PáginasDESCRITOR

terça-feira, 11 de agosto de 2020

INTERJEIÇÃO TEORIA E EXERCÍCIOS


Atividade: INTERJEIÇÕES

Interjeições: elas valem por frases.
       Interjeições são palavras e expressões usadas para traduzir emoções, sentimentos ou reações, como susto, satisfação, raiva, chamamento, encorajamento etc. Quando formadas por mais de uma palavra, são chamadas de locuções interjetivas. Veja, nesta tira, o emprego de uma interjeição.

Observe a tirinha.

      Ai! expressa dor e equivale a uma frase inteira, porque, nesse contexto, tem sentido completo.
      As interjeições e locuções interjetivas costumam vir acompanhadas pelo ponto de exclamaçãoOh!Força!Oi!Vamos lá!Pois não! etc.

1. Leia as duas frases abaixo:
I. Você fez a tarefa.
II. Você! Fez a tarefa.
a) Em qual das duas frases há expressão de espanto ou admiração?
b) O que permitiu você chegar a essa conclusão?

2) Indique o significado de cada  interjeição destacada  de acordo com o quadro abaixo:
ADMIRAÇÃO, ALÍVIO, DECEPÇÃO, ALEGRIA.
a) Oba! Feriado na terça!
b)  Nossa! Como você é dedicada!
c) Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.
d) Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!

3. Observe a expressão meu Deus na música e na tirinha.
Deus, meu Deus
Tudo está tão difícil pra mim
Deus, meu Deus
Muitos me perguntam onde Tu estás


a) Qual a diferença na pontuação usada nos dois textos para escrever essa expressão.
b) Em qual dos dois textos a expressão transmite a ideia de preocupação.
c) Na música a expressão foi empregada para se dirigir a alguém ou para expressar um sentimento?
d) Se colocássemos um ponto de exclamação após a expressão “meu Deus” na música, que ideia a expressão transmitiria?

4. Substitua as FRASES destacadas pelas interjeições: Psiu!  – Credo!  - Vamos!  - Atenção!
a) Esteja mais atento! Esta estrada é muito perigosa.
b) Fiquem quietos! A aula já começou.
c) Não aprovo! Sua atitude desagradou a todos. 
d) Você vai conseguir! Siga adiante, pois será um vencedor.

5. Observe as frases abaixo.
I. Puxa! Pensei que não viesse mais.
II. Puxa! Você é realmente um artista.
a) Qual das duas indica aborrecimento e qual indica admiração?
b) Para entender as interjeições é preciso compreender o contexto ou decorá-las?

Leia a tirinha abaixo.

6. No primeiro quadrinho a interjeição “Finalmente!” indica:
a) tristeza
b) alívio
c) decepção
d) preocupação

7. Além da interjeição que outro recurso foi usado pelo autor da tirinha para indicar como a personagem se sente?

Leia a tira.
8. No primeiro e terceiro quadrinho podemos entender que o personagem está:
a) desesperado
b) alegre
c) preocupado
d) triste.

9. Quais interjeições foram empregadas para transmitir esse sentimento?

Leia a tira.

10. Retire do texto interjeições para indicar nojo, advertência e conclusão.


BIBLIOGRAFIAS:
ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
https://www.letras.mus.br/bruna-karla/1538326/

Nenhum comentário:

Postar um comentário