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sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MEU IDEAL SERIA ESCREVER... – Rubem Braga

 

TEXTO: MEU IDEAL SERIA ESCREVER... – Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a  cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ( 0,5 cada questão)

 

01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?

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02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?

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03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.

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04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?

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05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.

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6) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? 

(a) porque, na verdade, a moça triste não existia

(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada

(c) por modéstia e humildade

(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história

 

7) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?

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8) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.

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GABARITO:
1. Para tornar as pessoas mais felizes, principalmente uma moça triste e doente que mora numa casa cinzenta.

 

2.Porque a cor cinza lembra tristeza.

3. Raio de sol: louro, quente, vivo;
Moça: enlutada (sombria), triste, doente

4.Que todos se tornassem mais alegres e humanos.


5. Não. Ele imagina sua história espalhada pelo mundo e fosse contada de mil maneiras por pessoas de várias nacionalidades.

6. DCBEA

 

7. C

 

8. Na crônica, o autor não contou a história engraçada, ficou apenas no desejo, na aspiraçao.

 

9.     Resposta Pessoal.

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

ATIVIDADE  1

 

Macaé, 21de outubro de 2020

 

Ônibus

       Venho em nome de todos os usuários do Terminal Central, no Centro de Macaé, denunciar que no local os ônibus da SIT chegam a hora que querem. O mais revoltante é que a empresa orienta os motoristas a sair com os veículos somente após os ônibus estarem lotados. Por isso em alguns bairros como com Ajuda de Baixo e Lagomar demora quase duas horas de para chegar. Espero que alguma atitude seja tomada para reduzir o tempo entre os ônibus.

João Elias Megasso

 

1. O texto acima é uma carta;

a) de amor

b) de reclamação

c) pessoal

d) de declaração

 

2. O autor da carta faz um (a):

a) sugestão

b) elogio

c) reclamação

d) solicitação

 

3. Qual o item não está presente na carta acima:

a) endereço do problema

b) remetente

c) destinatário

d) data

 

4. Qual o assunto da carta acima?

a) demora entre um ônibus e outro.

b) demora para chegar ao destino.

c) falta de ônibus

d) falta de motoristas

 

Gabarito:

1. B

2. C

3. C

4. A

 

 

Atividade: 2 CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO/OUVIDORIA

 

        A Ouvidoria Geral da Prefeitura é o órgão que auxilia o cidadão em suas relações com a Prefeitura Municipal de Macaé. É o canal em que o cidadão pode registrar reclamações, denúncias, elogios, solicitações, informações e sugestões. Atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.


Disponível em: <http://www.macae.rj.gov.br/ouvidoria/conteudo/titulo/fale-com-a-ouvidoria> acesso em18 deout.2020.


       SE UTILIZAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO ACIMA, FAÇA COM O ACOMPANHAMENTO DE UM RESPONSÁVEL.

 

A atividade está disponível em forma de formulário no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScddHGc9JSfJM8C7vkGZhV-NYfGmcrgoYhNsC3mHCNXb5nAZg/viewform?usp=sf_link

 

 

1. Qual o tipo da sua  :

a) denúncia

b) elogio

c) informação

d) reclamação

e) solicitação

f) sugestão

 

2. De acordo com a alternativa marcada na questão 1, qual o assunto de sua reivindicação?

 

3. Qual o endereço da ocorrência?

 

4. Qual a sua reivindicação (Indique o assunto, as providências que você quer que sejam tomadas e os argumentos que justifiquem a necessidade do atendimento da sua reivindicação)?

 

5. A qual órgão deve ser enviada a sua reivindicação?

a) Geral

b) Saúde

c) Educação

d) Obras

e) Comunicação

f) Recursos Humanos

 

Leia a carta de reclamação abaixo e responda as questões sobre a estrutura desse gênero:

 

Maringá, 17 de novembro de 2014

 

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

        Venho, por meio desta, reclamar das árvores caídas ao longo da avenida principal, av. Colombo, pois as mesmas estão nos canteiros.

