SUBSTANTIVOS: COMPREENSÃO, IDENTIFICAÇÃO E USO.
Objetivos: Construir um conceito para substantivos.
Saber suas classificações.
Identificá-los em textos e aplicá-los
conscientemente em suas produções textuais.
Uso prático: a compreensão de conceitos como
concreto e abstrato auxilia no aprendizado das regras de ortografia. A
compreensão de primitivo e derivado permite entender a formação de palavras.
Conteúdo: Substantivos.
Metodologia/ estratégias:
1ª aula: Entregue aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do
qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo,
de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos
que sentem distantes.
1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex.
floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa
Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes
classificações.
Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas.
O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher
as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor
coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam
substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de
praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que
o NOME da ação é "dança". Após o preenchimento, o professor deve
conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que
possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes
às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de
substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as
contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os
diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos
alunos.
2ª aula: Leitura do texto “Circuito Fechado”. Em seguida o professor deverá
fazer perguntas para serem respondidas oralmente, como as abaixo:
- Este texto possui algum substantivo? (R.: Sim, todas as palavras são
substantivos)
praticamente
- Alguém poderá dar algum exemplo de substantivo retirado do texto? (Qualquer
exemplo do texto estará correto, exceto conetivos e preposições)
- Leia um trecho e pergunte: será que esse texto é formado por substantivos em
quase sua totalidade?
- Isso é possível? Conseguimos nos comunicar só com substantivos? (Se a
resposta for sim, faça com que argumentem essa ideia; se a resposta for não,
pergunte se eles não entenderam nada do texto, leia um trecho e explique, se
necessário)
A partir daí o texto deve ser esmiuçado através da leitura e da demonstração de
como, se seguirmos uma linha de raciocínio, podemos compreender o seu
sentido.
Circuito
Fechado
Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água,
espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água
fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa,
abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta,
blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com
plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e
fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques,
memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros,
cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta,
projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz,
papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos,
talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos.
Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo
de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira,
níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de
fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres,
guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira,
cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio,
papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel,
telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta.
Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo,
revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos.
Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor,
poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca,
pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Leia, após distribuir material impresso a poesia abaixo:
A Pesca
Affonso Ramos de Sant'Anna
o anil
o anzol
o azul
o silêncio
o tempo
o peixe
a agulha
vertical
mergulha
a água
a linha
a espuma
o tempo
a âncora
o peixe
a boca
o arranco
o rasgão
aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol
aquilino
ágilclaro
estabanado
o peixe
a areia
o sol
Os alunos devem fazer a leitura do poema, buscando
compreender seu sentido como no texto anterior com a ajuda do
professor. É interessante que aqui o professor ressalte que o substantivo
normalmente é acompanhado por um artigo.
Por fim, desafie-os a construir seu próprio texto formado por substantivos,
podendo ser em forma de poema como o texto anterior.
·
Construir um texto a partir do de um texto circuito
fechado, colocando as outras classes.
·
Utilizar na construção do conceito de verbo.
Recursos: Listas de itens, quadro, caderno, lápis, textos impressos.
Avaliação: O professor deverá avaliar se os alunos consigam construir um
conceito para substantivo, identificá-los no texto e construir um texto
que apresente o substantivo como classe gramatical predominante.