PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de março de 2017

PROVA TESTE GRAMÁTICA FONOLOGIA 6º ANO 2017 1º B.

ALUNO: .................................................................................TURMA:............14/03/2017
TESTE DE GRAMÁTICA VALOR: 3 PONTOS

1) Defina:       
a) Monossílaba: _______________________________________________________________________
b) Dissílaba: _______________________________________________________________________
c) Trissílaba: ______________________________________________________________________
d) Polissílaba: ______________________________________________________________________

2) Separe as palavras seguintes em sílabas e classifique-as em: dissílaba, trissílaba ou polissílaba.         
a) escola: _________________________________________________________________________
b) paralelepípedo: _________________________________________________________________________
c) hoje: _______________________________________________________________________
d) muito: _______________________________________________________________________
e) saída: _________________________________________________________________________

3) Transcreva cada palavra na coluna adequada.         

UVA               MAR          PAI          UMA          COR          ELA          CÉU                 

MONOSSÍLABAS
DISSÍLABAS











4) Separe as palavras abaixo de acordo com a posição da sílaba tônica.    




MATEMÁTICA
PRÉDIO
NINGUÉM


SÉTIMO
BICICLETA
ÓCULOS


CAFEZAL
LOJA
LEGAL


.
PROPAROXITONA
PAROXÍTONA
OXÍTONA














5) Observe as palavras abaixo e responda:         
lâmpada          astrônomo          último          médico          quilômetro

a) Quanto à posição da sílaba tônica : oxítona, paroxítona, proparoxítona?  Todas essas palavras têm a mesma classificação; qual é?
_________________________________________________________________________________________
b) Quais são as palavras que têm acento na sílaba tônica?
_________________________________________________________________________________________
c) Com base nas respostas a e b, conclua: qual é a regra de acentuação das palavras proparoxítonas?
_________________________________________________________________________________________________

6) Circule as palavras que apresentem hiato:

preencher – botão – judeu – doído – doido – conteúdo – ruído – beijo – poema –
saída – coração –  saudade – descobriu – saúva – calendário – Saara – painel – falou

7. Observe estas palavras divididas em sílabas. Há encontros vocálicos que podem ser ditongos ou hiatos:

lei-tu-ra          fu-gi-a          fei-jão          to-a-lha          lou-ça          fram-bo-e-sa

a) Quais dessas palavras possuem hiato? _____________________________________________________________________
b) Como você chegou a essa conclusão? ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

8) Numere as palavras de acordo com o encontro vocálico correspondente:

( 1 ) DITONGO          ( 2 ) TRITONGO          ( 3 ) HIATO



(        ) preencher
(        ) caule
(        ) Uruguai
(        ) joelho
(        ) ouvido

(        ) Paraguai
(        ) boi
(        ) coração
(        ) teatro
(        ) iguais

(        ) manteiga
(        ) saída
(        ) noiva
(        ) saguões
(        ) saúde


.
DÍGRAFO: é uma sequência de duas letras que indicam um só fonema.


ch –  cha-ve
lh –  te-lha
nh –  ni-nho
gu –  guer-ra
qu –  que-rer
rr –  ter-ra
ss –  is-so
sc –  nas-cer
–  cres-ça
xc –  ex-ce-len-te



9) Marque as palavras que possuem dígrafos:


(    ) ferreiro
(    ) flauta
(    ) assobio
(    ) pedreira
(    ) exceto
(    ) pamonha
(    ) nascer
(    ) globo
(    ) clínica
(    ) descer
(    ) fronteira
(    ) piscina
(    ) helicóptero
(    ) palhaço
(    ) ignorante
(    ) chocolate





10. Quantas letra e quantos fonemas há nas palavras abaixo:



a) carro:   .......letras     .........fonemas

b) rolo: .......letras     .........fonemas

c) isso: .......letras     .........fonemas

d) sopa: .......letras     .........fonemas





domingo, 12 de março de 2017

CARTA DRUMOD INTERPRETAÇÃO

Leia o texto abaixo.

Amado Pai
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa  é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... [...]
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. [...] Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos.
ANDRADE, C. D. Língua, ano 3, nº 42, abr. 2009

Questões:

1. Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) regional.

2. No segundo parágrafo desse texto, entende-se que Carlos estava
A) ansioso.
B) com preguiça.
C) com raiva.
D) doente.

3. Nesse texto, no trecho “Estamos quase no fim do ano ginasial.”, a expressão destacada indica
uma ideia de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.

4. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:
A) “... fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.”. (ℓ. 2-3)
B) “Por aqui, a cousa é a mesma.”. (ℓ. 4)
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”. (ℓ. 5-6)
D) “Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.”. (ℓ. 9)

5. De acordo com esse texto, Carlos tomou canja por 4 dias porque
A) estava quase no final do ano.
B) estava restabelecido.
C) estava saudoso.
D) estava seguindo ordens médicas. 
Descrição: Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CARA A CARTA LUIS F. VERISSIMO INTERPRETAÇÃO

A CARTA

        Esta outra história é de dois namorados, ele chamado Haroldo e ela, por coincidência, Marta. Os dois brigaram feio, e Marta escreveu uma carta para Haroldo, rompendo definitivamente o namoro e ainda dizendo uma verdade que ele precisava ouvir. Ou, no caso, ler. Mas Marta se arrependeu do que tinha escrito e no dia seguinte fez plantão na calçada em frente do edifício de Haroldo, esperando o carteiro. Precisava interceptar a carta de qualquer jeito. Quando o carteiro apareceu, Marta fingiu que estava chegando ao edifício e perguntou:
         − Alguma coisa para o 702? Eu levo.
      
  Mas não tinha nada para o 702. No dia seguinte tinha, mas não a carta de Marta. No terceiro dia, o carteiro desconfiou, hesitou em entregar a correspondência a Marta, que foi obrigada a fazer uma encenação dramática. Não era do 702. Era a autora de uma carta para o 702. E queria a carta de volta. Precisava daquela carta. Era importantíssimo ter aquela carta. Não podia dizer por quê. Afinal, a carta era dela mesma, devia ter o direito de recuperá-la quando quisesse! O carteiro disse que o que ela estava querendo fazer era crime federal, mas mesmo assim olhou os envelopes do 702 para ver se entre eles estava a carta. Não estava. No dia seguinte – quando Marta ficou sabendo que o carteiro se chamava Jessé e, apesar de tão jovem, já era viúvo, além de colorado – também não. No outro dia também não, e o carteiro convidou Marta para, quem sabe, um chope. Na manhã depois do chope, a carta ainda não tinha chegado a Marta e Jessé combinaram ir ver Titanic juntos. No dia seguinte – nem sinal da carta – Jessé perguntou se Marta não queria conhecer sua casa. Era uma casa pobre, morava com a mãe, mas, se ela não se importasse... Marta disse que ia pensar.
        No dia seguinte, chegou à carta. Jessé deu a carta a Marta. Ela ficou olhando o envelope por um longo minuto. Depois a devolveu ao carteiro e disse:
       −  Entrega.
        E, diante do espanto de Jessé, explicou que só queria ver se tinha posto o endereço certo.

             Luis Fernando Verissimo
        
Vocabulário:
Colorado: torcedor do Internacional, time de futebol de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Atividades: 

1.Complete com os elementos da narrativa:
Personagens

Cenário

Tempo

Foco narrativo

Situação Inicial


Conflito


Desenvolvimento


Clímax


Desfecho


2. O carteiro desconfia do comportamento de Marta. 
a)Qual é a reação dela diante desse fato? 


b) Como o carteiro se comporta diante da reação da moça?


3. Como, provavelmente, Marta obteve as informações sobre Jessé?


4.O que fica subentendido sobre o sentimento entre as personagens nesse momento?


5.Qual alternativa poderia substituir as reticências do seguinte frase: "se ela não se importasse...".
(    ) eu vou  gostar muito de recebê-la.
(    )em visitar uma casa simples e humilde, ele ficaria feliz.
(    ) ele não a convidaria mais.
     (    ) sua mãe queria conhecê-la.

6.No final, o leitor é surpreendido pela decisão de Marta de mandar Jessé entregar a carta.
a) Por que, na sua opinião, ela toma essa decisão?

b)  Por que Jessé se espanta com a atitude dela?


CARTA A CARTA DE AMOR INTERPRETAÇÃO

A CARTA DE AMOR
          No momento em que Malvina ia por a frigideira no fogo, entrou a cozinheira com um envelope na mão. Isso bastou para que ela se tornasse nervosa. Seu coração pôs-se a bater precipitadamente e seu rosto se afogueou. Abriu-o com gesto decisivo e extraiu um papel verde-mar, sobre o qual se liam, em caracteres enérgicos, masculinos, estas palavras: “Você será amada…”.
        Malvina empalideceu, apesar de já conhecer o conteúdo dessa carta verde-mar, que recebia todos os dias, havia já uma semana. Malvina estava apaixonada por um ente invisível, por um papel verde-mar, por três palavras e três pontos de reticências. “Você será amada…”. Há uma semana que vivia como ébria.
          Olhava para a rua, e qualquer olhar de homem que se cruzasse com o seu, lhe fazia palpitar tumultuosamente o coração. Se o telefone tilintava, seu pensamento corria célere: talvez fosse “ele”. Se não conhecesse a causa desse transtorno, por certo Malvina já teria ido consultar um médico de doenças nervosas. Mandara examinar por um grafólogo a letra dessa carta. Fora em todas as papelarias à procura desse papel verde-mar e, inconscientemente, fora até ao correio ver se descobria o remetente no ato de atirar o envelope na caixa.
         Tudo em vão. Quem escrevia, conseguia manter-se incógnito. Malvina teria feito tudo quanto ele quisesse. Nenhum empecilho para com o desconhecido. Mas para que ela pudesse realizar o seu sonho, era preciso que ele se tornasse homem de carne e osso. Malvina imaginava-o alto, moreno, com grandes olhos negros, forte e espadaúdo!
        O seu cérebro trabalhava: seria ele casado? Não, não o era. Seria pobre? Não podia ser. Seria um grande industrial? Quem sabe?
          As cartas de amor, verde-mar, haviam surgido na vida de Malvina como o dilúvio, transtornando-lhe o cérebro.
        Afinal, no décimo dia, chegou a explicação do enigma. Foi uma coisa tão dramática, tão original, tão crível, que Malvina não teve nem um ataque de histerismo, nem uma crise de cólera. Ficou apenas petrificada.
          “Você será amada… se usar, pela manhã, o creme de beleza Lua Cheia. O creme Lua Cheia é vendido em todas as farmácias e drogarias. Ninguém resistirá a você, se usar o creme Lua Cheia.
          Era o que continha o papel verde-mar, escrito em enérgicos caracteres masculinos.
          Ao voltar a si, Malvina arrastou-se até ao telefone:
           – Alô! É Jorge quem está falando? Já pensei e resolvi casar-me com você. Sim, Jorge, amo-o! Ora, que pergunta! Pode vir.
           A voz de Jorge estava rouca de felicidade!
           E nunca soube a que devia tanta sorte!
( André Sinoldi )



1. Substitua as palavras destacadas por sinônimos:
a) Seu rosto se afogueou.
b) Seu pensamento corria célere.
c) Quem escrevia, conseguia manter-se incógnito.
d) Afinal, chegou a explicação do enigma.
    e) Malvina arrastou-se até ao telefone.
f) Seu coração pôs-se a bater precipitadamente.
g) Ficou apenas petrificada.
2. Quem é o protagonista do texto lido?
3. Identifique a frase do texto que revela, com clareza, que Malvina reagia alucinadamente.
4. Que frase do texto revela que Malvina, se encontrasse o autor das cartas, lhe seria submissa?
5. Qual é o elemento gerador do conflito nesta história?
_________________________________________________________________
Gabarito
1. a) corou       b) veloz, ligeiro     c) escondido      d) mistério      e) dirigiu      f) aceleradamente       g) paralisada
2. Malvina
3. “Há uma semana que vivia como ébria.”
4. “Malvina teria feito tudo quanto ele quisesse. Nenhum empecilho para o desconhecido.”

5. A carta anônima.

CARTA CEREJA 6º ANO PAG. 160 , 2017

Paris, 20 de janeiro de 2014. Querido Duda: Como andam as coisas por ai? Está tudo bem com você, meu filho? E com seu pai? E com seus avós? Puxa não foi fácil voltar para Paris depois de passar o final de ano com vocês aí em casa , no Brasil. Aqui tem feito muito frio! O termômetro tem ficado abaixo de zero, mas até o momento não nevou. Estou virando um picolé francês! Como você sabe ,Paris é uma cidade linda, mas no inverno , tudo fica diferente a cidade está quase vazia , sem turistas, sem graça, sem gente passeando pelo rio Sena... Aliás, o frio está ótimo para eu ir à universidade e me concentrar na minha pesquisa. Quem sabe assim eu termino o meu trabalho antes do prazo final, que é o começo de agosto. E então nós poderemos ficar todos juntos novamente. Iremos à praia nos domingos e curtiremos o sol e o mar juntinhos. Ai, que delícia, que saudade do Brasil! Ai, que saudades do nosso arrozinho com feijão! Uma boa notícia: ontem fui à uma loja comprei um presentinho superlegal para você. Mas é surpresa! Você só vai saber quando eu visitar vocês em março. Nem adianta insistir, que eu não vou contar. E você já está preparado para o início das aulas? Seu pai resolveu o problema do transporte escolar? Você está sendo obediente com seu pai e com seus avós, como prometeu? Olha lá, menino! E não esqueça o que combinamos: todos os dias você dedicar duas horas da parte da tarde para fazer as lições e estudar, tá bom? Não quero que você fique tempo demais na frente da tevê ou do computador. Aproveite seu tempo livre para ler os livro que ganhou no natal, tá? Um beijo em todo mundo aí e outro especialmente para você, meu filho querido! De sua mãe saudosa, Cris P.S.: Diga para sua avó que já encontrei u bom lugar para comprar a panela Le Creuset que ela pediu. Só que ela é super pesada ! Não sei como vou aguentar levar esse peso na mala em março. 1 Assim como o cartão-postal e o telegrama, a carta pessoal é um tipo de correspondência. A carta lida contém um assunto de caráter pessoal, motivado por experiências reais, ou uma história ficcional, vivida por um ou mais personagens em determinado tempo e lugar? ............................................................................................................................................ 2. Em ralação à carta lida, responda: a) Quem é o remetente? E o destinatário? ................................................................................................................................. b) Em que local é data a carta foi escrita? ................................................................................................................................ c) Com que finalidade ela foi escrita? ............................................................................................................................... 3. Além do local, data, vocativo (O nome do destinatário no início da carta.) e assinatura do remetente, uma carta também contém assunto e despedida. a) Na carta lida, que expressão tem papel de vocativo? ...................................................................................................................... b) O assunto da carta começa em “Como andam as coisas por aí?” Onde ele termina? ....................................................................................................................................... c) Em que trecho a mãe se despede do filho? .................................................................................................................................. 4. Na carta pessoal, a linguagem pode ter maior ou menor informalidade, dependendo do grau de intimidade entre os interlocutores. a) A carta lida revela que há intimidade entre os interlocutores? Qual a relação entre eles? ................................................................................................................................. b) O grau de intimidade entre os interlocutores se manifesta na linguagem? Comprove sua resposta com palavras ou expressões do texto. ............................................................................................................................................................................................................................................................................... 5. Quando nos esquecemos de relatar ou comentar algo importante na carta, podemos incluir, depois da despedida e da assinatura, um P.S., isto é, post scriptum ( expressão latina que significa “depois de escrito”). Na carta lida há P.S.? ............................................................................................................................................................................................................