      As árvores estão atrapalhando as passagens dos pedestres, Eles estão com dificuldade de atravessarem os canteiros e muitos mães tem que rodeá-los com carrinho de bebe estão andando na rua correndo muito perigo para eles. Também os motoristas não estão podendo estacionar os seus carros perto do seu trabalho, as arvores caídas também nas ruas.

      Peço, na medida do possível, retirem as árvores caídas, devido o temporal do ultimo final de Semana.

Atenciosamente,

Nianque visconshini Lopes

 

Disponível e: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf > acesso em: 17 de out.2020.

6. O fragmento “Maringá, 17 de novembro de 2014” recebe o nome de
a) cabeçalho

b) cabeceira

c) cabeçario

 

7. O REMETENTE da carta é:

a) Nianque visconshini Lopes

b) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

8. Qual o LOCAL e a DATA em que a carta foi enviada?

9. Qual o assunto da carta de reclamação?

10. Qual o objetivo da carta, ou seja, o que o remetente deseja?

11. Quais argumentos o remetente utiliza?

 

sábado, 17 de outubro de 2020

COESÃO METONÍMIA ANTÍTESE E GABARITO

        
HABILIDADES: (EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).  (EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. (EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

PRONOMES – REVISÃO:

1. Leia o texto de revisão sobre os pronomes.

       Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham nomes, evitando repetições desnecessárias ao texto. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso (eu, tu, ele...). Os pronomes de tratamento referem-se às pessoas com quem se fala e indicam o grau de formalidade entre os interlocutores (senhor, você...). Pronomes demonstrativos são aqueles que indicam a posição no tempo ou no espaço (este, esse, aquele...).
a) Quais os pronomes pessoais presentes no texto?
b) Dê exemplo de dois pronomes de tratamento.
c) Retire do texto três pronomes demonstrativos

 

SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS – REVISÃO:

     2. Leia com atenção a conversa entre uma professora e duas alunas.
     — Quem gostou do conto que acabamos de ler? — perguntou a professora
     — Eu achei a história engraçada — respondeu Bia.
     — Eu achei a história divertida — comentou Larissa. 
 
a) Bia e Larissa tiveram opiniões diferentes ou iguais sobre a história?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.
c) As palavras que você escreveu na alternativa B são sinônimas. Complete a frase a abaixo com o que você entendeu através do exercício acima.
Sinônimos são palavras que:_______________________________
 
     3. Leia a conversa entre dois amigos.
     — A professora deu uma tarefa difícil — disse Bruno.
     — Eu achei a tarefa fácil — comentou Eduardo.
 
a) Os dois meninos tiveram opiniões diferentes ou iguais sobre a tarefa?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.
As palavras da alternativa B são chamadas de antônimos. Complete a frase a seguir com o que você entendeu através do exercício acima.
Antônimos são palavras que:_____________________________________

Os antônimos também podem ser representados pelo acréscimo de uma partícula de negação.
Ex.: feliz – infeliz, ligar – desligar, legal – ilegal.

Disponível em: < http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html > acesso em:16 /10/20

COESÃO
Leia a anedota:
Juninho é muito comilão. Um dia Juninho chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E o menino:
— Então me dá o salgado e sai de perto!
 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
 
4. Quais pronomes pessoais poderiam ser usados para substituir os substantivos abaixo?
a) Juninho
b) cozinheira.
 
5. No texto, foram utilizados dois sinônimos para substituir as palavras Juninho e pastel. Qual sinônimo, no texto, se refere a:
a) Juninho
b) pastel 
 
COESÃO

A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os recursos coesivos temos a SUBSTITUIÇÃO de substantivos por pronomes ou sinônimos.

 

 Leia o texto.

 

O Círculo da Tolerância
       Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento.
        O diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.
     Sua esposa gritou com a empregada que quebrou um prato.
     A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara.
     O cachorrinho saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
     Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser aplicada.
     O farmacêutico, chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado.
     Sua mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo:
     “Filho querido,  prometo que amanhã farei os seus doces favoritos. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá melhor.”
     E abençoou-o, retirando-se e deixando-o sozinho com os seus pensamentos…
      Naquele momento, rompeu o círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…

Disponível em: < https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/ > acesso em:16 de out.2020.

 

 
6. Substituas as palavras retiradas do texto por sinônimos.
a) o diretor
b) sua esposa
c) cachorrinho
d) essa senhora
 
7. Substitua as palavras abaixo por pronomes pessoais.
a) o farmacêutico
b) sua mãe
 
8.   “Naquele momento” A qual acontecimento essa expressão se refere. (Resuma com suas palavras)
 
FIGURAS DE LINGUAGEM E A COESÃO DO TEXTO – METONÍMIA E ANTÍTESE.

 

    

METONÍMIA
 
       A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:
 
1 - Autor pela obra:
Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra de Machado de Assis.)
 
2 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)
 
3 - Efeito pela causa:
Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
 
4 - Causa pelo efeito:
Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)
 
5 - Continente pelo conteúdo:
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
 
6 - Instrumento pela pessoa que utiliza:
Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)
 
7 - Parte pelo todo:
Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)
 
8 - Marca pelo produto:
Minha filha adora Danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca Danone.)
 
9 - Símbolo pela coisa simbolizada:
A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)

 

Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php > acesso em16de out.2020.

 

 

Antítese
Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.
 
O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. Observe os exemplos:
 
"O mito é o nada que é tudo." (Fernando Pessoa)
O corpo é grande e a alma é pequena.
"Quando um muro separa, uma ponte une."
"Desceu aos pântanos com os tapires; subiu aos Andes com os condores." (Castro Alves)
Felicidade e tristeza tomaram conta de sua alma.

Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil5.php> acesso em 16 de out.2020.

 

 

      O emprego de ANTÔNIMOS em um texto cria a ANTÍTESE.  Leia a tirinha abaixo e faça os exercícios de 09 a 11 para compreender o assunto:

(Jim Meddick – Robô. Em Folha de S. Paulo, 2/3/1993)

 9. Qual alternativa NÃO apresenta antônimo:

a) ganhar/perder
b) forte/fraco
c) corajoso/covarde
d) ainda/aula
 
10. Qual alternativa NÃO apresenta a figura de linguagem chamada de ANTÍTESE;
a) É preciso saber ganhar e saber perder.
b) Saber ser forte... E saber ser fraco.
c) Saber ser corajoso... E saber ser covarde.
d) Ainda estou na primeira aula.
 
11. Se um aluno compreende o que são antônimos, ele também compreende o que é uma ANTÍTESE.
a) Antônimos são palavras:__________
b) Antítese é o emprego de palavras______________ em uma oração.
 
A METONÍMIA é uma figura de linguagem que é bastante usada como elo coesivo por substituir uma palavra por outra. Faça os exercícios 12 e 13 sobre a metonímia, se precisar retorne à página 3 para ver a explicação..
 
 Leia a tirinha.

12. Ao dizer “Meu pai tem oitocentas cabeças de gado!” a intenção do Primo Zeca era dizer que o pai possuía oitocentos _______________. Essa figura de linguagem é chamada de____________________
 
13. Complete os espaços abaixo com o significado das palavras destacadas.
a) Comprei Omo. Comprei________________
b) Bebi Coca Cola. Bebi________________
b) Ele tem várias bocas para alimentar. Ele tem várias__________ para alimentar
c) Vou pedir sua mão em casamento. Vou pedir _________em casamento.
d) Comi um prato de arroz. Comi o________ do prato.
 Leia o texto abaixo.

     O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂) são símbolos criados pela alquimia e que aludem aos deuses da Roma antiga. Na mitologia romana, Vênus era a deusa do amor, associada com harmonia, beleza e empatia, enquanto Marte era o deus da guerra, associado com agressão, força e impulsividade.Durante a Idade Média, os alquimistas retomaram os estudos gregos que associavam metais, planetas e deuses. Marte representava o ferro e Vênus o cobre. Durante esse processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que conhecemos hoje (veja abaixo). Por muito tempo, esses símbolos permaneceram esquecidos até que, no século 18, o sueco Carolus Linnaeus (criador da classificação científica) passou a se referir às plantas de linhagem feminina com o símbolo de Vênus, às de linhagem masculina com o símbolo de Marte.

https://pre.super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-origem-dos-simbolos-de-masculino-e-feminino/

14. “Por muito tempo, esses símbolos permaneceram esquecidos” Nesse fragmento a expressão destacada se refere a:
a) aos deuses da Roma antiga
b) O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂)
c) mitologia romana
 
15. “Durante esse processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que conhecemos hoje.” O termo destacado faz referência a:
a) os nomes originais
b) Durante a Idade Média.
c) associavam metais, planetas e deuses
 
 
Leia o poema abaixo.
BUSCANDO A CRISTO (Gregório de Matos)
 
A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
 
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
 
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, pra chamar-me
 
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.
Disponível em: < https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo > acesso em 16 de out.2020.
 
 
16. No poema Gregório de Matos utilizou sete metonímias para substituir CRISTO. Quais foram elas.
 
Lei abaixo um fragmento do Poema de Sete faces de Carlos Drummond de Andrade
 
Poema de Sete Faces
 
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
 
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
 
Disponível em: < https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/ > acesso em: 16 de out.2020.
17. Explique o significado das METONÍMIAS.
a) As casas espiam os homens
b) O bonde passa cheio de pernas:
 
 
Leia a canção de Lulu Santos observando a presença de ANTÍTESES.
 
Certas Coisas (Lulu Santos)
 
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
 
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração
Silenciosamente eu te falo com paixão
 
Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer
 
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
Disponível em: < Lulu Santos / Nelson Motta. Disponível em:< https://www.letras.mus.br/lulu-santos/35063/ > acesso em: 16 deout.2020.
 
 
18. Retire do texto três exemplos de ANTÍTESES.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 102.)

http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html

https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/coesao

https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo

https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/

https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/

https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo

 

 GABARITO APOSTILA 15
1.
a) Eu, tu, ele.
b) Senhor, você.
c) Este, esse, aquele.
2.
a) Iguais.
b) Engraçada, divertida.
c) possuem o mesmo significado.
3. Diferentes.
b) Difícil, fácil.
c) Possuem significados diferentes.
4.
a) Ele
b) Ela.
5.
a) Menino.
b) Salgado.
 
6.
a) empregado
b) mulher
c) animal
d) essa pessoa
 
7.
a) Ele.
b) Ela.
 
8.  O momento em que a mãe foi tolerante com o filho e o tratou com amor.
9. D
10. D
11. Com significados opostos.
12. Com significados opostos.
13. Bois, metonímia.
14. B
15. C
16. Braços sagrados, divinos olhos, pregados pés, sangue vertido, cabeça baixa, lado patente, cravos preciosos.
17.
a) as pessoas expiam os homens.
b) O bonde passa cheio de pessoas.
18.
1.Não existiria som
Se não houvesse silêncio
 
2.Não haveria luz
Se não fosse a escuridão.
 
3. Dia e noite, não e sim.
 
 
 
 

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM IMAGENS

PLEONASMO

PERSONIFICAÇÃO/PROSOPOPEIA

PARADOXO

HIPÉRBOLE

METONÍMIA

METÁFORA


METÁFORA

METONÍMIA

COMPARAÇÃO


IRONIA

METONÍMIA


ANTÍTESE

ONOMATOPEIA

PERSONIFICAÇÃO

PLEONASMO

PARADOXO

EUFEMISMO

PLEONASMO

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://carlosaraujoilustrador.blogspot.com/2020/04/metonimia-comentario-de-kenard-kruel.html

terça-feira, 13 de outubro de 2020

SIMULADO INTERPRETAÇÃO

 

SIMULADO INTERPRETAÇÃO

 

Entenda como o humor influencia seu organismo

 

          Nosso organismo funciona de formas diferentes conforme nosso humor. E não há dúvidas: é melhor ficar alegre!

Bom humor

          Quando você está de bom humor, a hipófise (glândula localizada no cérebro) produz uma substância chamada endorfina, que ajuda a relaxar. Assim, você fica tranquilo, com sensação de conforto no corpo e dorme muito melhor, sem acordar várias vezes à noite.

          A sensação de bom humor funciona como um ciclo: quanto mais de bem com a vida você estiver, mais endorfina será liberada no sangue e a sensação de bem-estar aumentará. Ou seja, você fica cada vez mais bem humorado! Outra vantagem é que dar risada reduz os hormônios do estresse.

         Os bem-humorados adoram dar risada! E rir faz a pressão sanguínea baixar, além de aumentar a quantidade de oxigênio no sangue, o que só faz bem ao coração. Como nessa hora de empolgação muito ar é inalado, os pulmões são ventilados e ficam mais limpos.

         Dar risada também ajuda a aumentar a quantidade de células protetoras no corpo. Assim, o risco de ficar doente é menor. Além disso, a endorfina produzida quando você está de bom humor faz sentir menos dor.

        Uma boa gargalhada movimenta os músculos do abdômen, do rosto, das pernas, das costas... Ou seja, é uma ginástica e tanto! Para completar, os dutos lacrimais, que ficam nos olhos, são ativados e você acaba chorando de tanto rir.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/entenda-como-o-humor-influencia-seu-organismo.phtml

 

 1. No trecho “Como nessa hora de empolgação muito ar é inalado” a expressão sublinhada indica:

a) causa.

b) finalidade.

c) lugar.

d) tempo

 2. O fragmento que NÃO apresenta uma opinião do autor é:

a) “Quando você está de bom humor”

b) “Quanto mais de bem com a vida você estiver”

c) “A sensação de bom humor funciona como um ciclo:”

d) “E não há dúvidas: é melhor ficar alegre!”

 Texto 2.

Uma Tragédia Maior que a Minha

         Quando eu tinha meus dez anos, manifestou-se em mim uma revolta íntima que me levaria por certo a um perigoso complexo de inferioridade. É que não me conformava com a pobreza em que vivíamos, a ponto de magoar meus pais.

         Certa ocasião, nas vésperas do natal, papai comprou-me um par de sapatos, de qualidade inferior. Quando cheguei em casa, chorei amarguradamente, pois desejava um de melhor qualidade, como alguns dos meus companheiros e vizinhos, para apresentar-me na festinha da escola.

         Quando me acalmei, mamãe, que tinha procurado convencer-me de que não faria má figura, saiu comigo, levando embrulhado, sem que eu percebesse, o meu par de calçados velhos.

         Ia cumprir a promessa que fizera a uma amiga de levá-los ao seu filho, mais ou menos da minha idade, pois o pai dele estava desempregado.

         Antes que ela me dissesse qualquer coisa, compreendi que a tragédia do menino era bem maior do que a minha.

         De volta, carinhosamente, mamãe comentou aquela boa lição que se gravou de maneira indelével em minha alma e até hoje, nos momentos de dificuldade, me serve de estímulo...

"A nossa desgraça, se avaliarmos bem, é sempre menor que a do nosso próximo..."

Relato de: B. Neves, Cidade de São Paulo - Brasil

https://www.sitededicas.com.br/contos-edificantes-tragedia-maior-que-a-minha.htm

 

 3. No texto é defendida a ideia de que:

a) As pessoas devem se revoltar diante da situação de pobreza.

b) As pessoas devem ficar tristes ao ganhar um presente de qualidade inferior.

c) Há pessoas que não cumprem suas promessas.

d) Há pessoas com adversidades maiores do que as nossas.

 4. Qual alternativa resume o tema do relato?

a) “Unidos venceremos. Divididos, cairemos.” (Esopo)

b) “Educa-se mais com exemplos do que com palavras” (Alberto Filho)

c) “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”(Augusto Cury)

d)“A pobreza e a preguiça andam sempre em companhia.”(Marquês de Maricá)

Leia a tirinha abaixo.

 

5. A leitura da tirinha permite inferir que:

a) Os pais aprendem com os exemplos dos filhos.

b) Os filhos aprendem com os exemplos dos pais.

c) As crianças aprendem na escola.

d) Raul Seixas é amigo do menino.

 Texto3.


Texto 4.

 LEI DE GERSON

       A tal Lei de Gérson tem origem em uma propaganda que Gérson, um dos melhores meio-campistas da história do futebol brasileiro e ex-jogador de grandes times como o São Paulo Futebol Clube, fez para os cigarros Vila Rica no ano de 1976. Na peça publicitária, o boleiro fala sobre as vantagens do cigarro e pronuncia a seguinte frase: "É gostoso, suave e não irrita a garganta". Na sequência diz: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?". Depois de propagandear o cigarro e falar sobre o quanto o produto era bom, Gérson dá um sorrisinho malandro e solta a última e infeliz frase da propaganda: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?". Desta forma, sintetizou de uma vez só o jeitinho brasileiro de fazer o errado parecer certo.

https://www.infoescola.com/curiosidades/lei-de-gerson/

 

 6. O texto 3 e 4 apresentam entre si  ideias:

a) divergentes

b) contraditórias

c) semelhantes

d) antagônicas

7.Podemos afirmar que o texto 3 é, exceto:

a) humorado

b) crítico

c) cômico

d) irônico

 Leia o texto abaixo.

 

Como eram os super-heróis na infância?

Descubra como era a vida dos heróis quando eles eram crianças, bem antes de combaterem vilões.

Super-Homem

O Super-Homem, ou Ka-El, nasceu no planeta Krypton, que explodiu. Antes disso, os pais (Jor-El e Lara) o enviaram à Terra, ainda bebê. Aqui, foi adotado por Jonathan e Martha Kent e recebeu o nome de Clark. Quando criança, vivia em Smallville, no Kansas (Estados Unidos), frequentava a escola e ajudava os pais em casa. Era solitário porque tinha medo de não controlar os poderes!

(...).

https://recreio.uol.com.br/entretenimento/como-eram-os-super-herois-na-infancia.phtml

 

8. No trecho “Quando criança, vivia em Smallville,” a expressão sublinhada indica:

a) causa.

b) finalidade.

c) lugar.

d) tempo

Leia o texto abaixo.

O Desenhista

A Professora flagrou Joãozinho na sala de aula desenhando caricaturas de seus amiguinhos. Tomou seu caderno e disse:

"Vamos mostrar para a diretora para ver o que ela acha disso!"

Chegando na sala da diretora, após esta olhar com atenção para os desenhos, comenta com ironia:

"Muito bonito isso não é seu Joãozinho?"

Respondeu Joãozinho feliz da vida, com a maior naturalidade do mundo:

"Bonito e bem desenhado. Eu sempre soube que era um grande artista, e agora, depois desse elogio vindo da senhora, fico muito contente!"

https://www.sitededicas.com.br/piadas-infantis-criancas-na-escola2.htm

 

9.  Ao dizer "Muito bonito isso não é seu Joãozinho?" a intenção da diretora era:

a) elogiar o desenho

b) elogiar o aluno

c) desaprovar o comportamento do aluno

d) desaprovar o desenho do aluno

 


PRONOME PESSOAL POSSESSIVO DEMOSNTRATIVO TRATAMENTO EXERCÍCIOS

 Atividade: Pronomes/coesão - parte I pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Leia a tirinha do quadrinista Alexandre Beck.

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/997492203629419

1. No segundo quadrinho a palavra EU indica:

a) Quem está falando (locutor ou emissor)

b) Com quem se está falando (locutário ou receptor)

c) De quem ou do que se está falando. (assunto ou referente)

 2. No terceiro quadrinho no fragmento “ELE é muito mais forte”  a palavra ELE indica:

a) Quem está falando (locutor ou emissor)

b) Com quem se está falando (locutário ou receptor)

c) De quem ou do que se está falando. (assunto ou referente)

 

3. No terceiro quadrinho a palavra TU indica:

a) Quem está falando (locutor ou emissor)

b) Com quem se está falando (locutário ou receptor)

c) De quem ou do que se está falando. (assunto ou referente)

  Quando conversamos precisamos de três pessoas: 1º pessoa quem fala, 2º pessoa quem ouve, 3º pessoa de quem ou do que se fala. Em um texto escrito também há essas três pessoas. A fala ou o texto escrito são chamados de discurso. Os pronomes pessoais são palavras que indicam as pessoas do discurso 

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

1ª pessoa – quem fala

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa – com quem se fala

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

Plural

1ª pessoa – quem fala

nós

nos, conosco

2ª pessoa – com quem se fala

vós

vos, convosco

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

Leia a tirinha do quadrinista Laerte

Folha de S. Paulo - Sábado, 8 de julho de 2000.              

4. Indique as pessoas do discurso presente no primeiro quadrinho.

a) 1ª pessoa - quem fala ________________

b) 2ª pessoa - quem ouve_____________________

c) 3ª pessoa de quem ou do que se fala__________________

 

5. Que palavra no primeiro quadrinho indica que o carro pertence a 1ª pessoa do discurso?

6. Que palavra do terceiro quadrinho indica que o carro pertence ao homem.

Os pronomes possessivos são palavras que indicam posse, pertencimento. Os pronomes possessivos indicam as pessoas do discurso e lhes atribui a posse de algo.

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

1ª pessoa – quem fala

meu, minha

meus, minhas

2ª pessoa – com quem se fala

teu, tua

teus, tuas

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

seu, sua

seus, suas

1ª pessoa – quem fala

nosso, nossa

nossos, nossas

2ª pessoa – com quem se fala

vosso, vossa

vossos, vossas

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

seu, sua

seus, suas

 Leia a tira do quadrinista Ivan Cabral e o quando explicativo abaixo

http://www.ivancabral.com/2015/02/cartum-pronomes-na-vida-real.html

3. PRONOMES DEMONSTRATIVOS indicam a posição de um ser ou objeto em relação às pessoas do discurso

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

1ª – perto de quem fala

este, esta, estes, estas

isto

2ª – perto de quem fala e de quem ouve

esse, essa, esses, essas

isso

3ª – longe de quem fala e de quem ouve

aquele, aquela, aqueles, aquelas

aquilo

 7. Qual pronome foi usado para indicar:

a) Que a máquina está perto de quem está falando (1º quadrinho)?

b) Que o moço está perto de quem fala e de quem ouve (2º quadrinho)?

c) Que a pessoa está longe de quem fala e de quem ouve (3º quadrinho)?

 Pronomes de tratamento

       Quando nos dirigimos a uma pessoa usamos palavras como você, o senhor, a senhora... Essas palavras são chamadas de pronomes de tratamento. Se a pessoa for mais velha que a gente não usamos você, mas senhor. Se a pessoa for uma criança não usamos senhor, mas você. Veja o quadro abaixo:

PRONOME

Você

Tratamento intimo, familiar.

Senhor, senhora

Tratamento respeitoso

Vossa alteza

Príncipes

Vossa senhoria

Altas autoridades

 

 Leia a tirinha.

 8. Quais pronomes de tratamento o Armandinho usou para se dirigir a seu pai?

9. Que pronome de tratamento ele deveria ter usado para demonstrar respeito?

10. Que pronome de tratamento o pai de Armandinho deve usa para se dirigir ao filho?

 

Leia a tirinha

http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2020/06/bdj-200529-web.jpg

11. Localize dois pronomes de tratamento presentes na tirinha.

 

GABARITO:

1.a

2.b

3.c

4.

a) O homem

b) O menino

c) O carro

 

5. Meu

6. Seu

7.

a) Esta

b) esse

c) Aquele

 

8. Vossa Excelência, Vossa Magnificência, Vossa Majestade.

9. Senhor

10. Você

11. Senhora, você.