FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
FRASE E ORAÇÃO
HABILIDADE ( EF07LP04) Reconhecer, em textos, o verbo como núcleo das orações.
BANHO DE HISTÓRIA
Os hindus, religiosamente limpos
Nada daquilo que tanto
surpreendeu os portugueses era novidade na Índia. Um papel extremamente
importante na medicina indiana era desempenhado pelas estritas regras de
higiene pessoal estabelecidas pela religião brâmane.
Recomendavam-se dieta vegetariana e abstinência
de álcool: havia grande ênfase na limpeza corporal, com banhos frequentes e
remoção imediata dos excrementos e do lixo de dentro das casas. [ ... ]
Os indianos tomavam banho ao
acordar e ao deitar, e os rituais de higiene pessoal variavam conforme a casta.
Os jovens nobres iniciavam sua requintada toalete esfregando os dentes com uma
raiz, aplicando colírio e mascando folhas de bétel. O banho era tomado
em uma sala na casa ou no rio, em cuja margem era instalado um aparato para o
conforto dos banhistas. Antes de entrar n’água, o nobre indiano esfregava seu
corpo com pós perfumados. Aplicava óleos nos cabelos e no corpo, deitando-se
em uma cama para ser massageado. A seguir vinha o banho em si, no qual era
utilizado um sabão espumoso. [ ... ]
Eduardo Bueno. Passando a limpo: história
da higiene pessoal no Brasil. São Paulo:Gabarito,2007. P. 15-17.
1. Releia o título do texto.
Banho de história
a) Com base no texto, formule uma
explicação para esse título.
b) Ao considerarmos o contexto, é possível
concluir que o título apresenta sentido completo? Explique.
2. Agora, releia esta frase,
extraída do texto:
Óleos e gorduras animais serviam de
base para cremes, loções e pomadas de uso diário ou medicinal.
a) Identifique a forma verbal dessa
frase.
b) Essa frase apresenta sentido
completo?
Nas atividades anteriores, há dois tipos de frase. No título do texto, embora a frase não apresente verbo, é possível compreendê-la pelo seu contexto. Já a frase da atividade 2 apresenta um verbo.
Frase é qualquer palavra ou
conjunto de palavras ordenadas que apresenta sentido completo. Há a frase
nominal, que não tem verbo, e a frase verbal, que apresenta um ou
mais verbos (ou locução verbal). Há também a oração, que é um
enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal. O
verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.
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3. Veja os títulos abaixo.
Introdução
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Como se forma uma nascente de água
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Nascentes de águas termais
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Nascentes de água mineral
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a) Todos esses títulos são frases?
Explique.
b) Quais desses títulos são frases
nominais? Justifique sua resposta.
c) Algum desses títulos é uma
oração? Por quê?
4. Releia o trecho abaixo.
Muitos rios começam em uma fonte
natural, e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de
água.
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• Nesse trecho existe apenas uma
oração? Justifique sua resposta.
PERÍODO
5. Leia mais um trecho extraído do livro Passado a
limpo.
Os cuidados
de higiene e beleza consistiam na grande ocupação das nobres indianas. A
exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfumados para
ficar com a pele macia e os músculos rijos.
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a) A primeira frase é uma oração.
Qual é o núcleo dela?
b) Quantas orações há na segunda
frase? Justifique sua resposta.
c) Quais são essas orações?
Observe que a primeira frase do trecho
acima é uma oração, pois nela há um verbo: consistiam.
Na segunda, existe mais de uma oração, pois nessa frase há mais de uma
forma verbal: eram e
ficar. Essas
frases são chamadas, respectivamente, de período simples e período composto.
Veja, no esquema a seguir, a estrutura de cada um desses períodos.
PERÍODO
SIMPLES
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PERÍODO
COMPOSTO
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Formado
por uma oração
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Formado por mais de uma oração
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Os cuidados de higiene e beleza consistiam
na grande ocupação das nobres indianas.
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A exemplo dos homens, as damas eram massageadas
com óleos perfumados para ficar com a pele macia e os músculos rijos.
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Dá-se o nome de período à frase
organizada por uma ou mais orações. O período inicia-se com letra maiúscula e
termina com a pontuação adequada ao que se quer expressar. Há dois tipos de
período: período simples (formado por uma oração) e período
composto (formado por mais de uma oração).
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6. Releia, a seguir, um
parágrafo retirado do texto "Banho de história".
As casas dos egípcios abastados
tinham uma sala de banho, onde os criados lavavam seus senhores, despejando a
água de uma bacia sobre eles. A banheira só chegaria ao Egito com os romanos.
Antes disso, os egípcios tornavam banho sentados em uma cadeira, e a água
era escoada por um sistema de canalização de terracota. Como sabão, era usada
uma mistura à base de cimas ou argila, geralmente perfumada. Também havia
poções combinando óleos vegetais, gorduras animais e sais alcalinos, para
limpeza ou tratamento de doenças de pele. As abluções diárias eram
realizadas de manhã e antes das refeições. [ ... ]
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a) Quantos períodos há nesse
parágrafo?
b) Transcreva no caderno os
períodos simples.
c) Por que os períodos
identificados na resposta ao item anterior são classificados como simples?
d) Quantas orações há no primeiro
período composto do parágrafo? Quais são essas orações?
e) Indique o núcleo de cada uma das
orações identificadas no item d.
1.Leia o texto a seguir,
publicado em um livro paradidático sobre os parques nacionais do Brasil.
Parque Nacional Aparados da Serra
Há 130 milhões de anos, quando os
dinossauros ainda vagavam por
aqui. começaram a se formar os
cânions do Aparados da Serra.
Talvez alguns desses imensos répteis tenham até mesmo caído nesses enormes abismos...
O Aparados da Serra reúne cânions de
até 900 metros de altura. forrados por mata atlântica e araucárias,
com quedas-d'água altíssimas. O maior cânion é Itaimbezinho, com 5.9 quilômetros de extensão e 600 metros de largura. [ ... ]
|
Nurrt
Bensusan. Lebintnos parques nacionars São Paulo· Pe1rópol1s, 2012 p
22-23
a) Qual é o assunto principal desse texto?
b) O texto é introduzido por uma informação histórica. Qual é
a relação entre essa informação e o assunto tratado?
c) As frases presentes no primeiro parágrafo do texto formam
que tipo de período? Justifique sua resposta com base nos verbos.
d) As frases do segundo parágrafo estão organizadas em que
tipo de período?
e) Relacione o uso do tipo de período identificado no item
anterior ao conteúdo desse parágrafo.
2. Observe a imagem a seguir.
Helena Coelho.Parque das crianças, 2009.
Óleo sobre tela, 30 cm x 40 cm.
Galeria Jacques Ardies, São
Paulo.
a) O que essa pintura mostra?
b) Como são as cores utilizadas na imagem?
c) Construa no caderno três orações que descrevam a cena
retratada.
d) Imagine o que as crianças estão falando enquanto se
divertem. Escreva no caderno três frases nominais que expressem essas falas.
3.Observe a tirinha abaixo
http://compauta.com.br/tirinha-115/ Adão Iturrusgarai
a) Nos três primeiros quadrinhos, como a personagem parece
lidar com a falta do uso do celular?
b) O que o quarto quadrinho revela sobre a forma como essa
personagem realmente se sente? Que elementos não verbais comprovam sua
resposta?
c) Na tira, foram utilizadas algumas frases nominais. Quais
são elas?
d) A tira mostra uma situação informal, uma conversa entre
amigas. Qual é a relação entre o uso dessas frases nominais e esse contexto?
e) Que outras características presentes nas falas das
personagens demonstram a informalidade do contexto?
f) A fala do primeiro quadrinho é um período simples ou
composto? Justifique sua resposta.
g) Há período simples na tira. Qual o núcleo da oração que
forma esse período?
4. Leia um
trecho de um verbete de enciclopédia digital sobre povos indígenas do Brasil e
responda às questões.
É importante
a influência dos índios na cultura brasileira. O idioma português
falado no Brasil incorporou muitas palavras indígenas. A forte expressão
artística dos diversos povos, com domínio do uso da cor, é uma riqueza
valorizada pelos brasileiros. Na culinária, a mandioca, a pipoca, o
mingau, a tapioca, o pirão e o beiju são de origem indígena, assim
como o hábito do banho diário. Nos cuidados com a saúde, os brasileiros
aprenderam com os índios a usar os remédios naturais das plantas, em forma de
chás, xaropes e compressas. Na música, nos cantos, no uso da rede, no
artesanato e em muitas outras coisas, a cultura brasileira mostra sinais da
presença indígena.
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a) Segundo o verbete, qual é a relação entre a prática do
banho diário adotada pelos brasileiros e a cultura indígena?
b) Por que algumas palavras estão destacadas em negrito
nesse trecho?
c) Quantos períodos compõem o trecho? Que tipo de período
predomina nele: simples ou composto?
d) Qual é a relação entre o tipo de período predominante no
trecho e o gênero verbete de enciclopédia?
e) Qual é o núcleo da última oração do trecho?
BIBLIOGRAFIA:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua
portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo:
Edições SM, 2018 p.166-168.
GABARITO:
1.
a) Resposta pessoal.
b) Sim. Pois, tendo em vista o
contexto em que em que o título se insere, é possível compreender os sentidos
nele expresso.
2.
a) Serviam
b) Sim. Trate-se de uma frase de
sentido completo, não falta informação.
3.
a) Sim, já que todos eles apresentam
sentido completo, mesmo os títulos formados por apenas uma palavra ou que não
possuem verbo.
b) Os títulos “Introdução”, “Nascentes
de águas termal” e “Nascentes de água mineral”. Eles são frases nominais, pois
não apresentam verbo.
c) O título “Como se forma uma
nascente de água” é uma oração, já que apresenta o verbo formar.
4. Não. Nesse trecho há duas formas
verbais (começam e dependem) o que significa que ele é formado por duas
orações.
5.
a) A forma verbal consistiam.
b) Na segunda frase, há duas
orações, uma vez que há duas formas verbais: eram e ficar.
c) São: “A exemplo dos homens, as
damas eram massageadas com óleos perfumados / para ficar com a pele macia e os
músculos rijos.
6.
a) Há seis períodos.
b) “A banheira só chegaria ao Egito
com os romanos”, “Como sabão, era usada uma mistura a base de cinzas ou argila,
geralmente perfumada.” “As abluções diárias eram realizadas de manhã e antes
das refeições”.
c) Esses períodos são simples, pois
cada um deles é formado por uma só oração.
d) Há três orações: “As casas dos egípcios
abastados tinham uma sala de banho / onde os criados lavavam seus senhores, / despejando a água de uma bacia
sobre eles.”
e) Os núcleos são: tinham, lavavam e despejando.
1.
a) São as características
geográficas do parque Nacional Aparados da Serra.
b) No início do texto, fala-se sobre
dinossauros que viveram no Brasil quando os cânions do Aparados da Serra começaram
a se formar.
c) A primeira frase é estruturada em
um período composto, pois há quatro formas verbais ( há, vagavam, começaram e
formar), e a segunda é formada por um período simples pois há somente uma forma
verbal ( tenham caído).
d) Em período simples.
e) As frases apresentam afirmações
sobre Aparados da Serra e Itaimbezinho. Ao fazer afirmações com vistas a
divulgar conhecimento, é comum utilizar período simples, a fim de obter clareza
no que é dito e facilitar a compreensão para aquele que lê.
2.
a) Ela mostra crianças (meninas e
meninos) de diferentes etnias brincando e
se divertindo em uma praça ou parque.
b) A pintura é bastante colorida. AS
cores utilizadas são alegras fortes e contrastantes.
c) Resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.
3.
a) Ela diz que está bem, mas a
expressão dela dá a impressão de que não está.
b) Revela que, na verdade, ela está
tensa; não consegue lidar bem coma situação. O que comprova isso é o fato de a
personagem estar com o rosto esverdeado, como se estivesse passando mal, olhar
para o relógio e suar.
c) “Legal”, “Tranquilo”, “Dois dias”
, e “...7 horas 25 minutos e32 segundo”.
d) Essas frase nominais,
principalmente as duas primeira, expressam e reforçam a informalidade da
situação vivida pelas personagens.
e) o uso da expressão “numa boa” e das formas reduzidas do verbo estar: tô e
tá em vez de estou e estar.
f) É um período composto, pois tem
mais de um verbo.
g) O período “E tá conseguindo numa
boa?” cujo núcleo é tá conseguindo.
4.
a) Segundo o texto, a prática do
banho diário adotada pelos brasileiros é de origem indígena.
b) Porque essas palavras são hiperlinks: quando se clica nelas, no
suporte original, abre-se uma nova página com esses verbetes.
c) O trecho é composto por seis
períodos. Nele predominam os períodos simples.
d) O uso de períodos simples
favorece a exposição de conteúdos nos verbetes de enciclopédia, pois a mensagem
é construída de forma mais direta e objetiva do que se fossem utilizados mais
períodos compostos.
e) A forma verbal mostra.
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Dependendo do contexto, as frases podem ser construídas com uma
ou mais palavras, com ou sem verbo. Observe o exemplo de um diálogo entre dois
jovens.
-- Oi!
Tudo bem?
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-- Tudo.
|
-- Vai ficar aqui com o
pessoal?
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-- Vou.
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Observe:
• “Waldir é sábio.”
um verbo = uma oração
• “Waldir é sábio, não usa xampu e foge das
pessoas.”
um verbo = 1a oração um verbo = 2a oração um verbo = 3a oração
No primeiro
exemplo, “Waldir é sábio”, temos apenas um verbo (ser) e, portanto, uma
só oração. No segundo, temos três verbos (ser, usar, fugir)
e, portanto, três orações, já que há partes da frase organizadas em torno
desses verbos. Nesse caso, trata-se de um período formado por mais de uma
oração. Logo, “Waldir é sábio” é um período simples, enquanto “Waldir é sábio,
não usa xampu e foge das pessoas” é um período composto.
SUJEITO E PREDICADO
Em geral, uma oração é formada por dois termos principais:
• aquele (coisa ou pessoa) sobre o qual se declara algo —
a esse termo chamamos sujeito;
• aquilo que é declarado sobre o sujeito — a esse termo
chamamos predicado.
|
Em sua origem,
a palavra predicado quer dizer “o que se diz de”.
Na maioria das frases em português, o predicado vem depois
do sujeito, mas há construções em que o sujeito aparece depois do predicado.
Quando o sujeito vem antes do predicado, a oração está na ordem
direta, a mais comum na língua portuguesa. Veja:
• “Muita gente da minha idade se interessa por tecnologia.”
Sujeito Predicado
Quando o sujeito vem depois do predicado ou intercalado
nele, a oração está
na ordem inversa:
• Tem ocorrido uma preocupação crescente sobre a
tecnologia nas escolas.
Predicado Sujeito
A frase
construída sem verbo é chamada frase nominal.
A frase ou
parte dela que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal, de forma
expressa ou implícita, chama-se oração.
A frase
organizada em torno de um ou mais verbos ou locuções verbais também é chamada
de período.
O período
formado por apenas uma oração chama-se período simples. Aquele formado por
mais de uma oração é o período composto.
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Atenção às locuções verbais!
Lembre-se de que cada oração se organiza em torno de um verbo
ou uma locução verbal.
Observe um exemplo de período simples, em que a única
oração está organizada em torno de uma locução verbal.
Em breve, o uso da tecnologia vai revolucionar o ensino.
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No português
brasileiro, é bastante comum os falantes trazerem para o início da oração o
elemento ao qual querem dar mais destaque e eliminarem termos da sentença, como
as preposições. A esse fenômeno damos o nome de topicalização. Observe, por exemplo,
essa reclamação feita por um consumidor:
[...] Há menos de um mês o meu celular acabou a bateria
e quando fui colocar pra carregar ele não ligou mais. Fui até a
assistência técnica para entender o porquê dele ter parado de funcionar e
pedi o reparo apenas do que tinha parado de funcionar. [...]
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Em vez de “A bateria do meu celular acabou”, foi empregado
“Meu celular acabou a bateria”, garantindo mais ênfase a celular
do que a bateria.
BIBLIOGRAFIA:
Araribá mais:
interdisciplinar: língua portuguesa e arte: 6º ANO. Ed. Moderna; Marisa Martins
Sanchez. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018. P.213
Frase, oração e período
1. Observe a capa de revista a seguir.
a) Qual é a matéria de capa em destaque nessa edição da revista?
b) De que maneira a imagem da capa contribui para o entendimento do conteúdo da matéria principal?
2. Observe os enunciados destacados na capa.
Fora lixão!
O cotidiano e o impacto socioambiental da antiga e maior montanha de lixo da América Latina em Brasília.
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a) Em relação à presença de verbos, que semelhança é possível perceber nos dois enunciados?
b) Como foi possível perceber, a ausência de verbos nos enunciados da capa de revista não comprometeu o entendimento da mensagem. Levante hipóteses: O que é importante para que um enunciado tenha sentido?
Damos o nome frase ao enunciado que, em uma situação comunicativa, apresenta sentido completo. Veja:
Fora lixão!
O exemplo acima é uma frase nominal, pois tem sentido completo e não é organizada em torno de um verbo
Quando o enunciado é organizado em torno de um verbo, damos a ele o nome oração. Observe
A Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.
O exemplo acima é uma frase verbal e uma oração ao mesmo tempo, pois tem sentido completo e é organizado em torno de um verbo (acumular).
Cada oração é organizada por um único verbo ou locução verbal. Dessa forma, para cada verbo ou locução verbal, contamos uma oração. Veja o exemplo:
A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva.
O exemplo acima é de uma frase formada por duas orações, Já que possui dois verbos Quando uma frase é formada por uma ou mais orações, é chamada período.
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3. Leia as frases a seguir.
I. O perigo aumentou.
II. E a responsabilidade de todos também.
· Podemos afirmar que essas duas frases são orações? Justifique sua resposta.
APLICANDO CONHECIMENTOS
1. Releia o parágrafo a seguir, extraído da reportagem "Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília".
Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, a Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.
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a) Quantas orações compõem esse parágrafo?
b) Como foi possível chegar a essa conclusão?
2. Leia os títulos de notícia a seguir.
Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo
MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo.
Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em.
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Poluição do plástico é desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente
CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em:
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a) Quais formas verbais organizam os títulos das notícias apresentadas?
b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?
c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, períodos? Justifique sua resposta.
d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?
3. Observe o título dos livros a seguir.
SOUZA, Mareio. O nascimento do Rio Amazonas. São Paulo Lazuh, 2007 (Capa
SANTOS, José. A votte ao mundo em 80 bichas São Paulo: Lazuh, 2012. (Capa).
Discuta com um colega as questões a seguir e, após a discussão, respondam: a) Quais são as funções do título de um livro?
b) Por que os títulos desses livros podem ser considerados frases?
c) Esses títulos podem ser classificados como frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.
d) Em sua opinião, por que se recorre ao uso de frases nominais em títulos de livros?
e) Releia o titulo do primeiro livro. Como ele poderia ser substituído por uma frase verbal, ou seja, por um período, sem prejuízo ou mudança de sentido?
OLIVEIRA, TâniaAmaral.Tecendo Linguagens: 6º ano,5ªed. Barueri-SP-IBEP, 2018.
GABARITO:
1.
a) A matéria “Fora lixão!”, que aborda os problemas causados pelo lixão em Brasília.
b) Pela foto pode-se perceber onde (Brasília) e qual é o problema que será discutido no texto ( o descarte do lixo).
2.
a) Não há verbos em nenhum dos enunciados.
b) resposta pessoal.
3. Não. Apenas a primeira é uma oração, pois é formada em torno de um verbo, ou seja, é organizada por um verbo.
APLICANDO OS CONHECIMENTOS
1.
a) Cinco orações.
b) Foi preciso contar quantos verbos há no parágrafo, pois cada oração organiza-se em torno de um verbo.
2.
a) Apontam, é.
b) Cada título é formado por apenas um verbo.
c) Sim, pois são organizados em torno de verbos.
d) porque os autores usaram o título para resumir os acontecimentos que serão narrados , não alongando o conteúdo, que será explicado no corpo da notícia.
3.
a) O título desperta o interesse para a leitura do livro e antecipa seu conteúdo.
b) Porque tem sentido completo no contexto em que aparecem.
c) Frases nominais, porque não possuem verbos.
d) Resposta pessoal.
e) Resposta pessoal.
Excelentes atividades! Parabéns, professor!
ResponderExcluirMe ajudou muito!!!! Obrigado Professor
ResponderExcluirNao me ajudou muito mais vlw
ResponderExcluirMuito bom. E bem explicado !
ResponderExcluir