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quarta-feira, 26 de outubro de 2022

CONJUNÇÕES MÚSICAS

 

 Obs.: Fiz esa atividade com os alunos após passar as conjunções no quadro. Apliquei a atividade como teste de consulta. Usei 10 das 13. Mais para frente vou ver se completo mais 7 exemplos para completar 20.

Indique as relaçoes de sentido estabelecidas pelas conjunções subordinadas adverbiais: TEMPO, CAUSA, FIM, CONDIÇÃO, PROPORÇÃO, COMPARAÇÃO, CONDIÇÃO, CONCESSÃO E CONFORMIDADE.

 

Era Uma Vez (Kell Smith)

 

É que a gente quer crescer

E quando cresce, quer voltar do início

Porque um joelho ralado

Dói bem menos que um coração partido

 

1. Quando____________________________________________

2. Porque_____________________________________________

 

Construção (Chico Buarque)

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido

 

3. Como______________________________________________

 

 

Quanto Mais o Tempo Passa (João Viola)

 

Quanto mais o tempo passa

Mais eu gosto de você

Este seu jeito de me abraçar

Este seu jeito de olhar pra mim

Foi que fez com que eu gostasse logo de você

Tanto assim

 

4. Quanto mais ___________________________________________

 

Dias de Guerra (Valesca Mayssa)

Mas eu bem sei, a matéria-prima que eu te formei

Eu já sabia que teria dias que tudo isso ia pesar

E a pressão ia aumentar

Mas eu te dou uma notícia

Quanto maior é a guerra, maior a vitória será

 

5. Quanto maior ___________________________________________

 

Mesmo Que Seja Eu (Marina Lima)

Antes mal acompanhada do que só

Você precisa de um homem pra chamar de seu

Mesmo que esse homem seja eu

Um homem prá chamar de seu

 

6. Mesmo que ___________________________________________

 

 

Tá Vendo Aquela Lua (Exaltasamba)

Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu?

Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar

Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu

Deixa eu te dar um beijo, vou mostrar o tempo que perdeu

 

7. Se bem que _________________________________________

 

Nem Que Vorte o Cheque (Fiduma e Jeca)

Nem que vorte o cheque

Vamo rasgá o baile

Torá o pau de acordo

Dar cavalo de pau na cidade

 

8. Nem que __________________________________________

 

 

Apenas Mais Uma de Amor (Lulu Santos)

 

Eu gosto tanto de você

Que até prefiro esconder

Deixo assim, ficar

Subentendido

Como uma ideia que existe na cabeça

E não tem a menor obrigação de acontecer

 

9. Tanto que __________________________________________

 

Para Que Entre o Rei (Morada)

Para que entre o rei, Jesus, o rei da glória

Eu abro o meu coração, eu abro o meu coração

Para que entre o rei, Jesus, o rei da glória

Eu abro o meu coração, eu abro o meu coração

 

10. Para que _____________________________________________

 

Se for amor (João Gomes e Vitor Fernandes)

 

Ô, se aí existe amor, se for amor

Você vai esperar o meu coração curar

Ô, se aí existe amor, se for amor

Você vai esperar o meu coração curar

Pra te amar

 

11. Se_________________________________________________

 

Conforme o Tempo (Komossomos)

 

Conforme o tempo vai passando

Olhando o céu do meu viver

Tanto tempo esperando

Tanta falta de você

 

12 Conforme______________________________________________

 

 

Já Que Me Ensinou a Beber (Os Barões da Pisadinha)

 

Já que me ensinou a beber

Já que me ensinou a sofrer

Me ensina, por favor

Como é que faz pra te esquece

 

13 Já que________________________________________________

terça-feira, 25 de outubro de 2022

CRÔNICA - A PROVA ATIVIDADES 6º E 7º ANO

 

A PROVA

      A prova começou e eu não havia estudado. Olhei para a página e tudo parecia estranho.

      O professor me olhava desconfiado.

       Virei o rosto um pouco para trás e consegui ver a resposta que o Vitor marcou na primeira questão.

      Devia estar certo. O Vitor não era como eu. Nunca matava aula. Ele estudava. Fazia as atividades. Perguntava se estava certo para o professor. Todos os professores o elogiavam. Os bilhetes que seus pais recebiam eram diferentes dos meus.

     Que raiva!

     Será que o professor percebeu?

     Disfarcei um pouco e quando ele abaixou a cabeça para olhar uma prova que um aluno havia entregado consegui colar a resposta da segunda questão.

     Fiquei olhando para prova como se estivesse lendo. Não lia. Era a primeira aula e já estava com fome.

     Uma coordenadora chegou à porta querendo saber se um aluno estava presente.

     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!”

     Enquanto ele olhava aproveitei para dar mais uma olhadinha na prova do Vitor. Ele não queria que eu visse a resposta, mas se sentia intimidado.

     Respondi a três e a quatro, só faltava uma.

     Assim, nessa tensão, consegui realizar toda a prova. Cinco questões sobre substantivo e adjetivo. Acho que me saí bem. Só faltava o Vitor não ter estudado. Logo hoje!

    Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras. Ufa!

    Depois de uns minutos disse para a sala, em um tom calmo e paternal:

    Vocês podem não ter estudado, vocês podem não ter entendido a matéria.  Não há problema. Sempre temos outra chance de tirar uma nota melhor. Porém se vocês colam isso é muito sério. É um problema de caráter.

    Não sei se aquilo era comigo, mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero. Até a fome passou!

 fonte: Diorges ferranti - A Prova - arquivo pessoal.

1. Qual o assunto do texto:

a) valores morais, honestidade, integridade.

b) a realização de uma prova.

c) alunos que não estudam para prova.

d) professores muito rígidos.

 

2. Qual a finalidade do texto:

a) contar uma história.

b) refletir sobre um assunto.

c) defender um ponto de vista.

d) provocar humor.

 

3. O texto acima pertence ao gênero:

a) conto.

b) poema.

c) crônica.

d) tirinha.

 

 4.  “Que raiva!” De acordo com o contexto podemos dizer que o autor estava com raiva:

a) dele mesmo

b) do professor

c) de todos professores

d) do Vitor

 

5.     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!” As aspas nesse fragmento foram utilizadas para indicar:

a) a fala do professor.

b) a fala da coordenadora

c) a fala do narrador

d) a fala do Samuel.

 

6. “mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero.” Podemos inferir que a causa desse mal estar era:

a) fome.

b) arrependimento.

c) depressão.

d) dor de dente.

 

7. “O Vitor não era como eu.” De acordo com o texto podemos concluir que o narrador:

a) Era comportado como o Vitor.

b) Era bagunceiro igual o Vitor.

c) Era bagunceiro.

d) Era comportado.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de LINGUAGEM INFORMAL.

a) É um problema de caráter.

b) aproveitei para dar mais uma olhadinha

c) consegui realizar toda a prova

d) só faltava uma

 

9. Marque a alternativa que apresenta um palavra em SENTIDO CONOTATIVO/FIGURADO.

a) O Vitor não era como eu.

b) Nunca matava aula.

c) Ele estudava.

d) Fazia as atividades.

 

10. Qual das alternativas NÃO apresenta um SINÔNIMO para paternal.

a) amável

b) afetuoso

c) carinhoso

d) instável

 

11. “Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras.” O pronome pessoal ELE se refere a:

a) Vitor

b) Professor

c) Mestre

d) Narrador

 

12. Qual o foco narrativo? (O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa?) Justifique.

____________________________________________________________________________

13. Você gostou do texto? Que nota você daria de um a 10. Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. Quais assuntos você gostaria que fossem abordados nos textos lidos em sala?

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15. Que tal você escrever um texto defendendo o que você acredita? Começe com uma frase.

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segunda-feira, 24 de outubro de 2022

TEXTO DE OPINIÃO - MENINA PODE JOGAR FUTEBOL? INTEPRETAÇÃO 6º E 7º ANOS

 

Menina pode jogar futebol?

       A mãe de uma garota de nove anos me pediu para conversar com a filha porque ela não quer mais ir para a escola. Puxa! O que será que aconteceu para ela ficar tão chateada assim?

       Será que passam tanta lição de casa que ela não tem tempo para brincar? Será que a professora é muito brava? Será que ela está achando que o que precisa aprender é muito difícil? Ou será que alguns colegas zoam a menina?

Nada disso! Ela gosta da escola, da professora e dos colegas, e aprende tudo o que lá ensinam. Então, por que quer mudar de escola? Mistério!

      Uma hora, meio sem querer, ela me contou que, no recreio, muitos alunos gostam de jogar futebol, e ela adora esse jogo. É torcedora de um time e assiste a jogos na televisão.

       O problema é que os meninos não querem saber de dar uma posição para ela no time só porque ela é menina! Acredita numa coisa dessas? Vai ver ela joga mal! Nada disso, ela joga como os garotos jogam: tem visão de jogo, sabe driblar, consegue passar a bola e adora fazer gol.

      Mas ela nasceu menina, e muitos meninos acham que as garotas não devem jogar futebol ou gostar de fazer outras coisas que são mais os meninos que fazem.

      Até alguns adultos pensam assim. Ela pediu ajuda à inspetora do recreio para conseguir entrar num time, mas ouviu que ela não deveria ficar chateada e ir brincar com outras colegas.

      Meninas podem gostar de jogar futebol. Aliás, há até campeonato feminino: você sabe disso, não sabe? A Marta, uma jogadora brasileira, já foi considerada a melhor do mundo!

      Os meninos que gostam de futebol precisam defender as meninas que também gostariam de participar, e não rejeitá-las, como os colegas da garota de nossa história de hoje.

      O futebol, como muitas outras atividades, já foi considerado um jogo só de homens. Até votar já foi coisa de que a mulher ficava de fora, sabia? Ainda bem que o mundo muda!

https://feeds.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/210793-menina-pode-jogar-futebol.shtml

 

1. “O que será que aconteceu para ela ficar tão chateada assim?” Qual das alternativas abaixo não indica uma hipótese levantada pela autora?

a) Será que passam tanta lição de casa que ela não tem tempo para brincar? b) Será que a professora é muito brava?

c) Será que ela está achando que o que precisa aprender é muito difícil?

d) Nada disso! Ela gosta da escola, da professora e dos colegas,(...)

 

2. Qual a causa da menina não jogar futebol?

a) porque ela joga mal

b) porque ela é menina

c) porque ela não sabe driblar

d) porque ela não tem visão de jogo

 

3. Observe sua resposta a questão anterior e responda: qual é o assunto do texto?

a) futebol

b) machismo

c) preconceito

d) violência

 

4. Será que ELA está achando que o que precisa aprender é muito difícil? A palavra em destaque se refere a:

a) professora

b) mãe da garota

c) a filha

d) os colegas

 

5. Após a leitura do texto é possível afirmar que:

a) a autora demonstra certa surpresa e indignação diante da atitude dos meninos de não darem uma posição no time para a menina.

b) a mãe da menina de nove anos pediu que a autora conversasse com a filha para incentivá-la a jogar futebol.

c) a menina de nove anos não gostava da escola, da professora e dos colegas, por isso não queria mais ir às aulas.

d) a autora do texto, mesmo achando que futebol é um esporte para meninos, incentiva os meninos a jogarem com as meninas.

 

6. É possível perceber a indignação da autora ao relatar a situação no seguinte trecho:

a) “O futebol, como muitas outras atividades, já foi considerado um jogo só de homens.”.

b) “A mãe de uma garota de nove anos me pediu para conversar com a filha porque ela não quer mais ir para a escola.”.

c) “O problema é que os meninos não querem saber de dar uma posição para ela no time só porque ela é menina! Acredita numa coisa dessas?”.

d) “Uma hora, meio sem querer, ela me contou que, no recreio, muitos alunos gostam de jogar futebol, e ela adora esse jogo.”.

 

7. A autora inicia o texto com:

a) uma afirmação.

b) uma exclamação.

c) uma pergunta.

d) uma certeza.

 

8. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta um argumento da autora contra o machismo.

a) Até votar já foi coisa de que a mulher ficava de fora, sabia?

b) Os meninos que gostam de futebol precisam defender as meninas que também gostariam de participar, e não rejeitá-las

c) A Marta, uma jogadora brasileira, já foi considerada a melhor do mundo!

d) ela não deveria ficar chateada e ir brincar com outras colegas.

 

9. Em qual das alternativas abaixo a autora se dirige diretamente ao leitor?

a) você sabe disso, não sabe?

b) Acredita numa coisa dessas?

c) Até votar já foi coisa de que a mulher ficava de fora, sabia?

d) Ainda bem que o mundo muda!

 

10. As alternativas abaixo apresentam opinião, EXCETO:

a) Ainda bem que o mundo muda!

b) muitos meninos acham que as garotas não devem jogar futebol

c) ela nasceu menina

d) Meninas podem gostar de jogar futebol.

 

domingo, 23 de outubro de 2022

O PROFESSOR CRÔNICA INTEPRETAÇÃO

 

O professor

         Um dia passando pela rua um rapaz chegou a um senhor de idade e perguntou:

         O senhor se lembra de mim?

         O homem respondeu, não, não me lembro!

         O rapaz então lhe falou que foi seu aluno.

         O homem disse que não lembrava dele e o perguntou o que fazia na vida.

          E o rapaz disse que se tornou professor, e o homem espantado perguntou, professor como eu, mas porque escolheu essa profissão?

         Bom, um dia na sala de aula, eu vi um colega meu com um lindo relógio disse o rapaz, e o roubei, e esse meu colega, desesperado, ele falou pro senhor.

      O senhor parou a aula e perguntou quem havia pegado o relógio, eu não disse nada , e então o professor disse que como não houve a confissão iria revistar um por um, mas que queria que todos estivessem de olhos fechados.  E assim o fez, revistando a todos, e ao chegar ao meu bolso o senhor achou o relógio.

       E então na frente da sala o senho disse , já temos o relógio, o senhor se lembra de mim agora?

       Não, mas me lembro desse fato sim, disse o senhor.

       Então, esse fato foi o que me fez inspirar no senhor, pois mesmo achando o relógio no meu bolso, não disse a ninguém que fui eu, e isso salvou a minha vida e a minha dignidade,  por isso sou extremamente grato ao senhor.

        O senhor emocionado disse a ele naquele dia em que revistava a vocês, para não me decepcionar também fechei os meus olhos, pois acreditava em todos vocês e no bom futuro que teriam pela frente.

        Essa história é uma lição de como um professor de verdade deve ser, sabendo corrigir sem ser cruel e opressor, as pessoas precisam de segundas chances, todos precisamos.

 

Fonte: POEMICIDA - https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=225000

 

1) O professor não reconheceu o aluno do caso do roubo do relógio por quê?

a) fazia muito tempo

b) estava de olho fechado

c) tinha muitos alunos

d) o aluno estava diferente

 

2.  O aluno escolheu ser professor:

a) porque gostava de explicar.

b) porque era seu sonho.

c) por influência do professor.

d) por influência dos seus pais.

 

3. “ e o roubei, e esse meu colega, desesperado” O pronome o se refere a;

a) relógio

b) colega

c) rapaz

d) senhor 


4. A frase que melhor resume a ideia do texto é:

a) Eu acredito em segunda chance, só não acredito que todo mundo a mereça.

b) Não existe uma segunda chance para uma primeira impressão

c) Se a vida te der uma segunda chance, use-a da melhor maneira.

d) Dar a segunda chance só serve para você treinar para a terceira.


5. O tema do texto é:

a) O encontro entre um professor e um aluno.

b) Um roubo de um relógio.

c) A importância do papel do professor.

d) Todos merecem uma segunda chance.

BEIJINHO, BEIJINHO, CRÔNICA ATIVIDADES INTERPRETAÇÃO

 

Beijinho, beijinho, Luís Fernando Veríssimo

 

       Na festa dos 34 anos da Clarinha, o seu marido, Amaro, fez um discurso muito aplaudido. Declarou que não trocava a sua Clarinha por duas de 17, sabiam por quê? Porque a Clarinha era duas de 17. Tinha a vivacidade, o frescor e, deduzia-se, o fervor sexual somado de duas adolescentes. No carro, depois da festa, o Marinho comentou:

       ‒ Bonito, o discurso do Amaro.

      Não dou dois meses para eles se separarem ‒ disse a Nair.

       ‒ O quê?

       ‒ Marido, quando começa a elogiar muito a mulher…

       Nair deixou no ar todas as implicações da duplicidade masculina.

       ‒ Mas eles parecem cada vez mais apaixonados ‒ protestou Marinho.

        ‒ Exatamente. Apaixonados demais. Lembra o que eu disse quando a Janice e o Pedrão começaram a andar de mãos dadas?

       ‒ É mesmo…

       ‒ Vinte anos de casados e de repente começam a andar de mãos dadas? Como namorados? Ali tinha coisa.

       ‒ É mesmo…

       ‒ E não deu outra. Divórcio e litigioso.

       ‒ Você tem razão.

       ‒ E o Mário com a coitada da Marli? De uma hora para outra? Beijinho, beijinho, “mulher formidável” e descobriram que ele estava de caso com a gerente da loja dela.

       ‒ Você acha, então, que o Amaro tem outra?

       ‒ Ou outras.

       Nem duas de 17 estavam fora de cogitação.

       ‒ Acho que você tem razão, Nair. Nenhum homem faz uma declaração daquelas assim, sem outros motivos.

       ‒ Eu sei que tenho razão.

       ‒ Você tem sempre razão, Nair.

       ‒ Sempre, não sei.

       ‒ Sempre. Você é inteligente, sensata, perspicaz e invariavelmente acerta na mosca. Você é uma mulher formidável, Nair.

       Durante algum tempo, só se ouviu, dentro do carro, o chiado dos pneus no asfalto. Aí Nair perguntou:

‒ Quem é ela, Marinho?

 

1. “‒ Marido, quando começa a elogiar muito a mulher…” No contexto, as reticências (...) poderiam ser substituídas pelo seguinte complemento:

a) está apaixonado.

b) está traindo.

c) está querendo algo.

d) está sendo sincero.

 

2.  “mulher formidável” As aspas foram utilizadas para indicar uma fala (discurso) do:

a) narrador

b) Mario

c) Marinho

d) Nair

 

3. Assinale a alternativa que NÃO apresenta LINGUAGEM INFORMAL

a) ele estava de caso com a gerente da loja dela.

b) a Janice e o Pedrão começaram a andar de mãos dadas?

c) Na festa dos 34 anos da Clarinha

d) Divórcio e litigioso.

 

4. Qual o tema da crônica?

a ) Os divórcios dos conhecidos de marinho e Nair.

b ) O bonito discurso de amaro na festa da sua esposa.

c ) O comportamento dos homens quando estão traindo.

d ) A atitude das esposas diante de uma traição.

 

5.  (7º par.) ‒ Mas eles parecem cada vez mais apaixonados ‒ protestou Marinho. O pronome ELES faz referência a:

a) Janice e Pedrão.

b) Marinho e Nair

c) Clarinha e Amaro.

d) Mario e Marli

 

6. Qual das alternativas não apresenta uma característica de Nair?

a) invariavelmente

b) inteligente

d) sensata

d) perspicaz

 

7. O texto é uma crônica e narra um acontecimento que ocorre:

a) durante a festa e no carro.

b) no carro, depois da festa.

c) durante alguns dias.

d) durante alguns anos.

 

8.  Em qual das palavras abaixo há erro na definição.

a) litígio – processo judicial.

b) divórcio – separação.

c) vivacidade – viver na cidade.

d) cogitação – pensamento, fazer planos.

 

9. Por que Nair desconfiou do marido e perguntou " quem é ela, marinho?"?

a) Porque vários casais estavam passando por casos de traição.

b) Porque o ele fez uma declaração elogiando a ela.

c) Porque os amigos dele traiam as mulheres.

d) Porque ele trocou o nome da esposa no carro pelo de outra mulher.

 

10. ‒ E o Mário com a coitada da Marli? De uma hora para outra? Beijinho, beijinho As palavras destacadas foram empregadas repetidamente para indicar.

a) separação – beijinho, beijinho, tchau!”

b) dar ênfase na ação- beijar toda hora.

c) ironia do autor.

d) humor no texto.

 

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

 EXERCÍCIO FÁCIL  PARA FIXAÇÃO DAS CINCO CONJUNÇÕES TERMINADAS EM AIS.

CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS TERMINADAS EM AIS.

Conjunções

Relação de

Conjunções Subordinativas mais comuns:

1.temporais

tempo

quando, enquanto, mal (= a assim que) assim que, depois que, desde que, logo que...

2.causais

causa

que, porque, porquanto, como (= a porque) pois que, uma vez que, visto que, já que,

3.finais

finalidade

para que, a fim de que

4.condicionais

condição

se, caso, contanto que, desde que, a menos que, a não ser que...

5.proporcionais

proporção

 à proporção que, à medida que

 

      CRESCER

      A medida  que cresço passo a entender melhor as coisas. Quando erro por ignorância, não sou culpado e faz  parte da vida. Já que estamos aqui para que possamos aprender com nossos erros e acertos. Porém, se erro sabendo, não devo reclamar, pois é minha culpa. Porque quem erra duas vezes deve ser condenado.

 

1. CLASSIFIQUE as conjunções destacadas em TEMPORAIS, CAUSAIS, FINAIS, CONDICIONAIS E PROPORCIONAIS.

A) À MEDIDA QUE _____________________________________

B) QUANDO __________________________________________

C) PARA QUE ____________________________________________

D) SE ________________________________________________

E) PORQUE.___________________________________________

 

ESQUECIMENTO

      Uma vez que homem, nos esquecemos do bem recebido e do mal praticado. Enquanto o homem se esquece se perde no tempo, na vida vivida e não vivida. Visto que o homem se esquece continuamente, ficam pelo caminho fragmentos, pedaços e partes, incompletas: alma, coração, pés, cabelos, palavras. Caso o homem desmorone, deve tentar continuamente se reconstruir.  A fim de que entenda que sua essência é formada de pensamentos que vêm à tona sem ser invocados e depois dormem. E logo que chegam o comandam. À proporção que ele esquece a sua evolução, declina. Esquece as sensações de verdade e vive uma realidade de mentira.

 

2. Diga se as conjunções indicam RELAÇÃO DE TEMPO, CAUSA FIM, CONDIÇÃO OU PROPORÇÃO:

a) UMA VEZ QUE __________________________________________________________

b) ENQUANTO ____________________________________________________________

 c) CASO _________________________________________________________________

d) A FIM DE QUE ___________________________________________________________

e) VISTO QUE _____________________________________________________________

3. Troque a conjunção em negrito no texto abaixo por outra do mesmo grupo.

TUDO MENTIRA

       Ninguém gosta de admitir esta dura verdade: todos mentem. Mentem para que agrade a alguém, PARA QUE

________________________possa escapulir de uma encrenca, para que seja o herói de alguma aventura nunca vivida ou para que leve vantagem na vida.  Com  suas  pernas curtas,  a  mentira  caminha no passo do homem ENQUANTO ______________________o mundo é mundo e não dá o menor sinal de perder o fôlego, muito pelo contrário. Todos temos um pouco — ou muito — de Pinocchio.

      Há milhares de anos, PORQUE ___________________já estava conformado com o fato de que viver sem pregar uma mentirinha e tão impossível como viver sem respirar, o filósofo chinês Confúcio recomendava que se apelasse para esse  recurso SE ___________________a verdade prejudicasse uma família ou a nação. É um conselho maroto, como sabem os chefes de clãs e dirigentes políticos para quem nunca foi difícil fazer o que pregava o venerado sábio.

              Aristóteles, pensador grego, aceitava a mentira A PROPORÇÃO QUE ___________________________ diminuísse ou aumentasse uma verdade.

             O teólogo Santo Agostinho resolveu complicar o assunto descrevendo seis tipos diferentes de mentira: a que prejudica alguém, mas é útil a outro; a que prejudica sem beneficiar ninguém; a que se comete pelo prazer de mentir; a que se conta para divertir alguém; a que leva ao erro religioso e a que ele considerava a “boa” mentira, que salva a vida de uma pessoa.