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quinta-feira, 2 de março de 2017

PROVA TESTE GRMÁTICA 6º ANO 1º B. 2017

PRODUÇÃO DE TEXTO 6º ANO





Faça um texto narrativo, a partir da imagem acima ,de 15 a
20 linhas,  observando os seguintes tópicos
1. os personagens, suas características e ações;
2. os espaços em que ocorrem os fatos;
3. a sequência temporal em que eles ocorrem;
4. como se inicia a história;
5. como ela se desenrola;
6. como se dá o seu desfecho

quarta-feira, 1 de março de 2017

FORMAÇÃO DE PALAVRAS 9º ANO EXERCÍCIOS

1. Correlacione:
1. Composição por Justaposição
2. Composição por Aglutinação



01. ( ) pau-de-arara
02. ( ) planalto
03. ( ) arco-íris
04. ( ) vaivém
05. ( ) mestre-sala
06. ( ) vinagre
07. ( ) couve-flor
08. ( ) passatempo
09. ( ) auriverde
10. ( ) pernalta
11. ( ) guarda-marinha
12. ( ) pernilongo
13. ( ) pontapé
14. ( ) caneta-tinteiro
15. ( ) agrícola



2. Correlacione as derivações, sendo:
1. Prefixal
2. Sufixal
3. Prefixal e Sufixal
4. Parassintética


01. ( ) transpor
02. ( ) sufixal
03. ( ) endurecer
04. ( ) malandragem
05. ( ) bilabial
06. ( ) entardecer
07. ( ) estupidez
08. ( ) abster

09. ( ) adjunto
10. ( ) tristeza
11. ( ) fervoroso
12. ( ) enforcar
13. ( ) deslealdade
14. ( ) romano
15. ( ) desigualdade


3. Correlacione:
1. Regressão ou Derivação Regressiva
2. Conversão ou Derivação Imprópria
3. Reduplicação
4. Abreviação
5. Hibridismo


01. ( ) grito
02. ( ) pneu
03. ( ) sociologia
04. ( ) o não
05. ( ) dança
06. ( ) goiabeira
07. ( ) combate
08. ( ) Vavá
09. ( ) bicicleta
10. ( ) canto
11. ( ) o como
12. ( ) tico-tico
13. ( ) foto
14. ( ) Flu



4. Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
a) parassíntese - prefixação
b) parassíntese - parassíntese
c) prefixação - parassíntese
d) sufixação - prefixação e sufixação
e) prefixação e sufixação – prefixação

5. Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras:
a) vendavais, naufrágios, polêmicas
b) descompõem, desempregados, desejava
c) estendendo, escritório, espírito
d) quietação, sabonete, nadador
e) religião, irmão, solidão

6. As palavras entardecer, desprestígio e oneroso são formadas, respectivamente, por:
a) prefixação, sufixação e parassíntese
b) sufixação, prefixação e parassíntese
c) parassíntese, sufixação e prefixação
d) sufixação, parassíntese e prefixação
e) parassíntese, prefixação e sufixação

7. Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto:
a) endireitar
b) atormentar
c) enlouquecer
d) desvalorizar
e) soterrar

8. Assinalar a alternativa correta. Na palavra ―empedramento‖.
a) o sufixo é -ento
b) o prefixo é -empe
c) o tema é -pedra
d) o radical é -emped.

9. ―Farejando‖ apresenta em sua estrutura:
(a) radical farej - vogal temática a — tema fareja — desinência -ndo.
(b) radical far — tema farej — vogal temática e — desinência -ndo.
(c) radical fareja — vogal temática a — sufixo -ndo.
(d) tema farej — radical fareja — sufixo -ndo.

10. Em ―Temos que perder o macio IMAGINÁVEL do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para ancorar no concreto.‖ Os morfemas da palavra destacada estão devidamente identificados na alternativa:
a) inimagin (radical), ável (sufixo)
b) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
c) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)
d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)


TIRINHA MALUQUINHO FONEMA CEREJA 6º ANO



Leia a tira a seguir, de Ziraldo, e responda às questões de 1ª 3.


1.Observe as letras e os sons da palavra MALUQUINHO.
a) Quantas letras essa palavra apresenta?
.....................................................................................
b) E quantos fonemas?
....................................................................................
c) Que pares de letras dessa palavra representam um único som?
...................................................................................
2. Na tira, há várias outras palavras nas quais um par de letra representa um único fonema. Quais são essas palavras? Quais são os pares de letras?
.....................................................................................................................

3. A palavra IGUAL apresenta a letra L no final. Na região em que  você vive, como a letra L é pronunciada? Com o som de U ou com o som de L?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Leia estas palavras


FIXO
PRETEXTO
XAMPU
EXÓTICO
TÓXICO
INEXPERIÊNCIA
MEXERICA
EXIBIR




Em quais delas a letra X corresponde:
a) ao fonema:
 (chê)  .............................................  (sê).......................................(zê) ..............................       
b) aos fonemas:
(KS) ................................................

5. Leia estas outras palavras:


CONHECIMENTO MASSA
SOL
CARTAZ
NASCER
EXPLOSÃO
CRESÇA
SUMIÇO



a) Reescreva-as e destaque em cada uma delas as letras que representam o fonema /s/ (sê)
.........................................................................................................................................
b) conclua: Que letras representam o fonema /s/ (sê)
................................................................................................................                      


6.Com base nos exercícios anteriores, podemos chegar a três conclusões a respeito da relação entre os fonemas e as letras. Identifique os itens que expressão essas conclusões:

a) Uma letra pode ser representada na escrita por uma ou por várias  letra.
b) Uma letra pode representar diferentes fonema.
c) Um fonema será sempre representado por uma única letra.
d) uma letra só pode representar um fonema.
e) a letra X pode representar dois fonemas: /ks/


TIRINHA GATURRO 6ºANO PROIBIDO ESPIRRAR






1. A tira cria humor a partir do uso de alguns sinais de transito. Nos quatro primeiros quadrinhos, o que Gaturro quer ensinar a Gaturrinho?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. No 5º quadrinho, Gaturro espirra, e no 6º quadrinho, Gaturrinho aponta-lhe uma placa de trânsito.
a) O que essa placa significa normalmente?
....................................................................................................................................................
b) Levante hipóteses: Como Gaturrinho deve ter compreendido essa placa? Por que, provavelmente, ele teve essa compreensão?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................


FÁBULA CONCEITO EXERCÍCIOS

FÁBULA
      Em sua origem latina, a palavra fábula deriva do verbo falar. Isso explica por que alguns estudiosos defendem que a fábula teria nascido com a linguagem.
Com certeza, pode-se afirmar que a fábula constitui o primeiro modelo de texto narrativo. As fábulas são muito antigas.
Há referências a elas em textos de 2000 a.C. e consta que eram conhecidas pelos hindus e muito apreciadas pelos gregos.


      É grego o primeiro fabulista de renome: Esopo. A ele foram atribuídas várias fábulas imortais, recontadas através  dos tempos, por diversos escritores, em diferentes épocas.
      Esopo era escravo grego e teria vivido de 620 a 560 a.C. Dizem os historiadores que ele foi comprado e vendido várias vezes devido a sua horrível aparência. Esopo, por sua vivência e sofrimento, possuía uma profunda compreensão da humanidade e de suas fraquezas, o que se pode perceber em todas as suas inumeráveis fábulas.
        Toda fábula é uma pequena narrativa e vem sempre acompanhada de um ensinamento moral. São os provérbios que passam para os homens ensinamentos importantes.
Outra característica fundamental da fábula é a presença de animais que se comportam como homens. Na verdade, os animais simbolizam o comportamento humano.

Para que a narrativa aconteça, é preciso que haja:
1. Narrador: é quem conta a história. Sem ele a narrativa não existiria. Posição do narrador:
a) Narrador observador: conta a história sem participar dela. O foco narrativo é em 3ª pessoa, isto é, referente a ele, a eles.
b) Narrador personagem: conta a história e participa dela, isto é, é um dos personagens da narrativa. Como ele participa da história, o foco narrativo é em 1ª pessoa.

2. Espaço: é o local onde ocorrem os fatos.

3. Tempo: é a duração da ação ou a época dos fatos.

4. Personagens: quem participa da história. Eles podem ser principais (centrais na história) e secundários (circulam em volta dos principais).

5. Enredo: é o fato em que está centrada a narrativa.

6. Conflito: é a quebra de harmonia da história, criando uma situação de tensão e suspense.

7. Conclusão: é o arremate final, é a consequência de todo o desenrolar da história.

O CÃO E A CARNE

Um cão vinha caminhando com um pedaço de carne na boca. Quando passou ao lado do rio, viu sua própria imagem na água.
Pensando que havia na água um novo pedaço de carne, soltou o que carregava para apanhar o outro. O pedaço de carne caiu na água e se foi, assim como a sua imagem,
E o cão, que queria os dois pedaços, ficou sem nenhum.
La Fontaine

1) Que frase pode servir de moral para essa história?
...........................................................................................................................................

2) Escreva os elementos da narrativa relacionados a:

a) Personagem:          _____________________    
b) Local:_                    ____________________  
c) Tempo:       ___________________________
d) Narrador:   _____________________________
e) Fato inicial:            _____________________

3) De repente os dois pedaços de carne se foram. Explique quais eram os dois pedaços e como se foram.
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4) Das características relacionadas, assinale apenas as que pertencem ao cão da fábula:
a) Esperto
b) Atento
c) Guloso
d) Desatento
e) Ambicioso
f) Inteligente
g) Impulsivo
h) Sensato


ARTIGO DEFINIDO INDEFINIDO CONCEITO EXERCÍCIO

Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Além disso, o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo.
Exs.: o/ um menino              os/ uns meninos a/ uma menina             as/ umas meninas

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO
O artigo classifica-se em:
DEFINIDO – determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS. INDEFINIDO – determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.

   Combinação/ contração de ARTIGO COM PREPOSIÇÃO

Preposições
Artigos

o, os
a, as
um, uns
uma, umas
a
ao, aos
à, às
-
-
de
do, dos
da, das
dum, duns
duma, dumas
em
no, nos
na, nas
num, nuns
numa, numas
por (per)
pelo, pelos
pela, pelas
-
-

Obs.: - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com a artigo feminino a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por
crase.
- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.

EXERCÍCIOS:

1) No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:

Guilherme e Gustavo são irmãos.           padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois,             padrinho de Gustavo fez           mesma coisa. Ambos queriam ganhar           presente. Por isso, cada um deles foi levado a           lo ja da cidade.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a)Ganhei uma caneta dourada.
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b) Os irmãos ganharam doces.
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c) A enfermeira foi bastante prestativa.
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d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
...................................................................................

e) Vi umas crianças brincando na loja.
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3) Assinale as combinações/contrações de preposição e artigo. Em seguida, indique a preposição e o artigo que formam a combinação/contração.
a) Na mala havia muitas roupas.      _________
b) As árvores do parque têm muitas flores.                          
c) Acordamos às 7 horas da manhã.                          
d) Cláudia passeava pela calçada.    _________
e) O mel das abelhas é muito saudável.       _______
f) Quero comprar uma casa num bom bairro.         _____
g) Marquinhos trabalha no banco.    _________


4) Explique a diferença das duas frases abaixo:
I-           - Pai, comprei o livro.
II-          - Pai, comprei um livro.
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As questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.

“Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí co nvidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

5) Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

6) O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?

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