PáginasDESCRITOR

domingo, 28 de agosto de 2022

SUJEITO E PREDICADO NÚCLEO BNCC

 Obs: A finalidade dessa atividade é fazer uma revisão rápida para mostrar aos alunos que o sujeito e o predicado possuem um núcleo. Depois na classificação do sujeito simples ficará mais fácil explicar que o sujeito simples possui um único núcleo... Dúvidas  e comentários é postar, pois muito nos ajudará nesses tempos de pós pandemia.

(EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).

(EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

(EF08LP25) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

ALUNO:_______________________________________________ TURMA:_________DATA:___________

1. Artigo – antes do substantivo - o, a_________________________________________________________

2. Substantivo - tudo que existe: amigo, loja__________________________________________________

2. Locução substantiva/subs. Comp. - duas ou mais palavras - fim de semana, cesta básica __________

3. Adjetivo - qualidade ou característica: bom, azul, velho, escolar_______________________________

3. Locução adjetiva – duas ou mais palavras com valor de adjetivo : da escola,___________________

4. Numeral: quantidade: um, dois___________________________________________________________

5. Pronomes: substituí acompanha palavras: eu, seu, este, esse, aquele, poucos, _________________

6. Verbo: presente-passado-futuro: recebe-recebeu-receberá,__________________________________

6. Locução verbal: vai receber, tem recebido,_________________________________________________

7. Advérbio: tempo-lugar-muito, hoje, aqui, __________________________________________________

7. Locução adverbial: em breve, na escola ___________________________________________________

8. Preposição, a, de, com, para, em_________________________________________________________

8. Locução prepositiva: em frente de, a fim de ________________________________________________

 

SUJEITO

PREDICADO

 

Substantivo

 

Núcleo: verbo

 

 

 

 

 

 

Intransitivos

 

 

 

 

ÁRVORES

 

CRECEM

 

 

 

 

CRIANÇAS

 

DORMIRAM

 

 

 

 

BEBÊ

 

ACORDOU

 

 

 

 

OLHOS

 

BRILHAVAM

 

 

 

 

ÔNIBUS

 

PASSOU

 

 

 

 

 

 

Trans. direto

 

 

 

 

AMIGO

 

COMPROU

 

 

 

 

LOJA

 

VENDE

 

 

 

 

ALUNOS

 

FIZERAM

 

 

 

 

AMIZADES

 

ATRAPALHAM

 

 

 

 

 

 

Trans. indireto

 

 

 

 

VIZINHO

 

PRECISA

 

 

 

 

PAI

 

CONFIA

 

 

 

 

GENTE

 

CONCORDA

 

 

 

 

 

 

Trans.diret/ind.

 

 

 

 

PROFESSOR

 

ENSINA

 

 

 

 

MÉDICO

 

INFORMARÁ

 

 

 

 

PREFEITO

 

DEU

 

 

 

 

MOTOTÁXI

 

ENTREGOU

 

 

 

 

 

 

De ligação

 

 

 

 

MENINO

 

ESTAVA

 

 

 

 

AMOR

 

É

 

 

 

 

AULAS

 

SÃO

 

 

 

 

O núcleo do sujeito pode ser um substantivo ou pronome.

O núcleo do predicado é um verbo.

Quando o verbo for de ligação o núcleo do predicado não será o verbo.

Com verbo intransitivo o predicado pode apresentar dois núcleos: um será o verbo.

 


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

EXERCÍCIO ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

Obs.: Nas turmas com mais dificuldade eu destaquei a sílaba tônica para facilitar.  

REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

      

      1. São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas ou não de -s.

EX: cajá, café, cipó, armazém.

       cajás, cafés, cipós, armazéns.

     

     2.   Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

EX: gráfico, lâmpada.

 

 EXERCÍCIO

1. Observe as regras de acentuação 1 e 2 para acentuar as palavras abaixo de necessário.

A) ABOBORA

B) MARACUJA

C) ESCOLA

D) JACARE

E) ARVORA

F) DEBOCHE

G) PENALTI

H) ABACAXI

I) MEDICO

J) DOMINO

K) TALARICO

L) URUBU

M) CAJU

N) ARMAZEM

O) CORAGEM

P) PARABENS

Q) PALETO

R) PALITO


terça-feira, 2 de agosto de 2022

CONTO PEQUENO TERROR PRODUÇÃO

 Obs.: Para prof. Ao utilizar o texto eu retirei os três últimos parágrafos e pedi para os alunos criarem um final. Pedi para três alunos lerem um de cada vez. Depois que responderam o exercício 1 alguns leram para turma o seu final. Também pedi a eles que lessem a resposta do exercício 2 após respondermos o 1.


