PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......
GÊNERO TEXTUAL:
FÁBULA
TIPOLOGIA TEXTUAL:
NARRAÇÃO.
Objetivos
desta atividade é:
- Reconhecer as características de uma fábula.
- Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir
da compreensão do sentido do texto.
- Desenvolver habilidades de leitura: identificação de informações
explícitas em um texto.
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm
animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase
sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.
O CÃO E SEU REFLEXO Esopo
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
Atividade
1) Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) ( ) anunciar um produto.
b) ( ) dar instruções.
c) ( ) transmitir ensinamento.
d) ( ) Mostrar pesquisa.
3) O texto trata principalmente da:
a) ( ) coragem do cão.
b) ( ) fome do cão.
c) ( ) ambição do cão.
d) ( ) sabedoria do cão.
4) O fato principal que ocorreu na narrativa foi:
a) ( ) a grande fome do cão.
b) ( ) o sentimento de orgulho do cão.
c) ( ) a sombra que o cão viu no rio.
d) ( ) a ponte que o cão atravessou.
5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
b) ( ) dar instruções.
c) ( ) transmitir ensinamento.
d) ( ) Mostrar pesquisa.
3) O texto trata principalmente da:
a) ( ) coragem do cão.
b) ( ) fome do cão.
c) ( ) ambição do cão.
d) ( ) sabedoria do cão.
4) O fato principal que ocorreu na narrativa foi:
a) ( ) a grande fome do cão.
b) ( ) o sentimento de orgulho do cão.
c) ( ) a sombra que o cão viu no rio.
d) ( ) a ponte que o cão atravessou.
5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
a) ( ) um pedaço de
frango.
b) ( ) um pedaço de
carne.
c) ( ) um pedaço de
peixe.
d) ( ) um pedaço de
linguiça.
6) Provérbios
são ditados populares, ou seja, frases ditas
pelo povo, que
geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir
combina mais com o ensinamento da fábula lida?
a) ( ) Quem não tem
cão, caça com gato.
b) ( ) Quem semeia
vento, colhe tempestade.
c) ( ) Quem tudo quer,
tudo perde.
d) ( ) Quem avisa,
amigo é.
7) O cão
conseguiu o que queria? Por quê?
.....................................................................................................................................
8) Esta fábula nos
ensina algo? O quê?
......................................................................................................................................
9) Se você estivesse
no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?
......................................................................................................................................
10)
Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?
......................................................................................................................................
Gostei muito. E ja peguei para trabalhar com os alunos.
ResponderExcluir