PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 29 de maio de 2017

FÁBULA TEORIA O CORVO E A RAPOSA INTERPRETAÇÃO 6º ANO

Prof. DIORGES
Gênero Textual: Fábula
Conceituando Fábula:
Fábula é uma pequena narrativa. Trás sempre um ensinamento chamado de moral da estória que pode estar implícito ou explicito. E os personagens são pessoas, animais e até entidades inanimadas que representam os vícios humanos como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

O CORVO E A RAPOSA
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo. Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes palavras:
__ Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela e disse:
__ Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem lhe dá ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que ele não cairia mais nessa.
La Fontaine.


1) Na  fábula a raposa representa uma pessoa que: .........................................................................................e o corvo representa uma................................................................................  
2) Que atitude o corvo poderia ter tomado para não perder o queijo?
...............................................................................................................................................................................................................................................................
2) Como reconhecer uma raposa ?
...............................................................................................................................................................................................................................................................

4) Podemos aprender com os  próprios erros ou observando o erro cometido pelos outros. Qual a melhor maneira de aprender? Justifique:
................................................................................................................................

1 - De onde você imagina que o corvo estava vindo para estar com tanta sede? Escreva suas sugestões. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
2 - O corvo demonstrou ser muito insistente e perseverante, pois não desistiu de seu objetivo. E você desiste fácil de seus objetivos? Relate algo que você tenha iniciado e diante do primeiro problema desistiu? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
3 - Em sua opinião, o corvo fez o correto? E se ele tivesse desistido o que poderia ocorrer com ele? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
4 - Será que foi a força bruta que venceu ou a inteligência? Por quê?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
5 - Que lição você pode tirar da moral desta fábula? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
6 - O que você pode notar de comum entre a fábula “O corvo” e a dinâmica “Troca de um segredo”?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 
7 – Qual situação você achou menos dificuldade? É mais fácil resolver nossos problemas ou o dos outros? Por quê? 
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_unespar-paranavai_julianenascimentodeabreusales.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário