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segunda-feira, 29 de maio de 2017

FÁBULA A LEBRE E A TARTARUGA RIOEDU 4 Q. MARCAR X

Aluno:...........................................................................................f6103 data:05/10


I
A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lentidão da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a
lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pôs-se a caminhar, com seus passinhos
lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e
resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada,
toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao longe!

1. O episódio da narrativa que contribui para a vitória da tartaruga é
(A) a decisão da lebre de parar e cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com passos lentos.




1. O trecho que EXPRESSA UMA OPINIÃO a respeito de um dos personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.


3. A finalidade deste texto é ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e persistência.
(D) o esporte é necessário para manutenção da saúde.

4. As características do texto “A lebre e a tartaruga”, tais como – o tipo de personagens
e a presença de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) conto.
(B) fábula.
(C) notícia.
(D) lenda.


5. Em: “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.” A palavra em destaque expressa ideia de
(a) dúvida.
(b) afirmação.
(c) tempo.
(d) intensidade.
(e) modo



FÁBULA INTERPRETAÇÃO O GATO E O MACACO MARCIA KUPSAS

O gato e o macaco Márcia Kupsas
O gato e o macaco eram animais domésticos. Um dia, o macaco descobriu castanhas assando no braseiro e correu a chamar o gato:

- Venha, amigo! Com sua habilidade nas patas, será fácil pegar as castanhas para nós!

O gato, envaidecido, pôs-se a tirar as castanhas do braseiro, deixando-as de lado. O macaco ia devorando as castanhas e falando:

- Isso, senhor gato! Muito bem! Pegue agora aquela ali, e essa outra...

O gato, com o pêlo chamuscado, ia tirando as castanhas, enquanto o macaco o elogiava e as comia. De repente, voltou a cozinheira, que os enxotou com a vassoura.

O gato e o macaco esconderam-se no quintal. Irritado, o gato falou:

- De que adiantou tanto esforço? Queimei o pêlo, sujei as patas e não comi castanha nenhuma!

Ao que o macaco, subindo em uma árvore, respondeu:

- Pois é, amigo gato. Agora você já sabe: o bom bocado não é para quem o faz, mas para quem o come.

1) Indique:
a) Personagens:________________________________________________
b) Tempo:______________________________________________
c) Conflito:_____________________________________________
d) Narrador:_____________________________________________
e) Moral:_________________________________________________

2) Os dois personagens dessa fábula formam um confronto entre o forte e o fraco. 
a) Quem, na visão do narrador, venceu a batalha? Por quê? 
______________________________________________________________
b) Foi justa a decisão do narrador? Por quê? 
______________________________________________________________
3) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “queimado”.
_____________________________________________

4) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “bravo”. 
______________________________________________

5) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “expulsou”.
_________________________________________________

6) Escreva as razões para as seguintes ações dos personagens:
a) Esconderam-se no quintal:______________________________________
b) O gato irritou-se:__________________________________________
c) O macaco subiu no alto de uma árvore:_____________________________

7) Qual o motivo de o macaco tratar o gato como amigo?
________________________________________________________

8) O macaco realmente considerava o gato como um amigo? Justifique:
_________________________________________________________

9) Classifique os substantivos abaixo conforme o exemplo:
a) gato:________________________________________
b) macaco:_____________________________________
c) habilidade:___________________________________
d) vassoura:________________________________
e) quintal:____________________________________

10) Quais substantivos primitivos de:
a) braseiro:_________________________________

b) cozinheira:__________________________________

FÁBULA O GALO QUE LOGROU A RAPOSA 10 QUESTÕES DE MARCAR X

O GALO QUE LOGROU A RAPOSA (Monteiro Lobato)

      Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo:” … Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
      – Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
      – Muito bem! – exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundolimpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
      Ao ouvir falar de cachorros Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
       – Infelizmente, amigo Co-ri-co-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a     festa, sim? Até logo.
      E raspou-se.  Contra esperteza, – esperteza e meia.

1. Em: “Um velho galo matreiro, percebendo…” (parág. 1), a palavra grifada significa:
a.(    ) notando     
b.(   ) adivinhando     
c.(   ) supondo   
d.(   ) prevendo

2. Em: “… percebendo a aproximação da raposa…” (parág. 1) a palavra grifada significa:
a.(   ) proposta    
b.(   ) intenção     
c.(   ) voz       
d.(   ) chegada

3. Em: “…empoleirou-se numa árvore,” (parág. 1), a palavra sublinhada pode ser substituída por:
a.(   ) escondeu-se    
b.(   ) subiu     
c.(   ) pulou     
d.(   ) encolheu-se

4. Em: “A raposa, desapontada, murmurou consigo…” (parág. 1), a palavra sublinhada significa:
a.(   ) disse em voz alta 
b.(   ) falou disfarçadamente      
c.(   ) resmungou    
d.(   ) pensou

5. Em: “- Muito bem! – exclamou o galo.” (parág. 3), a palavra sublinhada significa:
a.(   ) falar em voz alta e com admiração            
b.(   ) falar em tom de censura
c.(   ) falar demonstrando aprovação                  
d.(   ) falar em tom autoritário

6. Em: “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras…” (parág. 3), a expressão sublinhada equivale a:
a.(   ) entre as      
b.(   ) apesar das      
c.(   ) longe das    
d.(   ) sem as

7. Em: “…e tratou de pôr-se a fresco…” (parág. 4) a expressão grifada quer dizer:
a.(   ) ir para um lugar onde não faça calor      
b. (   ) sair para o ar livre      
c.(   ) ir saindo        
d.(   ) colocar-se a salvo

8 Em: “E raspou-se.” (parág. 6), a expressão sublinhada significa:
a.(   ) saiu calmamente    
b.(   ) saiu precipitadamente     
c.(   ) escondeu-se       
d.(   ) feriu-se

9. Quando o galo se empoleirou na árvore, a raposa ficou:
a.(   ) zangada      
b.(   ) decepcionada       
c.(   ) indiferente    
d.(   ) contente

10. A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma: “Deixa estar, seu malandro, que já te curo!” (parág. 1). Isso significa que ela pensou em:
a.(   ) aliviar o sofrimento do galo    
b.(   ) dar uma lição no galo    
c.(   ) cozinhar o galo    
d.(   ) fazer amizade com o galo


FÁBULA O GALO QUE LOGROU A RAPOSA 16 QUESTÕES MARCAR X COM DESCRITOES DA PROVA BRASIL

ALUNO:....................................................................................Ciclo IV. Data: 31/10
PROF. DIORGES

O galo que logrou a raposa

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, – esperteza e meia.

1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o personagem:
a) Foi embora devagar.
b) Saiu correndo.
c) Raspou a mesa.
d) Sentou-se.

2. O tema do texto é:
a) O galo que recebeu a raposa.
b) O galo que enganou a raposa.
c) O galo que casou com a raposa.
d) O galo que bicou a raposa.

3. Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
a) Em um galho quebrado.
b) Em um tronco.
c) Em uma árvore.
d) Em uma parreira.

4. Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo?
a) A raposa ficou com medo do galo.
b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.
c) A raposa tem medo de cachorros
d) A raposa ficou com raiva do galo.



5. Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa:
a) Malvado.
b) Atrevido.
c) Asqueroso.
d) Astuto.

6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é:
a) Um animal dorminhoco.
b) Um animal preguiçoso.
c) Um animal lento.
d) Um animal esperto.

7. Qual é o gênero textual apresentado?
a) Fábula.
b) Receita.
c) Carta.
d) Convite.

8. Qual a finalidade desse texto?
a) Dar uma ideia.
b) Dar os parabéns.
c) Dar uma lição de moral.
d) Dar uma informação.

9. De acordo com a imagem, o galo demonstra:
a) Acreditar na proposta da raposa.
b) Não acreditar na proposta da raposa.
c) Que ele já estava lá quando a raposa apareceu.
d) Que ele vai descer para abraçá-la.

10. De que modo a raposa desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?
a) Animadamente.
b) Tristemente.
c) Alegremente.
d) Apressadamente.

11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?
a) Para ficar mais imponente.
b) Para se sentir seguro.
c) Para cantar mais alto.
d) Para bicar os frutos da árvore.




12. No trecho “…para que eles também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:
a) Cães.
b) Raposa.
c) Galo.
d) Lobo.

13. O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
a) A esperteza da raposa.
b) A esperteza do galo.
c) A esperteza na floresta.
d) A esperteza do galo e da raposa.

14. No texto, o traço de humor está no fato de:
a) A subida do galo na árvore.
b) A chegada dos cães.
c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza.
d) A novidade contada pela raposa.

15. No trecho “…Deixe estar, seu malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:
a) Marcar a fala de alguém.
b) Marcar que alguém está desapontado.
c) Marcar que alguém quer falar.
d) Marcar um diálogo.

16. O texto é narrado por quem?
a) Pelo galo.
b) Pela raposa.
c) Pela raposa e o galo.
d) Pelo narrador.

B 1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o personagem:

a) Foi embora devagar.

b) Saiu correndo.

c) Raspou a mesa.

d) Sentou-se.

D1 – Identificar um tema ou o sentido global de um texto. Requer do estudante uma série de tarefas cognitivas para chegar ao tema, em torno do qual foi desenvolvido o texto, busca aferir se o estudante é capaz de identificar o núcleo temático que confere unidade semântica ao texto.

B 2. O tema do texto é:

a) O galo que recebeu a raposa.

b) O galo que logrou a raposa.

c) O galo que casou com a raposa.

d) O galo que bicou a raposa.

D2 – Localizar informações explicita em um texto. Afere a capacidade de o estudante localizar uma informação que se encontra explicitamente na sua superfície.

C 3. Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:

a) Em um galho quebrado.

b) Em um tronco.

c) Em uma árvore.

d) Em uma parreira.

D3 – Inferir informações implícitas em um texto. Visa aferir se o estudante é capaz de buscar nas entrelinhas os sentidos do texto, a partir da articulação das proposições explícitas e do conhecimento de mundo do leitor.

C 4. Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo?

a) A raposa ficou com medo do galo.

b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.

c) A raposa tem medo de cachorros

d) A raposa ficou com raiva do galo.

D5 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Verifica se o estudante sabe, com base no contexto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Não se trata, contudo, de verificar se o estudante conhece um vocabulário dicionarizado, mas sim se ele é capaz de reconhecer o sentido com que a palavra foi empregada num dado contexto.

D 5. Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa:

a) Malvado.

b) Atrevido.

c) Asqueroso.

d) Astuto.

D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. É uma prerrogativa para se observar o nível de interação que os estudantes estabelecem com o texto. Atividades que avaliam essa habilidade precisam apresentar como suporte, textos que permitam a identificação de posicionamentos relativos aos fatos tratados no texto.

D 6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é:

a) Um animal dorminhoco.

b) Um animal preguiçoso.

c) Um animal lento.

d) Um animal esperto.

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D6 – Identificar o gênero de um texto.

Verifica se o aluno é capaz de identificar um gênero não só pelo assunto, mas principalmente pelo seu formato (convite, bilhete, cartaz, receita, etc…).

Sugestão de textos para o tópico II

Textos ilustrados, propagandas, fotos, tirinhas, charges, gráficos, textos narrativos, informativos, jornalísticos, receitas culinárias, fábulas, cartas, convites, bulas de remédios, contas de água, luz e telefone entre outros.

A 7. Qual é o gênero textual apresentado?

a) Fábula.

b) Receita.

c) Carta.

d) Convite.

D7 – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.

Visa exatamente verificar se o estudante é capaz de reconhecer a finalidade dos textos (informar, convencer, advertir, expor um ponto de vista, narrar um acontecimento, entre outras) que circulam numa sociedade letrada.

C 8. Qual a finalidade desse texto?

a) Dar uma ideia.

b) Dar os parabéns.

c) Dar uma lição de moral.

d) Dar uma informação.

D8 – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.

Diversos textos valem-se de outros recursos que não apenas a linguagem verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global. Articular a linguagem verbal e a não-verbal é algo importante, sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos mesclam essas linguagens.

Ao trabalhar essa habilidade com os alunos é importante que elemento não-verbal não seja meramente ilustrativo, mas exerça uma função no processo de produção de sentido para a mensagem veiculada.

B 9. De acordo com a imagem, o galo demonstra:

a) Acreditar na proposta da raposa.

b) Não acreditar na proposta da raposa.

c) Que ele já estava lá quando a raposa apareceu.

d) Que ele vai descer para abraçá-la.

III – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Em todo texto de maior extensão, aparecem conectivos – conjunções, locuções adverbiais, advérbios, preposições, entre outros – que estabelecem relações semânticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação, de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição, entre outras. Ser capaz de reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de coesão é fundamental na construção da rede de significação do texto.

Sugestão de textos para o tópico III

Textos narrativos, informativos ou jornalísticos, entre outros.

B 10. De que modo a raposa desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?

a) Animadamente.

b) Tristemente.

c) Alegremente.

d) Apressadamente.

D12 – Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Entende-se como causa/conseqüência todas as relações entre os elementos que se organizam de tal forma que um é resultado do outro. Pretende-se, assim, avaliar se o estudante percebe o motivo que deu origem aos fatos apresentados no texto (causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras).

B 11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?

a) Para ficar mais imponente.

b) Para se sentir seguro.

c) Para cantar mais alto.

d) Para bicar os frutos da árvore.

D15 – Estabelecer a relações entre as partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Avalia-se a habilidade de o estudante perceber que o texto se constitui de partes interligadas, identificando os elementos que promovem o encadeamento do texto, o que pode ser feito através do uso de pronomes, de relações de sinonímia ou de palavras afins.

A 12. No trecho “…para que eles também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:

a) Cães.

b) Raposa.

c) Galo.

d) Lobo.

D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa. Avalia-se se o estudante é capaz de identificar o motivo que desencadeou os fatos narrados e também os outros elementos que estruturam uma narrativa, como personagens, tempo, espaço, narrador.

D 13. O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?

a) A esperteza da raposa.

b) A esperteza do galo.

c) A esperteza na floresta.

d) A esperteza do galo e da raposa.

IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D23 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos. O uso das palavras ou a quebra na regularidade de seu emprego são recursos que podem ser mobilizados para produzir certos efeitos de sentido, tais como a ironia, o humor ou outro efeito de impacto.

Sugestão de textos para o tópico IV

Trechos de textos literários, propagandas, “tirinhas” ou charges que apresentem humor ou ironia, entre outros.

C 14. No texto, o traço de humor está no fato de:

a) A subida do galo na árvore.

b) A chegada dos cães.

c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza.

d) A novidade contada pela raposa.

D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. Os sinais de pontuação e outras notações (negrito, maiúsculas, itálico, etc.) são recursos expressivos. Esses recursos podem acumular funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos, ou ainda à indicação de indignação, surpresa, entre outros efeitos.

A 15. No trecho “…Deixe estar, seu malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:

a) Marcar a fala de alguém.

b) Marcar que alguém está desapontado.

c) Marcar que alguém quer falar.

d) Marcar um diálogo.

V – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto.

Avalia a habilidade de o estudante reconhecer as variações (gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente, revelam as características dos interlocutores.

Sugestão de textos para o tópico V

Carta, convite, bilhetes, ofícios, requerimentos, trechos de jornal, entre outros.

D 16. O texto é narrado por quem?

a) Pelo galo.

b) Pela raposa.

c) Pela raposa e o galo.


d) Pelo narrador.



FÁBULA TEORIA O CORVO E A RAPOSA INTERPRETAÇÃO 6º ANO

Prof. DIORGES
Gênero Textual: Fábula
Conceituando Fábula:
Fábula é uma pequena narrativa. Trás sempre um ensinamento chamado de moral da estória que pode estar implícito ou explicito. E os personagens são pessoas, animais e até entidades inanimadas que representam os vícios humanos como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

O CORVO E A RAPOSA
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo. Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes palavras:
__ Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela e disse:
__ Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem lhe dá ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que ele não cairia mais nessa.
La Fontaine.


1) Na  fábula a raposa representa uma pessoa que: .........................................................................................e o corvo representa uma................................................................................  
2) Que atitude o corvo poderia ter tomado para não perder o queijo?
...............................................................................................................................................................................................................................................................
2) Como reconhecer uma raposa ?
...............................................................................................................................................................................................................................................................

4) Podemos aprender com os  próprios erros ou observando o erro cometido pelos outros. Qual a melhor maneira de aprender? Justifique:
................................................................................................................................

1 - De onde você imagina que o corvo estava vindo para estar com tanta sede? Escreva suas sugestões. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
2 - O corvo demonstrou ser muito insistente e perseverante, pois não desistiu de seu objetivo. E você desiste fácil de seus objetivos? Relate algo que você tenha iniciado e diante do primeiro problema desistiu? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
3 - Em sua opinião, o corvo fez o correto? E se ele tivesse desistido o que poderia ocorrer com ele? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
4 - Será que foi a força bruta que venceu ou a inteligência? Por quê?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
5 - Que lição você pode tirar da moral desta fábula? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
6 - O que você pode notar de comum entre a fábula “O corvo” e a dinâmica “Troca de um segredo”?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
7 – Qual situação você achou menos dificuldade? É mais fácil resolver nossos problemas ou o dos outros? Por quê? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_unespar-paranavai_julianenascimentodeabreusales.pdf





FÁBULA O CÃO E SEU REFLEXO INTERPRETAÇÃO 6º ANO

PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......

 GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA 
 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO.
Objetivos  desta atividade é:
    -   Reconhecer as características de uma fábula.  
    -   Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir da compreensão do sentido do texto.  
    -   Desenvolver habilidades de leitura: identificação de informações explícitas em um texto.  
      
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O CÃO E SEU REFLEXO         Esopo

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
                              
 Atividade
      1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:

      a) ( ) anunciar um produto.
b) ( ) dar instruções.
c) ( ) transmitir ensinamento.
d) ( ) Mostrar pesquisa.

3) O texto trata principalmente da:

a) ( ) coragem do cão.
b) ( ) fome do cão.
c) ( ) ambição do cão.
d) ( ) sabedoria do cão.

4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:

a) ( ) a grande fome do cão.
b) ( ) o sentimento de orgulho do cão.
c) ( ) a sombra que o cão viu no rio.
d) ( ) a ponte que o cão atravessou.

5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
a)     ( ) um pedaço de frango.
b)    ( ) um pedaço de carne.
c)     ( ) um pedaço de peixe.
d)    ( ) um pedaço de linguiça.

6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas
pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
a)     ( ) Quem não tem cão, caça com gato.
b)    ( ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
c)     ( ) Quem tudo quer, tudo perde.
d)    ( ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?
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8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?
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9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?
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  10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?


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