Atividade: INTERJEIÇÕES
Interjeições: elas valem por
frases.
Interjeições são
palavras e expressões usadas para traduzir emoções, sentimentos
ou reações, como susto, satisfação, raiva, chamamento, encorajamento
etc. Quando formadas por mais de uma palavra, são chamadas de locuções
interjetivas. Veja, nesta tira, o emprego de uma interjeição.
|
Observe
a tirinha.
Ai! expressa
dor e equivale a uma frase
inteira, porque, nesse contexto, tem sentido completo.
As interjeições e
locuções interjetivas costumam vir acompanhadas pelo ponto de exclamação: Oh!, Força!, Oi!, Vamos
lá!, Pois não! etc.
|
1. Leia as duas frases abaixo:
I. Você fez a
tarefa.
II. Você! Fez a
tarefa.
a) Em qual das duas frases há expressão de espanto ou
admiração?
b) O que permitiu você chegar a essa conclusão?
2) Indique o significado de cada interjeição destacada de acordo com o quadro abaixo:
ADMIRAÇÃO, ALÍVIO, DECEPÇÃO, ALEGRIA.
|
a) Oba!
Feriado na terça!
b) Nossa! Como você é dedicada!
c) Ufa!
Terminamos o trabalho em tempo hábil.
d) Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!
3. Observe a expressão meu
Deus na música e na tirinha.
Deus, meu Deus
Tudo está tão difícil pra mim
Deus, meu Deus
Muitos me perguntam onde Tu estás
a) Qual a diferença na pontuação usada nos dois textos para
escrever essa expressão.
b) Em qual dos dois textos a expressão transmite a ideia de
preocupação.
c) Na música a expressão foi empregada para se dirigir a
alguém ou para expressar um sentimento?
d) Se colocássemos um ponto de exclamação após a expressão
“meu Deus” na música, que ideia a expressão transmitiria?
4. Substitua as FRASES destacadas pelas interjeições: Psiu!
– Credo! - Vamos! - Atenção!
a) Esteja mais atento! Esta estrada é
muito perigosa.
b) Fiquem quietos! A aula já começou.
c) Não aprovo! Sua atitude desagradou a
todos.
d) Você vai conseguir! Siga adiante, pois
será um vencedor.
5. Observe as frases abaixo.
I. Puxa! Pensei
que não viesse mais.
II. Puxa! Você é realmente
um artista.
a) Qual das duas indica aborrecimento
e qual indica admiração?
b) Para entender as
interjeições é preciso compreender o contexto ou decorá-las?
Leia a tirinha abaixo.
6. No primeiro quadrinho a interjeição “Finalmente!” indica:
a) tristeza
b) alívio
c) decepção
d) preocupação
7. Além da interjeição que outro recurso foi usado pelo
autor da tirinha para indicar como a personagem se sente?
Leia a tira.
8. No primeiro e terceiro quadrinho podemos entender que o
personagem está:
a) desesperado
b) alegre
c) preocupado
d) triste.
9. Quais interjeições foram empregadas para transmitir esse
sentimento?
Leia a tira.
10. Retire do texto interjeições para indicar nojo, advertência e conclusão.
BIBLIOGRAFIAS:
ORMUNDO, Wilton Se liga na língua:
leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo,
Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
https://www.letras.mus.br/bruna-karla/1538326/
Nenhum comentário:
Postar um comentário