Voltando para casa

https://fanfiction.com.br/historia/510931/Pequenos_contos_de_Terror/capitulo/2/

       Posso dizer que minha relação com minha mãe nunca foi das melhores.

       Você, já foi, ou ainda é adolescente, deve entender, eu tinha minhas vontades.

       Acabei me metendo em coisas erradas.

        Que eu me lembre, tudo começou com as drogas, aí virei traficante, e quando vi, estava sendo perseguido por tudo quanto é tipo de gente perigosa.

        Aí as discussões foram ficando cada vez mais constantes, e chegou a um ponto que eu não aguentava mais ficar em casa.

       Um dia eu resolvi sair, não avisei ninguém, apenas sai.

       Algo na minha cabeça me dizia que eu não deveria voltar, eu deveria apenas ficar na rua. Eu nunca mais voltei. Nunca mais vi minha mãe, um pouco por achar que ela não está preparada para conviver comigo.

      Eu tinha vontade de voltar, mas não conseguia algo, algo me impedia.

       Mas hoje eu resolvi voltar, e voltei.

       Entro em casa e encontro minha mãe sentada no sofá da sala.

       Quando me vê, ela entra em choque, começa a gritar, a jogar coisas, como eu suspeitei.

       Está na hora de voltar para a minha cova.

 

https://pt.plusfiction.com/book/510931/chapter/2

Responda:

 1. A personagem resolve voltar para casa. Crie um final para esse conto com pelo menos quatro linhas. Seja criativo.  ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Levante hipóteses sobre quais os possíveis motivos da relação do narrador e sua mãe não serem das melhores.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Que palavra o narrador utiliza no texto para se dirigir ao leitor?

_______________________________________

Coesão: Além de utilizar sinônimos também podemos utilizar pronomes para realizar a coesão textual.

1- Escreva as frase substituindo as palavras em destaques por pronomes pessoais do caso reto:

( Eu, Tu, Ele ou Ela, Nós Vós, Eles ou Elas)

a) Marco saiu apressado.___________________________________________________________

b) Adriely e Alice foram à praia. ______________________________________________________

c) Davi e Kauan e eu fomos ao cinema. ___________________________________________________

d) João Gabriel e seu irmão estão na escola._______________________________________________

e) As crianças se divertiram muito. _____________________________________________________


terça-feira, 26 de julho de 2022

COESÃO 6º E 7º ANO SINÔNIMOS

 Obs.: Passei a parte teórica no quadro branco junto com os sinônimos e entreguei o texto para os alunos completarem. Utilizei duas aulas. Em uma turma demorou os dois tempos, na outra eles acabaram antes aí aproveitei para ler o texto e conversar sobre o tema.

COESÃO 6º e7 ANO

      A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os recursos coesivos temos a substituição de substantivos por sinônimos.

     Complete os espaços em branco no texto com um sinônimo da palavra destacada anteriormente.

Você pode utilizar os sinônimos do quadro abaixo:

Cônjuge, companheira, mulher, descendente, fruto, rebento, funcionária, doméstica, filhote, cão, vira-lata, animal, mamífero, genitora, gerente, líder, mulher, idosa, dona, boticário, madre, chefe, administrador, dirigente.

O Círculo da Tolerância

       Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento.

        O ________________________, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.

     Sua _______________________ gritou com a empregada que quebrou um prato.

     A __________________________ chutou um cachorrinho no qual tropeçara.

    O__________________________ saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.

     Essa____________________________ foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser aplicada.

     O ________________________, chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado.

     Sua __________________________, tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo:

     Filho querido,  prometo que amanhã farei o seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá melhor.”

     E retirou-se deixando seu ___________________ sozinho com os seus pensamentos…

      Naquele momento, rompeu o círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…

 

 

domingo, 24 de julho de 2022

CONTO PEQUENO MEDO CORA CORALINA

 

CONTO – Medo - Cora Coralina

  

       Viajava uma jardineira, expresso ou perua, como se diz, de Goiânia para Goianópolis. Levava na coberta, entre malas e trouxas, um caixão vazio de defunto, destinado para uma pessoa falecida naquele distrito.

