Prof. DIORGES
Gênero Textual: Fábula
Conceituando Fábula:
Fábula é uma pequena narrativa. Trás sempre um ensinamento chamado de moral da estória que pode estar implícito ou explicito. E os personagens são pessoas, animais e até entidades inanimadas que representam os vícios humanos como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.
Fábula é uma pequena narrativa. Trás sempre um ensinamento chamado de moral da estória que pode estar implícito ou explicito. E os personagens são pessoas, animais e até entidades inanimadas que representam os vícios humanos como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.
O CORVO E A RAPOSA
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo.
Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes
palavras:
__ Olá, doutor corvo! Como o senhor
é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a
sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para
mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa
apoderou-se dela e disse:
__ Meu caro senhor, aprenda que
todo bajulador vive à custa de quem lhe dá ouvidos. Esta lição vale, sem
dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que
ele não cairia mais nessa.
La Fontaine.
1) Na fábula a raposa representa uma pessoa que:
.........................................................................................e
o corvo representa uma................................................................................
2) Que atitude o corvo poderia ter tomado para não perder o
queijo?
...............................................................................................................................................................................................................................................................
2) Como reconhecer uma raposa ?
...............................................................................................................................................................................................................................................................
4) Podemos aprender com os
próprios erros ou observando o erro cometido pelos outros. Qual a melhor
maneira de aprender? Justifique:
................................................................................................................................
1 - De onde você imagina que o corvo estava vindo para estar com tanta sede?
Escreva suas sugestões.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2 - O corvo demonstrou ser muito insistente e perseverante, pois não desistiu de seu
objetivo. E você desiste fácil de seus objetivos? Relate algo que você tenha iniciado e
diante do primeiro problema desistiu?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3 - Em sua opinião, o corvo fez o correto? E se ele tivesse desistido o que poderia
ocorrer com ele?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4 - Será que foi a força bruta que venceu ou a inteligência? Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
5 - Que lição você pode tirar da moral desta fábula?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
6 - O que você pode notar de comum entre a fábula “O corvo” e a dinâmica “Troca de
um segredo”?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
7 – Qual situação você achou menos dificuldade? É mais fácil resolver nossos
problemas ou o dos outros? Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_unespar-paranavai_julianenascimentodeabreusales.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário