1. Que comportamentos em comum são apresentados nos cinco
primeiros quadrinhos da tirinha?
2. De
que modo os quadrinhos se relacionam com o “1o de abril”? Explique essa relação
analisando um deles.
3. Em
qual dos quadrinhos a fala não apresenta verbo?
4.A ausência
de verbo nessa fala compromete a compreensão do sentido?
Por quê?
5. A
primeira fala é formada por apenas um verbo, sem nenhum complemento.
O que garante a compreensão do sentido?
Todas as falas
dessa tirinha são frases, isto é, conjuntos de palavras organizadas de modo a
fazer sentido em um contexto.
As frases não
apresentam uma estrutura fixa. Observe.
“Que bonitinho!” “Pega!”
frase sem verbo frase formada apenas por verbo
“Meu cachorro comeu meu trabalho, professora.”
frase constituída em torno
de um único verbo
“Falou que íamos passear na
pracinha e me trouxe ao veterinário...”
frase constituída em torno
de uma locução verbal e de um verbo
Como você
pôde perceber, a extensão das frases também varia muito, podendo apresentar uma
única palavra ou constituir uma sequência bem longa.
Frase é
uma palavra ou um conjunto de palavras organizadas de acordo com as regras da
língua e capazes de expressar um sentido completo em uma situação de
comunicação.
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Tipos de frase
Leia novamente algumas falas da tirinha para observar a
entonação, isto é, a melodia da frase.
1. Qual dessas frases pressupõe uma pronúncia mais rápida?
2. Como
você imagina a pronúncia da outra frase?
3. Diferencie
a intenção do falante nas duas falas.
4. Que
critérios você empregou para distinguir a entonação das frases?
Releia
agora esta outra fala.
5. A maneira de pronunciar a frase é diferente daquela usada nas anteriores? Por quê?
5. A maneira de pronunciar a frase é diferente daquela usada nas anteriores? Por quê?
Nas falas, a
maneira como dizemos as frases, associada ao contexto, permite a nosso
interlocutor compreender as intenções e os sentimentos que envolvem a
comunicação. Na escrita, essa função é expressa pela pontuação.
A pontuação
ajuda a diferenciar os quatro tipos de frase. Veja.
• Frase declarativa – relata fato ou apresenta ideia
ou informação de maneira afirmativa ou negativa; costuma ser finalizada por
ponto final.
Fizemos o trabalho
antes do prazo previsto.
Não posso me
responsabilizar pela entrega do relatório.
• Frase imperativa – apresenta ordem, pedido ou
sugestão; é finalizada por ponto final ou ponto de exclamação.
Envie o conto para
o blog da turma, por favor.
Silêncio!
• Frase exclamativa – traduz sentimento (surpresa,
admiração, tristeza etc.) de maneira expressiva; é encerrada por ponto de
exclamação.
Que jogo incrível!
Fiquei arrasado
com essa história!
• Frase interrogativa – expressa pergunta ou
questionamento; é encerrada por ponto de interrogação, quando a pergunta é direta,
ou por ponto final, quando é indireta.
Onde estão nossas
mochilas?
Diga-me onde estão
nossas mochilas.
Interjeições: elas valem por frases
Interjeições
são sons, palavras e expressões usadas para traduzir emoções ou reações,
como susto, satisfação, raiva, chamamento, encorajamento etc. Quando formadas
por mais de uma palavra, são chamadas de locuções interjetivas. Veja, nesta tira, o emprego de uma
interjeição.
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Ai! expressa
dor e equivale a uma frase inteira, porque, nesse contexto, tem sentido
completo.
As
interjeições e locuções interjetivas costumam vir acompanhadas pelo ponto de
exclamação: Oh!, Força!, Oi!, Vamos lá!, Pois
não! etc.
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Tipos de frase NA PRÁTICA
1. O ponto final, o ponto de exclamação e o ponto de
interrogação foram retirados do texto e substituídos por números. Anote os
números no caderno e ponha a pontuação adequada ao lado de cada um.
Por que alguns mosquitos
são transmissores de doenças?
Zika,
chikungunya e dengue (1) Três doenças, um mosquito transmissor: Aedes
aegypti (2) Trata-se de um inseto superpoderoso (3) Nada disso (4) Ele
apenas tem as características necessárias para conservar no seu organismo os
vírus que causam essas doenças e acaba por transmiti-los quando pica as pessoas
(5) Vamos entender a razão pela qual alguns mosquitos transmitem certas doenças
(6)
Para começar,
precisamos ter em mente que a vida dos vírus que causam essas doenças não é
fácil (7) Quando o mosquito transmissor se alimenta do sangue de uma pessoa com
dengue, por exemplo, ele adquire o vírus que chega ao seu estômago (8) Dentro
do mosquito, o vírus precisa driblar as defesas do organismo do inseto para
sobreviver e alcançar sua glândula salivar (9) Quando o vírus alcança essa
glândula, o mosquito está pronto para transmiti-lo na próxima picada (10)
[...]
Tamara NuNes
de Lima Camar. Por que alguns mosquitos são transmissores de doenças? Ciência
Hoje das Crianças, ed. 275, jan./fev. 2016. p. 12.
2 Leia a
reportagem a seguir.
Você tem medo de aranhas?
Elas são a brincadeira favorita nas Filipinas
Achar aranhas é
difícil. É preciso entrar no meio do mato e até subir em árvores para encontrar
os aracnídeos certos.
Quando
finalmente as crianças encontram dois desses animais, de patas longas e abdômen
saltado e arredondado, elas colocam os bichos em um graveto e esperam que a
luta comece. Um avança sobre o outro, e a batalha só acaba quando um dos dois
despenca do pequeno galho.
Essa é a
brincadeira favorita de meninos e meninas da cidade de Tacloban, nas Filipinas.
[...]
No Brasil, há
diversas brincadeiras tradicionais nas mais diferentes regiões do país –
aparentemente, nenhuma com aranhas. [...]
Você tem medo
de aranhas? Elas são a brincadeira favorita nas Filipinas. Folhinha.
Disponível em: . Acesso
em: 14 jun. 2018.
a) Assim como no texto da atividade 1, o título deste texto
é uma frase interrogativa. Qual é o efeito de títulos assim sobre o
interlocutor?
b) “Achar aranhas é difícil”. Que diferença seria notada
caso o ponto final dessa frase fosse trocado por ponto de exclamação?
c) Qual é a função da segunda frase do texto em relação à
primeira: contradizer a afirmação, comprová-la ou exemplificá-la?
d) Compare esse texto com o da atividade 1. Que tipo de
frase predomina?
Por que frases assim costumam ser maioria nos textos expositivos?
e) Os dois textos foram publicados em sites voltados
principalmente para crianças. Cite uma característica que os aproxime desse
público.
f) A brincadeira com aranhas envolve uma dificuldade. Que
expressão indica que nem todas as aranhas servem para esta brincadeira?
g) Qual palavra mostra que encontrar duas aranhas do tipo
necessário não é fácil?
a) Como a personagem se sente ao acordar? O que provoca essa
sensação?
b) Por que, no segundo quadrinho, esse sentimento é
abandonado?
c) Observe as notas musicais desenhadas na lateral direita
do primeiro quadrinho. Explique o que elas representam e por que foram desenhadas
nessa posição.
d) O uso de reticências no final das frases das legendas
sugere uma continuação. A fala da personagem completa essas frases de forma coerente?
Explique sua resposta.
e) Os pontos de interrogação e exclamação são típicos de
dois tipos diferentes de frase. Quais são eles?
f) O que a presença de um ponto de exclamação sugere na
pergunta do segundo quadrinho?
Oração e período
1. O que o leitor
provavelmente imagina quando lê o primeiro quadrinho?
2. O humor se constrói pela quebra de expectativa.
O que levou, de fato, o personagem do primeiro quadrinho a dizer aquela frase?
3. Por que as três
falas da tira podem ser consideradas frases?
4. Essas três frases
são de um único tipo. Qual? O que explica essa predominância?
5. Quais são as
formas verbais ou locuções verbais presentes em cada fala?
Além da classificação das frases em
tipos, que considera o objetivo e a entonação, existe uma classificação que
leva em conta sua estrutura. Acompanhe a análise das
falas da tira.
“Sem exceção!”
Classifica-se como frase nominal, porque não
apresenta verbo.
|
“Avestruz não pode voar!”
Classifica-se como oração, porque apresenta um
único verbo; no caso, uma locução verbal. Também é chamada de período
simples.
|
“Paguei a passagem, tenho passaporte, tomei
as vacinas!”
Classifica-se como período composto, porque é
formado por mais de uma oração
|
Quando o
período composto apresenta orações separadas por vírgulas e sem conectivos para
uni-las, é chamado de período composto por coordenação.
As orações podem ser constituídas por uma ou duas unidades.
O predicado é a unidade que contém o verbo e seus complementos e é
obrigatório em qualquer oração. O sujeito é a unidade que contém o ser
ou objeto sobre o qual o verbo declara algo e nem sempre está presente. Veja.
“Avestruz não pode
voar!”
Sujeito predicado
(eu) Paguei a passagem.
Predicado
O
sujeito existe e está implícito na
desinência
do verbo.
|
Chovia demais naquele instante
Predicado
Não há um sujeito ao qual se possa
atribuir o processo verbal.
|
Oração e período NA PRÁTICA
1.
No trecho a seguir, escrito pela autora paulista Fanny Abramovich, uma
narradora conta como foi sua agitada juventude a uma amiga que reencontra após
muitos anos. Leia uma das páginas de diário que compõem o texto.
Voltas
e voltas
1º
de janeiro de 1968
Que noite! Que festa!!! De arromba!!!
Um grande réveillon! A mais
fantástica e linda passagem de ano-novo que já vivi. Se todo o ano de 1968 for
assim, não pararei nem um minuto.
De
me mexer, de falar, de vibrar, de compartilhar. De viver gostosamente.
Dum
jeito mais solto. Vibrante. Tomara que tudo aconteça nesse ritmo e nesse
entusiasmo. Se for mesmo assim, não pararei em nenhum segundo.
Feliz ano-novo! Feliz 1968!!
Fanny abramovich. As
voltas do meu coração. 19. ed.
São Paulo: Atual, 2003.
p. 21. (Entre Linhas).
a) Que
experiência é contada nessa página de diário?
b) No
texto alternam-se dois tipos de frase. Quais são eles?
c) O
que explica a alternância desses dois tipos?
d) Observe
o uso do ponto de exclamação. O que é sugerido pela repetição desse sinal no
final de uma frase?
e) Releia
o primeiro parágrafo do texto. Como se classificam as frases quanto à
estrutura? Justifique.
f) Transcreva
as demais frases com essa mesma classificação.
g) Como
se classifica, quanto à estrutura, o fragmento “Se todo o ano de 1968 for
assim, não pararei nem um minuto”? Justifique.
h) As
frases do texto são curtas e fragmentadas. Algumas delas, muitas vezes,
complementam frases anteriores. Por que essa linguagem não é inadequada no
gênero diário?
Leia esta tirinha com os personagens Charlie Brown e
Snoopy.
Charles M. sChulz. Peanuts completo: 1957-1958. Trad. Alexandre Boide. Porto Alegre: L&PM, 2014. p. 167.
a) O
que fez Snoopy ficar irritado com Charlie Brown?
b) Que
expressão revela que a ação irritante não é uma novidade?
c) Você
conclui que o garoto entendeu o motivo de o cachorro ter gritado? Explique.
d) Qual
das falas da tira é uma frase nominal? Justifique sua resposta.
e) Anote
no caderno os dois períodos abaixo. Sublinhe os verbos ou locuções verbais e,
em seguida, divida as orações com uma barra (/).
I. “Se
ele me chamar de ‘cara peluda’ mais uma vez, eu vou gritar!”
II.
“Nunca tinha ouvido um cachorro gritar...”
f) As
orações do período I estão relacionadas pela palavra se. Que sentido é
expresso por ela: causa, hipótese, tempo ou consequência?
g) Reescreva
o período II de modo que ele se transforme em um período simples.
1. Nos cinco primeiros
quadrinhos, aparecem comportamentos que envolvem mentira ou enganação.
2. Os quadrinhos representam situações em que uma mentira foi
ou está sendo dito, o que se relaciona ao dia 1o de abril. Análise dos
quadrinhos: 1o e 2o: o garoto finge ter lançado a bolinha para o cão, que a
procura inutilmente; 3o: o cão reclama porque seu dono o enganou com a proposta
de um passeio e o levou ao veterinário; 4o: o garoto justifica a ausência de um
trabalho escolar dizendo que o cachorro o comeu; 5o: um cachorro considerado
feio é elogiado por sua “beleza”.
3. No quinto quadrinho.
4. Não. O contexto é suficiente para que se compreenda o sentido
da fala.
5. O contexto completa a fala: o complemento do verbo é a
bolinha que aparece na mão do personagem.
TIPOS DE FRASE
1. A primeira.
2. Resposta pessoal. Sugestão: o ritmo é mais lento, com a
pronúncia de cada sílaba bem marcada e um provável alongamento da sílaba
tônica.
3. Na primeira, o falante dá uma ordem; na segunda, faz um
elogio, portanto revela um sentimento ou uma impressão sobre o animal.
4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem o
contexto em que as frases estão inseridas e o próprio balão de fala.
5. Sim. Nesse caso, a pronúncia deve se adequar a uma
declaração.
1. A pontuação do texto original da revista é esta: (1) e (2)
= ponto final; (3) = ponto de interrogação; (4) = ponto de exclamação; (5) =
ponto final; (6) = ponto de interrogação; (7) = ponto de exclamação; (8), (9) e
(10) = ponto final. Contudo, os números (4), (6) e (7) podem ser substituídos
por ponto final.
2.
a) As frases interrogativas convidam o leitor a pensar a
respeito do tema, convidando-o a ler o texto.
b) O texto enfatizaria a dificuldade
de realização da ação citada (encontrar aranhas).
c) Comprová-la.
d) Predominam as frases declarativas,
porque servem para relatar fatos ou apresentar informações.
e) A linguagem simples, com vocabulário
acessível, os temas abordados etc.
f) A expressão os aracnídeos certos.
Alerte os alunos para o fato de que brincar com aranhas é
perigoso, além de ser crueldade colocar os animais em disputas.
g) Finalmente
3a. A
personagem se sente feliz, sensação promovida pelo clima agradável e pela
possibilidade de ouvir o canto dos pássaros e sentir o aroma das flores.
3b.
Porque a personagem percebe que não sabe onde está seu celular.
3c. As
notas musicais representam o canto dos pássaros e foram desenhadas nessa
posição para sugerir que o som está entrando pela janela.
3e. O
ponto de interrogação aparece no final das frases interrogativas, e o de
exclamação, no das exclamativas.
3d. Não.
A fala quebra a expectativa ao transformar o que parecia ser uma reflexão sobre
a vida em uma preocupação banal.
3f.
Sugere que a pergunta traduz também um sentimento; no caso, o medo de ter
perdido o celular.
1. O
leitor imagina que o personagem está fazendo uma declaração sobre a capacidade
ou não de o avestruz voar como as demais
2. O personagem
estava contestando um avestruz que desejava voar de avião. aves.
3. Porque
apresentam sentido completo.
4. São
frases exclamativas. Essa predominância é explicada pelo fato de os
dois
personagens estarem discutindo.
5. 1ª fala:
pode voar (locução); 2a fala: paguei, tenho, tomei; 3a fala: não há verbo nem
locução verbal.
Oração
período
2ª.A narradora
conta como passou o reveillon de 1968.
2b.
frases declarativas e frases exclamativas.
2c. As
frases declarativas contam o que aconteceu e a opinião da narradora sobre suas
experiências; as exclamativas expressam suas sensações de maneira mais viva,
emotiva.
2d. Uma
fala mais emocional e enfática.
2e.São
frases nominais porque não apresentam verbos.
2f. “Um
grande réveillon!”, “Dum jeito mais solto”, “Vibrante”, “Feliz
ano-novo!” e “Feliz 1968!!”.
2g.
Trata-se de um período composto, porque é formado por duas orações (organizadas
em torno das formas verbais for e pararei).
2h. O
gênero diário traz a expressão de vivências e sentimentos, constituindo uma
comunicação informal e íntima, por isso aceitam-se construções que pareçam seguir
o ritmo do pensamento e se mostram mais espontâneas.
1a. O
fato de Charlie Brown tê-lo chamado de “cara peluda”.
1b.Mais
uma vez.
1c. Resposta
pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a fala revela que o garoto apenas
estranhou o fato de o cachorro ter gritado, sem apresentar nenhuma interpretação
desse gesto.
1d. “Bom
dia, cara peluda!” é uma frase nominal, porque não apresenta verbo.
1e-I. “Se
ele me chamar de ‘cara peluda’ mais uma vez, / eu vou gritar!” 1e-II. “Nunca
tinha ouvido / um cachorro gritar...”
1f. Hipótese.
1g. Nunca
tinha ouvido o grito de um cachorro.
BIBLIOGRAFIA:
ORMUNDO, Wilton Se
liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do
professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo
: Moderna, 2018.
que merda nao ajudou em nada
ResponderExcluirQue merda não mim ajudou em nada caralho
ResponderExcluirParabéns!!! Muito esclarecedor!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmt bom p site mesmo, amei
ExcluirVtmnc crlh
ResponderExcluirBglh chatao nois faz e continua sem entender nada tmnc chatao
ResponderExcluirGostei muito, perguntas criativas e estimuladoras. Respostas de fácil compreensão!
ResponderExcluir