Aluno:...........................................................................................f6103
data:05/10
I
A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma
tartaruga.
A lebre vivia caçoando da
lentidão da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito
cansada por ser alvo de gozações, desafiou a
lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si,
aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga
pôs-se a caminhar, com seus passinhos
lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a
adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e
resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a
tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente
a sua adversária cruzando a linha de chegada,
toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai
ao longe!
1. O episódio da narrativa que contribui para a vitória da
tartaruga é
(A) a decisão da lebre de parar e cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com passos lentos.
1. O trecho que EXPRESSA UMA OPINIÃO a respeito de um dos
personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
3. A finalidade deste texto é ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e persistência.
(D) o esporte é necessário para manutenção da saúde.
4. As características do texto “A lebre e a tartaruga”, tais
como – o tipo de personagens
e a presença de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) conto.
(B) fábula.
(C) notícia.
(D) lenda.
5. Em: “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.” A
palavra em destaque expressa ideia de
(a) dúvida.
(b) afirmação.
(c) tempo.
(d) intensidade.
(e) modo
(a) dúvida.
(b) afirmação.
(c) tempo.
(d) intensidade.
(e) modo
Nenhum comentário:
Postar um comentário