PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

POEMA INFANCIA 2 EXERCICIOS

Infância 2
(Odete Soares Rangel)

Joguei pião na terra
Fiz piquenique na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Capturei um rato,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Levei choque em tomada,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei uma namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor, senti frio,
No frio, senti calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui um desenho animado.

Fonte: ( Girassóis e outras poesias. São Paulo:Companhia das letrinhas. 1995. p. 28-9)
Para responder as questões abaixo lembre-se:
Autor: é quem cria o poema.
EU LÍRICO : é o ser, a voz que expressa emoções no poema.
RESPONDA:
1.    Quem é o AUTOR desse texto?
...............................................................................
2.    Qual é o TEMA deste texto?
......................................................................................
3.    ONDE e QUANDO o texto foi publicado?
.....................................................................................
4.    O texto que você acabou de ler é um POEMA, e os poemas têm a FINALIDADE de:
A) transmitir um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão;
B) Deixar o leitor informado sobre os fatos atuais e do cotidiano;
C) manifestar emoções e sentimentos por meio do conteúdo expresso nas estrofes e versos;
D) Comunicar ao público as qualidades e benefícios de um determinado produto ou serviço.

5.    Diante do que você respondeu na questão anterior, qual é o OBJETIVO desse texto?
............................................................................................................................................................................
6.    Copie as cinco primeiras palavras utilizadas pelo EU LÍRICO  para retratar as ações realizadas na infância 1....................................................................................2....................................................................................3....................................................................................4....................................................................................5...................................................................................
7.    Copie do texto os versos em que o EU LÍRICO comenta sobre os amigos que teve na infância.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8.    De acordo com o texto, o EU LÍRICO teve uma infância:
a) triste, pois participava de poucas brincadeiras;
b) solitária, pois não tinha amigos para brincar;
c) agitada, pois participava de muitas brincadeiras;
d) animada, pois maltratava os animais.
9.    Por meio das informações que aparecem no texto é possível dizer que o eu lírico é um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.
............................................................................................................................................................................
10.  sem alterar o sentido do verso “Capturei um rato”, poderíamos substituir a palavra grifada por:
a) peguei
b) joguei
c) matei
d) distribuí

11.  No início do poema, (5º verso), encontramos a afirmação: “Menti que tirei dez”. Releia o poema, localize o verso indicado e responda: Por que o eu lírico contou essa mentira?
..................................................................................................................................................................................................................................................................
12.  O último verso do poema - “Fui desenho animado” - corresponde a uma espécie de resumo das ações do EU LÍRICO. O que há de semelhante entre a infância do EU LÍRICO e um desenho animado?
..................................................................................................................................................................................................................................................................
13.  As palavras que melhor resumem o ASSUNTO do texto são:
a) escola e infância;
b) família e brincadeiras;
c) família e infância;
d) brincadeiras e infância.
14.  Dos versos apresentados abaixo, aquele que expressa uma opinião do eu lírico a respeito de si mesmo é:
a) joguei pião na terra;
b) ganhei uma bola nova;
c) usei chapéu de jornal;
d) fui um desenho animado.

ANÁLISE LINGUÍSTICA

1. Observe os versos
joguei pião na terra”
assustei um gato”
comi paçoquinha”

As palavras destacadas indicam que as ações praticadas pelo eu lírico:

a) Aconteceram no passado;
b) acontecem no presente;
c) ainda não aconteceram no futuro;
d) nunca aconteceram.
2. no verso “me escondi no quintal”, a expressão destacada dá uma ideia de:
a) negação;
b) tempo;
c) modo;
d) lugar.




POEMA ATIVIDADES VÁRIOS

Exercícios – poema

Exercícios sobre poemasTexto I

Mãe (Sérgio Capparelli)

De patins, de bicicleta,
de carro, de avião,
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião;
de barco, de velocípedes,
a cavalo num trovão,
nas cores do arco-íris,
no rugido de um leão;
na graça de um golfinho
e no germinar do grão.
Teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.

1) Sobre o poema MÃE, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (       ) Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.
b) (       ) Ele é composto de 1 estrofe e 12 versos.
c) (       ) Fala sobre o amor da mãe para o filho.
d) (       ) Fala sobre o amor do filho para a mãe.

2) Que palavras conferem rima ao poema?


Texto II

Poesia (Carlos Drummond de Andrade)

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.


3) Leia estes versos - “Gastei uma hora pensando um verso/que a pena não quer escrever” – e faça o que se pede:

I) A palavra PENA significa:  a) Papel           b) Caneta         c) Pincel           d) Borracha

II) Se ele pensou e não escreveu, o que ele criou foi:  a) poema          b) poesia          c) rima              d) estrofe

4) Que lugar o poeta determina quando escreve “No entanto ele está cá dentro”?

Texto III

Ingenuidade (Elias José)

Na boca da caverna
gritei vibrando:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E o eco respondeu
lá de  dentro da caverna:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E eu, ingênuo acreditei...



Texto IV
5) Sobre o poema Ingenuidade, determine:

a)       O número de versos -                         
b)      O número de estrofes -                      

6) Em que o eu lírico, ingenuamente, acreditou

7) Reescreva o primeiro verso do poema, substituindo a palavra BOCA por outra, sem que haja perda do sentido original do verso:

Matinê (Neusa Sorrenti)

Ah, minha bela menina!
Quando te vejo
É tão bom!

Você é muito mais bela
Que flor
De papel crepon.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É bacana!

Você é muito mais doce
Do que melado
De cana.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É um problema.

Você é bem mais difícil
Que o dinheiro
Pro cinema.


8) Com que o eu lírico compara a menina do poema?

9) No início das estrofes, o eu lírico atribui à menina algumas características. Que características são essas?


10) Que palavras compõem as rimas do poema Matinê?

POEMA 6] ANO GATO PENSA° INT.

1) Complete os espaços em branco com versos retirados do último quadro.
  Gato pensa?

    Dizem que gato não pensa
    mas é difícil de crer.
    Já que ele também não fala
    ______________________________
   
    A verdade é que o Gatinho,
    quando mija na almofada,
    vai depressa se esconder:
    _____________________________

    E se a comida está quente,
    _____________________________
    muito calculadamente,
    toca com a pata pra ver.

    Só quando a temperatura
    da comida está normal,
    ___________________________

    E você pode explicar
    como é que ele sabia
    _________________________
Ele, antes de comer,  / Como é que se vai saber?
Vem ele  e come afinal. / que ela ia esfriar? / sabe que fez coisa errada.

2) quantos versos têm o poema?
.............................................................................................
3) Quantas estrofe possui o poema?
....................................................................................
4) Quais os pares de palavras estão rimando?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

POEMA 6º ANO BANCO DE VERSOS

2) EM CADA UM DOS POEMAS ABAIXO, ESTÃO FALTANDO VERSOS. PROCURE-OS NO BANCO DE VERSOS  E COMPLETE CORRETAMENTE OS TEXTOS.

 BANCO DE VERSOS

Tenham no rosto um olhar de criança.
 Impede que eu me levante:
Tá na hora de acordar.                     
Onde a vida seja sempre uma festa
Azul feito a cauda de um cometa.
Com o bichão aí sentado?
E abro as janelas, pálido de espanto...
Meter o nariz?                   
Fofo no pelo, frio no olhar!
Inda as procuro pelo  céu deserto.  
Meio agastado e sempre a disfarçar
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
 Ando tão feliz!



TEXTO  A
SONO PESADO
Cláudio Thebas

Toca o despertador
E meu pai vem me chamar:
- Levanta, filho, levanta,
________________________________________

Uma coisa, no entanto,
_______________________________________
Sentado nas minhas costas,
Há um enorme elefante.

O sono, que estava bom,
Fica ainda mais pesado.
Como eu posso levantar
_______________________________________

Mas meu pai insiste tanto,
Que eu levanto, carrancudo.
Vou para a escola, que remédio,
Com o bicho nas costas e tudo!


TEXTO B
A UM PASSARINHO
Vinícius de Moraes

Para que vieste
Na minha janela
_________________________
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
_________________________
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.

Deixa-te de histórias
Some-te daqui!

 TEXTO C
VIA LÁCTEA  - CANT0 XIII
Olavo Bilac

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direis, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
____________________________________________________________________________________

E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso em pranto,
____________________________________________________________________________________

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizes, quando não estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
____________________________________________________________________________________

TEXTO D
CLASSIFICADOS  POÉTICOS                    
Rosana Murray

Procura-se algum lugar no planeta
________________________________________
Onde o homem não mate
Nem bicho nem homem
E deixe em paz
As árvores da floresta.

Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma dança
E mesmo as pessoas mais graves
________________________________________



TEXTO E
GATO
Alexandre o’Neill

Que fazes por aqui, ó gato?
Que ambiguidade vens explorar?
Senhor de ti, avanças, cauto,

O que afinal não tens e eu te empresto,
Ó gato, pesadelo lento e lesto,
______________________________________

De que obscura força és a morada?
Qual o crime de que foste testemunha?
Que deus te deu a repentina unha
Que rubrica esta mão, aquela cara?
Gato cúmplice de um medo
Ainda sem palavras, sem enredos,
Quem somos nós, teus donos ou teus servos?


TEXTO F
MENINO QUE MORA NUM PLANETA
Roseana Murray

Menino que mora num planeta
________________________________________
Quer se corresponder com alguém
De outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
As coisas não vão tão bem assim:
O azul está ficando desbotado
E os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
Que o planeta. Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
Alguém de outra galáxia
Para trocarem selos, figurinhas
E esperanças






PRODUÇÃO:
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

POEMA A ESCOLA (PAULO FREIRE ) INTER. EJA

POEMA 7ºANO após interpretação fazer uma paráfrase do poema QUADRILHA

Luís Vaz de Camões ( Portugal  1524 // 1580 )

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Responda:
1) Qual o tema do poema?
.........................................................................
2) O poema possui:
a) .................versos
b) .................estrofes
3) Quais palavras rimam na segunda estrofe?
...................................../......................................
..................................../......................................




Carlos Drummond de Andrade (1902/1987)

QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes  que não tinha entrado na história.


4) A leitura do texto mostra que :
A) O Amor tem uma correspondência lógica
B) Todo amor é correspondido pela pessoa que amamos.
C) O amor correspondido é difícil de encontrar.
D) O amor é fácil de ser correspondido.

5. De acordo com esse texto, casaram-se
A – João e Teresa
B – Raimundo e Maria
C – Tereza e Lili
D – Lili e J Pinto Fernandes

7. O título desse texto se refere a
A - um tipo de dança
B - um bando de ladrões
C - grupo de cavaleiros

D - N.R.A.