IFF NOTÍCIA - REPORTAGEM -ARTIGO DE OPINIÃO - CRÔNICA- EDITORIAL : AULA 01
obs: Os gêneros textuais possuem uma estrutura e algumas características que tornam possível identificá-los. Mas nem todos os veículos de comunicação seguem essas regras. Na prova do IFF pode acontecer também de aparecer um fragmento do texto e não o texto todo. Faça a atividade abaixo e consulte a internet para tirar dúvidas. A pergunta acima do título do texto é para ser respondida por último. Sempre leia o título e procure identificar o assunto. O assunto geralmente é a informação que mais aparece no decorrer do texto. Essa informação aparecerá diretamente ou através de sinônimos.
ALUNO______________________________________TURMA__________DATA________
GÊNEROS JORNALISTICOS – Leia os textos,
destaque as citações e circule os autores.
Responda no final dos exercícios. O texto
abaixo pertence ao gênero:
______________________________________________________
Frio na barriga
Ser
tímido é algo natural da sensibilidade humana, porém precisa ser trabalhado
para não comprometer a vida social e afetiva.
Na sala da empresa, diversas pessoas sentadas aguardam para serem
chamadas. Algumas balançam os pés, outras leem revistas. Há quem mire o teto, o
relógio, o chão. Ninguém se olha e os raros olhares que se cruzam são rápida e
assustadoramente recuados. Há quem transpire nas mãos e trema. Esse panorama
pode ser recorrente em salas de espera de entrevistas de emprego. Situações
como essa exigem desenvoltura e domínio das habilidades sociais. Porém, passar
por essa experiência pode ser algo difícil para os tímidos. Criar envolvimento
com pessoas desconhecidas, lidar com alguém superior e até em momentos da vida
pessoal exigem o contato com alguém diferente, o que pode ser um grande
desafio.
O psicólogo Nelson Granado explica que a timidez “caracteriza-se pela
preocupação, mesmo inconsistente, com as reações, atitudes e pensamentos que
outros têm em relação a sua pessoa”. Há determinados cenários que podem
provocar maior acanhamento em sujeitos muito tímidos, fato que precisa ser
trabalhado para evitar problemas, pois são “fatores que podem comprometer de
forma significativa a realização pessoal e diminuir a qualidade de vida”,
completa o especialista.
É valido ressaltar que situações que requerem uma maior habilidade
social são recorrentes desde a infância. Por isso, é comum encontrar mães que
reclamem de crianças muito agitadas e expansivas, julgando aquelas mais
introspectivas como educadas e de boa postura. Entretanto, pequenos que são
calados demais evitam atividades em grupo, falam baixo e são temerosos podem
estar sofrendo. Os pais precisam ficar atentos já que esse acanhamento
excessivo pode prejudicar a vida de seu filho. A psicopedagoga Erica Mantovani
adverte que é importante perceber se a criança está evitando atividades nas
quais gostaria de estar porque esse pode ser um forte indício de que é preciso
trabalhar determinados comportamentos e dificuldades com o pequeno tímido. A
partir de então, é importante não julgar, pois o olhar de outras pessoas pode
causar mais sofrimento, já que a timidez “não é positiva ou negativa, é
simplesmente um traço de personalidade que deve ser respeitado”, explica a
especialista. Conversar sobre programas e acontecimentos da rotina em família
pode ser de grande ajuda, assim se prepara a criança para possíveis eventos que
possam ocorrer no dia a dia. Buscar ajuda profissional também pode desenvolver
essa personalidade.
Mente
curiosa. São Paulo, ano 3, n. 61, p. 12-14, ago. 2019. [Adaptado]
1.
Identifique nos primeiros dois parágrafo, se tiver:
a)
O que aconteceu ou acontecerá?
_____________________________________________________________________________________
b)
Quando?
_____________________________________________________________________________________
c)
Onde?
_____________________________________________________________________________________
2.
O texto apresenta um fato ou um assunto
(assunto: informação – sinônimo- que está no início, meio e fim do texto)?
Escreva-o.
_____________________________________________________________________________________
3.
A maioria dos verbos estão no presente, passado ou futuro?
_____________________________________________________________________________________
4.
O autor do texto faz alguma afirmação
sobre o assunto e tenta convencer o leitor?
_____________________________________________________________________________________
5.
A estrutura do texto apresenta um parágrafo final em que o autor reafirma sua
opinião sobre o assunto? Se sim qual palavra introduziu a conclusão?
_____________________________________________________________________________________
6.
Se tiver citações no texto, qual a sua finalidade?
( ) defender uma afirmação feita sobre o
assunto
(
) explicar o assunto ou o fato
7.
Qual das três finalidades abaixo melhor caracteriza o texto
( ) informar/explicar um assunto
( ) convencer sobre um posicionamento sobre o
assunto
( ) refletir sobre um assunto
QUESTÃO
8
Conforme
a estrutura, a finalidade e a função social que assumem nas situações comunicativas, os textos variam o gênero.
Tendo em vista os elementos que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele
pertence ao gênero
a)crônica._____________________________________________________________________________
b)notícia._____________________________________________________________________________
c)
editorial. ___________________________________________________________________________
d)
reportagem. ________________________________________________________________________
e)
artigo de opinião. ____________________________________________________________________
9.
Indique a finalidade de cada gênero da questão acima.
QUESTÃO
10
Levando
em consideração que o Texto I foi publicado em uma revista de grande circulação
e observando as suas características nesse veículo, a finalidade do texto Frio
na barriga é
a)
orientar sobre como tratar pessoas tímidas na infância.
b)
informar sobre o conceito e as características da timidez.
c)
instruir sobre como tratar a timidez em situações de trabalho.
d)
proporcionar um espaço de interação sobre o tema da timidez.
e)
defender o ponto de vista de que a timidez é um traço da infância.
Responda no final dos exercícios. O texto
abaixo pertence ao gênero:
______________________________________________________
Greta Thunberg, a jovem de 16 anos
indicada ao prêmio Nobel da Paz
Quando falamos que a geração Z vai
mudar o mundo, não é exagero. E Greta Thunberg é um dos nomes que nos ajudam a
provar isso.
Três membros do parlamento norueguês
indicaram Greta Thunberg para o Prêmio Nobel da Paz de 2019. A jovem ativista
do clima, que tem apenas 16 anos, ganhou destaque internacional com seus
frequentes e ousados ataques contra o aquecimento global.
“Indicamos Greta Thunberg porque, se
não fizermos nada para deter, a mudança climática será a causa de guerras,
conflitos e refugiados”, diz Freddy Andre Ovstegard, membro do parlamento
norueguês. “Thunberg lançou um movimento de massa, que eu vejo como uma grande
contribuição para a paz.”
Nascida na Suécia, Greta atraiu a
atenção mundial quando se recusou a ir à escola após um verão recorde em seu
país. Em sua entrevista à Rolling Stone, ela disse que estava frustrada com a
falta de ação governamental em relação à crescente temperatura na Suécia, então
foi ao parlamento sueco com sua mochila e alguns lanches e começou uma “greve
de escola pelo clima”. Desde então, ela tem faltado às aulas na maioria das
sextas feiras para realizar seus protestos regulares.
Greta assinalou que, inicialmente, se
sentiu ignorada pelas pessoas ao seu redor. “Eu tentei fazer com que as pessoas
se juntassem a mim, mas ninguém estava realmente interessado, então eu tive que
fazer isso sozinha”.
Para algumas pessoas, pode ser
peculiar ver alguém tão jovem falar tão apaixonadamente sobre um assunto, mas
Greta demonstra pouco interesse em se conformar com os limites quando se trata
do aquecimento global. Pelo contrário, a preocupação dessa jovem de 16 anos em
lidar com a mudança climática continua sem sinais de desaceleração.
Disponível em: http://inovasocial.com.br/solucoes-de-impacto/greta-thunberg-mudanca
climatica-nobel/.
1.
Identifique nos primeiros dois parágrafo, se tiver:
a)
O que aconteceu ou acontecerá?
_____________________________________________________________________________________
b)
Quando?
_____________________________________________________________________________________
c)
Onde?
____________________________________________________________________________________
2.
O texto apresenta um fato ou um assunto (assunto: informação – sinônimo- que
está no início, meio e fim do texto)? Escreva-o.
_____________________________________________________________________________________
3.
A maioria dos verbos estão no presente, passado ou futuro?
_____________________________________________________________________________________
4.
O autor do texto faz alguma afirmação
sobre o assunto e tenta convencer o leitor?
_____________________________________________________________________________________
5.
A estrutura do texto apresenta um parágrafo final em que o autor reafirma sua
opinião sobre o assunto? Se sim qual palavra introduziu a conclusão?
__________________________________________________________________________
6.
Se tiver citações no texto, qual a sua finalidade?
( ) defender uma afirmação feita sobre o
assunto
(
) explicar o assunto ou o fato
7.
Qual das três finalidades abaixo melhor caracteriza o texto
( ) informar/explicar um assunto
(
) convencer sobre um posicionamento
sobre o assunto
( ) refletir sobre um assunto
QUESTÃO
8
Conforme
a estrutura, a finalidade e a função social que assumem nas situações comunicativas, os textos variam o gênero.
Tendo em vista os elementos que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele
pertence ao gênero
a)
crônica. ________________________________________________________
b)
notícia. ________________________________________________________
c)
editorial. _______________________________________________________
d)
reportagem. ____________________________________________________
e)
artigo de opinião. ________________________________________________
7.
Indique a finalidade de cada gênero da questão acima.
Responda no final dos exercícios. O texto
abaixo pertence ao gênero:
______________________________________________________
A inteligência artificial e o futuro dos
jovens
A inteligência artificial (IA) é
uma das tecnologias mais promissoras da atualidade e vem sendo cada vez mais
utilizada em diversas áreas. Para falar sobre o tema, conversamos com
especialistas em tecnologia e inovação, que nos contaram sobre a importância da
IA na atualidade e no futuro dos jovens.
Para Luís Fernando Gomes, CEO da empresa de tecnologia inteligente Wevo,
a IA pode ajudar os jovens a encontrarem novas oportunidades de emprego e a
desenvolverem soluções inovadoras para problemas complexos em diferentes
setores.
“Com a IA, é possível automatizar processos e analisar grandes
quantidades de dados de forma mais rápida e precisa, o que pode levar a
melhorias significativas em áreas como saúde, educação, finanças e meio
ambiente”, explica Gomes.
No entanto, para aproveitar todo
o potencial da IA, os jovens precisam estar preparados para lidar com essa
tecnologia. Segundo Gabriela Silva, professora de Ciência da Computação na
Universidade de São Paulo (USP), as habilidades técnicas e de análise de dados
são fundamentais para quem quer trabalhar com a IA.
“Os jovens precisam aprender a programar e a lidar com algoritmos para
desenvolver soluções baseadas em IA. Além disso, é importante saber coletar e
analisar dados para tomar decisões informadas e criar soluções eficientes”,
destaca Silva.
E as aplicações da IA no dia a dia dos jovens já são diversas.
Aplicativos de recomendação de músicas e filmes, assistentes virtuais e
chatbots de atendimento são alguns exemplos de como a IA está presente no
cotidiano desse público.
Mas as possibilidades vão muito além disso. “A IA pode ajudar os jovens
a desenvolverem soluções inovadoras para problemas locais e globais, como o
aquecimento global, a desigualdade social e a saúde pública”, afirma Gomes.
Em resumo, a IA é uma tecnologia que promete transformar o futuro dos
jovens, criando novas oportunidades de emprego e melhorando a eficiência dos
processos. Para aproveitar todo o potencial da IA, é necessário desenvolver
habilidades técnicas e de análise de dados, além de estar ciente dos desafios
éticos e de privacidade envolvidos na utilização da tecnologia. FIDELIS, M. A
inteligência artificial e o futuro dos jovens. Disponível em:
https://abcreporter.com.br/2023/04/12/a-inteligencia-artificial-e-o-futuro-dos-jovens/.
Acesso em: 18 mar. 2024.
1. Identifique nos primeiros dois parágrafo,
se tiver:
a) O que aconteceu ou acontecerá?
______________________________________________________________________________
b) Quando?
______________________________________________________________________________
c) Onde?
______________________________________________________________________________2.
O texto apresenta um fato ou um assunto (assunto: informação – sinônimo- que
está no início, meio e fim do texto)? Escreva-o.
______________________________________________________________________________
3. A maioria dos verbos estão no presente,
passado ou futuro?
______________________________________________________________________________
4. O autor do
texto faz alguma afirmação sobre o assunto e tenta convencer o leitor?
______________________________________________________________________________
5. A estrutura do texto apresenta um
parágrafo final em que o autor reafirma sua opinião sobre o assunto? Se sim
qual palavra introduziu a conclusão?
______________________________________________________________________________
6. Se tiver citações no texto, qual a sua
finalidade?
( ) defender uma afirmação feita sobre o
assunto
( )
explicar o assunto ou o fato
7. Qual das três finalidades abaixo melhor
caracteriza o texto
( )
informar/explicar um assunto
( ) convencer sobre um posicionamento sobre o
assunto
( )
refletir sobre um assunto
QUESTÃO 8
Conforme a estrutura, a finalidade e a função
social que assumem nas situações
comunicativas, os textos variam o gênero. Tendo em vista os elementos
que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele pertence ao gênero
a) crônica.
________________________________________________________
b) notícia.
________________________________________________________
c) editorial.
_______________________________________________________
d) reportagem.
____________________________________________________
e) artigo de opinião.
________________________________________________
7. Indique a finalidade de cada gênero da
questão acima.
QUESTÃO 9
Levando em consideração que o Texto I foi
publicado em uma revista de grande circulação e observando as suas
características nesse veículo, a finalidade do texto A inteligência artificial
e o futuro dos jovens é
a) orientar sobre como os jovens a encontrar
novas oportunidades de emprego.
b) informar sobre o conceito e as
características da IA.
c) instruir sobre como aproveitar o potencial
da IA..
d) proporcionar um espaço de interação sobre
o tema da IA.
e) defender o ponto de vista sobre a
importância da aprendizagem da IA pelos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário