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sexta-feira, 14 de agosto de 2020

PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES.


Observe as imagens abaixo e correlacione os números aos ditados populares.
(     ) Não cutuque onça com vara curta.
(     ) Um balde de água fria.
(     ) Amigo da onça.
(     ) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
(     ) Pressa é inimiga da perfeição.
(     ) O que não mata engorda.
(     ) Filho de peixe, peixinho é.
(     ) Cada macaco no seu galho.
(     ) Nem tudo no caminho são flores.
(     ) Vingança é um prato que se come frio.
(     ) O pior cego é aquele que não vê.
(     ) Quem não tem cão, caça com gato.
(     ) Vão-se os anéis e ficam os dedos.
(     ) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
(     ) Deus ajuda quem cedo madruga.
(     ) Cavalo dado não se olha os dentes.
(     ) Caiu na rede é peixe.
(     ) Não coloque a carroça na frente dos bois.
(     ) Mentira tem perna curta.
(     ) Cão que late não morde.
(     ) Em briga de marido e mulher, não se mete a colher.
(     ) Não tampe o sol com a peneira.
(     ) Tire seu cavalinho da chuva.
(     ) Diga com quem andas que direi quem tu és.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

INTERJEIÇÃO TEORIA E EXERCÍCIOS


Atividade: INTERJEIÇÕES

Interjeições: elas valem por frases.
       Interjeições são palavras e expressões usadas para traduzir emoções, sentimentos ou reações, como susto, satisfação, raiva, chamamento, encorajamento etc. Quando formadas por mais de uma palavra, são chamadas de locuções interjetivas. Veja, nesta tira, o emprego de uma interjeição.

Observe a tirinha.

      Ai! expressa dor e equivale a uma frase inteira, porque, nesse contexto, tem sentido completo.
      As interjeições e locuções interjetivas costumam vir acompanhadas pelo ponto de exclamaçãoOh!Força!Oi!Vamos lá!Pois não! etc.

1. Leia as duas frases abaixo:
I. Você fez a tarefa.
II. Você! Fez a tarefa.
a) Em qual das duas frases há expressão de espanto ou admiração?
b) O que permitiu você chegar a essa conclusão?

2) Indique o significado de cada  interjeição destacada  de acordo com o quadro abaixo:
ADMIRAÇÃO, ALÍVIO, DECEPÇÃO, ALEGRIA.
a) Oba! Feriado na terça!
b)  Nossa! Como você é dedicada!
c) Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.
d) Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!

3. Observe a expressão meu Deus na música e na tirinha.
Deus, meu Deus
Tudo está tão difícil pra mim
Deus, meu Deus
Muitos me perguntam onde Tu estás


a) Qual a diferença na pontuação usada nos dois textos para escrever essa expressão.
b) Em qual dos dois textos a expressão transmite a ideia de preocupação.
c) Na música a expressão foi empregada para se dirigir a alguém ou para expressar um sentimento?
d) Se colocássemos um ponto de exclamação após a expressão “meu Deus” na música, que ideia a expressão transmitiria?

4. Substitua as FRASES destacadas pelas interjeições: Psiu!  – Credo!  - Vamos!  - Atenção!
a) Esteja mais atento! Esta estrada é muito perigosa.
b) Fiquem quietos! A aula já começou.
c) Não aprovo! Sua atitude desagradou a todos. 
d) Você vai conseguir! Siga adiante, pois será um vencedor.

5. Observe as frases abaixo.
I. Puxa! Pensei que não viesse mais.
II. Puxa! Você é realmente um artista.
a) Qual das duas indica aborrecimento e qual indica admiração?
b) Para entender as interjeições é preciso compreender o contexto ou decorá-las?

Leia a tirinha abaixo.

6. No primeiro quadrinho a interjeição “Finalmente!” indica:
a) tristeza
b) alívio
c) decepção
d) preocupação

7. Além da interjeição que outro recurso foi usado pelo autor da tirinha para indicar como a personagem se sente?

Leia a tira.
8. No primeiro e terceiro quadrinho podemos entender que o personagem está:
a) desesperado
b) alegre
c) preocupado
d) triste.

9. Quais interjeições foram empregadas para transmitir esse sentimento?

Leia a tira.

10. Retire do texto interjeições para indicar nojo, advertência e conclusão.


BIBLIOGRAFIAS:
ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
https://www.letras.mus.br/bruna-karla/1538326/

domingo, 9 de agosto de 2020

TIPOS DE FRASES, ORAÇÃO E PERÍODO

Leia esta tirinha.
1. Que comportamentos em comum são apresentados nos cinco primeiros quadrinhos da tirinha?
2. De que modo os quadrinhos se relacionam com o “1o de abril”? Explique essa relação analisando um deles.
3. Em qual dos quadrinhos a fala não apresenta verbo?
4.A ausência de verbo nessa fala compromete a compreensão do sentido?
Por quê?
5. A primeira fala é formada por apenas um verbo, sem nenhum complemento.
O que garante a compreensão do sentido?

       Todas as falas dessa tirinha são frases, isto é, conjuntos de palavras organizadas de modo a fazer sentido em um contexto.
      As frases não apresentam uma estrutura fixa. Observe.

“Que bonitinho!”                                        “Pega!”
frase sem verbo                                frase formada apenas por verbo


“Meu cachorro comeu meu trabalho, professora.”
frase constituída em torno de um único verbo

“Falou que íamos passear na pracinha e me trouxe ao veterinário...”
frase constituída em torno de uma locução verbal e de um verbo

        Como você pôde perceber, a extensão das frases também varia muito, podendo apresentar uma única palavra ou constituir uma sequência bem longa.

        Frase é uma palavra ou um conjunto de palavras organizadas de acordo com as regras da língua e capazes de expressar um sentido completo em uma situação de comunicação.

Tipos de frase
Leia novamente algumas falas da tirinha para observar a entonação, isto é, a melodia da frase.

1. Qual dessas frases pressupõe uma pronúncia mais rápida?
2. Como você imagina a pronúncia da outra frase?
3. Diferencie a intenção do falante nas duas falas.
4. Que critérios você empregou para distinguir a entonação das frases?
 Releia agora esta outra fala.
5. A maneira de pronunciar a frase é diferente daquela usada nas anteriores? Por quê?

       Nas falas, a maneira como dizemos as frases, associada ao contexto, permite a nosso interlocutor compreender as intenções e os sentimentos que envolvem a comunicação. Na escrita, essa função é expressa pela pontuação.
      A pontuação ajuda a diferenciar os quatro tipos de frase. Veja.
• Frase declarativa – relata fato ou apresenta ideia ou informação de maneira afirmativa ou negativa; costuma ser finalizada por ponto final.
Fizemos o trabalho antes do prazo previsto.
Não posso me responsabilizar pela entrega do relatório.
• Frase imperativa – apresenta ordem, pedido ou sugestão; é finalizada por ponto final ou ponto de exclamação.
Envie o conto para o blog da turma, por favor.
Silêncio!
• Frase exclamativa – traduz sentimento (surpresa, admiração, tristeza etc.) de maneira expressiva; é encerrada por ponto de exclamação.
Que jogo incrível!
Fiquei arrasado com essa história!
• Frase interrogativa – expressa pergunta ou questionamento; é encerrada por ponto de interrogação, quando a pergunta é direta, ou por ponto final, quando é indireta.
Onde estão nossas mochilas?
Diga-me onde estão nossas mochilas.

Interjeições: elas valem por frases
Interjeições são sons, palavras e expressões usadas para traduzir emoções ou reações, como susto, satisfação, raiva, chamamento, encorajamento etc. Quando formadas por mais de uma palavra, são chamadas de locuções interjetivas. Veja, nesta tira, o emprego de uma interjeição.


      Ai! expressa dor e equivale a uma frase inteira, porque, nesse contexto, tem sentido completo.
      As interjeições e locuções interjetivas costumam vir acompanhadas pelo ponto de exclamação: Oh!, Força!, Oi!, Vamos lá!, Pois não! etc.

Tipos de frase NA PRÁTICA
1. O ponto final, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação foram retirados do texto e substituídos por números. Anote os números no caderno e ponha a pontuação adequada ao lado de cada um.

Por que alguns mosquitos
são transmissores de doenças?
      Zika, chikungunya e dengue (1) Três doenças, um mosquito transmissor: Aedes aegypti (2) Trata-se de um inseto superpoderoso (3) Nada disso (4) Ele apenas tem as características necessárias para conservar no seu organismo os vírus que causam essas doenças e acaba por transmiti-los quando pica as pessoas (5) Vamos entender a razão pela qual alguns mosquitos transmitem certas doenças (6)
       Para começar, precisamos ter em mente que a vida dos vírus que causam essas doenças não é fácil (7) Quando o mosquito transmissor se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue, por exemplo, ele adquire o vírus que chega ao seu estômago (8) Dentro do mosquito, o vírus precisa driblar as defesas do organismo do inseto para sobreviver e alcançar sua glândula salivar (9) Quando o vírus alcança essa glândula, o mosquito está pronto para transmiti-lo na próxima picada (10)
[...]
Tamara NuNes de Lima Camar. Por que alguns mosquitos são transmissores de doenças? Ciência Hoje das Crianças, ed. 275, jan./fev. 2016. p. 12.
2 Leia a reportagem a seguir.
Você tem medo de aranhas?
Elas são a brincadeira favorita nas Filipinas
       Achar aranhas é difícil. É preciso entrar no meio do mato e até subir em árvores para encontrar os aracnídeos certos.
        Quando finalmente as crianças encontram dois desses animais, de patas longas e abdômen saltado e arredondado, elas colocam os bichos em um graveto e esperam que a luta comece. Um avança sobre o outro, e a batalha só acaba quando um dos dois despenca do pequeno galho.
       Essa é a brincadeira favorita de meninos e meninas da cidade de Tacloban, nas Filipinas. [...]
        No Brasil, há diversas brincadeiras tradicionais nas mais diferentes regiões do país – aparentemente, nenhuma com aranhas. [...]
Você tem medo de aranhas? Elas são a brincadeira favorita nas Filipinas. Folhinha. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2018.

a) Assim como no texto da atividade 1, o título deste texto é uma frase interrogativa. Qual é o efeito de títulos assim sobre o interlocutor?
b) “Achar aranhas é difícil”. Que diferença seria notada caso o ponto final dessa frase fosse trocado por ponto de exclamação?
c) Qual é a função da segunda frase do texto em relação à primeira: contradizer a afirmação, comprová-la ou exemplificá-la?
d) Compare esse texto com o da atividade 1. Que tipo de frase predomina?
Por que frases assim costumam ser maioria nos textos expositivos?
e) Os dois textos foram publicados em sites voltados principalmente para crianças. Cite uma característica que os aproxime desse público.
f) A brincadeira com aranhas envolve uma dificuldade. Que expressão indica que nem todas as aranhas servem para esta brincadeira?
g) Qual palavra mostra que encontrar duas aranhas do tipo necessário não é fácil?
a) Como a personagem se sente ao acordar? O que provoca essa sensação?
b) Por que, no segundo quadrinho, esse sentimento é abandonado?
c) Observe as notas musicais desenhadas na lateral direita do primeiro quadrinho. Explique o que elas representam e por que foram desenhadas nessa posição.
d) O uso de reticências no final das frases das legendas sugere uma continuação. A fala da personagem completa essas frases de forma coerente? Explique sua resposta.
e) Os pontos de interrogação e exclamação são típicos de dois tipos diferentes de frase. Quais são eles?
f) O que a presença de um ponto de exclamação sugere na pergunta do segundo quadrinho?


Oração e período
1. O que o leitor provavelmente imagina quando lê o primeiro quadrinho?
2.  O humor se constrói pela quebra de expectativa. O que levou, de fato, o personagem do primeiro quadrinho a dizer aquela frase?
3. Por que as três falas da tira podem ser consideradas frases?
4. Essas três frases são de um único tipo. Qual? O que explica essa predominância?
5. Quais são as formas verbais ou locuções verbais presentes em cada fala?

      Além da classificação das frases em tipos, que considera o objetivo e a entonação, existe uma classificação que leva em conta sua estrutura. Acompanhe a análise das
falas da tira.

“Sem exceção!”
Classifica-se como frase nominal, porque não apresenta verbo.

“Avestruz não pode voar!”
Classifica-se como oração, porque apresenta um único verbo; no caso, uma locução verbal. Também é chamada de período simples.

Paguei a passagem, tenho passaporte, tomei as vacinas!”
Classifica-se como período composto, porque é formado por mais de uma oração

        Quando o período composto apresenta orações separadas por vírgulas e sem conectivos para uni-las, é chamado de período composto por coordenação.
As orações podem ser constituídas por uma ou duas unidades. O predicado é a unidade que contém o verbo e seus complementos e é obrigatório em qualquer oração. O sujeito é a unidade que contém o ser ou objeto sobre o qual o verbo declara algo e nem sempre está presente. Veja.

Avestruz não pode voar!”     
Sujeito     predicado

 (eu) Paguei a passagem.
           Predicado
O sujeito existe e está implícito na
desinência do verbo.


Chovia demais naquele instante
          Predicado
Não há um sujeito ao qual se possa atribuir o processo verbal.







Oração e período NA PRÁTICA
1. No trecho a seguir, escrito pela autora paulista Fanny Abramovich, uma narradora conta como foi sua agitada juventude a uma amiga que reencontra após muitos anos. Leia uma das páginas de diário que compõem o texto.

Voltas e voltas
1º de janeiro de 1968
       Que noite! Que festa!!! De arromba!!!
        Um grande réveillon! A mais fantástica e linda passagem de ano-novo que já vivi. Se todo o ano de 1968 for assim, não pararei nem um minuto.
De me mexer, de falar, de vibrar, de compartilhar. De viver gostosamente.
Dum jeito mais solto. Vibrante. Tomara que tudo aconteça nesse ritmo e nesse entusiasmo. Se for mesmo assim, não pararei em nenhum segundo.
       Feliz ano-novo! Feliz 1968!!
Fanny abramovich. As voltas do meu coração. 19. ed.
São Paulo: Atual, 2003. p. 21. (Entre Linhas).


a) Que experiência é contada nessa página de diário?
b) No texto alternam-se dois tipos de frase. Quais são eles?
c) O que explica a alternância desses dois tipos?
d) Observe o uso do ponto de exclamação. O que é sugerido pela repetição desse sinal no final de uma frase?
e) Releia o primeiro parágrafo do texto. Como se classificam as frases quanto à estrutura? Justifique.
f) Transcreva as demais frases com essa mesma classificação.
g) Como se classifica, quanto à estrutura, o fragmento “Se todo o ano de 1968 for assim, não pararei nem um minuto”? Justifique.
h) As frases do texto são curtas e fragmentadas. Algumas delas, muitas vezes, complementam frases anteriores. Por que essa linguagem não é inadequada no gênero diário?

Leia esta tirinha com os personagens Charlie Brown e Snoopy.


Charles M. sChulz. Peanuts completo: 1957-1958. Trad. Alexandre Boide. Porto Alegre: L&PM, 2014. p. 167.
a) O que fez Snoopy ficar irritado com Charlie Brown?
b) Que expressão revela que a ação irritante não é uma novidade?
c) Você conclui que o garoto entendeu o motivo de o cachorro ter gritado? Explique.
d) Qual das falas da tira é uma frase nominal? Justifique sua resposta.
e) Anote no caderno os dois períodos abaixo. Sublinhe os verbos ou locuções verbais e, em seguida, divida as orações com uma barra (/).
I. “Se ele me chamar de ‘cara peluda’ mais uma vez, eu vou gritar!”
II. “Nunca tinha ouvido um cachorro gritar...”
f) As orações do período I estão relacionadas pela palavra se. Que sentido é expresso por ela: causa, hipótese, tempo ou consequência?
g) Reescreva o período II de modo que ele se transforme em um período simples.

 GABARITO:
1. Nos cinco primeiros quadrinhos, aparecem comportamentos que envolvem mentira ou enganação.
2. Os quadrinhos representam situações em que uma mentira foi ou está sendo dito, o que se relaciona ao dia 1o de abril. Análise dos quadrinhos: 1o e 2o: o garoto finge ter lançado a bolinha para o cão, que a procura inutilmente; 3o: o cão reclama porque seu dono o enganou com a proposta de um passeio e o levou ao veterinário; 4o: o garoto justifica a ausência de um trabalho escolar dizendo que o cachorro o comeu; 5o: um cachorro considerado feio é elogiado por sua “beleza”.
3. No quinto quadrinho.
4. Não. O contexto é suficiente para que se compreenda o sentido da fala.
5. O contexto completa a fala: o complemento do verbo é a bolinha que aparece na mão do personagem.

TIPOS DE FRASE
1. A primeira.
2. Resposta pessoal. Sugestão: o ritmo é mais lento, com a pronúncia de cada sílaba bem marcada e um provável alongamento da sílaba tônica.
3. Na primeira, o falante dá uma ordem; na segunda, faz um elogio, portanto revela um sentimento ou uma impressão sobre o animal.
4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem o contexto em que as frases estão inseridas e o próprio balão de fala.
5. Sim. Nesse caso, a pronúncia deve se adequar a uma declaração.

1. A pontuação do texto original da revista é esta: (1) e (2) = ponto final; (3) = ponto de interrogação; (4) = ponto de exclamação; (5) = ponto final; (6) = ponto de interrogação; (7) = ponto de exclamação; (8), (9) e (10) = ponto final. Contudo, os números (4), (6) e (7) podem ser substituídos por ponto final.
2.
a) As frases interrogativas convidam o leitor a pensar a respeito do tema, convidando-o a ler o texto.
b) O texto enfatizaria a dificuldade de realização da ação citada (encontrar aranhas).
c) Comprová-la.
d) Predominam as frases declarativas, porque servem para relatar fatos ou apresentar informações.
e) A linguagem simples, com vocabulário acessível, os temas abordados etc.
f) A expressão os aracnídeos certos. Alerte os alunos para o fato de que brincar com aranhas é perigoso, além de ser crueldade colocar os animais em disputas.
g) Finalmente

3a. A personagem se sente feliz, sensação promovida pelo clima agradável e pela possibilidade de ouvir o canto dos pássaros e sentir o aroma das flores.
3b. Porque a personagem percebe que não sabe onde está seu celular.
3c. As notas musicais representam o canto dos pássaros e foram desenhadas nessa posição para sugerir que o som está entrando pela janela.
3e. O ponto de interrogação aparece no final das frases interrogativas, e o de exclamação, no das exclamativas.
3d. Não. A fala quebra a expectativa ao transformar o que parecia ser uma reflexão sobre a vida em uma preocupação banal.
3f. Sugere que a pergunta traduz também um sentimento; no caso, o medo de ter perdido o celular.

1. O leitor imagina que o personagem está fazendo uma declaração sobre a capacidade ou não de o avestruz voar como as demais
2. O personagem estava contestando um avestruz que desejava voar de avião. aves.
3. Porque apresentam sentido completo.
4. São frases exclamativas. Essa predominância é explicada pelo fato de os
dois personagens estarem discutindo.
5. 1ª fala: pode voar (locução); 2a fala: paguei, tenho, tomei; 3a fala: não há verbo nem locução verbal.
Oração período
2ª.A narradora conta como passou o reveillon de 1968.
2b. frases declarativas e frases exclamativas.
2c. As frases declarativas contam o que aconteceu e a opinião da narradora sobre suas experiências; as exclamativas expressam suas sensações de maneira mais viva, emotiva.
2d. Uma fala mais emocional e enfática.
2e.São frases nominais porque não apresentam verbos.
2f. “Um grande réveillon!”, “Dum jeito mais solto”, “Vibrante”, “Feliz ano-novo!” e “Feliz 1968!!”.
2g. Trata-se de um período composto, porque é formado por duas orações (organizadas em torno das formas verbais for e pararei).
2h. O gênero diário traz a expressão de vivências e sentimentos, constituindo uma comunicação informal e íntima, por isso aceitam-se construções que pareçam seguir o ritmo do pensamento e se mostram mais espontâneas.


1a. O fato de Charlie Brown tê-lo chamado de “cara peluda”.
1b.Mais uma vez.
1c. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a fala revela que o garoto apenas estranhou o fato de o cachorro ter gritado, sem apresentar nenhuma interpretação desse gesto.
1d. “Bom dia, cara peluda!” é uma frase nominal, porque não apresenta verbo.
1e-I. “Se ele me chamar de ‘cara peluda’ mais uma vez, / eu vou gritar!” 1e-II. “Nunca tinha ouvido / um cachorro gritar...”
1f. Hipótese.
1g. Nunca tinha ouvido o grito de um cachorro.
BIBLIOGRAFIA:
ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

FRASE ORAÇÃO PERÍODO TEORIA EXERCICIO GABARITO BNCC


FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

FRASE E ORAÇÃO 
HABILIDADE ( EF07LP04)  Reconhecer, em textos, o verbo como núcleo das orações.
BANHO DE HISTÓRIA
Os hindus, religiosamente limpos
       Nada daquilo que tanto surpreendeu os portugueses era novidade na Índia. Um papel extremamente importante na medicina indiana era desempenhado pelas estritas regras de higiene pessoal estabelecidas pela religião brâmane.
       Recomendavam-se dieta vegetariana e abstinência de álcool: havia grande ênfase na limpeza corporal, com banhos frequentes e remoção imediata dos excrementos e do lixo de dentro das casas. [ ... ]
       Os indianos tomavam banho ao acordar e ao deitar, e os rituais de higiene pessoal variavam conforme a casta. Os jovens nobres iniciavam sua requintada toalete esfregando os dentes com uma raiz, aplicando colírio e mascando folhas de bétel. O banho era tomado em uma sala na casa ou no rio, em cuja margem era instalado um aparato para o conforto dos banhistas. Antes de entrar n’água, o nobre indiano esfregava seu corpo com pós perfumados. Aplicava óleos nos cabe­los e no corpo, deitando-se em uma cama para ser massageado. A seguir vinha o banho em si, no qual era utilizado um sabão espumoso. [ ... ]
Eduardo Bueno. Passando a limpo: história da higiene pessoal no Brasil. São Paulo:Gabarito,2007. P. 15-17.
1. Releia o título do texto.
Banho de história
a) Com base no texto, formule uma explicação para esse título.
b) Ao considerarmos o contexto, é possível concluir que o título apresenta sen­tido completo? Explique.
2. Agora, releia esta frase, extraída do texto:
Óleos e gorduras animais serviam de base para cremes, loções e pomadas de uso diário ou medicinal.
a) Identifique a forma verbal dessa frase.
b) Essa frase apresenta sentido completo?
       
       Nas atividades anteriores, há dois tipos de frase. No título do texto, em­bora a frase não apresente verbo, é possível compreendê-la pelo seu con­texto. Já a frase da atividade 2 apresenta um verbo.
       Frase é qualquer palavra ou conjunto de palavras ordenadas que apresenta sentido completo. Há a frase nominal, que não tem verbo, e a frase verbal, que apresenta um ou mais verbos (ou locução verbal). Há também a oração, que é um enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal. O verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.

3. Veja os títulos abaixo.
Introdução
Como se forma uma nascente de água
Nascentes de águas termais
Nascentes de água mineral


a) Todos esses títulos são frases? Explique.
b) Quais desses títulos são frases nominais? Justifique sua resposta.
c) Algum desses títulos é uma oração? Por quê?
4. Releia o trecho abaixo.
Muitos rios começam em uma fonte natural, e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de água.

• Nesse trecho existe apenas uma oração? Justifique sua resposta.

PERÍODO

5. Leia mais um trecho extraído do livro Passado a limpo.
       Os cuidados de higiene e beleza consistiam na grande ocupação das nobres indianas. A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfu­mados para ficar com a pele macia e os músculos rijos.

a) A primeira frase é uma oração. Qual é o núcleo dela?
b) Quantas orações há na segunda frase? Justifique sua resposta.
c) Quais são essas orações?

       Observe que a primeira frase do trecho acima é uma oração, pois nela há um verbo: consistiam. Na segunda, existe mais de uma oração, pois nes­sa frase há mais de uma forma verbal: eram e ficar. Essas frases são cha­madas, respectivamente, de período simples e período composto. Veja, no esquema a seguir, a estrutura de cada um desses períodos.
PERÍODO SIMPLES
PERÍODO COMPOSTO
Formado por uma oração
Formado por mais de uma oração
      Os cuidados de higiene e beleza consistiam na grande ocupação das nobres indianas.
     A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfumados para ficar com a pele macia e os músculos rijos.

       Dá-se o nome de período à frase organizada por uma ou mais orações. O período inicia-se com letra maiúscula e termina com a pontuação adequada ao que se quer expressar. Há dois tipos de período: período simples (formado por uma oração) e período composto (formado por mais de uma oração).

6. Releia, a seguir, um parágrafo retirado do texto "Banho de história".
        As casas dos egípcios abastados tinham uma sala de banho, onde os criados lavavam seus senhores, despejando a água de uma bacia sobre eles. A banheira só chegaria ao Egito com os romanos. Antes disso, os egípcios tornavam banho sen­tados em uma cadeira, e a água era escoada por um sistema de canalização de terracota. Como sabão, era usada uma mistura à base de cimas ou argila, geral­mente perfumada. Também havia poções combinando óleos vegetais, gorduras animais e sais alcalinos, para limpeza ou tratamento de doenças de pele. As ablu­ções diárias eram realizadas de manhã e antes das refeições. [ ... ]


a) Quantos períodos há nesse parágrafo?
b) Transcreva no caderno os períodos simples.
c) Por que os períodos identificados na resposta ao item anterior são classifi­cados como simples?
d) Quantas orações há no primeiro período composto do parágrafo? Quais são essas orações?
e) Indique o núcleo de cada uma das orações identificadas no item d.

1.Leia o texto a seguir, publicado em um livro paradidático sobre os parques na­cionais do Brasil.
Parque Nacional Aparados da Serra
       Há 130 milhões de anos, quando os dinossauros ainda vagavam por aqui. começaram a se formar os cânions do Aparados da Serra. Talvez alguns desses imensos répteis tenham até mesmo caído nesses enormes abismos...
      O Aparados da Serra reúne cânions de até 900 metros de altura. forrados por mata atlântica e araucárias, com quedas-d'água altíssimas. O maior cânion é Itaimbezinho, com 5.9 quilômetros de extensão e 600 metros de largura. [ ... ]

Nurrt Bensusan. Lebintnos parques nacionars São Paulo· Pe1rópol1s, 2012 p 22-23

a) Qual é o assunto principal desse texto?
b) O texto é introduzido por uma informação histórica. Qual é a relação entre essa informação e o assunto tratado?
c) As frases presentes no primeiro parágrafo do texto formam que tipo de pe­ríodo? Justifique sua resposta com base nos verbos.
d) As frases do segundo parágrafo estão organizadas em que tipo de período?
e) Relacione o uso do tipo de período identificado no item anterior ao conteúdo desse parágrafo.

2. Observe a imagem a seguir.

Helena Coelho.Parque das crianças, 2009.  Óleo sobre tela, 30 cm x 40 cm. Galeria Jacques  Ardies, São Paulo.

a) O que essa pintura mostra?
b) Como são as cores utilizadas na imagem?
c) Construa no caderno três orações que descrevam a cena retratada.
d) Imagine o que as crianças estão falando enquanto se divertem. Escreva no caderno três frases nominais que expressem essas falas.

3.Observe a tirinha abaixo
http://compauta.com.br/tirinha-115/ Adão Iturrusgarai 

a) Nos três primeiros quadrinhos, como a personagem parece lidar com a falta do uso do celular?
b) O que o quarto quadrinho revela sobre a forma como essa personagem realmente se sente? Que elementos não verbais comprovam sua resposta?
c) Na tira, foram utilizadas algumas frases nominais. Quais são elas?
d) A tira mostra uma situação informal, uma conversa entre amigas. Qual é a relação entre o uso dessas frases nominais e esse contexto?
e) Que outras características presentes nas falas das personagens demons­tram a informalidade do contexto?
f) A fala do primeiro quadrinho é um período simples ou composto? Justifique sua resposta.
g) Há período simples na tira. Qual o núcleo da oração que forma esse período?

4. Leia um trecho de um verbete de enciclopédia digital sobre povos indígenas do Brasil e responda às questões.
       É importante a influência dos índios na cultura brasileira. O idioma português falado no Brasil incorporou muitas palavras indígenas. A forte expressão artística dos diversos povos, com domínio do uso da cor, é uma riqueza valorizada pelos brasileiros. Na culinária, a mandioca, a pipoca, o mingau, a tapioca, o pirão e o beiju são de origem indígena, assim como o hábito do banho diário. Nos cuidados com a saúde, os brasileiros aprenderam com os índios a usar os remédios naturais das plantas, em forma de chás, xaropes e compressas. Na música, nos cantos, no uso da rede, no artesanato e em muitas outras coisas, a cultura brasileira mostra sinais da presença indígena.
a) Segundo o verbete, qual é a relação entre a prática do banho diário adotada pelos brasileiros e a cultura indígena?
b) Por que algumas palavras estão destacadas em negrito nesse trecho?
c) Quantos períodos compõem o trecho? Que tipo de período predomina nele: simples ou composto?
d) Qual é a relação entre o tipo de período predominante no trecho e o gênero verbete de enciclopédia?
e) Qual é o núcleo da última oração do trecho?

BIBLIOGRAFIA:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018 p.166-168.


GABARITO:
1.
a) Resposta pessoal.
b) Sim. Pois, tendo em vista o contexto em que em que o título se insere, é possível compreender os sentidos nele expresso.
2.
a) Serviam
b) Sim. Trate-se de uma frase de sentido completo, não falta informação.
3.
a) Sim, já que todos eles apresentam sentido completo, mesmo os títulos formados por apenas uma palavra ou que não possuem verbo.
b) Os títulos “Introdução”, “Nascentes de águas termal” e “Nascentes de água mineral”. Eles são frases nominais, pois não apresentam verbo.
c) O título “Como se forma uma nascente de água” é uma oração, já que apresenta o verbo formar.
4. Não. Nesse trecho há duas formas verbais (começam e dependem) o que significa que ele é formado por duas orações.
5.
a) A forma verbal consistiam.
b) Na segunda frase, há duas orações, uma vez que há duas formas verbais: eram e ficar.
c) São: “A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfumados / para ficar com a pele macia e os músculos rijos.
6.
a) Há seis períodos.
b) “A banheira só chegaria ao Egito com os romanos”, “Como sabão, era usada uma mistura a base de cinzas ou argila, geralmente perfumada.” “As abluções diárias eram realizadas de manhã e antes das refeições”.
c) Esses períodos são simples, pois cada um deles é formado por uma só oração.
d) Há três orações: “As casas dos egípcios abastados tinham uma sala de banho / onde os criados lavavam seus  senhores, / despejando a água de uma bacia sobre eles.”
e) Os núcleos são: tinham, lavavam e despejando.

1.
a) São as características geográficas do parque Nacional Aparados da Serra.
b) No início do texto, fala-se sobre dinossauros que viveram no Brasil quando os cânions do Aparados da Serra começaram a se formar.
c) A primeira frase é estruturada em um período composto, pois há quatro formas verbais ( há, vagavam, começaram e formar), e a segunda é formada por um período simples pois há somente uma forma verbal ( tenham caído).
d) Em período simples.
e) As frases apresentam afirmações sobre Aparados da Serra e Itaimbezinho. Ao fazer afirmações com vistas a divulgar conhecimento, é comum utilizar período simples, a fim de obter clareza no que é dito e facilitar a compreensão para aquele que lê.
2.
a) Ela mostra crianças (meninas e meninos) de diferentes etnias brincando e  se divertindo em uma praça ou parque.
b) A pintura é bastante colorida. AS cores utilizadas são alegras fortes e contrastantes.
c) Resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.
3.
a) Ela diz que está bem, mas a expressão dela dá a impressão de que não está.
b) Revela que, na verdade, ela está tensa; não consegue lidar bem coma situação. O que comprova isso é o fato de a personagem estar com o rosto esverdeado, como se estivesse passando mal, olhar para o relógio e suar.
c) “Legal”, “Tranquilo”, “Dois dias” , e “...7 horas 25 minutos e32 segundo”.
d) Essas frase nominais, principalmente as duas primeira, expressam e reforçam a informalidade da situação vivida pelas personagens.
e) o uso da expressão “numa boa”  e das formas reduzidas do verbo estar: tô e tá em vez de estou e estar.
f) É um período composto, pois tem mais de um verbo.
g) O período “E tá conseguindo numa boa?” cujo núcleo é tá conseguindo.

4.
a) Segundo o texto, a prática do banho diário adotada pelos brasileiros é de origem indígena.
b) Porque essas palavras são hiperlinks: quando se clica nelas, no suporte original, abre-se uma nova página com esses verbetes.
c) O trecho é composto por seis períodos. Nele predominam os períodos simples.
d) O uso de períodos simples favorece a exposição de conteúdos nos verbetes de enciclopédia, pois a mensagem é construída de forma mais direta e objetiva do que se fossem utilizados mais períodos compostos.
e) A forma verbal mostra.


FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Dependendo do contexto, as frases podem ser construídas com uma ou mais palavras, com ou sem verbo. Observe o exemplo de um diálogo entre dois jovens.


-- Oi!
Tudo bem?
  
-- Tudo.

-- Vai ficar aqui com o
pessoal?

-- Vou.


Observe:
Waldir é sábio.
um verbo = uma oração
Waldir é sábio, não usa xampu e foge das pessoas.”
um verbo = 1a oração um verbo = 2a oração um verbo = 3a oração
        No primeiro exemplo, “Waldir é sábio”, temos apenas um verbo (ser) e, portanto, uma só oração. No segundo, temos três verbos (ser, usar, fugir) e, portanto, três orações, já que há partes da frase organizadas em torno desses verbos. Nesse caso, trata-se de um período formado por mais de uma oração. Logo, “Waldir é sábio” é um período simples, enquanto “Waldir é sábio, não usa xampu e foge das pessoas” é um período composto.

SUJEITO E PREDICADO
Em geral, uma oração é formada por dois termos principais:
• aquele (coisa ou pessoa) sobre o qual se declara algo — a esse termo chamamos sujeito;
• aquilo que é declarado sobre o sujeito — a esse termo chamamos predicado.

        Em sua origem, a palavra predicado quer dizer “o que se diz de”.
Na maioria das frases em português, o predicado vem depois do sujeito, mas há construções em que o sujeito aparece depois do predicado.
Quando o sujeito vem antes do predicado, a oração está na ordem direta, a mais comum na língua portuguesa. Veja:
Muita gente da minha idade     se interessa por tecnologia.”
Sujeito                                           Predicado
Quando o sujeito vem depois do predicado ou intercalado nele, a oração está
na ordem inversa:
Tem ocorrido     uma preocupação crescente sobre a tecnologia nas escolas.
Predicado                                   Sujeito

      A frase construída sem verbo é chamada frase nominal.
       A frase ou parte dela que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal, de forma expressa ou implícita, chama-se oração.
       A frase organizada em torno de um ou mais verbos ou locuções verbais também é chamada de período.
       O período formado por apenas uma oração chama-se período simples. Aquele formado por mais de uma oração é o período composto.

Atenção às locuções verbais!
Lembre-se de que cada oração se organiza em torno de um verbo ou uma locução verbal.
Observe um exemplo de período simples, em que a única oração está organizada em torno de uma locução verbal.
Em breve, o uso da tecnologia vai revolucionar o ensino.

       No português brasileiro, é bastante comum os falantes trazerem para o início da oração o elemento ao qual querem dar mais destaque e eliminarem termos da sentença, como as preposições. A esse fenômeno damos o nome de topicalização. Observe, por exemplo, essa reclamação feita por um consumidor:
[...] Há menos de um mês o meu celular acabou a bateria e quando fui colocar pra carregar ele não ligou mais. Fui até a assistência técnica para entender o porquê dele ter parado de funcionar e pedi o reparo apenas do que tinha parado de funcionar. [...]
Em vez de “A bateria do meu celular acabou”, foi empregado “Meu celular acabou a bateria”, garantindo mais ênfase a celular do que a bateria.

BIBLIOGRAFIA:
Araribá mais: interdisciplinar: língua portuguesa e arte: 6º ANO. Ed. Moderna; Marisa Martins Sanchez. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018. P.213


Frase, oração e período
1. Observe a capa de revista a seguir.

a) Qual é a matéria de capa em destaque nessa edi­ção da revista?

b) De que maneira a imagem da capa contribui para o entendimento do conteúdo da matéria principal?

2. Observe os enunciados destacados na capa.
Fora lixão!
       O cotidiano e o impacto socioambiental da antiga e maior montanha de lixo da América Latina em Brasília.


a) Em relação à presença de verbos, que semelhança é possível perceber nos dois enunciados?

b) Como foi possível perceber, a ausência de verbos nos enunciados da capa de revista não comprome­teu o entendimento da mensagem. Levante hipó­teses: O que é importante para que um enunciado tenha sentido?
        Damos o nome frase ao enunciado que, em uma situação comunicativa, apresenta sentido completo. Veja:
Fora lixão!
       O exemplo acima é uma frase nominal, pois tem sentido completo e não é organizada em torno de um verbo
       Quando o enunciado é organizado em torno de um verbo, damos a ele o nome oração. Ob­serve

A Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.

        O exemplo acima é uma frase verbal e uma oração ao mesmo tempo, pois tem sentido completo e é organizado em torno de um verbo (acumular).
       Cada oração é organizada por um único verbo ou locução verbal. Dessa forma, para cada verbo ou locução verbal, contamos uma oração. Veja o exemplo:
     
       A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva.

      O exemplo acima é de uma frase formada por duas orações, Já que possui dois verbos   Quando uma frase é formada por uma ou mais orações, é chamada período.

3. Leia as frases a seguir.
I. O perigo aumentou.
II. E a responsabilidade de todos também.

·         Podemos afirmar que essas duas frases são orações? Justifique sua resposta.

APLICANDO CONHECIMENTOS
1. Releia o parágrafo a seguir, extraído da reportagem "Brasil diz adeus ao maior lixão da América Lati­na, em Brasília".

       Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, a Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.

a) Quantas orações compõem esse parágrafo?
b) Como foi possível chegar a essa conclusão?

2. Leia os títulos de notícia a seguir.
Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo
MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo.
Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em. . Acesso em 26 set. 2018

Poluição do plástico é desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente
CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em: . Acesso em. 26 set 2018.

a) Quais formas verbais organizam os títulos das notícias apresentadas?
b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?
c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, períodos? Justifique sua resposta.
d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?

3. Observe o título dos livros a seguir.
SOUZA, Mareio. O nascimento do Rio Amazonas. São Paulo Lazuh, 2007 (Capa

SANTOS, José. A votte ao mundo em 80 bichas São Paulo: Lazuh, 2012. (Capa).

Discuta com um colega as questões a seguir e, após a discussão, respondam: a) Quais são as funções do título de um livro?
b) Por que os títulos desses livros podem ser considerados frases?
c) Esses títulos podem ser classificados como frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.
d) Em sua opinião, por que se recorre ao uso de frases nominais em títulos de livros?
e) Releia o titulo do primeiro livro. Como ele poderia ser substituído por uma frase verbal, ou seja, por um período, sem prejuízo ou mudança de sentido?

BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, TâniaAmaral.Tecendo Linguagens: 6º ano,5ªed. Barueri-SP-IBEP, 2018.
GABARITO:
1.
a) A matéria “Fora lixão!”, que aborda os problemas causados pelo lixão em Brasília.
b) Pela foto pode-se perceber onde (Brasília) e qual é o problema que será discutido no texto ( o descarte do lixo).
2.
a) Não há verbos em nenhum dos enunciados.
b) resposta pessoal.
3. Não.  Apenas a primeira é uma oração, pois é formada em torno de um verbo, ou seja, é organizada por um verbo.

APLICANDO OS CONHECIMENTOS
 1.
a) Cinco orações.
b) Foi preciso contar quantos verbos há no parágrafo, pois cada oração organiza-se em torno de um verbo.
2.
a) Apontam, é.
b) Cada título é formado por apenas um verbo.
c) Sim, pois são organizados em torno de verbos.
d) porque os autores usaram o título para resumir os acontecimentos que serão narrados , não alongando o conteúdo, que será explicado no corpo da notícia.
3.
a) O título desperta o interesse para a leitura do livro e antecipa seu conteúdo.
b) Porque tem sentido completo no contexto em que aparecem.
c) Frases nominais, porque não possuem verbos.
d) Resposta pessoal.
e) Resposta pessoal.