PáginasDESCRITOR

domingo, 23 de outubro de 2022

O PROFESSOR CRÔNICA INTEPRETAÇÃO

 

O professor

         Um dia passando pela rua um rapaz chegou a um senhor de idade e perguntou:

         O senhor se lembra de mim?

         O homem respondeu, não, não me lembro!

         O rapaz então lhe falou que foi seu aluno.

         O homem disse que não lembrava dele e o perguntou o que fazia na vida.

          E o rapaz disse que se tornou professor, e o homem espantado perguntou, professor como eu, mas porque escolheu essa profissão?

         Bom, um dia na sala de aula, eu vi um colega meu com um lindo relógio disse o rapaz, e o roubei, e esse meu colega, desesperado, ele falou pro senhor.

      O senhor parou a aula e perguntou quem havia pegado o relógio, eu não disse nada , e então o professor disse que como não houve a confissão iria revistar um por um, mas que queria que todos estivessem de olhos fechados.  E assim o fez, revistando a todos, e ao chegar ao meu bolso o senhor achou o relógio.

       E então na frente da sala o senho disse , já temos o relógio, o senhor se lembra de mim agora?

       Não, mas me lembro desse fato sim, disse o senhor.

       Então, esse fato foi o que me fez inspirar no senhor, pois mesmo achando o relógio no meu bolso, não disse a ninguém que fui eu, e isso salvou a minha vida e a minha dignidade,  por isso sou extremamente grato ao senhor.

        O senhor emocionado disse a ele naquele dia em que revistava a vocês, para não me decepcionar também fechei os meus olhos, pois acreditava em todos vocês e no bom futuro que teriam pela frente.

        Essa história é uma lição de como um professor de verdade deve ser, sabendo corrigir sem ser cruel e opressor, as pessoas precisam de segundas chances, todos precisamos.

 

Fonte: POEMICIDA - https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=225000

 

1) O professor não reconheceu o aluno do caso do roubo do relógio por quê?

a) fazia muito tempo

b) estava de olho fechado

c) tinha muitos alunos

d) o aluno estava diferente

 

2.  O aluno escolheu ser professor:

a) porque gostava de explicar.

b) porque era seu sonho.

c) por influência do professor.

d) por influência dos seus pais.

 

3. “ e o roubei, e esse meu colega, desesperado” O pronome o se refere a;

a) relógio

b) colega

c) rapaz

d) senhor 


4. A frase que melhor resume a ideia do texto é:

a) Eu acredito em segunda chance, só não acredito que todo mundo a mereça.

b) Não existe uma segunda chance para uma primeira impressão

c) Se a vida te der uma segunda chance, use-a da melhor maneira.

d) Dar a segunda chance só serve para você treinar para a terceira.


5. O tema do texto é:

a) O encontro entre um professor e um aluno.

b) Um roubo de um relógio.

c) A importância do papel do professor.

d) Todos merecem uma segunda chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário