PáginasDESCRITOR

sábado, 17 de outubro de 2020

COESÃO METONÍMIA ANTÍTESE E GABARITO

        
HABILIDADES: (EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).  (EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. (EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

PRONOMES – REVISÃO:

1. Leia o texto de revisão sobre os pronomes.

       Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham nomes, evitando repetições desnecessárias ao texto. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso (eu, tu, ele...). Os pronomes de tratamento referem-se às pessoas com quem se fala e indicam o grau de formalidade entre os interlocutores (senhor, você...). Pronomes demonstrativos são aqueles que indicam a posição no tempo ou no espaço (este, esse, aquele...).
a) Quais os pronomes pessoais presentes no texto?
b) Dê exemplo de dois pronomes de tratamento.
c) Retire do texto três pronomes demonstrativos

 

SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS – REVISÃO:

     2. Leia com atenção a conversa entre uma professora e duas alunas.
     — Quem gostou do conto que acabamos de ler? — perguntou a professora
     — Eu achei a história engraçada — respondeu Bia.
     — Eu achei a história divertida — comentou Larissa. 
 
a) Bia e Larissa tiveram opiniões diferentes ou iguais sobre a história?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.
c) As palavras que você escreveu na alternativa B são sinônimas. Complete a frase a abaixo com o que você entendeu através do exercício acima.
Sinônimos são palavras que:_______________________________
 
     3. Leia a conversa entre dois amigos.
     — A professora deu uma tarefa difícil — disse Bruno.
     — Eu achei a tarefa fácil — comentou Eduardo.
 
a) Os dois meninos tiveram opiniões diferentes ou iguais sobre a tarefa?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.
As palavras da alternativa B são chamadas de antônimos. Complete a frase a seguir com o que você entendeu através do exercício acima.
Antônimos são palavras que:_____________________________________

Os antônimos também podem ser representados pelo acréscimo de uma partícula de negação.
Ex.: feliz – infeliz, ligar – desligar, legal – ilegal.

Disponível em: < http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html > acesso em:16 /10/20

COESÃO
Leia a anedota:
Juninho é muito comilão. Um dia Juninho chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E o menino:
— Então me dá o salgado e sai de perto!
 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
 
4. Quais pronomes pessoais poderiam ser usados para substituir os substantivos abaixo?
a) Juninho
b) cozinheira.
 
5. No texto, foram utilizados dois sinônimos para substituir as palavras Juninho e pastel. Qual sinônimo, no texto, se refere a:
a) Juninho
b) pastel 
 
COESÃO

A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os recursos coesivos temos a SUBSTITUIÇÃO de substantivos por pronomes ou sinônimos.

 

 Leia o texto.

 

O Círculo da Tolerância
       Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento.
        O diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.
     Sua esposa gritou com a empregada que quebrou um prato.
     A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara.
     O cachorrinho saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
     Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser aplicada.
     O farmacêutico, chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado.
     Sua mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo:
     “Filho querido,  prometo que amanhã farei os seus doces favoritos. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá melhor.”
     E abençoou-o, retirando-se e deixando-o sozinho com os seus pensamentos…
      Naquele momento, rompeu o círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…

Disponível em: < https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/ > acesso em:16 de out.2020.

 

 
6. Substituas as palavras retiradas do texto por sinônimos.
a) o diretor
b) sua esposa
c) cachorrinho
d) essa senhora
 
7. Substitua as palavras abaixo por pronomes pessoais.
a) o farmacêutico
b) sua mãe
 
8.   “Naquele momento” A qual acontecimento essa expressão se refere. (Resuma com suas palavras)
 
FIGURAS DE LINGUAGEM E A COESÃO DO TEXTO – METONÍMIA E ANTÍTESE.

 

    

METONÍMIA
 
       A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:
 
1 - Autor pela obra:
Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra de Machado de Assis.)
 
2 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)
 
3 - Efeito pela causa:
Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
 
4 - Causa pelo efeito:
Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)
 
5 - Continente pelo conteúdo:
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
 
6 - Instrumento pela pessoa que utiliza:
Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)
 
7 - Parte pelo todo:
Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)
 
8 - Marca pelo produto:
Minha filha adora Danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca Danone.)
 
9 - Símbolo pela coisa simbolizada:
A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)

 

Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php > acesso em16de out.2020.

 

 

Antítese
Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.
 
O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. Observe os exemplos:
 
"O mito é o nada que é tudo." (Fernando Pessoa)
O corpo é grande e a alma é pequena.
"Quando um muro separa, uma ponte une."
"Desceu aos pântanos com os tapires; subiu aos Andes com os condores." (Castro Alves)
Felicidade e tristeza tomaram conta de sua alma.

Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil5.php> acesso em 16 de out.2020.

 

 

      O emprego de ANTÔNIMOS em um texto cria a ANTÍTESE.  Leia a tirinha abaixo e faça os exercícios de 09 a 11 para compreender o assunto:

(Jim Meddick – Robô. Em Folha de S. Paulo, 2/3/1993)

 9. Qual alternativa NÃO apresenta antônimo:

a) ganhar/perder
b) forte/fraco
c) corajoso/covarde
d) ainda/aula
 
10. Qual alternativa NÃO apresenta a figura de linguagem chamada de ANTÍTESE;
a) É preciso saber ganhar e saber perder.
b) Saber ser forte... E saber ser fraco.
c) Saber ser corajoso... E saber ser covarde.
d) Ainda estou na primeira aula.
 
11. Se um aluno compreende o que são antônimos, ele também compreende o que é uma ANTÍTESE.
a) Antônimos são palavras:__________
b) Antítese é o emprego de palavras______________ em uma oração.
 
A METONÍMIA é uma figura de linguagem que é bastante usada como elo coesivo por substituir uma palavra por outra. Faça os exercícios 12 e 13 sobre a metonímia, se precisar retorne à página 3 para ver a explicação..
 
 Leia a tirinha.

12. Ao dizer “Meu pai tem oitocentas cabeças de gado!” a intenção do Primo Zeca era dizer que o pai possuía oitocentos _______________. Essa figura de linguagem é chamada de____________________
 
13. Complete os espaços abaixo com o significado das palavras destacadas.
a) Comprei Omo. Comprei________________
b) Bebi Coca Cola. Bebi________________
b) Ele tem várias bocas para alimentar. Ele tem várias__________ para alimentar
c) Vou pedir sua mão em casamento. Vou pedir _________em casamento.
d) Comi um prato de arroz. Comi o________ do prato.
 Leia o texto abaixo.

     O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂) são símbolos criados pela alquimia e que aludem aos deuses da Roma antiga. Na mitologia romana, Vênus era a deusa do amor, associada com harmonia, beleza e empatia, enquanto Marte era o deus da guerra, associado com agressão, força e impulsividade.Durante a Idade Média, os alquimistas retomaram os estudos gregos que associavam metais, planetas e deuses. Marte representava o ferro e Vênus o cobre. Durante esse processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que conhecemos hoje (veja abaixo). Por muito tempo, esses símbolos permaneceram esquecidos até que, no século 18, o sueco Carolus Linnaeus (criador da classificação científica) passou a se referir às plantas de linhagem feminina com o símbolo de Vênus, às de linhagem masculina com o símbolo de Marte.

https://pre.super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-origem-dos-simbolos-de-masculino-e-feminino/

14. “Por muito tempo, esses símbolos permaneceram esquecidos” Nesse fragmento a expressão destacada se refere a:
a) aos deuses da Roma antiga
b) O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂)
c) mitologia romana
 
15. “Durante esse processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que conhecemos hoje.” O termo destacado faz referência a:
a) os nomes originais
b) Durante a Idade Média.
c) associavam metais, planetas e deuses
 
 
Leia o poema abaixo.
BUSCANDO A CRISTO (Gregório de Matos)
 
A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
 
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
 
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, pra chamar-me
 
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.
Disponível em: < https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo > acesso em 16 de out.2020.
 
 
16. No poema Gregório de Matos utilizou sete metonímias para substituir CRISTO. Quais foram elas.
 
Lei abaixo um fragmento do Poema de Sete faces de Carlos Drummond de Andrade
 
Poema de Sete Faces
 
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
 
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
 
Disponível em: < https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/ > acesso em: 16 de out.2020.
17. Explique o significado das METONÍMIAS.
a) As casas espiam os homens
b) O bonde passa cheio de pernas:
 
 
Leia a canção de Lulu Santos observando a presença de ANTÍTESES.
 
Certas Coisas (Lulu Santos)
 
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
 
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração
Silenciosamente eu te falo com paixão
 
Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer
 
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
Disponível em: < Lulu Santos / Nelson Motta. Disponível em:< https://www.letras.mus.br/lulu-santos/35063/ > acesso em: 16 deout.2020.
 
 
18. Retire do texto três exemplos de ANTÍTESES.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 102.)

http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html

https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/coesao

https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo

https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/

https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/

https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo

 

 GABARITO APOSTILA 15
1.
a) Eu, tu, ele.
b) Senhor, você.
c) Este, esse, aquele.
2.
a) Iguais.
b) Engraçada, divertida.
c) possuem o mesmo significado.
3. Diferentes.
b) Difícil, fácil.
c) Possuem significados diferentes.
4.
a) Ele
b) Ela.
5.
a) Menino.
b) Salgado.
 
6.
a) empregado
b) mulher
c) animal
d) essa pessoa
 
7.
a) Ele.
b) Ela.
 
8.  O momento em que a mãe foi tolerante com o filho e o tratou com amor.
9. D
10. D
11. Com significados opostos.
12. Com significados opostos.
13. Bois, metonímia.
14. B
15. C
16. Braços sagrados, divinos olhos, pregados pés, sangue vertido, cabeça baixa, lado patente, cravos preciosos.
17.
a) as pessoas expiam os homens.
b) O bonde passa cheio de pessoas.
18.
1.Não existiria som
Se não houvesse silêncio
 
2.Não haveria luz
Se não fosse a escuridão.
 
3. Dia e noite, não e sim.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário