PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

POEMA INFANCIA 2 EXERCICIOS

Infância 2
(Odete Soares Rangel)

Joguei pião na terra
Fiz piquenique na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Capturei um rato,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Levei choque em tomada,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei uma namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor, senti frio,
No frio, senti calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui um desenho animado.

Fonte: ( Girassóis e outras poesias. São Paulo:Companhia das letrinhas. 1995. p. 28-9)
Para responder as questões abaixo lembre-se:
Autor: é quem cria o poema.
EU LÍRICO : é o ser, a voz que expressa emoções no poema.
RESPONDA:
1.    Quem é o AUTOR desse texto?
...............................................................................
2.    Qual é o TEMA deste texto?
......................................................................................
3.    ONDE e QUANDO o texto foi publicado?
.....................................................................................
4.    O texto que você acabou de ler é um POEMA, e os poemas têm a FINALIDADE de:
A) transmitir um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão;
B) Deixar o leitor informado sobre os fatos atuais e do cotidiano;
C) manifestar emoções e sentimentos por meio do conteúdo expresso nas estrofes e versos;
D) Comunicar ao público as qualidades e benefícios de um determinado produto ou serviço.

5.    Diante do que você respondeu na questão anterior, qual é o OBJETIVO desse texto?
............................................................................................................................................................................
6.    Copie as cinco primeiras palavras utilizadas pelo EU LÍRICO  para retratar as ações realizadas na infância 1....................................................................................2....................................................................................3....................................................................................4....................................................................................5...................................................................................
7.    Copie do texto os versos em que o EU LÍRICO comenta sobre os amigos que teve na infância.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8.    De acordo com o texto, o EU LÍRICO teve uma infância:
a) triste, pois participava de poucas brincadeiras;
b) solitária, pois não tinha amigos para brincar;
c) agitada, pois participava de muitas brincadeiras;
d) animada, pois maltratava os animais.
9.    Por meio das informações que aparecem no texto é possível dizer que o eu lírico é um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.
............................................................................................................................................................................
10.  sem alterar o sentido do verso “Capturei um rato”, poderíamos substituir a palavra grifada por:
a) peguei
b) joguei
c) matei
d) distribuí

11.  No início do poema, (5º verso), encontramos a afirmação: “Menti que tirei dez”. Releia o poema, localize o verso indicado e responda: Por que o eu lírico contou essa mentira?
..................................................................................................................................................................................................................................................................
12.  O último verso do poema - “Fui desenho animado” - corresponde a uma espécie de resumo das ações do EU LÍRICO. O que há de semelhante entre a infância do EU LÍRICO e um desenho animado?
..................................................................................................................................................................................................................................................................
13.  As palavras que melhor resumem o ASSUNTO do texto são:
a) escola e infância;
b) família e brincadeiras;
c) família e infância;
d) brincadeiras e infância.
14.  Dos versos apresentados abaixo, aquele que expressa uma opinião do eu lírico a respeito de si mesmo é:
a) joguei pião na terra;
b) ganhei uma bola nova;
c) usei chapéu de jornal;
d) fui um desenho animado.

ANÁLISE LINGUÍSTICA

1. Observe os versos
joguei pião na terra”
assustei um gato”
comi paçoquinha”

As palavras destacadas indicam que as ações praticadas pelo eu lírico:

a) Aconteceram no passado;
b) acontecem no presente;
c) ainda não aconteceram no futuro;
d) nunca aconteceram.
2. no verso “me escondi no quintal”, a expressão destacada dá uma ideia de:
a) negação;
b) tempo;
c) modo;
d) lugar.




POEMA ATIVIDADES VÁRIOS

Exercícios – poema

Exercícios sobre poemasTexto I

Mãe (Sérgio Capparelli)

De patins, de bicicleta,
de carro, de avião,
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião;
de barco, de velocípedes,
a cavalo num trovão,
nas cores do arco-íris,
no rugido de um leão;
na graça de um golfinho
e no germinar do grão.
Teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.

1) Sobre o poema MÃE, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (       ) Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.
b) (       ) Ele é composto de 1 estrofe e 12 versos.
c) (       ) Fala sobre o amor da mãe para o filho.
d) (       ) Fala sobre o amor do filho para a mãe.

2) Que palavras conferem rima ao poema?


Texto II

Poesia (Carlos Drummond de Andrade)

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.


3) Leia estes versos - “Gastei uma hora pensando um verso/que a pena não quer escrever” – e faça o que se pede:

I) A palavra PENA significa:  a) Papel           b) Caneta         c) Pincel           d) Borracha

II) Se ele pensou e não escreveu, o que ele criou foi:  a) poema          b) poesia          c) rima              d) estrofe

4) Que lugar o poeta determina quando escreve “No entanto ele está cá dentro”?

Texto III

Ingenuidade (Elias José)

Na boca da caverna
gritei vibrando:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E o eco respondeu
lá de  dentro da caverna:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E eu, ingênuo acreditei...



Texto IV
5) Sobre o poema Ingenuidade, determine:

a)       O número de versos -                         
b)      O número de estrofes -                      

6) Em que o eu lírico, ingenuamente, acreditou

7) Reescreva o primeiro verso do poema, substituindo a palavra BOCA por outra, sem que haja perda do sentido original do verso:

Matinê (Neusa Sorrenti)

Ah, minha bela menina!
Quando te vejo
É tão bom!

Você é muito mais bela
Que flor
De papel crepon.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É bacana!

Você é muito mais doce
Do que melado
De cana.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É um problema.

Você é bem mais difícil
Que o dinheiro
Pro cinema.


8) Com que o eu lírico compara a menina do poema?

9) No início das estrofes, o eu lírico atribui à menina algumas características. Que características são essas?


10) Que palavras compõem as rimas do poema Matinê?

POEMA 6] ANO GATO PENSA° INT.

1) Complete os espaços em branco com versos retirados do último quadro.
  Gato pensa?

    Dizem que gato não pensa
    mas é difícil de crer.
    Já que ele também não fala
    ______________________________
   
    A verdade é que o Gatinho,
    quando mija na almofada,
    vai depressa se esconder:
    _____________________________

    E se a comida está quente,
    _____________________________
    muito calculadamente,
    toca com a pata pra ver.

    Só quando a temperatura
    da comida está normal,
    ___________________________

    E você pode explicar
    como é que ele sabia
    _________________________
Ele, antes de comer,  / Como é que se vai saber?
Vem ele  e come afinal. / que ela ia esfriar? / sabe que fez coisa errada.

2) quantos versos têm o poema?
.............................................................................................
3) Quantas estrofe possui o poema?
....................................................................................
4) Quais os pares de palavras estão rimando?
..............................................................................................................................................................................................................................................................