PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CONJUNÇÃO COORDENADA

CONJUNÇÃO

BNCC • PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais)

EXERCÍCIO DE REVISÃO

CONJUNÇÕES COORDENADAS

 

 

CONJUNÇÃO

RELAÇÃO DE

EXEMPLOS

1

+

ADITIVAS

ADIÇÃO

Soma

E, Nem,

Mas também...

2

X

ADVERSATIVAS

OPOSIÇÃO

Contraste

Mas, Porém, Contudo,

Todavia, no entanto, entretanto

3

+/-

ALTERNATIVAS

ALTERNÂNCIA

Ou...ou, Ora...ora, Quer...quer

4

=

CONCLUSIVAS

CONCLUSÃO

Logo , PorTanto, então

Por isso, assim

5

?

EXPLICATIVAS

EXPLICAÇÃO

 

Que, Porque, Porquanto.

 

I) Circule as conjunções das orações abaixo. Classifique-as e diga a relação de sentido estabelecida por elas:

 

 

Classificação

Relação de sentido

1

Não tenha receio, porque eu a protegerei.

 

 

2

Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.

 

 

3

Ou você fala com ele, ou espera que ele o chame.

 

 

4

As árvores balançam, logo está ventando.

 

 

5

 Fique quieto, que está incomodando.

 

 

6

 Não demore, porque já é tarde.

 

 

7

 Comprei o protetor solar e fui à praia.

 

 

8

Ambos se amavam, contudo não se falavam.

 

 

9

 Vá agora, porque o ônibus já vai partir.

 

 

10

 O dia está agradável, por isso devemos aproveitá-lo.

 

 

11

 

 

 

12

 A doença vem a cavalo e volta a pé.

 

 

13

As pessoas não se mexiam nem falavam.

 

 

14

Os livros não somente instruem, mas também divertem.

 

 

15

 A espada vence, mas não convence.

 

 

16

 Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.

 

 

17

Venha agora ou perderá a vez.

 

 

18

 A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.

 

 

19

Tens razão, contudo não te exaltes.

 

 

20

Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.

 

 

21

 Chora, porque as lágrimas lavam a dor.

 

 

22

 É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.

 

 

23

O cavalo estava cansado, pois arfava muito.

 

 

24

 Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.

 

 

25

 Simão não era rico nem pobre.

 

 

26

Não só cantei como também dancei.

 

 

27

 Não mintas, porque é pior para ti.

 

 

28

 Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.

 

 

29

A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.

 

 

30

São todos cegos, portanto não podem ver.

 

 

31

Estudou não somente Português, como também Inglês.

 

 

32

 Tens razão, contudo controle-se.

 

 

33

 Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.

 

 

34

Estudamos, logo deveremos passar nos exames.

 

 

35

O pedreiro chegou e começou o serviço.

 

 

36

 Correu demais, por isso caiu.

 

 

 

 

domingo, 28 de agosto de 2022

SUJEITO E PREDICADO NÚCLEO BNCC

 Obs: A finalidade dessa atividade é fazer uma revisão rápida para mostrar aos alunos que o sujeito e o predicado possuem um núcleo. Depois na classificação do sujeito simples ficará mais fácil explicar que o sujeito simples possui um único núcleo... Dúvidas  e comentários é postar, pois muito nos ajudará nesses tempos de pós pandemia.

(EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).

(EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

(EF08LP25) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

ALUNO:_______________________________________________ TURMA:_________DATA:___________

1. Artigo – antes do substantivo - o, a_________________________________________________________

2. Substantivo - tudo que existe: amigo, loja__________________________________________________

2. Locução substantiva/subs. Comp. - duas ou mais palavras - fim de semana, cesta básica __________

3. Adjetivo - qualidade ou característica: bom, azul, velho, escolar_______________________________

3. Locução adjetiva – duas ou mais palavras com valor de adjetivo : da escola,___________________

4. Numeral: quantidade: um, dois___________________________________________________________

5. Pronomes: substituí acompanha palavras: eu, seu, este, esse, aquele, poucos, _________________

6. Verbo: presente-passado-futuro: recebe-recebeu-receberá,__________________________________

6. Locução verbal: vai receber, tem recebido,_________________________________________________

7. Advérbio: tempo-lugar-muito, hoje, aqui, __________________________________________________

7. Locução adverbial: em breve, na escola ___________________________________________________

8. Preposição, a, de, com, para, em_________________________________________________________

8. Locução prepositiva: em frente de, a fim de ________________________________________________

 

SUJEITO

PREDICADO

 

Substantivo

 

Núcleo: verbo

 

 

 

 

 

 

Intransitivos

 

 

 

 

ÁRVORES

 

CRECEM

 

 

 

 

CRIANÇAS

 

DORMIRAM

 

 

 

 

BEBÊ

 

ACORDOU

 

 

 

 

OLHOS

 

BRILHAVAM

 

 

 

 

ÔNIBUS

 

PASSOU

 

 

 

 

 

 

Trans. direto

 

 

 

 

AMIGO

 

COMPROU

 

 

 

 

LOJA

 

VENDE

 

 

 

 

ALUNOS

 

FIZERAM

 

 

 

 

AMIZADES

 

ATRAPALHAM

 

 

 

 

 

 

Trans. indireto

 

 

 

 

VIZINHO

 

PRECISA

 

 

 

 

PAI

 

CONFIA

 

 

 

 

GENTE

 

CONCORDA

 

 

 

 

 

 

Trans.diret/ind.

 

 

 

 

PROFESSOR

 

ENSINA

 

 

 

 

MÉDICO

 

INFORMARÁ

 

 

 

 

PREFEITO

 

DEU

 

 

 

 

MOTOTÁXI

 

ENTREGOU

 

 

 

 

 

 

De ligação

 

 

 

 

MENINO

 

ESTAVA

 

 

 

 

AMOR

 

É

 

 

 

 

AULAS

 

SÃO

 

 

 

 

O núcleo do sujeito pode ser um substantivo ou pronome.

O núcleo do predicado é um verbo.

Quando o verbo for de ligação o núcleo do predicado não será o verbo.

Com verbo intransitivo o predicado pode apresentar dois núcleos: um será o verbo.

 


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

EXERCÍCIO ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

Obs.: Nas turmas com mais dificuldade eu destaquei a sílaba tônica para facilitar.  

REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

      

      1. São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas ou não de -s.

EX: cajá, café, cipó, armazém.

       cajás, cafés, cipós, armazéns.

     

     2.   Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

EX: gráfico, lâmpada.

 

 EXERCÍCIO

1. Observe as regras de acentuação 1 e 2 para acentuar as palavras abaixo de necessário.

A) ABOBORA

B) MARACUJA

C) ESCOLA

D) JACARE

E) ARVORA

F) DEBOCHE

G) PENALTI

H) ABACAXI

I) MEDICO

J) DOMINO

K) TALARICO

L) URUBU

M) CAJU

N) ARMAZEM

O) CORAGEM

P) PARABENS

Q) PALETO

R) PALITO


terça-feira, 2 de agosto de 2022

CONTO PEQUENO TERROR PRODUÇÃO

 Obs.: Para prof. Ao utilizar o texto eu retirei os três últimos parágrafos e pedi para os alunos criarem um final. Pedi para três alunos lerem um de cada vez. Depois que responderam o exercício 1 alguns leram para turma o seu final. Também pedi a eles que lessem a resposta do exercício 2 após respondermos o 1.


Voltando para casa

https://fanfiction.com.br/historia/510931/Pequenos_contos_de_Terror/capitulo/2/

       Posso dizer que minha relação com minha mãe nunca foi das melhores.

       Você, já foi, ou ainda é adolescente, deve entender, eu tinha minhas vontades.

       Acabei me metendo em coisas erradas.

        Que eu me lembre, tudo começou com as drogas, aí virei traficante, e quando vi, estava sendo perseguido por tudo quanto é tipo de gente perigosa.

        Aí as discussões foram ficando cada vez mais constantes, e chegou a um ponto que eu não aguentava mais ficar em casa.

       Um dia eu resolvi sair, não avisei ninguém, apenas sai.

       Algo na minha cabeça me dizia que eu não deveria voltar, eu deveria apenas ficar na rua. Eu nunca mais voltei. Nunca mais vi minha mãe, um pouco por achar que ela não está preparada para conviver comigo.

      Eu tinha vontade de voltar, mas não conseguia algo, algo me impedia.

       Mas hoje eu resolvi voltar, e voltei.

       Entro em casa e encontro minha mãe sentada no sofá da sala.

       Quando me vê, ela entra em choque, começa a gritar, a jogar coisas, como eu suspeitei.

       Está na hora de voltar para a minha cova.

 

https://pt.plusfiction.com/book/510931/chapter/2

Responda:

 1. A personagem resolve voltar para casa. Crie um final para esse conto com pelo menos quatro linhas. Seja criativo.  ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Levante hipóteses sobre quais os possíveis motivos da relação do narrador e sua mãe não serem das melhores.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Que palavra o narrador utiliza no texto para se dirigir ao leitor?

_______________________________________

Coesão: Além de utilizar sinônimos também podemos utilizar pronomes para realizar a coesão textual.

1- Escreva as frase substituindo as palavras em destaques por pronomes pessoais do caso reto:

( Eu, Tu, Ele ou Ela, Nós Vós, Eles ou Elas)

a) Marco saiu apressado.___________________________________________________________

b) Adriely e Alice foram à praia. ______________________________________________________

c) Davi e Kauan e eu fomos ao cinema. ___________________________________________________

d) João Gabriel e seu irmão estão na escola._______________________________________________

e) As crianças se divertiram muito. _____________________________________________________