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quarta-feira, 30 de outubro de 2019

TEXTO NORMATIVO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL EXERCÍCIOS BNCC89LP17


TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Parágrafo único.  Para efeito deste Estatuto, considera-se:
I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;
II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;
III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;
IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam auto definição análoga;
V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;
VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Art. 2o  É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
Art. 3o  Além das normas constitucionais relativas aos princípios fundamentais, aos direitos e garantias fundamentais e aos direitos sociais, econômicos e culturais, o Estatuto da Igualdade Racial adota como diretriz político-jurídica a inclusão das vítimas de desigualdade étnico-racial, a valorização da igualdade étnica e o fortalecimento da identidade nacional brasileira.
1. Leia as disposições preliminares e responda com suas próprias palavras:
a) O que é discriminação racial?
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b) O que é Desigualdade Racial?
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2. Um texto normativo trata de normas para toda população, retire do texto um fragmento que comprove que TODOS somo responsáveis por garantir a Igualdade Racial.
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3. Na estrutura do texto normativo há título, capítulos, artigos, alíneas, parágrafos, como estão escritos no texto os itens abaixo?:
a) título:..................................................................................................................
b) artigo:................................................................................................................
c) alínea:................................................................................................................

4. Todas as alternativas abaixo definem a palavra estatuto, exceto:
a) conjunto de leis 
b) conjunto de normas
c) conjunto de números
d) conjunto de regras

5. São exemplos de textos normativos assim como os estatutos, exceto:
a) Estatuto do Idoso;
b) Estatuto do Desarmamento;
c) Regimento Escolar
d) regimento de Cavalaria






TEXTO NORMATIVO REGIMENTO ESCOLAR EXERCÍCIOS BNCC89LP17

TEXTO NORMATIVO REGIMENTO ESCOLAR ATIVIDADE.
Fonte; http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/regimentoescolar/doc/REGIMENTO%20ESCOLAR%20-%20MACA%C3%89%20-%202010.pdf ( PESQUISE NA WEB SE O SEU MUNICÍPIO POSSUE REGIMENTO ESCOLAR PARA BAIXAR)

CAPÍTULO III
DO CORPO DISCENTE

Art. 32. O Corpo Discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Macaé.
Parágrafo único. Todo o processo ensino-aprendizagem é desenvolvido em função do aluno.
Art. 33. São direitos do aluno:
a) ser respeitado na sua dignidade como pessoa humana, independente de sua convicção religiosa, política ou filosófica, grupo social, etnia, sexo e nacionalidade;
b) aqueles fixados na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente;
c) receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar bem suas atividades, sendo valorizado em sua individualidade;
d) usufruir todos os benefícios de caráter educacional, educativo e social que a Unidade Escolar proporciona aos alunos da turma, incluindo-se aí a correção e a avaliação de seus trabalhos, tarefas, testes e provas;
e) ter garantidos estudos de aceleração de aprendizagem e progressão parcial, além de receber tratamento educacional especializado, quando necessário;
f) receber atendimento em regime de exercícios domiciliares e/ou hospitalares com acompanhamento da Unidade Escolar, sempre que compatível com seu estado de saúde e mediante laudo médico, como forma de compensação da ausência às aulas, quando impossibilitado de frequentar por motivo de enfermidade ou gestação;
g) ter reposição efetiva dos dias letivos e das aulas, de forma a garantir o cumprimento da legislação em vigor;
h) solicitar, pelos pais ou responsáveis, quando menor, revisão do aproveitamento escolar dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas, a partir da divulgação do
mesmo;
i) ser eleito representante de turma e representá-la nas reuniões de Conselho de Classe.


Art. 34. São deveres do aluno:
a) conhecer e cumprir as disposições deste Regimento Escolar no que lhe couber;
b) respeitar a autoridade da Direção, dos Professores e demais funcionários da Unidade Escolar;
c) ser pontual, assíduo, aplicado nos trabalhos escolares e participante das demais atividades;
d) aplicar-se com diligência ao estudo, para melhor aproveitamento das oportunidades de ensino e de aprendizagem;
e) apresentar-se para as aulas trajando uniforme com o máximo de asseio e dignidade, na própria pessoa e no traje;
f) zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar, das instalações, dos
equipamentos e dos materiais existentes na Unidade Escolar;
g) abster-se de praticar ou induzir à prática de atos que atentem contra pessoas e/ou o patrimônio da Unidade Escolar;
h) responsabilizar-se em caso de dano causado ao patrimônio da Unidade Escolar, se maior de idade, ou pelo seu responsável legal, quando menor;
i) comparecer às comemorações cívicas e solenidades escolares, previstas no
Calendário Escolar;
j) imbuir-se de espírito de estudo, criatividade e pesquisa, concorrendo para a criação de um ambiente favorável à aprendizagem;
k) conservar o material escolar sempre em perfeita ordem e devidamente cuidado;
l) comunicar aos pais ou responsáveis sobre reuniões, convocações e avisos gerais, sempre que lhe for solicitado;
m) apresentar justificativa dos pais ou responsáveis, quando menor, para entrada e saída em horário diferente do estabelecido pela Unidade Escolar;
n) responsabilizar-se pelo zelo e devolução dos livros didáticos recebidos e os
pertencentes à Biblioteca Escolar ou à Sala de Leitura;
o) responsabilizar-se pelo cumprimento de programas de estudos e/ou de progressão parcial.

Art. 35. É vedado ao aluno:
a) tomar atitudes que venham prejudicar o processo pedagógico e o andamento das atividades escolares;
b) ocupar-se, durante as aulas, com atividades não compatíveis com o processo ensino aprendizagem;
c) portar objetos ou substâncias que representem perigo para a sua saúde, segurança e integridade física ou de outrem;
d) utilizar-se de aparelhos eletrônicos, na sala de aula, que não estejam vinculados ao processo ensino-aprendizagem;
e) ausentar-se da Unidade Escolar durante as atividades escolares, sem prévia
autorização da Direção;
f) entrar e sair da sala durante a aula, sem a prévia autorização do respectivo Professor;
g) promover, na Unidade Escolar, qualquer tipo de campanha ou atividade, sem prévia autorização da Direção;
h) discriminar, usar de violência simbólica, agredir fisicamente e/ou verbalmente
colegas, professores e demais funcionários da Unidade Escolar;
i) promover excursões, jogos, coletas, rifas, lista de pedidos, vendas ou campanhas de qualquer natureza, no ambiente escolar, sem a prévia autorização da Direção.

Art. 36. O aluno, pela inobservância nas normas contidas neste Regimento Escolar, e conforme a gravidade e/ou a reincidência das faltas está sujeito às seguintes sanções:
a) orientação disciplinar com ações pedagógicas dos Professores, Equipe Pedagógica e Direção;
b) registro dos fatos ocorridos envolvendo o aluno em livro próprio;
c) comunicado por escrito aos pais e/ou responsáveis para ciência, assinatura e
devolução a Unidade Escolar para arquivo;
d) convocação dos pais ou responsáveis, quando menor, com registro e assinatura, e/ou termo de compromisso;
e) encaminhamento ao Conselho Tutelar, quando menor, para a tomada de providências cabíveis, quando esgotadas as possibilidades no âmbito da Unidade Escolar e na hipótese de a escola não conseguir despertar no aluno o espírito da necessária cooperação para a boa disciplina escolar;
f) transferência por comprovada inadaptação ao regime da Unidade Escolar, quando o ato for aconselhável para a melhoria do desenvolvimento do aluno, da garantia da

1. Escolha cinco DIREITOS presentes no regulamento escolar e que realmente são uma realidade na sua escola.
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2. Escolha cinco DEVERES presentes no regulamento escolar e que realmente são uma realidade na sua escola.
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3. Quais sanções são mais comumente aplicadas em seu colégio?
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TEXTOS NORMATIVOS TEORIA: REGULAMENTO BNCC89LP17


Textos normativos

FONTE:  https://www1.educacao.pe.gov.br › cpar › ProfessorAutor › Gêneros

Texto normativo é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos.

Destina-se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.

Normativo = que estabelece regras ou normas .

Ø  Textos normativos, quando interpretados, geram normas, mas, antes disso, são apenas limites de possibilidade para normas.
Ø   Um texto normativo é uma peça escrita à qual se atribui autoridade de ser o limite textual da atribuição de sentido possível para o intérprete.

Exemplo de texto normativo :

                  REGULAMENTO

Definição

Regulamento é um texto normativo que engloba um conjunto de regras, normas e preceitos, destinado a regular o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.

Tipos de regulamento :

Existem dois grandes tipos de regulamento:

- Os gerais – que regulam a vida e a atividade associativa ou das instituições (o regulamento interno regula a atividade de uma escola, por exemplo);

Os parciais – que regem setores particulares (como o regulamento da merenda da escola, por exemplo)

Estrutura do regulamento  :

A estrutura de um regulamento pode ser mais ou menos elaborada, de acordo com o tipo de regulamento e dos objetivos visados.
 Enquanto um regulamento geral será constituído por preâmbulo, normas gerais, competências, direitos, deveres, sanções e disposições finais, um regulamento parcial englobará, na maior parte das vezes, apenas um conjunto de disposições a cumprir.

Características do discurso:

O regulamento apresenta características específicas que o distinguem de outro tipo de textos:
  • recorre a um registo de língua corrente e à linguagem denotativa para que seja facilmente entendido por todos, sem originar ambiguidades ou dúvidas;
  • privilegia, predominantemente, a utilização de verbos nos modos indicativo, conjuntivo(presente / futuro) e infinitivo;
  • usa a terceira pessoa;
  • predominam as frases de tipo declarativo;
  • verifica-se a presença de substantivos abstratos (relativos a atitudes e comportamentos). A adjetivação é escassa;
  • os regulamentos gerais contêm títulos e subtítulos para separar cada núcleo informativo;
  • recurso ao uso de numerais ordinais e cardinais.

Procedimentos :

Na elaboração de um regulamento devem respeitar-se os seguintes procedimentos:
Ø  para que as regras sejam coerentes e facilmente aceitas devem ser discutidas e aprovadas por todos os membros do grupo (ou pelos seus representantes);
Ø  integrar os direitos e deveres dos vários membros;
prever o maior número de situações que possam ocorrer, para que não se torne demasiado omisso;
Ø  as regras são redigidas com clareza e objetividade, evitando ambiguidades, duplos sentidos, variações de pessoa, tempo e modo verbal que possam suscitar dúvidas no seu leitor e comprometer a correta interpretação das regras;
Ø  cada regra será formulada por parágrafo, contendo uma ideia distinta; as regras são organizadas do geral para o particular;
a apresentação gráfica é muito importante. Recorra à enumeração dos parágrafos, para facilitar a consulta, e à utilização de espaços em branco para dividir a informação.




BNCC89LP17 TEXTOS NORMATIVOS DUDH e CF EXERCÍCIOS INTERPRETAÇÃO


TEXTOS NORMATIVOS  EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO.

Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,(...) a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade tendo sempre em mente esta Declaração, esforce-se, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Países-Membros quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. (...)

Artigo 26

1. Todo ser humano tem direito à educação. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A educação elementar será obrigatória. A educação técnico-profissional será acessível a todos, bem como a educação superior, esta baseada no mérito. 
2. A educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A educação promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz. 
3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de educação que será ministrada a seus filhos.

1. Todas as palavras abaixo possuem significados semelhantes, exceto:
a) prefácio
b) preliminar
c) introdução
d) epílogo

2. Qual o significado de preâmbulo?
...............................................................................................................................

3. Qual a única alternativa NÃO é sinônimo de inalienável?
a) intransferível
b) intransmissível
c) incessível
d) insensível

4. Qual o significado de alienável?
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5. De acordo com o princípio da igualdade, uma pessoa pode ter mais direitos que a outra? Justifique.
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6. A palavra proclama significa ente outros afirmar, anunciar, apresentar. Como é proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
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7. Quem deve promover os Direitos Humanos?
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8. De acordo com o artigo 26 /1, quais são os direitos relacionados a educação que devem ser garantidos por todos os governos?
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9. De acordo com o artigo 26 /1, como será a educação técnica e a educação superior?
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10. Qual deve ser o objetivo da educação de acordo com o artigo 26/2?
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11. Os pais podem deixar de matricular seus filhos na escola? Por que?
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CAPÍTULO III

DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO

Seção I

DA EDUCAÇÃO

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
(Constituição Federal)

12. Quais direito são garantidos na CF e na DUDH ?
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13. No que se refere à educação quais direitos há na  CF, e que não se encontra na DUDH?
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domingo, 6 de outubro de 2019

INCP PROVA PORTUGUES ARARUAMA 2019


















335 - *PROFESSOR I – LÍNGUA PORTUGUESA 01: B 02: A 03: A 04: D 05: C 06: C 07: E 08: B 09: E 10: D 11: C 12: E 13: E 14: D 15: B 16: A 17: B 18: A 19: C 20: D 21: E 22: A 23: E 24: E 25: B 26: C 27: C 28: E 29: A 30: B 31: E 32: C 33: A 34: C 35: B 36: C 37: C 38: B 39: E 40: D 41: E 42: A 43: B 44: E 45: D 46: A 47: D 48: A 49: C 50: B

sábado, 5 de outubro de 2019

IBAM PROVA JUNDIAI PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA QUESTÕES DE PORTUGUES



A DETERIORIZAÇÃO DA LINGUAGEM JORNALÍSTICA

Luciano Martins Costa

I._____ uma semana do encerramento deste que foi um dos anos mais intensos do jornalismo no Brasil, é preciso colocar em discussão uma questão que a imprensa evita o quanto pode: a linguagem jornalística dá conta de decifrar adequadamente a realidade?

II. Analisada contra o cenário deteriorado da mídia brasileira, a pergunta pode parecer impertinente e até mesmo cândida, uma vez que o campo da comunicação institucionalizada se deixou contaminar por outros vícios, que levaram ao fim da ilusão da objetividade e do pressuposto da honestidade intelectual como princípios fundadores da imprensa.

III._____ muitos outros aspectos a serem contemplados numa análise do que vem a ser o jornalismo nesse contexto, em que uma tecnologia de ruptura se impõe ao mesmo tempo em que a gestão dos principais veículos da mídia tradicional se concentra e verticaliza. Esse movimento do sistema da imprensa para dentro de si mesmo bloqueia a inovação e condiciona as iniciativas a uma doutrina que em tudo é contrária ao espírito de liberdade do jornalismo.

IV. A doutrina conservadora que domina a imprensa no Brasil levanta um muro de contenção para a criatividade, desestimula os espíritos livres e encoraja a mediocridade com melhores oportunidades de carreira. O fato de que os nomes mais lustrosos da mídia nacional, aqueles que mais vezes conquistam o espaço nobre dos noticiários, são justamente os que cumprem com entusiasmo o trabalho sujo da manipulação, é causa de empobrecimento da cultura jornalística. Existem, mas são raros os profissionais que, descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade.

V.___(A)___ a gestão vertical e centralizada resulta num jornalismo mais pobre, burocrático e em linha direta com a opinião do comando das empresas de comunicação?  ___(B)____ a atividade jornalística exige que, na origem, o material que vai compor o noticiário e o conjunto de opiniões seja colhido livremente, condicionado apenas pela ética – e seja trabalhado até a edição final sob o crivo das múltiplas possibilidades de interpretação.

VI. A observação diária e por longo prazo da mídia tradicional no Brasil induz a concluir que a ligação direta entre os donos das empresas e as bases da redação limita as possibilidades de interpretação dos acontecimentos.

VII. Décadas atrás, quando as redações eram caracterizadas pela diversidade, o debate se fazia desde a pré-pauta, e os repórteres tinham um papel mais ativo na discussão sobre o que era importante em cada edição. Com as principais reportagens direcionadas desde a pauta até a manchete, o sinal que se dá aos repórteres é que, se quiserem subir na carreira, têm que ser principalmente dóceis ao comando. Esse é um elemento limitador da linguagem jornalística.

1. As lacunas presentes no início dos parágrafos I e III deverão ser preenchidas, observando o rigor da norma culta, conforme o indicado em qual alternativa.
a)  I - Há; III - A
b)  I - À; III - A
c)  I - A; III - Há
d)  I - Há; III - A
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2. Segundo o autor, a pergunta lançada no primeiro parágrafo pode parecer "impertinente e até mesmo cândida" considerando o teor do texto, isso equivale a dizer que ela pode parecer:
a)  arrogante e ultrapassada
b)  contumaz e capciosa
c)  inoportuna e ingênua
d)  propicia e pueril
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3. Da leitura do texto não é possível inferirmos tão somente o asseverado em qual alternativa?
a) A comunicação institucionalizada deixou-se contaminar por vícios que levaram ao fim da ilusão da objetividade.
b)  Evidencia-se, no que se refere a mídia tradicional, uma centralização e uma verticalização na gestão de seus principais veículos.
c)  A tendência de o sistema de imprensa mover-se para dentro de sistema redunda no bloqueio da inovação e contraria o espírito de liberdade do jornalismo.
d)  o fim da ilusão da objetividade deu-se a partir da interiorização, nos meios de comunicação, dos princípios que sempre nortearam a imprensa.
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4.  Segundo o autor, o empobrecimento da cultura jornalística atrela-se a qual dos seguintes fatos?
a)  Os nomes mais lustrosos do jornalismo perderam espaço considerável nos noticiário do horário nobre.
b)  Espíritos livres do jornalismo encorajam a mediocridade que hoje domina os principais meios de comunicação.
c)  A orientação centralizadora dos meios de comunicação vedou melhores oportunidades de carreira aos destituídos de formação jornalística.
d)  As figuras mais destacadas na mídia nacional aquiescem em cumprir o trabalho de manipulação do público.
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"Existem, mas são raros os profissionais que, descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade" - parágrafo IV.

O parágrafo acima será utilizado na resolução das questões 5 a 7.

5. O período do exemplo foi reescrito de modo a se preservar seu sentido original e a adequação à norma culta em qual alternativa?
a)  Há, mas raros são os profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade, descolando-se da orientação centralizadora.
b)  Raros são os profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade, mas existem descolando-se da orientação centralizadora.
c)  Existem profissionais que ganha distinção descolando-se da orientação centralizadora, a despeito do trabalho impendente e de qualidade, são raros, mas há.
d)  Profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade são raros, mas, descolando-se da orientação centralizadora, existe.

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6. O elemento sublinhado exerce, no caso, a função de:
a)  pronome apassivador.
b)  índice de indeterminação do sujeito.
c)  substantivo.
d)  parte integrante do verbo.

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7. Sobre o elemento em itálico, é valido asseverar que:
a)  exprime, no caso, restrição.
b)  no contexto, classifica-se como advérbio.
c) assume o mesmo sentido do contido na sentença: comemorou muito, mas muito mesmo.
d)  denota corroboração do período que lhe antecede.
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8.  Para que esteja redigido em consonância com a norma culta, os espaços A e B do parágrafo V deverão ser preenchidos conforme o indicado em:
a)  A - Por quê; B - Porque.
b)  A - Por que; B - Por quê.
c)  A - Por que; B - Porque.
d)  A - Porquê; B - Porque.

9.  Analise as proposições seguintes.

A. "a linguagem jornalística da conta de decifrar adequadamente a realidade? - a linguagem jornalística revela-se hábil a desvendar adequadamente a realidade?
B.  "A doutrina conservadora que domina a imprensa no Brasil levanta um muro de contenção para a criatividade" - Os princípios conservadores que norteiam a imprensa no brasil favorecem a exacerbar da criatividade.
C. "Os profissionais que descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente" - os profissionais que, alinhando-se à orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente.
D. "e seja trabalhado até a edição final sob o crivo das múltiplas possibilidades de interpretação" - e seja laborado até a edição final isentando-se das múltiplas possibilidades de interpretação.

A correta interpretação do excerto apresentado deu-se adequadamente em:

a)  uma das proposições somente.
b)  duas proposições somente.
c)  três proposições somente.
d)  todas as proposições apresentadas.
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10. Avalie os elementos sublinhados em cada um dos excertos seguintes.
A - "uma questão que a evita quanto pode".
B - no Brasil induz a concluir que".
C - "muitos outros aspectos a serem comtemplados".
D - "encoraja a mediocridade com melhores oportunidades de carreira".

Considerando-os sob o ponto de vista morfológico, é valido afirmar que:
a)  três deles classificam-se como artigo e um como preposição.
b)  dois deles classificam-se como artigo e dois como preposição.
c)  um deles classifica-se como artigo e três como preposição.
d)  temos, no caso, dois artigos, um pronome e uma preposição.
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11. Leia os trechos seguintes e avalie os vocábulos neles sublinhados.
I.  " A deterioração da linguagem jornalística" - título.
II. "Analisada contra o cenário deteriorado da mídia brasileira" - parágrafo II.

Agora, assinale a alternativa verdadeira.
a)  Em ambos observamos a ocorrência de hiatos.
b)  Nos dois o número de fonemas é superior ao de letras.
c)  Há ocorrência de hiato em I e de ditongo em II.
d)  Em I o número de letras é superior ao de fonemas; em II ocorre o inverso.
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CLIC

Cidadão se descuidou e roubaram seu celular. Como era um executivo e não sabia mais viver sem celular, ficou furioso. Deu parte do roubo, depois teve uma idéia. Ligou para o número do telefone. Atendeu uma mulher.
— Aloa.
— Quem fala?
— Com quem quer falar?
— O dono desse telefone.
— Ele não pode atender.
— Quer chamá-lo, por favor?
— Ele esta no banheiro. Eu posso anotar o recado?
— Bate na porta e chama esse vagabundo agora.
Clic. A mulher desligou. O cidadão controlou-se. Ligou de novo.
— Aloa.
— Escute. Desculpe o jeito que eu falei antes. Eu preciso falar com ele, viu? É urgente.
— Ele já vai sair do banheiro.
— Como é seu nome?
— Quem quer saber?
O cidadão inventou um nome.
— Taborda. Sou primo dele.
— Primo do Amleto?
— É. De Quaraí.
— Vem cá. Como você sabia o número do telefone dele? Ele recém-comprou.
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12. O texto em referência foi publicado originalmente em 2000 e nele mantivemos sua grafia original. Assinale a alternativa que contém o excerto no qual um vocábulo está incorretamente acentuado em face das mudanças introduzidas pela recente reforma ortográfica da língua portuguesa.

a) "Deu parte do roubo, depois teve uma idéia".
b)  "Quer chamá-lo, por favor?"
c)  "De Quaraí"
d) "Ele recém comprou".
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13. Sobre o texto de Verissimo, é correto asseverar que:

a)  o autor optou por redigi-lo integralmente utilizando o discurso direto.
b)  há passagens em que o autor optou pelo discurso direto, como em "De Quaraí" em outras pelo discurso indireto livre, como em "- Eu posso anotar o recado?".
c) foi redigido predominantemente utilizando-se do discurso indireto; na passagem - "O cidadão inventou um nome".-, contudo, optou-se pela adoção do discurso direto livre.
d)  nele observamos a presença predominante do discurso direto e eventuais passagens redigidas na forma de discurso indireto.
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14.  Analisando-se os dois textos apresentados, podemos afirmar que:
a)  o primeiro texto, de autoria de Luciano Martins Costa é um texto dissertativo do tipo não argumentativo, no qual não observamos a tentativa de influenciar o leitor, o segundo, de Verissimo, trata-se também de um texto dissertativo, porém, de caráter argumentativo.
b)  a presença de personagens e elementos de clímax permite-nos classificar o texto de Luís Fernando Verissimo como uma crônica narrativa; o de Luciano Martins Costa, por sua vez, no qual há a predominância da utilização do predicado verbal, bem como o emprego de metáforas e comparações, como descritivo.
c)  o de Luciano Martins Costa é um texto dissertativo argumentativo, nele inferimos pontos de vista do autor a respeito do assunto tratado, já o de Luís Fernando Verissimo melhor se enquadra no estilo narrativo, com a presença de personagens, espaço e tempo.
d)  em ambos os textos observamos a presença de elementos narrativos, descritivos e dissertativos.
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15. Leia e avalie os períodos apresentados em I,II e III.
I.   Não contive-me expulsei-o de minha casa assim que soube do seu comportamento inadequado.
II.   Assisti confortavelmente acomodado no sofá da minha sala o filme que, segundo a crítica, apresenta enredo tão controverso.
III.   Ao sair do palco, comprimentou graciosamente o público que ali aparecera para lhe prestar justa homenagem.

No que se refere aos chamados vícios de linguagem, o que é correto afirmar?

a)  Em I observamos a chamada cacofonia, que consiste no erro de grafia de um vocábulo; em II, um desvio no tocante a sintaxe no que concerna à concordância; em III, contudo, não foram detectados quaisquer desvios da norma padrão.
b)   Em I não foram observados quaisquer afrontas à norma culta; em II, e III, todavia, constatamos desvios no tocante à semântica  - em II no que se refere a regência de um verbo e em III na concordância nominal.
c)   Foram observados os chamados barbarismos nos três exemplos; em I e III, no tocante à grafia de um vocábulo e, em III, a chamada silabada - erro na pronuncia do acento tônico.
d)  Em I e II observamos desvios da norma no que concerne à sintaxe - em , no tocante à colocação pronominal, em II, à regência; em III, por sua vez, observamos desvio semântico, pelo emprego  inapropriado de um vocábulo.



 1.C

2.C
3.D
4. D
5. A
6. X
7.A
8.C
9. A
10. B
11. C
12. A
13. D
14. C
15. D