CONJUNÇÃO
BNCC • PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais)
EXERCÍCIO DE REVISÃO
CONJUNÇÕES COORDENADAS |
||||
|
|
CONJUNÇÃO |
RELAÇÃO DE |
EXEMPLOS |
1 |
+ |
ADITIVAS |
ADIÇÃO Soma |
E, Nem, Mas
também... |
2 |
X |
ADVERSATIVAS |
OPOSIÇÃO Contraste |
Mas, Porém, Contudo, Todavia,
no entanto, entretanto |
3 |
+/- |
ALTERNATIVAS |
ALTERNÂNCIA |
Ou...ou, Ora...ora, Quer...quer |
4 |
= |
CONCLUSIVAS |
CONCLUSÃO |
Logo , PorTanto, então Por
isso, assim |
5 |
? |
EXPLICATIVAS |
EXPLICAÇÃO |
Que, Porque, Porquanto. |
I)
Circule as conjunções das orações abaixo. Classifique-as e diga a relação de
sentido estabelecida por elas:
|
|
Classificação |
Relação de sentido |
1 |
Não tenha receio, porque eu a
protegerei. |
|
|
2 |
Saía, mas evitava a Rua do
Ouvidor. |
|
|
3 |
Ou você fala com ele, ou espera
que ele o chame. |
|
|
4 |
As árvores balançam, logo está
ventando. |
|
|
5 |
Fique quieto, que está incomodando. |
|
|
6 |
Não demore, porque já é tarde. |
|
|
7 |
Comprei o protetor solar e fui à praia. |
|
|
8 |
Ambos se amavam, contudo não se
falavam. |
|
|
9 |
Vá agora, porque o ônibus já vai partir. |
|
|
10 |
O dia está agradável, por isso devemos
aproveitá-lo. |
|
|
11 |
|
|
|
12 |
A doença vem a cavalo e volta a pé. |
|
|
13 |
As pessoas não se mexiam nem
falavam. |
|
|
14 |
Os livros não somente instruem,
mas também divertem. |
|
|
15 |
A espada vence, mas não convence. |
|
|
16 |
Há muito serviço, entretanto ninguém
trabalhou. |
|
|
17 |
Venha agora ou perderá a vez. |
|
|
18 |
A louca ora acariciava ora rasgava
freneticamente. |
|
|
19 |
Tens razão, contudo não te
exaltes. |
|
|
20 |
Raimundo é homem são, portanto
deve trabalhar. |
|
|
21 |
Chora, porque as lágrimas lavam a dor. |
|
|
22 |
É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade. |
|
|
23 |
O cavalo estava cansado, pois
arfava muito. |
|
|
24 |
Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria
amanhã. |
|
|
25 |
Simão não era rico nem pobre. |
|
|
26 |
Não só cantei como também
dancei. |
|
|
27 |
Não mintas, porque é pior para ti. |
|
|
28 |
Nem comprei o protetor solar, nem fui à
praia. |
|
|
29 |
A ordem era absurda, entretanto
ninguém protestou. |
|
|
30 |
São todos cegos, portanto não
podem ver. |
|
|
31 |
Estudou não somente Português,
como também Inglês. |
|
|
32 |
Tens razão, contudo controle-se. |
|
|
33 |
Ora como comida congelada, ora faço
sanduíche. |
|
|
34 |
Estudamos, logo deveremos
passar nos exames. |
|
|
35 |
O pedreiro chegou e começou o
serviço. |
|
|
36 |
Correu demais, por isso caiu. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário