( ) se desmancha
( ) se esparrama
( ) se acaba
( ) se dilui
2) Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto:
( ) Aquela sobremesa estava amarga.
( ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga.
( ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.
3) Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto:
( ) Realizamos uma dura tarefa
( ) O móvel era feito de madeira muito dura.
( ) O seu jeito duro afasta as pessoas.
4) Reescreva a frase “homens de vida amarga e dura produziram este açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.
.......................................................................................................................................................
5) A que tipo de açúcar o eu-lírico está se referindo?
( ) ao açúcar mascavo
( ) ao açúcar refinado
( ) a qualquer tipo de açúcar
6) A que elementos o açúcar é comparado?
...........................................................................................................................................................
7) Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8) Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?
.....................................................................................................................................
9) Por que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga?
.......................................................................................................................................................
10) Escreva com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário