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quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO CEREJA 8º ANO COC MACAÉ 2017

8º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Notícia
Manual





Texto teatral**
Critica
Crônica **
Anúncio publicitário
Carta de leitor
Carta argumentativa
Carta de reclamação
Carta de solicitação
Divulgação cientifica**
Seminário

Substantivo R
Adjetivo R
Pronome R
Artigo R
Numeral R
Verbo R
Sujeito R
Predicado R
Adjunto adnominal

Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Verbos impessoais
Vozes do verbo
Predicativo do objeto
Predicativo do verbo-nominal
Verbo modo imperativo
Complemento nominal
Aposto
Vocativo
Pontuação
Conjunções coordenadas
Conjunções subordinadas
Período simples
Período composto

Crônica
Anúncio publicitário
Conto
Substantivo R, Adjetivo R
Pronome R, Artigo R
Numeral R, Verbo R
Sujeito R, Predicado R
Adjunto adnominal

Conto*
Biografia
Carta pessoal
Cartum
Charge

Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
Teatro
Poema
Charge
Cartum
Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo


Crônica*
Reportagem
Gráfico narrativo
Seminário
Teatro (8º e 9º)

Complemento verbal R
Complemento nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva

Discurso político
Texto de opinião
Seminário
Complemento verbal R
Concordância verbal R
Concordância nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva


Texto de opinião*
Manifesto
Discurso politico

Período simples e composto.
Conjunções subordinadas
Coesão
Coerência
Carta de leitor
Biografia
Período simples e composto.
Conjunções subordinadas, coesão e coerência.

PLANEJAMENTO 7º ANO CEREJA E COC MACAