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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

TIPOS DE FRASE 6º ANO GABARITO

TIPOS DE FRASE

 Tente resolver os exercícios seguintes:
1.Classifique as frases em interrogativa, exclamativa, afirmativa e imperativa.
a) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor. _____________________
b) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor? _____________________
c) Jovens, ajudem a construir um mundo melhor._______________________
d) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor! _____________________

2. Os tipos de frase variam consoante a intenção comunicativa do emissor. Indique  o tipo de frase que se utiliza para...
a) dar informações __________________       
b) pedir esclarecimentos____________________
c) dar uma ordem __________________ 
d) mostrar um grande espanto _________________
e) fazer apelos_ __________________   
f) manifestar uma grande emoção _________________

3. Os tipos não se combinam entre si, mas combinam-se com as diferentes formas. Complete o quadro seguinte, pondo um X na coluna correspondente.
    
       
TIPO
FORMA
Int.
Excl.
Decl.
Imp.
Neg.
Afirm.
Escrevam um texto sobre a guerra e a paz.      






É muito difícil!      






Eu não sou capaz, professora!      






Toda a gente é capaz.      






Querer é poder!      






Evitem os erros ortográficos.      






Não se esqueçam dos sinais de pontuação!






A professora fez um pedido aos alunos.      







4) Construa frases a partir do modelo.
 Você sabe o que é a felicidade.                                                      
________________________________________________________(interrogativa / afirm.)
________________________________________________________(interrogativa / neg.)
________________________________________________________(exclamativa / afirm.)
________________________________________________________(exclamativa / neg.)

 5)  Com os vocábulos e sinais de pontuação do retângulo, construa três frases:
Você          amigo           abandone           o         um         vencer       amigo    Um     a
Não         teu           tem           ajuda          amigo         solidão            ?          . !
inter./ neg. _________________________________________________________
imp./ neg. __________________________________________________________
excl./afirm. _________________________________________________________      

Pai não entende nada
_ Um biquíni novo?
_ É, pai.
 _ Você comprou um no ano passado!
 _ Não serve mais, pai. Eu cresci.
 _ Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
_ Não serve, pai.
_ Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
 _ Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
(Luis Fernando Veríssimo)


6. Complete o quadro com frases do texto “Pai não entende nada”.

Tipos de frase
Frase do texto
Pontuação
utilizada
Declarativa


Interrogativa


Exclamativa


Imperativa



7. Relacione as colunas.
( a ) Saia agora mesmo.                                        (......... ) declarativa
( b ) Você quer ir ao teatro?                                   (.... . ...) exclamativa
( c ) Não poderei acompanhá-lo.                            ( ........ ) interrogativa
( d ) Como estou satisfeito com o meu presente!   (  .........) imperativa
( e ) Gosto muito de vocês.                                     (...........) optativa
( f ) Você não participou da gincana?
( g ) Boa sorte.        

GABARITO:

1.

a) Afirmativa

b) Interrogativa.

c) Imperativa.

d) Exclamativa.

2.

a) Declarativa – para relatar um fato ou ideia.

b) Imperativa – usa para ordem, pedido, sugestão.

c) Imperativa – usa para ordem, pedido, sugestão.

d) Exclamativa – indica surpresa, espanto, sentimentos.

e) Imperativa – usa para ordem, pedido, sugestão.

f) Exclamativa – indica surpresa, espanto, sentimentos.

 

 3.   

       

TIPO

FORMA

Int.

Excl.

Decl.

Imp.

Neg.

Afirm.

Escrevam um texto sobre a guerra e a paz.      

X

X

É muito difícil!      

X

X

Eu não sou capaz, professora!      

X

X

Toda a gente é capaz.      

X

X

Querer é poder!      

X

X

Evitem os erros ortográficos.      

X

X

Não se esqueçam dos sinais de pontuação!

X

X

A professora fez um pedido aos alunos.      

X

X


4.

a) Você sabe o que é a felicidade?                                                   

b) Você NÃO sabe o que é a felicidade?                                                  

c) Você sabe o que é a felicidade!!                                                  

d) Você NÃO sabe o que é a felicidade!!                                                 

5.

a) Você não tem amigo?

b) Não abandone o seu amigo.

c) Um amigo ajuda vencer a solidão!!

 6.

Tipos de frase

Frase do texto

Pontuação

utilizada

Declarativa

Eu cresci.

.

Interrogativa

Um biquíni novo?

?

Exclamativa

Você comprou um no ano passado!

!

Imperativa

Compra um biquíni maior.

.

 7. Relacione as colunas.

( a ) Saia agora mesmo.                                        (c/e) declarativa

( b ) Você quer ir ao teatro?                                   (d) exclamativa

( c ) Não poderei acompanhá-lo.                            (b/f) interrogativa

( d ) Como estou satisfeito com o meu presente!   (a) imperativa

( e ) Gosto muito de vocês.                                     (g) optativa

( f ) Você não participou da gincana?                                    

( g ) Boa sorte.       


Obs. na realidade o exercício 7 teria mais duas  uma para declarativa negativa e interrogativa negativa

 

 


FONEMA,LETRA,SÍLABA,ENCONTROS VOCÁLICOS, DÍGRAFOS EXERCÍCIOS


1. Assinale a alternativa errada a respeito da palavra "churrasqueira".
a) apresenta 13 letras e 10 fonemas
b) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu
c) divisão silábica: chur-ras-quei-ra
d) é paroxítona e polissílaba
e) apresenta o tritongo: uei

2. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?
a) Caderno
b) Chapéu
c) Flores
d) Livro
e) Disco

3. Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
a) um ditongo
b) um tritongo
c) um trissílabo
d) um oxítono
e) um proparoxítono

4. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha - lenha - fecho
b) lento - bomba - trinco - algum
c) águia - queijo - quatro - quero
d) descer - cresço - exceto - exsudar
e) serra - vosso - arrepio - assinar

5. Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato. As mágoas de minha mãe, que sofria em silêncio, jamais foram compreendidas por mim e meus irmãos.
a) foram - minha
b) sofria - jamais
c) meus - irmãos
d) mãe - silêncio
e) mágoas - compreendidas

6. Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente.
a) trans-a-tlân-ti-co / fi-el / sub-ro-gar
b) bis-a-vô / du-e-lo / fo-ga-réu
c) sub-lin-gual / bis-ne-to / de-ses-pe-rar
d) des-li-gar / sub-ju-gar / sub-scre-ver
e) cis-an-di-no / es-pé-cie / a-teu

7. Segundo as normas do vocabulário oficial, a separação silábica está corretamente efetuada em ambos os vocábulos das opções:
a) to-cas-sem, res-pon-dia
b) mer-ce-ná-ri-o, co-in-ci-di-am
c) po-e-me-to, pré-dio
d) ru-i-vo, pe-rí-o-do
e) do-is, pau-sas

8. Assinale a alternativa que não apresenta todas as palavras separadas corretamente.
a) de-se-nho, po-vo-ou, fan-ta-si-a, mi-lhões
b) di-á-rio, a-dul-tos, can-tos, pla-ne-ta
c) per-so-na-gens, po-lí-cia, ma-gia, i-ni-ci-ou
d) con-se-guir, di-nhei-ro, en-con-trei, ar-gu-men-tou
e) pais, li-ga-ção, a-pre-sen-ta-do, au-tên-ti-co

9. Dadas as palavras: Sub-ter-râ-neo / su-bes-ti-mar / trans-tor-no, constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas nº 1;
b) apenas nº 2;
c) apenas nº 1 e 2;
d) em todas as palavras
e) n. d. a.

10. Dadas as palavras: tung-stê-nio / bis-a-vô / du-e-lo, constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas nº 1
b) apenas nº 2
c) apenas nº 3
d) em todas as palavras
e) n. d. a.

11. Nas palavras alma, pinto e porque, temos, respectivamente:
a) 4 fonemas - 5 fonemas - 6 fonemas.
b) 5 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.
c) 4 fonemas - 4 fonemas - 5 fonemas.
d) 5 fonemas - 4 fonemas - 6 fonemas.
e) 4 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.

12. A alternativa que apresenta uma incorreção é:
a) o fonema está diretamente ligado ao som da fala.
b) as letras são representações gráficas dos fonemas.
c) a palavra "tosse" possui quatro fonemas.
d) uma única letra pode representar fonemas diferentes.
e) a letra "h" sempre representa um fonema.

13. Todas as palavras abaixo possuem um encontro vocálico e um encontro consonantal, exceto:
a) destruir.
b) magnésio.
c) adstringente.
d) pneu.
e) autóctone.

14. A série em que todas as palavras apresentam dígrafo é:
a) assinar / bocadinho / arredores.
b) residência / pingue-pongue / dicionário.
c) digno / decifrar / dissesse.
d) dizer / holandês / groenlandeses.
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento.

15. Verificamos a presença de um hiato em:
a) entendia.
b) trabalho.
c) conjeturou.
d) mais.
e) saguão.

16. A alternativa que apresenta certa dificuldade de distinção entre ditongo crescente e hiato é:
a) pai-saúde-mau-juízo.
b) Saara-preencher-cruel-doer.
c) faísca-degrau-chapéu-vôo.
d) piada-miolo-poente-miudeza.
e) frear-foi-saída-rei.

17. A alternativa que apresenta uma incorreção é:
a) "chapéu" possui um dígrafo e um ditongo decrescente.
b) "guerreiro" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente.
c) "mangueira" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente.
d) "enxagüei" possui dois dígrafos e um tritongo.
e) "exato" não possui dígrafos e nem encontro vocálico.

18. A alternativa em que as letras sublinhadas nas palavras constituem, respectivamente, dígrafo e encontro consonantal é:
a) exceção / étnico
b) banho / desça
c) seguir / nascimento
d) aquático / psicologia
e) occipital / represa

19. Observe os encontros vocálicos e os dígrafos e assinale a única afirmativa incorreta:
a) na palavra cãibra ocorre um ditongo nasal decrescente.
b) na palavra freqüente ocorre um ditongo oral crescente.
c) na palavra radiouvinte ocorre um tritongo oral.
d) na palavra pneumonia ocorrem um ditongo decrescente e um hiato.
e) na palavra zoologia ocorrem dois hiatos.

20. Observe os encontros vocálicos e os dígrafos e assinale a única afirmativa incorreta:
a) a palavra discente tem dígrafo consonantal e um dígrafo vocálico.
b) a palavra entranhas tem um dígrafo vocálico e um dígrafo consonantal.
c) a palavra também tem dois dígrafos vocálicos.
d) a palavra tranqüilo tem um dígrafo vocálico e não apresenta dígrafo consonantal.
e) a palavra borracha tem dois dígrafos consonantais.

21. O vocábulo cujo número de letras é igual ao número de fonemas está em:
a) sucedida.
b) habitando.
c) grandes.
d) espinhos.
e) ressoou.

22. A palavra que apresenta ditongo crescente é:
a) acordou.
b) teriam.
c) noites.
d) jamais.
e) quando.

23. Só não existe hiato em:
a) atoleiros.
b) miaram.
c) ruído.
d) defendiam.
e) haviam.

24. Indique a palavra que tem 5 fonemas:
a) ficha.
b) molhado.
c) guerra.
d) fixo.
e) hulha.

25. Assinale o vocábulo com ditongo nasal decrescente:
a) quando.
b) zangou.
c) misteriosos.
d) vitória.
e) moravam.

26. A palavra "charuto" apresenta:
a) um dígrafo e seis fonemas.
b) um dígrafo e sete fonemas.
c) sete letras e sete fonemas.
d) sete letras e dois dígrafos.
e) sete letras e cinco fonemas.