        Logo adiante na estrada, um homem parado, dá sinal e a perua para.

        Dentro, tudo cheio. O homem que precisava seguir viagem aceitou de viajar na coberta com os volumes e o caixão vazio. Subiu. O tempo tinha se fechado para chuva e logo começou a pingar grosso. O sujeito em cima achou que não seria nada demais ele entrar dentro do caixão e ali se defender da chuva. Pensou e melhor fez. Entrou, espichou bem as pernas, ajeitou a cabeça na almofada que ia dentro, puxou a tampa e, bem confortado, ouvia a chuva cair.

         Mais adiante, dois outros esperavam condução. Deram sinal e a perua parou de novo; os homens subiram a escadinha e se acocoraram no alto. Iam conversando e molhados com a chuva fina e insistente.

         Passado algum tempo o que ia resguardado escutando a conversa ali em cima levantou devagarinho a tampa do caixão e perguntou de dentro, só isto: "Companheiro, será que a chuva já passou?". Foi um salto só que os dois embobados fizeram correndo. Um quebrou a perna, o outro partiu braços e costelas e ficaram ambos estatelados do susto e sem fala, na estrada.

http://lendolivre.blogspot.com/2011/03/medo-cora-coralina.html

http://lendolivre.blogspot.com/2011/03/medo-cora-coralina.html

Estrutura da narrativa

Uma história possui uma situação inicial. Logo após esse momento surge um conflito, esse conflito possuirá um ponto de maior tensão chamado de clímax.

 

No conto “Medo”, de Cora Coralina, o conflito se dá:

a) no momento em que um dos caroneiros entra no caixão para se esconder da chuva;

b) no momento em que os três caroneiros se encontram;

c) no momento em que o primeiro caroneiro entra na perua;

d) no momento em que os dois últimos caroneiros se machucam ao fugirem.

 

O clímax é o ponto máximo de tensão, resultante da convergência de vários conflitos vividos pelos personagens de uma história. No conto em estudo, o clímax acontece no momento em que:

a) o primeiro caroneiro desce do carro.

b) o homem sai do caixão e os outros dois caroneiros se assustam e saltaram da perua.

c) a chuva começa a cair.

d) os dois caroneiros percebem que não têm nenhum morto no caixão.

 

 

Elementos da narrativa

       Elementos da Narrativa

          Narrador - é aquele que conta a história. Dividem-se em: narrador personagem (participa da história) e narrador observador (não participa da história), e narrador onisciente (não participa da história, mas sabe o que as personagens pensam).

          Enredo- trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.

          Personagens - são aqueles que praticam as ações na narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista podem ser mais de um) e personagens secundários.

          Tempo - uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. O tempo pode ser indeterminado como: Há muito tempo, certa vez....

          Espaço - local ou locais onde a narrativa se desenvolve. Pode ser um ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

 

 

A construção de um enredo exige também a presença da solução do conflito produzido pelas ações dos personagens. As duas palavras que caracterizam o desfecho presente no conto em estudo são:

a) Engraçado e aliviador;

b) Assustador e desafiador;

c) Animado e assustador;

d) Engraçado e doloroso;

 

 

O conto Medo retirado do livro De medos e assombrações, de Cora Coralina, trata-se de uma narrativa que:

a) Conta a história de alguns caroneiros que se assustam com um defunto;

b) Conta a história ficcional de um defunto que ganha vida no decorrer da narrativa.

c) Conta a história de um caroneiro que se esconde em um caixão para se proteger da chuva e assusta outros dois caroneiros que entram depois.

d) Conta uma história real, de pessoas abandonadas na estrada pedindo corona;

 

Os componentes físicos que servem de cenário ao desenrolar da ação e aos movimentos dos personagens constituem o chamado espaço da narrativa: trata-se de mais um dos elementos do mundo construído pelo ficcionista. No conto “Medo”, em qual espaço se passam os fatos da narrativa?

a) Na cidade de Goiás, pois a escritora é da cidade de Goiás;

b) Sabe-se apenas que viajavam de Goiânia para Goianápolis.

c) Como é dito no texto, acontece em Goiânia.

d) Na cidade de Goianápolis, interior de Goiás.

 

O narrador pode ser: narrador PERSONAGEM, narrador OBSERVADOR E narrador ONISCIENTE. No conto, o narrador é:

a) Personagem e observador;

b) Onisciente e personagem;

c) Observador e onisciente;

d) Todas as alternativas.