PáginasDESCRITOR

terça-feira, 25 de outubro de 2022

CRÔNICA - A PROVA ATIVIDADES 6º E 7º ANO

 

A PROVA

      A prova começou e eu não havia estudado. Olhei para a página e tudo parecia estranho.

      O professor me olhava desconfiado.

       Virei o rosto um pouco para trás e consegui ver a resposta que o Vitor marcou na primeira questão.

      Devia estar certo. O Vitor não era como eu. Nunca matava aula. Ele estudava. Fazia as atividades. Perguntava se estava certo para o professor. Todos os professores o elogiavam. Os bilhetes que seus pais recebiam eram diferentes dos meus.

     Que raiva!

     Será que o professor percebeu?

     Disfarcei um pouco e quando ele abaixou a cabeça para olhar uma prova que um aluno havia entregado consegui colar a resposta da segunda questão.

     Fiquei olhando para prova como se estivesse lendo. Não lia. Era a primeira aula e já estava com fome.

     Uma coordenadora chegou à porta querendo saber se um aluno estava presente.

     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!”

     Enquanto ele olhava aproveitei para dar mais uma olhadinha na prova do Vitor. Ele não queria que eu visse a resposta, mas se sentia intimidado.

     Respondi a três e a quatro, só faltava uma.

     Assim, nessa tensão, consegui realizar toda a prova. Cinco questões sobre substantivo e adjetivo. Acho que me saí bem. Só faltava o Vitor não ter estudado. Logo hoje!

    Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras. Ufa!

    Depois de uns minutos disse para a sala, em um tom calmo e paternal:

    Vocês podem não ter estudado, vocês podem não ter entendido a matéria.  Não há problema. Sempre temos outra chance de tirar uma nota melhor. Porém se vocês colam isso é muito sério. É um problema de caráter.

    Não sei se aquilo era comigo, mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero. Até a fome passou!

 fonte: Diorges ferranti - A Prova - arquivo pessoal.

1. Qual o assunto do texto:

a) valores morais, honestidade, integridade.

b) a realização de uma prova.

c) alunos que não estudam para prova.

d) professores muito rígidos.

 

2. Qual a finalidade do texto:

a) contar uma história.

b) refletir sobre um assunto.

c) defender um ponto de vista.

d) provocar humor.

 

3. O texto acima pertence ao gênero:

a) conto.

b) poema.

c) crônica.

d) tirinha.

 

 4.  “Que raiva!” De acordo com o contexto podemos dizer que o autor estava com raiva:

a) dele mesmo

b) do professor

c) de todos professores

d) do Vitor

 

5.     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!” As aspas nesse fragmento foram utilizadas para indicar:

a) a fala do professor.

b) a fala da coordenadora

c) a fala do narrador

d) a fala do Samuel.

 

6. “mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero.” Podemos inferir que a causa desse mal estar era:

a) fome.

b) arrependimento.

c) depressão.

d) dor de dente.

 

7. “O Vitor não era como eu.” De acordo com o texto podemos concluir que o narrador:

a) Era comportado como o Vitor.

b) Era bagunceiro igual o Vitor.

c) Era bagunceiro.

d) Era comportado.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de LINGUAGEM INFORMAL.

a) É um problema de caráter.

b) aproveitei para dar mais uma olhadinha

c) consegui realizar toda a prova

d) só faltava uma

 

9. Marque a alternativa que apresenta um palavra em SENTIDO CONOTATIVO/FIGURADO.

a) O Vitor não era como eu.

b) Nunca matava aula.

c) Ele estudava.

d) Fazia as atividades.

 

10. Qual das alternativas NÃO apresenta um SINÔNIMO para paternal.

a) amável

b) afetuoso

c) carinhoso

d) instável

 

11. “Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras.” O pronome pessoal ELE se refere a:

a) Vitor

b) Professor

c) Mestre

d) Narrador

 

12. Qual o foco narrativo? (O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa?) Justifique.

____________________________________________________________________________

13. Você gostou do texto? Que nota você daria de um a 10. Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. Quais assuntos você gostaria que fossem abordados nos textos lidos em sala?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Que tal você escrever um texto defendendo o que você acredita? Começe com uma frase.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário