SIMULADO INTERPRETAÇÃO
Entenda como o humor influencia seu organismo Nosso
organismo funciona de formas diferentes conforme nosso humor. E não há
dúvidas: é melhor ficar alegre! Bom humor Quando
você está de bom humor, a hipófise (glândula localizada no cérebro) produz
uma substância chamada endorfina, que ajuda a relaxar. Assim, você fica
tranquilo, com sensação de conforto no corpo e dorme muito melhor, sem
acordar várias vezes à noite. A sensação
de bom humor funciona como um ciclo: quanto mais de bem com a vida você
estiver, mais endorfina será liberada no sangue e a sensação de bem-estar
aumentará. Ou seja, você fica cada vez mais bem humorado! Outra vantagem é
que dar risada reduz os hormônios do estresse. Os bem-humorados
adoram dar risada! E rir faz a pressão sanguínea baixar, além de aumentar a
quantidade de oxigênio no sangue, o que só faz bem ao coração. Como nessa
hora de empolgação muito ar é inalado, os pulmões são ventilados e ficam
mais limpos. Dar risada
também ajuda a aumentar a quantidade de células protetoras no corpo. Assim, o
risco de ficar doente é menor. Além disso, a endorfina produzida quando você
está de bom humor faz sentir menos dor. Uma boa
gargalhada movimenta os músculos do abdômen, do rosto, das pernas, das
costas... Ou seja, é uma ginástica e tanto! Para completar, os dutos
lacrimais, que ficam nos olhos, são ativados e você acaba chorando de tanto
rir. https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/entenda-como-o-humor-influencia-seu-organismo.phtml |
a) causa.
b) finalidade.
c) lugar.
d) tempo
a) “Quando você está
de bom humor”
b) “Quanto mais de
bem com a vida você estiver”
c) “A sensação de
bom humor funciona como um ciclo:”
d) “E não há
dúvidas: é melhor ficar alegre!”
Uma Tragédia Maior que a Minha Quando eu tinha meus dez anos, manifestou-se
em mim uma revolta íntima que me levaria por certo a um perigoso complexo de
inferioridade. É que não me conformava com a pobreza em que vivíamos, a ponto
de magoar meus pais. Certa
ocasião, nas vésperas do natal, papai comprou-me um par de sapatos, de
qualidade inferior. Quando cheguei em casa, chorei amarguradamente, pois
desejava um de melhor qualidade, como alguns dos meus companheiros e vizinhos,
para apresentar-me na festinha da escola. Quando me
acalmei, mamãe, que tinha procurado convencer-me de que não faria má figura,
saiu comigo, levando embrulhado, sem que eu percebesse, o meu par de calçados
velhos. Ia cumprir
a promessa que fizera a uma amiga de levá-los ao seu filho, mais ou menos da
minha idade, pois o pai dele estava desempregado. Antes que
ela me dissesse qualquer coisa, compreendi que a tragédia do menino era bem
maior do que a minha. De volta, carinhosamente,
mamãe comentou aquela boa lição que se gravou de maneira indelével em minha
alma e até hoje, nos momentos de dificuldade, me serve de estímulo... "A nossa desgraça, se avaliarmos bem, é sempre
menor que a do nosso próximo..." Relato de: B. Neves, Cidade de São Paulo - Brasil https://www.sitededicas.com.br/contos-edificantes-tragedia-maior-que-a-minha.htm |
a) As pessoas devem se revoltar diante da situação de
pobreza.
b) As pessoas devem ficar tristes ao ganhar um presente de
qualidade inferior.
c) Há pessoas que não cumprem suas promessas.
d) Há pessoas com adversidades maiores do que as nossas.
a) “Unidos venceremos. Divididos, cairemos.” (Esopo)
b) “Educa-se mais com exemplos do que com palavras” (Alberto
Filho)
c) “Educar é semear com sabedoria e colher com
paciência.”(Augusto Cury)
d)“A pobreza e a preguiça andam sempre em companhia.”(Marquês de Maricá)
5. A leitura da tirinha permite inferir que:
a) Os pais aprendem com os exemplos dos filhos.
b) Os filhos aprendem com os exemplos dos pais.
c) As crianças aprendem na escola.
d) Raul Seixas é amigo do menino.
LEI DE GERSON A tal Lei de
Gérson tem origem em uma propaganda que Gérson, um dos melhores
meio-campistas da história do futebol brasileiro e ex-jogador de grandes
times como o São Paulo Futebol Clube, fez para os cigarros Vila Rica no ano
de 1976. Na peça publicitária, o boleiro fala sobre as vantagens do cigarro e
pronuncia a seguinte frase: "É gostoso, suave e não irrita a
garganta". Na sequência diz: "Por que pagar mais caro se o Vila me
dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?". Depois de propagandear
o cigarro e falar sobre o quanto o produto era bom, Gérson dá um sorrisinho
malandro e solta a última e infeliz frase da propaganda: "Gosto de levar
vantagem em tudo, certo?". Desta forma, sintetizou de uma vez só o
jeitinho brasileiro de fazer o errado parecer certo. https://www.infoescola.com/curiosidades/lei-de-gerson/ |
a) divergentes
b) contraditórias
c) semelhantes
d) antagônicas
7.Podemos afirmar que o texto 3 é, exceto:
a) humorado
b) crítico
c) cômico
d) irônico
Como eram os super-heróis na infância? Descubra como era a vida dos heróis quando eles eram
crianças, bem antes de combaterem vilões. Super-Homem O Super-Homem, ou Ka-El, nasceu no planeta Krypton, que explodiu. Antes disso, os pais (Jor-El e Lara) o enviaram à Terra, ainda bebê. Aqui, foi adotado por Jonathan e Martha Kent e recebeu o nome de Clark. Quando criança, vivia em Smallville, no Kansas (Estados Unidos), frequentava a escola e ajudava os pais em casa. Era solitário porque tinha medo de não controlar os poderes! (...). https://recreio.uol.com.br/entretenimento/como-eram-os-super-herois-na-infancia.phtml |
8. No trecho “Quando criança, vivia em Smallville,” a
expressão sublinhada indica:
a) causa.
b) finalidade.
c) lugar.
d) tempo
Leia o texto abaixo.
O Desenhista A Professora flagrou Joãozinho na sala de aula desenhando
caricaturas de seus amiguinhos. Tomou seu caderno e disse: "Vamos mostrar para a
diretora para ver o que ela acha disso!" Chegando na sala da diretora, após esta olhar com atenção
para os desenhos, comenta com ironia: "Muito bonito isso não é seu
Joãozinho?" Respondeu Joãozinho feliz da vida, com a maior
naturalidade do mundo: "Bonito e bem desenhado. Eu
sempre soube que era um grande artista, e agora, depois desse elogio vindo da
senhora, fico muito contente!" https://www.sitededicas.com.br/piadas-infantis-criancas-na-escola2.htm |
9. Ao dizer "Muito bonito isso não é seu Joãozinho?" a intenção da diretora era:
a) elogiar o desenho
b) elogiar o aluno
c) desaprovar o comportamento do aluno
d) desaprovar o desenho do aluno
Nenhum comentário:
Postar um comentário