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sábado, 29 de abril de 2017

CONTO O CÃO DE LIA

O cão de Lia 

No dia em que Lia leu a história daquele cachorro, ficou 
fascinada. Chegou para a mãe e disse: 
"Mãe, quero um cachorro igual ao do livro!" 
E a mãe, sensata como a maioria das mães, respondeu: 
"Minha filha, os cachorros reais não são iguais aos das histórias. Para começar, os da história ficam ali paradinhos, não se mexem, não latem, não fazem cocô no tapete, pipi no sofá. Os cachorros verdadeiros rasgam livros, acabam com as plantas do jardim, comem sapatos e, quando cismam, rosnam ou até mordem. Já pensou nisso?"
"Mas mãe, eu quero um cachorro como este aqui!"
"Minha filha, isso é ilusão. Cachorro de verdade dá trabalho!" 
"Mas eu quero ter trabalho." 
"Você não vai limpar a sujeira, dar banho, ensinar, vigiar, passear com coleira, vai?"
"Vou. Eu limpo, dou banho, ensino, passeio, faço tudo."
"Isso é relativo, minha filha. Muito relativo." 
"Mãe, o que é relativo?" 
"Relativo é tudo aquilo que está em relação com alguma coisa, coisa esta que pode mudar de acordo com a relação que ela tenha com uma terceira coisa. Se está confuso, vou explicar: no dia em que tiver outras coisas mais interessantes ou importantes para fazer, você não vai querer passear, cuidar, limpar, porque não vai ter tempo nem vontade, ou simplesmente vai estar cansada." 
"Mas e se o meu cachorro for um cachorro relativo?" 
"Não existem cachorros relativos." 
"Como não? E se o meu cachorro de verdade, por causa do amor e dos cuidados que eu vou dar para ele, ficar maravilhoso, você deixa?" 
A mãe encurtou a conversa: 
"Vai depender da sua capacidade de fazer tudo isso que está prometendo." 
Lia, teimosa, juntou um ano de mesada e comprou um cachorro parecido com o do livro: mesma raça, mesma cor, mesmo jeito. Levou-o para casa, deu a ele um nome, uma coleira, carinho, atenção, banho e comida. O cachorro fez pipi no sofá, cocô no tapete, roeu as sandálias de borracha, fugiu para a rua e ainda comeu três peixes do aquário. Foi dose! Por um tempo, Lia fez de tudo para educá-lo: limpou, passeou, conversou, ensinou, vigiou. Mas foi só por um tempo. Hoje, o cão de Lia virou o cão da mãe de Lia, porque chegou a época das provas. Lia está muito ocupada, e é a mãe quem dá banho, alimenta, limpa, passeia, cuida, enfim... educa. 
Mãe é mãe e promessas são muito relativas. 

Dilea Frate. Fábulas tortas. Ilustrações de Simona Traina. 
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007. 


1. De acordo com a mãe de Lia, que diferenças existem entre os cachorros reais e os das histórias? 

2. Você concorda que "cachorro de verdade dá trabalho"? 

3. O que Lia quis dizer com "cachorro relativo"? 

4. Por que o cão de Lia virou o cão da mãe de Lia? 

5. Você tem (ou já teve) um cachorro? Quem cuida (ou cuidava) dele? 

No conto há o narrador e as personagens. 
O narrador conta a história. As personagens participam dos acontecimentos narrados. 

6. Quem são as personagens do conto?

7. Qual é a história narrada nesse conto? 

a) A mãe de Lia quer dar um cachorro para a filha, mas tem medo de que Lia não consiga cuidar dele. Mesmo assim, a menina ganha um cachorro, mas cuida dele só por um tempo. 

b) Lia quer um cachorro, mas sua mãe tenta convencê-la de que cachorros dão muito trabalho e que Lia não vai conseguir cuidar dele. Mesmo assim, Lia junta dinheiro e compra um cachorro. Algum tempo depois, Lia não consegue mais cuidar dele por causa das provas na escola. 





Referência: Projeto Buriti - Português (Editora Moderna)
 
GABARITO 

1. Os da história ficam ali paradinhos, não se mexem, não latem, não fazem cocô no tapete, pipi no sofá. Os cachorros verdadeiros rasgam livros, acabam com as plantas do jardim, comem sapatos e, quando cismam, rosnam ou até mordem.

2. Resposta pessoal

3. E se o meu cachorro de verdade, por causa do amor e dos cuidados que eu vou dar para ele, ficar maravilhoso"

4. Porque chegou a época das provas. Lia está muito ocupada.

5. Resposta pessoal.

6. Lia, A mãe de Lia e o cachorro.

7.B



segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROVA BRASIL DESCRITOR 1 E 2 6 QUESTÕES

Família briga na justiça por tratamento para bebê
Gabriel Leite, de um ano e sete meses, foi diagnosticado com o tipo 1 da Atrofia Muscular Espinhal

       Com um sorriso cativante, o pequeno Gabriel Leite dos Reis, de um ano e sete meses, mostra que é possível ser feliz mesmo em meio às dificuldades. Natural de Macaé, ele vive na esperança de conseguir recursos para a compra do SPINRAZA (Nusinersen). A medicação, disponível apenas nos Estados Unidos, é fundamental para que possa iniciar o seu tratamento contra o tipo mais grave de Atrofia Muscular Espinhal (AME).
       De acordo com a mãe, Karine Leite Maciel, a doença foi descoberta quando Gabriel tinha apenas 11 meses.  "Quando ele tinha cinco meses de vida, ele foi internado pela primeira vez na UTI com uma Hipotonia Generalizada. Ele ficou 14 dias no hospital e foi liberado. Cerca de um mês depois, ele foi novamente internado com uma pneumonia e ficou mais uma semana. Quando teve alta, Gabriel tossia muito. Em maio do ano passado ele voltou para o Hospital Público de Macaé (HPM), onde ficou, mais uma vez, internado.
        Só que dessa vez precisou ser entubado. Lembro que nesse dia um funcionário disse: 'mãe, prepara a família para o velório porque ele não vai passar dessa não'. Fiquei horrorizada com aquele comentário. 15 dias depois saiu um exame dizendo que ele estava com H1N1. Foi necessário fazer traqueostomia e gastrotomia e, com isso, hoje ele é dependente de ventilação. Quando ele estava quase completando um ano eu bati o pé e pedi o diagnóstico do meu filho. 11 dias depois saiu a biópsia confirmando a AME Tipo 1", relata.
        Ela não tem cura, mas tem tratamento. Cada dose do SPINRAZA custa US$ 150 mil. André necessita de seis doses anuais, ou seja, seria necessário desembolsar a quantia de US$ 900 mil (cerca de R$ 3 milhões). 
Fonte: http://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/38707/familia-briga-na-justica-por-tratamento-para-bebe


1. A doença que atinge o bebê Gabriel é:
a) H1N1;
b) hipotonia generalizada;
c) pneumonia;
d) AME.

2. A idade de Gabriel é:
a) está quase completando um ano;
b) um ano e sete meses;
c) apenas 11 meses;
d) cinco meses de vida.

3. No segundo parágrafo o advérbio ONDE se refere a:
a) Macaé;
b) HPM;
c) hospital;
d) UTI.

4. O pronome  ISSO no terceiro parágrafo se refere a:
a) 'mãe, prepara a família para o velório porque ele não vai passar dessa não';
b) Fiquei horrorizada com aquele comentário;
c) Foi necessário fazer traqueostomia e gastrotomia;
d) hoje ele é dependente de ventilação.

CONTINHO

       Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:

       ___ Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

       ___ Ela não vai não: nós é que vamos nela.

       ___Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
  
       ___ Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

Paulo Mendes Campos


5. Marque a alternativa ERRADA.
a) a história ocorre por volta das 12:00 horas;
b) era um menino da região Nordeste;
c) o menino estava cansado;
d) o menino não era gordo.

6. A palavra Nós no terceiro paragrafo se refere ao
a) vigário;
b) vigário e o menino;
c) ao menino;
d) todos nós.



SUBSTANTIVO TEXTO A TERRA SEM NOME

A terra sem nome

Era uma vez uma coisa onde as coisas não tinham nome. E tudo o que se dizia era uma coisa só.  Quando se ia à coisa em que se compram coisas, veja só que coisa:

— Oi seu fulano! Me dá aquela coisa.
— Qual coisa?
— Aquela coisa que a gente serve para usar a coisa.
— Tem tanta coisa que a gente usa, que coisa você quer?
— Aquela!
— Mas, tem tanta coisa ali!!
— Aquela coisa, que tá junto daquela outra coisa, entre aquela coisa e aquela outra coisa!!!
— Ihh... não tô entendendo coisa nenhuma!!!
— Posso ir lá pegar a coisa?
— É... pode...
— É essa coisa aqui, ó!!
— Ah!! Eu achei que era a outra coisa!
— Quanto custa?
— R$ 2,45.
— Obrigada!
 Se você achou uma coisa de louco, imagina só tentar chamar alguém...
Numa tranquila tarde, senhoras reunidas para um chá:
—    Ô senhora!
—    Quem? Eu?
—    Não! A senhora ali!
—    A ta, eu?
—    Não! Ela!
—    Eu?
—    Eu?!
—    Eu?
—    Não, a senhora!

Um dia, resolveram dar nomes às coisas e cada coisa passou a ter sua identidade, não só as coisas, mas também as pessoas, animais, seres em geral. E a coisa onde as coisas não tinham nome passou a se chamar lugar e aquela coisa onde se compravam coisas ficou conhecida como mercado e as senhoras que tomavam chá passaram a se chamar Maria, Joana, Fátima, Sara...

O que eu ainda não descobri é o nome daquela coisa que serve para usar a coisa! Você sabe o que é? Então me diz porque eu não aguento mais essa curiosidade!!!

SUBSTANTIVO POEMA

SUBSTANTIVOS EM POEMA

Todos os seres do mundo,
Têm um nome ... Ah! Têm sim!
Sejam grandes ou pequenos,
Sejam inertes ou vivos,
Na Gramática são chamados:
Classe dos “Substantivos”

Podem ser próprios ... assim:
Pedro, Belém e Pará!
Também comuns podem ser:
Homem, mulher, vatapá!
Simples ... quando tem um só
vocábulo
Como os que foram citados
Mas, se tiverem mais de um,
(vocábulo)
Compostos, são assim chamados!
(couve-flor, girassol...)

Denominados “Concretos”
Se existirem sozinhos!
Como os que citei acima.
Mas podem ser “Abstratos”
Se para eles existirem...
Dependerem do Concreto!
São ações, são sentimentos...
Como: amor ... bondade ... afeto!!..
.
Existem os “Primitivos”
Como: pedra, ferro e terra...
Já ... pedreira, ferreiro e terraço..
Derivados eles são!

Ainda temos um grupo
Chamados de “Coletivos”
Pois ... indicam coleção!
Como banda, classe, esquadrilha...
Enxame... constelação!

A classe dos substantivos,
Tem muitas variações!
Em gênero, número e grau!
Por isso, para aprender
Precisamos estudar muito!
Com atenção e vontade...
Para melhor, entender!
(Profª Maria Marlene)



Meu amor é um substantivo

Porque dá nomes ao meu desejo
É comum, pois o amor romântico
Atinge muitos corações
É próprio, visto que o amor que lhe dedico
É completamente particular
É primitivo, pois és meu primeiro amor
É derivado, porque vem da admiração profunda
Que tenho por ti
É simples, pois a beleza está na simplicidade
É composto, já que combina a si
Muitos sentimentos: respeito, carinho, lealdade...
É abstrato, visto que o sinto e não o vejo
É concreto, porque a cada dia
Solidifica-se mais.
É comum de dois, pois também me amas
É biforme, já que te amo com um amor
Fraterno e romântico
É uniforme, pois nos unirá
Em uma só carne.


Confira mais poemas no blog: melflorcosta.blogspot.com.



quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO COLÉGIO LA SALLE

PLANEJAMENTO ANUAL  6º COLÉGIO LA SALLE

Conteúdos Habilidades Avaliação


Leitura e produção de texto
- Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos;
- Estruturação de parágrafos: início, meio e fim (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- Coesão e coerência entre as ideias;
- Textos relacionados à condição humana, às linguagens e ao imaginário infantil: o conto maravilhoso, a lenda e a fábula.

Estrutura linguística
- O texto, o parágrafo e a frase (tipos de frases);
- O diálogo;
- Língua e contexto
- Contexto linguístico;
- Intencionalidade linguística;
- Interlocutores;
- Enunciado;
- Gêneros textuais;
- As variedades linguísticas;
- Oralidade e escrita;
- A gíria;
- Substantivo: classificação e flexão;
- Adjetivo: classificação e flexão / locução adjetiva;
- Artigo: classificação e flexão;
- Numeral: classificação e flexão;
- Ortografia: J ou G?, letra H.
Caligrafia
- Traçado uniforme (legível) do alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Atividades lúdicas envolvendo o conteúdo trabalhado ao longo do trimestre, como bingo, soletrando, ditado, jogos de concentração e percepção, entre outros.




