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segunda-feira, 29 de maio de 2017

FÁBULA: O ASNO A RAPOSA E O LEÃO INTERPRETAÇÃO - 6º e 7º ANO

Aluno: ................................................................................................... Ciclo.............18/05
Gênero textual FÁBULA
Prof. DIORGES

O ASNO, A RAPOSA E O LEÃO

     O Asno e a Raposa fizeram um acordo, onde um protegeria o outro dos perigos. Pacto firmado, e assim entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe e logo encontraram em seu caminho um Leão.
     A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e lhe propôs um acordo. Combinou que o ajudaria a capturar o Asno, desde que lhe desse a sua palavra de honra, de que ela não seria molestada.
     Diante da promessa do Leão, a Raposa atrai o Asno à uma gruta, e dizendo que ali ele estará em segurança, o convence a entrar.
     O Leão ao ver já garantido o Asno, por estar encurralado na gruta, deu um bote e agarrou a Raposa. Mais tarde, quando estava com fome, voltou e atacou o Asno.

Moral da História:
Nunca confie em concorrentes que se dizem amigos.

1.O Asno e a Raposa eram amigos?
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2.O que ambos faziam na floresta?
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3.O que eles combinaram?
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4.O que houve com o Asno e Raposa, enquanto caminhavam pela floresta?
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5.Na Parábola, o autor tenta nos fazer compreender algum sentimento, comportamento próprio da natureza humana? Qual seria?
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6.Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
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7.Você seria capaz de criar uma Moral da História alternativa para a Fábula?
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8) Explique o que é fábula>
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9. Quais comportamentos humanos são retratados pelo Asno? ............................................................................................................................................................................................................................................................................................

10. Quais comportamentos humanos são retratados pela Raposa?
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Compreendendo melhor… 
1 - Na fábula, qual foi o acordo feito entre o asno e a raposa? 
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2 -Na fábula, qual foi a atitude do leão ao perceber que o asno estava encurralado? 
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3 – O que é um pacto? Na sua opinião pactos podem ser quebrados? Por quê?
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4 - A raposa possuía valores humanos? Como você pode notar isso no texto?
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5 – Se compararmos a leitura do texto “Valores humanos” com esta fábula, o que poderíamos notar de comum entre os dois textos? Qual é o tema comum? 
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http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_unespar-paranavai_julianenascimentodeabreusales.pdf


FÁBULA TEORIA O PÉS DO PAVÃO INTERPRETAÇÃO EJA OU 6º ANO

Os pés do pavão
Andando pelo jardim, um pavão exibia orgulhosamente o esplendor de sua cauda, imensa, tão colorida . . .
Um corvo ficou contemplando aquela ave orgulhosa. Falou:
¾ Bela plumagem, hem, amigo?
¾ Ousa falar comigo, corvo insignificante? Ousa dirigir a palavra a mim, você, que é negro e agourento, desprezível?
O corvo ficou muito irritado. E não deixou por menos:
¾ As penas podem ser bonitas, amigo, mas eu é que não gostaria de ter pés como os seus.
¾ O que têm eles? – falou o pavão, olhando os próprios pés.
¾ São abertos, irregulares. Não servem para agarrar, mal lhe dão apoio para andar . . . Não, amigo. Fique lá com suas penas, que eu prefiro minhas garras sólidas!
E foi-se embora voando, deixando o pavão pensativo, descobrindo uma grande verdade: Não há beleza sem senão.

Fábula recontada por Marcia Kupstas.
Sete faces da fábula. São Paulo, Moderna, 1994.

O texto acima é uma fábula.
Fábula é uma narrativa que tem a intenção de transmitir uma lição de moral, isto é, um ensinamento para a vida. As personagens, geralmente, são representadas por animais.
No final da fábula aparece a moral da história.
As fábulas são histórias que vêm sendo contadas há milhares de anos. Os fabulistas mais famosos foram Esopo e La Fontaine. Esopo viveu na Grécia seis séculos antes de Cristo; La Fontaine, na França, no século XVIII. No Brasil, Monteiro Lobato recriou muitas fábulas.

Entendimento do texto

1- Quais são as personagens que participam da fábula “Os pés do pavão”?
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2- Qual é o lugar onde acontece a história?
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3- O narrador destacou apenas uma característica do pavão. Qual?
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4- Que palavras indicam a beleza do pavão?
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5- Qual é o significado da expressão “não deixou por menos”?
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6- Você acha que o corvo estava sendo sincero ao elogiar a bela plumagem do pavão? Justifique sua resposta.
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7- A história nos apresenta o pavão de maneira simpática? Justifique a sua resposta.
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8- Qual é a moral da história? Que ensinamento ela nos dá?

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PROVA BRASIL 10 QUESTÕES CAUSA E CONSEQUÊNCIA FATO OPINIÃO COM GABARITO




A PRINCESA ROSA CHOQUE
Béatrice Garel e Muzo

       Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
      – Como vou encontrá-lo? – perguntou ela, suspirando. – A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas elas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
Rosa Choque foi perguntar à sua fada-madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
      – Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
      A princesa pensou, pensou...
      – Tenho uma ideia! – exclamou ela. – Vou pedir ao velho dragão, que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim, vou correr perigo!
      Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe contou o que desejava. O dragão respirou fundo:
      – Ah! Estou velho e cansado demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu consiga lançar uma chama ou duas.
       – Combinado! – disse Rosa Choque.
      O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
      – É tudo o que posso fazer – disse ele.
      – Socorro! Socorro! – gritou a princesa.
      Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de alguém gritando.
      E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante armadura.
      Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete, Rosa Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
      – Linda princesa, salvei você das garras do dragão. Quer casar comigo?
     Então a princesa se lembrou das histórias que lia quando era criança.
      “Um beijinho e tudo fica resolvido!”

1. O trecho que apresenta uma opinião é:
(A) o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
(B) do alto da torre de seu castelo:
(C) O dragão respirou fundo;
(D) O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.

2. O fragmento do texto que mostra um fato é:
(A) estou velho e cansado demais para sequestrar você;
(B) talvez eu consiga lançar uma chama ou duas;
(C) um beijinho e tudo fica resolvido;
(D) Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão.

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

O primeiro beijo foi dado por um príncipe em uma princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
PRINCESA – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
PRÍNCIPE – Sim, minha querida princesa.
PRINCESA – Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
PRÍNCIPE – É... querida princesa.
PRINCESA – Você tem um castelo, é claro.
PRÍNCIPE – Tenho... princesa.
PRINCESA – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
PRÍNCIPE – Trinta e seis.
PRINCESA – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
PRÍNCIPE – Tantas assim?
PRINCESA – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
PRÍNCIPE – Mas quarenta amas!
PRINCESA – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
PRÍNCIPE – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
PRINCESA – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido lá e beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

3. Um fato expresso no texto o Príncipe Desencantado é:
(A) Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou;
(B) Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas...;
(C) Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas;
(D) Umas quarenta eu acho que dá.

4. A alternativa que indica uma opinião no texto o Príncipe desencantado é:
(A) eu estava aqui dormindo
(B) as minhas devem estar fora de moda;
(C) então teve uma ideia;
(D) a notícia se espalhou.

5. O fragmento que expressa relação de causa e consequência é:
(A) Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas;
(B) Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido lá e beijado;
(C) Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
(D) os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme.

Por que minha voz soa estranha quando a escuto numa gravação?
       Por que minha voz soa estranho quando a escuto numa gravação? (Pergunta de Lucivaldo Saccardo, Quirinópolis, GO)
       Por que, quando escutamos a própria voz em uma gravação, ela soa estranha? Minha voz não parece ser a minha.
Lucivaldo Saccardo, Quirinópolis, GO

A sua voz de verdade – a que todo mundo escuta – é a que está no gravador, Lucivaldo.
Você acha sua voz diferente desta porque escuta a mistura de dois sons: a voz propagada pelo ar e a que reverbera dentro do seu corpo. Esta é conduzida da garganta aos ossos cranianos e captada pelo ouvido interno – para escutá-la de forma isolada basta tapar as orelhas. Já a segunda não passa pelos ossos, então soa mais aguda do que você espera. Mas calma: ela nunca é tão horrível quanto você pensa.
Fonte: Livro Barulho, Água e Carne: a História do Som nas Artes, de Douglas Khan

6. A causa de estranharmos o som da nossa voz é:
(A) porque parece não ser a nossa;
(B) porque escutamos a mistura de dois sons;
(C) porque é uma gravação;
(D) porque ela é diferente.

Saiba como os mosquitos escolhem as pessoas que vão picar
       Uma maneira de diminuir a quantidade de picadas de mosquitos é saber o que atrai estes insetos em primeiro lugar. Basicamente, a picada depende do cheiro da pessoa. Os mosquitos têm receptores de odores em suas antenas, e eles podem cheirar qualquer humano dentro de 100 metros.
       Outro fator determinante para as picadas é a genética. 85% das pessoas que os mosquitos preferem picar têm uma genética capaz de atrair o inseto. É por isso que eles picam mais algumas pessoas, e menos outras pessoas.(...)

7. A causa de algumas pessoas sofrerem mais com mosquitos que outras é:
(A)  o cheiro e a genética;
(B) os receptores de odores;
(C) eles podem cheirar qualquer humano dentro de 100 metros
(D) não saber o que atrai o mosquito.






DEPRESSÃO
       A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Hoje é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.
Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.

8. A alternativa que NÃO apresenta uma consequência da depressão:
(A) desânimo sem fim;
(B) sensação de infelicidade crônica;
(C) diminuição de interesse e prazer pela vida;
(D) atinge pessoas de qualquer idade

DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES: QUAL A DIFERENÇA?

      Você pode até pronunciar os dois juntos referindo-se a apenas um tipo de produto: desodorantes antitranspirantes. A verdade é que existe uma enorme diferença, quimicamente falando, entre eles.
        Desodorantes: o princípio ativo está nas fragrâncias, elas disfarçam os odores. Possuem também agentes antibacterianos para eliminar as bactérias presentes no suor.
     Os desodorantes podem conter ainda, peróxido de zinco para promover a reação química de quebra (oxidação) dos ácidos graxos e aminas (presentes no suor) em compostos menores e com menos mau cheiro.
Antitranspirantes: os mais comuns são compostos por Cloridrato de Alumínio, Cloreto de Alumínio ou outras substâncias derivadas do alumínio. Eles agem inibindo a transpiração, deste modo, são mais eficientes no controle de odores.
      A ação adstringente dos antitranspirantes consiste em comprimir as glândulas sudoríparas de modo que elas passem a não produzir mais suor. Entretanto, estudos alertam para possíveis tumores na região das axilas, provenientes do uso deste tipo de produto.

9. Os antitranspirantes combatem o odor porque:
(A) comprimem as glândulas sudoripas;
(B) disfarçam o odor;
(C) eliminam as bactéris presentes no suor;
(D) produzem mais suor.

CONTO DO VIGÁRIO

O conto do vigário aconteceu no século XVIII na cidade de Ouro Preto entre duas paróquias: a de Pilar e a da Conceição que queriam a mesma imagem de Nossa Senhora.
Um dos vigários propôs que amarrassem a santa no burro ali presente e o colocasse entre as duas igrejas. A igreja que o burro tomasse direção ficaria com a santa. Acontece que, o burro era do vigário da igreja de Pilar e o burro se direcionou para lá deixando o vigário vigarista com a imagem.

10. O vigário vencedor conseguiu esta façanha porque:
(A) o burro era da igreja de  Pilar;
(B) era dono do burro;
(C) foi uma disputa entre duas igrejas;
(D) as duas igrejas queriam a imagem.

GABARITO 

1.A
2.D
3. B
4.B
5.B
6.B
7.A
8.D
9.A
10.B



PROVA TESTE 2ºB. 2017 6º ANO SUBSTANTIVO ARTIGO ADJETIVO.

ALUNO:............................................................................TURMA -F6 104      DATA: 30/05/2017
PROF.: DIORGES                                                             TESTE DE GRAMÁTICA    VALOR: 4 PONTOS


SUBSTANTIVOS



SUBSTANTIVOS EM POEMA

Todos os seres do mundo,
Têm um nome ... Ah! Têm sim!
Sejam grandes ou pequenos,
Sejam inertes ou vivos,
Na Gramática são chamados:
Classe dos “Substantivos”

Podem ser próprios ... assim:
Pedro, Belém e Pará!
Também comuns podem ser:
homem, mulher, vatapá!

Simples ... quando tem um só
Como os que foram citados
Mas, se tiverem mais de um,
Compostos, são assim chamados!
(couve-flor, girassol...)

Denominados “Concretos”
Se existirem sozinhos!
Como os que citei acima.
Mas podem ser “Abstratos”
Se para eles existirem...
Dependerem do Concreto!
São ações, são sentimentos...
Como: amor ... bondade ... afeto!!...

Existem os “Primitivos”
Como: pedra, ferro e terra...
Já ... pedreira, ferreiro e terraço...
Derivados eles são!

Ainda temos um grupo
Chamados de “Coletivos”
Pois ... indicam coleção!
Como banda, classe, esquadrilha...
Enxame... constelação!

A classe dos substantivos,
Tem muitas variações!
Em gênero, número e grau!
Por isso, para aprender
Precisamos estudar muito!
Com atenção e vontade...
Para melhor, entender!
(Prof.ª Maria Marlene)

1. Dê três exemplos para cada grupo de  substantivos abaixo: (0,8)
a) Próprios
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
b) Comuns
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
c) Simples
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
d) Composto
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
e) Primitivo
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
f) Derivado
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
g) Concreto
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
h) Abstrato
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------

2. Substantivo é a  palavra que: (0,2)
..................................................................................................................................................


 ADJETIVOS

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

 (Cecília Meireles)


3. Acrescente um adjetivo para cada substantivo abaixo: (1,0)

a) rosto........................................................

b) olhos.......................................................

c) mãos.......................................................

d) lábio.......................................................

e) face........................................................

4. Transforme os adjetivos abaixo em locução adjetiva. (1,0)
a) festa junina ................................................

b) amor materno.............................................

c) amor paterno ..............................................

d) sal marinho ................................................

e) trabalho escolar .........................................


ARTIGOS

5. Complete o quadro dos artigos. (0,8)


Singular masculino

 Singular feminino

Plural masculino

Plural feminino
Artigo definido




Artigo indefinido






A Pesca (Affonso Ramos de Sant'Anna)

o anzol
o silêncio
o tempo
o peixe

a água
a linha
a espuma

o tempo
a âncora
o peixe

a boca
o arranco
o rasgão

o peixe
a areia
o sol

6. O artigo sempre acompanha, vem ao lado de um: (0,2)
.........................................................................



Boa sorte!

domingo, 28 de maio de 2017

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIO

DESCRIÇÃO: SUJEITO E PREDICADO/ TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.
PREDICADO é o termo da oração que expressa o que se declara sobre o sujeito.

Tipos de sujeito:    

                                   simples


1. Determina            composto           2. Indeterminado            # Oração sem sujeito
                                   oculto

ATIVIDADES:

1) Identifique o tipo de sujeito das seguintes frases:
v  A caravana perdeu-se no deserto.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Anoitecia silenciosamente.


a) Sujeito indeterminado
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Marília e a irmã preferiam os livros complicados.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Acabou de dizer isto e saiu.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Roubaram o estaleiro inteiro esta madrugada.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  A mulher e as filhas aceitaram a proposta.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Queremos compreender bem a lição.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Choveu durante um mês inteiro.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Deu uma série de conselhos aos seus homens.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  É sábio aquele homem.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Estudarei bastante para a prova de amanhã.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Chegaram da festa tarde demais.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Houve muitos problemas naquela noite.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Diferentes partes do mar continham diferentes tipos de histórias.


a) Sujeito indeterminado
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Os três príncipes aderiram ao projeto do rei.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  “Durante o jantar, caíram pratos e copos no chão”. O núcleo do sujeito é (são):


a) “jantar”
b) “pratos” e “copos”
c) “chão”
d) sujeito indeterminado



v  Corriam por aqueles dias boatos da revolução.


a) Sujeito simples
b) Sujeito oculto
c) Oração sem sujeito
d) Sujeito indeterminado



v  Com o inverno, nevou muito no Sul.


a) Oração sem sujeito
b) Sujeito composto
c) Sujeito oculto
d) Sujeito indeterminado



v  Os camelos caminhavam em fila.


a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito
c) Sujeito indeterminado
d) Sujeito oculto



v  Faz dois anos (que te perdi).


a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito
c) Sujeito indeterminado
d) Sujeito oculto



v  Justifique por que o sujeito desta oração é oculto: "Não chores, meu filho."


a) O praticante da ação é "tu", mas não aparece grafado.
b) O sujeito é o próprio verbo.
c) Não é possível identificar o sujeito.

d) O sujeito está indeterminado.