27. Marque o item que apresenta erro na divisão silábica:
a) téc-ni-co
b) de-ce-pção
c) ad-jun-to
d) con-fec-ção
e) obs-tá-cu-lo
RESPOSTAS:
1 E / 2 B /3 A /4 C / 5 E / 6 C / 7 C / 8 C / 9 d / 10 C / 11 C / 12 E / 13 C / 14 A / 15 A / 16 D / 17 D / 

18 A / 19 B / 20 C / 21 A / 22 E / 23 A / 24 D / 25 E / 26 A / 27 B

FONEMA, LETRA, SÍLABA, ENCONTROS VOCALÍSTICOS RESUMO

FONOLOGIA:
         
          É a parte da Gramática que estuda os fonemas (sons) da língua. O estudo do fonema.

. Fonema e letra:
a) Letra: é a grafia (escrita da palavra)
b) Fonema: é a menor unidade de som, ou seja, é cada som de cada letra de uma palavra.É representado por duas barras paralelas: //
          Nem sempre o número de letras será igual ao número de fonemas:
- casa = /kasa/ 4 letras e 4 fonemas
- hora= /ora/ 4 letras e 3 fonemas
- táxi= /taksi/ 4 letras e 5 fonemas
- cachorro = /kaxoro/ 8 letras e 6 fonemas
- campo = /kãpo/ 5 letras e 4 fonemas

c) Classificação dos fonemas:
- vogal
- consoante
- semivogal: é a vogal mais fraca que só aparece em ditongos e tritongos.

EXERCÍCIOS 


 a) DÊ O NÚMERO de letras e fonemas de:
- minha:__________________________________
- guerra:__________________________________
-vida:____________________________________
- tempo:__________________________________

b) Qual palavra no trecho  "ESTA VIDA MODERNA EXIGE BRINCADEIRAS CADA VEZ MAIS CURTAS" , possui 7 consoantes, 4 vogais e 1 semivogal?
_______________________________________________________________

c) Qual das alternativas abaixo apresenta o número de fonemas maior que o número de letras?
(a) herói
(b) bomba
(c) fixo
(d) nuclear


. SÍLABA: é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados numa só emissão de voz, com base em uma vogal.
a) Classificação quanto ao número de sílabas: (consultar Gramática)
- monossílabo
- dissílabo
- trissílabo
- polissílabo

b) Classificação quanto à posição da sílaba tônica: (consultar Gramática)
- monossílabo: átono ou tônico
- oxítona
- paroxítona
- proparoxítona

. ENCONTROS VOCÁLICOS: é a união de fonemas vocálicos (semivogais e vogais) na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Podem ser:
a) Hiato: vogal + vogal
Ex.: di-a ; sa-í-da

b) Ditongo: crescente/decrescente; oral/nasal (consultar Gramática)
Ex.:  rei – ditongo decrescente oral          não- ditongo decrescente nasal
        Água – ditongo crescente oral

Obs.: Palavras terminadas em: am e em formam os ditongos decrescentes nasais /ãu/ e /~ei/
Ex.: amam – ditongo decrescente nasal;            também – ditongo decrescente nasal 

c) Tritongo: semivogal + vogal + semivogal
Ex.: Uruguai (oral); saguão (nasal)


. ENCONTROS CONSONANTAIS: encontro de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
Ex.; pro- ble- ma;  cor- te  

. DÍGRAFOS: é a combinação de duas letras que representam um único fonema (som). São dígrafos: nh, lh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc.
São dígrafos vocálicos: am,em,im,om,um; an,em,in,on,um.
Ex.: chuva; pássaro; lâmpada; conto...
Observação importante: As palavra que apresentarem dígrafos vocálicos não formarão encontros consonantais com estes dígrafos, porque o m e o n são apenas sons nasais. Veja:
Ex.:  CAMPO: não apresenta encontro consonantal MP , pois am é dígrafo /ã/, não há consoante: /kãpo/


ATIVIDADES



a) RETIRE da tirinha:
- uma palavra trissílaba paroxítona:___________________________
- uma palavra polissílaba:___________________________________
- uma palavra oxítona:_____________________________________
- uma palavra monossílaba átona:_____________________________
- uma palavra monossílaba tônica:_____________________________ 

b) ENVOLVA e CLASSIFIQUE os encontros vocálicos:
- dia:________________________________________________________
- meu:__________________________________________________________
- não:___________________________________________________________
-sem:___________________________________________________________
- Paraguai:______________________________________________________

c) RETIRE do texto 2 palavras com dígrafo e 1 palavra com encontro consonantal.
______________________________________________________________________________________________________________________________

d) As palavras “linda, segunda e tempo” possuem encontros consonantais? EXPLIQUE.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) EXPLIQUE o humor da tirinha:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TEORIA EXERCÍCIO

I- VARIAÇÕES LÍNGUÍSTICAS:

          São variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.

. Variedade padrão ou Norma culta: variedade de maior prestígio social, utilizada em livros, documentos, jornais, revistas e por pessoas que tiveram mais acesso aos estudos.
Ex.:
          “Dizer, bendizer, maldizer confundem-se na massa dos sons.Tudo escapando da mesma boca, mas vozes diferentes atropelam-se nesse anunciar-se de juízos, interesses paixões e estados de espírito que se desmentem uns aos outros.”
                                                       (Carlos Drummond de Andrade)

. Formalidade e Informalidade: dependendo da situação e do interlocutor, podemos ser menos ou mais formais:
a) Língua coloquial ou informal: quando falamos com pessoas com maior intimidade.
Ex.:
                Me empresta seu caderno?
                Cara, esse filme tá maneiro!
                Você sabe como ir pro Centro?

b) Língua Culta ou Formal: quando falamos com autoridades, discursamos, elaboramos documentos ou pesquisas.
Ex.:
            Empreste-me seu caderno?
            Este filme está maravilhoso!
            O senhor poderia informar-me como ir para o Centro da cidade?

ATIVIDADES:

1- OBSERVE o texto abaixo e RESPONDA às questões:
 
Rio, 15/09/10
Querida Juju,
          E aí miga? Tô com a maior saudade!!! Vem passar o fim de semana comigo? Vai ser irado!!!! Ah! Não esquece de trazer uma roupa de festa. Me empresta aquele sapato verde que eu adoro? Tô te esperando,hein.
                                Mil beijocas,
                                       Carol.

a) O texto foi escrito na variedade padrão da língua? EXPLIQUE.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Por que motivo o locutor utilizou uma linguagem coloquial? CITE 3 exemplos desse tipo de linguagem utilizada no texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Escreva uma pequena carta a uma autoridade utilizando a linguagem culta ou formal:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ENTREVISTA 20 PERGUNTAS MARCAR X VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

P1. A senhora acha que, no Brasil, a mulher é tratada com respeito?
(    )Sim
(    )As vezes
(    )Não
(    )NS/NR

P2. A senhora acha que as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens em nosso país?
(    )Sim
(    )As vezes
(    )Não
(    )NS/NR

P3. Em qual grupo social a mulher é mais respeitada, na sua opinião?
(   )Na família
(   )Na Justiça
(   )No trabalho
(   )Na solicitação de serviços
(   )Nas instituições públicas
(   )NS/NR

 P4. Para a senhora, as leis brasileiras protegem as mulheres contra abusos e violências domésticas?
(   )Sim
(   )Em parte
(   )Não
(   )NS/NR

P5. A senhora considera que a criação de uma lei específica para proteger a
mulher é:
(   )muito importante
(   )Importante 188 23%
(   )Indiferente 13 2%
(   )Pouco Importante 9 1%
(   )Sem importância 19 2%
(   )NS/NR

P6. O Senado aprovou, no ano passado, uma lei que estabelece a pena de prisão para quem praticar violência contra a mulher no ambiente doméstico. Na sua opinião esta lei é:
(   )muito importante
(   )Importante 188 23%
(   )Indiferente 13 2%
(   )Pouco Importante 9 1%
(   )Sem importância 19 2%
(   )NS/NR

P8. Em que ambiente a senhora considera que a mulher é mais desrespeitada?
(   )No trabalho
(   )Na família
(   )Na solicitação de serviços
(   )Nas instituições públicas
(   )Na Justiça
(   )NS/NR


P9. Dos tipos de violência doméstica, qual a senhora considera mais grave?
Frequência.
(   )Sexual
(   )Física
(   )Moral
(   )Psicológica
(   )Patrimonial
(   )NS/NR

P10. A senhora já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma
mulher?
(   )Sim
(   )Não
(   )NS/NR

P11. Qual foi o tipo de violência?
(   )Física
(   )Sexual
(   )Psicológica
(   )Moral
(   )NS/NR

P12. A senhora já foi vítima de algum tipo de violência doméstica?
(   )Sim
(  )Não
(   )Prefere não falar sobre o assunto

P13. Qual foi o tipo de violência?
(   )Física
(   )Sexual
(   )Psicológica
(   )Moral
(   )NS/NR

P14. Quantas vezes a senhora foi vítima de violência?
(   )1 vez
(   )2 vezes
(   )3 vezes
(   )4 vezes ou mais 70
(   )NS/NR

P15. Qual era sua idade na primeira vez em que ocorreu a violência?
(   )até 19 anos
(   )20 a 29 anos
(   )30 a 39 anos
(   )40 a 49 anos
(   )50 a 59 anos
(   )60 anos ou mais

P16. Quem foi seu agressor?
(   )Marido ou companheiro
(   )Namorado
(   )Pai
(   )Enteado ou outro familiar
(   )Amigo
(   )NS/NR

P17. Qual foi sua atitude em relação à última agressão?
(   )Procurou ajuda da família
(   )Procurou ajuda de amigos
(   )Procurou uma delegacia comum
(   )Procurou uma delegacia da mulher
(   )Silenciou
(   )NS/NR

P18. Como foi o atendimento recebido na delegacia?
(   )Ótimo
(   )Bom
(   )Regular
(   )Ruim
(   )Péssimo

P19. Após o atendimento na delegacia, a senhora:
(   )Foi para casa de amigos
(   )Foi para casa de familiares
(   )Foi para sua casa
(   )Instituição de proteção à mulher

P21. Faixa etária:
(   )16 a 19 anos
(   )20 a 29 anos
(   )30 a 39 anos
(   )40 a 49 anos
(   )50 a 59 anos
(   )60 anos ou mais

P22. Escolaridade:
(   )Não alfabetizada
(   )Ensino fundamental
(   )Ensino médio
(   )Ensino superior
(   )Pós-graduação
(   )NS/NR

P23. Renda familiar:
(   )Até 2 salários mínimos
(   )3 a 5 salários mínimos
(   )6 a 10 salários mínimos
(   )11 a 20 salários mínimos
(   )Mais de 21 salários mínimos
(   )NS/NR

P24. Ocupação:
(   )Trabalha fora
(   )Dona de casa
(   )Estudante
(   )NS/NR


ENTREVISTA TEORIA

Gênero Textual Entrevista
Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa, veiculado sobretudo pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, donde o discurso direto é sua principal característica.
Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características
·         Textos informativos e/ou opinativos
·         Presença do entrevistador e do entrevistado
·         Linguagem dialógica e oral
·         Marca do discurso direto e da subjetividade
·         Mescla da linguagem formal e informal

Estrutura da Entrevista
Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
·         Escolha do Tema: a entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa. Seja qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.
·         Elaboração de Roteiro: Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista. Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém podem surgir outras perguntas durante, a partir das respostas do entrevistador. O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.
·         Título: Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo: Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra. Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido. Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.
·         Revisão: A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão. Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de Transcrição das falas de ambos.