HABILIDADES
- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
- Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
- Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
- Reconhecer e utilizar de forma correta o traçado da escrita manuscrita.
• Reconhecer e utilizar de forma correta a ortografia de palavras com as dificuldades ortográficas em estudo.
• Compreensão e construção das regras ortográficas das palavras com dificuldades ortográficas.
Avaliação discursiva (3,0)
- Tipos de frase;
- As variedades linguísticas / interlocutores;
- Substantivo: classificação e flexão;
- Adjetivo: classificação e flexão / locução adjetiva;
- Artigo: classificação e flexão;
- Leitura e interpretação de textos e imagens.


Avaliação mensal (3,0):
- Classificação e flexão do substantivo, do adjetivo e do artigo;
- Numeral : classificação e flexão;
- Ortografia: J, G, H.
- Leitura e interpretação de textos e imagens.
Avaliação livre (3,0):
- Redação – PASTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO -
(1,0);
- Livro paradidático: O homem que não teimava
(1,0);
- Livro paradidático: O enfermeiro (1,0).
Avaliação formativa (1,0)
- Assiduidade (0,2);
- Tarefas (0,2);
- Material (0,2);
- Comportamento (0,2);
- Participação (0,2).

2º TRIMESTRE
Leitura e produção de texto
- Textos que fazem parte da correspondência: a carta pessoal, o cartão postal, o cartaz;
- Os gêneros digitais: e-mail, blog, twitter;
- História em quadrinhos;
- Interpretação de gráficos, tabelas e mapas.
Estrutura linguística
- Encontro consonantal;
- Encontros vocálicos (hiato, ditongo e tritongo);
- Divisão e classificação silábica: sílaba tônica e átona / palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
-Pronome: classificação (pessoais do caso reto e do caso oblíquo, de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos);
- Aspectos do uso cotidiano dos pronomes: emprego dos pronomes de acordo com o contexto;
- Valores gramaticais e semânticos relacionados aos pronomes;
- Regras de acentuação das palavras oxítonas, paroxítona, proparoxítonas e monossílabos tônicos segundo o novo acordo ortográfico;
- Modo indicativo (flexão de número, pessoa e tempo; 1ª, 2ª e 3ª conjugação; formas nominais: infinitivo, particípio e gerúndio).

Caligrafia
- Atividades lúdicas envolvendo o conteúdo trabalhado ao longo dotrimestre, como bingo, soletrando, ditado, jogos de concentração e percepção, entre outros.
- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;
- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;
- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras;
- Reconhecer e utilizar de forma correta o traçado da escrita manuscrita;
- Compreensão e construção das regras ortográficas das palavras com dificuldades ortográficas.

Avaliação mensal (3,0):
- Encontro consonantal;
- Encontros vocálicos (ditongo, tritongo e hiato);
- Divisão e classificação silábica: sílaba tônica eátona / palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas;
- Regras de acentuação das palavras oxítonas,
paroxítona, proparoxítonas e monossílabos
tônicos segundo o novo acordo ortográfico;
- Classificação e flexão das classes gramaticais:
substantivo, artigo, adjetivo e numeral;
- Leitura e interpretação de textos e imagens.
Avaliação Discursiva (3,0):
- Modo indicativo (flexão de número, pessoa e tempo; 1ª, 2ª e 3ª conjugação; formas nominais: infinitivo, particípio e gerúndio);
-Pronome: classificação (pessoais: do caso reto e do caso oblíquo; de tratamento; possessivos; demonstrativos; indefinidos e interrogativos);
- Classificação e flexão das classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo e numeral;
- Leitura e interpretação de textos e imagens.

Avaliação livre (3,0):
- Redação – PASTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO (1,0);
- Livro paradidático: Frankenstein (1,0);
- Livro paradidático: Pé de poesia (1,0).
Avaliação formativa (1,0)
- Assiduidade (0,2);
- Tarefas (0,2);
- Material (0,2);
- Comportamento (0,2);
- Participação (0,2).

3º TRIMESTRE

Leitura e produção de texto
- Textos que dizem respeito à questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar e com a sociedade: textos crítico-argumentativos;
- Texto de opinião;
- Elaboração de tabelas e gráficos.
Estrutura linguística
- Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo: noções semânticas;
- Advérbio: classificação e valores semânticos;
- Ordem direta e indireta das orações;
- Período simples e composto;
- Oração e frase;
- Sujeito e classificação (simples e composto);
- Núcleo do sujeito;
- Predicado;
- Preposição: valores semânticos.
Caligrafia
- Atividades lúdicas envolvendo o conteúdo trabalhado ao longo do trimestre, como bingo, soletrando, ditado, jogos de concentração e percepção, entre outros.
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;
- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;
- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras;
- Reconhecer e utilizar de forma correta o traçado da escrita manuscrita;
- Compreensão e construção das regras ortográficas das palavras com dificuldades ortográficas.
Avaliação mensal (3,0):
- Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo: noções semânticas;
- Advérbio: classificação e valores semânticos;
- Preposição: valores semânticos;
- Classificação e flexão das classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, numeral e pronome;
- Leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação discursiva (3,0):
- Período simples e composto;
- Oração e frase;
- Sujeito e classificação (simples e composto);
- Núcleo do sujeito;
- Predicado;
- Classificação e flexão das classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, advérbio e preposição;
- Leitura e interpretação de textos e imagens.
Avaliação livre (3,0):
- Redação – PASTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO (1,0);
- Livro paradidático: Crônica III (1,0)
- Livro paradidático: O menino que caiu do céu (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
- Assiduidade (0,2)
- Tarefas (0,2)
- Material (0,2)
- Comportamento (0,2)

- Participação (0,2)

PLANEJAMENTO MENSAL 6º ANO

COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PROFESSOR (a):  Diorges f. Gonçalves
DISCIPLINA: Lingua Portuguesa
MÊS: fevereiro /março.
PARA OS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
PLANEJAMENTO MENSAL
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
SUGESTÕES DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Substantivo : construção do conceito.

.Dicionário:
.Jogo de adedonha.
.Imagens.
.Xérox.
.Quadro branco.      .


substantivo:
Classificação.
Flexão de gênero, número e grau.
Aspectos semânticos referentes ao grau, gênero e número.


.Powerpoint.
.Vídeo-aula.
.Quadro branco.
.

Tipologia textual:
narração, descrição, dissertação.
Elementos da narrativa.
.Vídeo: Pandolfo Bereba.
.Vídeo-aula.
.Atividade em grupo: produção de textos de memórias.
.H.Q. em branco para os alunos criarem a história.
.Quadro branco.


Poesia:
Prosa x verso.
parágrafo x estrofe.
Narrador x Eu lírico

. Video: Gentileza.
.Quadro branco.
.Atividade em grupo: produção de poesia sobre a mulher e sua importância.

Poesia:
Rimas.
Denotação e conotação.

Vídeo. O operário em construção.
Quadro branco.
Produção e leitura de quadras.
. Definição de palavras abstratas utilizando rimas.


OBS: Está folha é de suma importância para o acompanhamento do trabalho pedagógico e tem como objetivo principal trocar ideias sobre os procedimentos metodológicos desenvolvidos em sala de aula.

PLANEJAMENTO 8º ANO 1º BIMESTRE



PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA:.
 






FICHA DE PLANEJAMENTO BIMESTRAL – 6º AO 9º ANO
PROFESSOR: DIORGES FERRANTI GONÇALVES       DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SÉRIE: 8º ANO                 TURMAS: F8 101, F8102, F8 104          BIMESTRE:1º

HABILIDADES (MÍNIMO 5 HABILIDADES)
D1- Localizar informações explícitas.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir informação implícita.

D13 – identificar os interlocutores.

D14 – Distinguir fato de opinião.


CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS NO BIMESTRE


Características estruturais dos gêneros poema, notícia e manual.

Produção de poema e notícia.

Conotação e denotação.




CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
PONTUAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Trabalho
1
Paráfrase: poema João Amava Teresa
Trabalho
1
Elaboração de noticia.
Teste
2
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Prova
4
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Participação
2
Visto no caderno e participação nas atividades.

RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE SERÃO UTILIZADOS
CONTEÚDO
RECURSO
Gênero poema estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero notícia estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero manual estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Conotação e denotação.
Lista de ditados populares, quadro branco.
Produção de poema e notícia.
Computador, cartolina, tesoura, imagens, etc.

OBSERVAÇÕES: __________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entregue em: _________________________________       Visto em: ______________________________________

______________________________________________       _____________________________________________

                                          Professor                                                                                           POP / PO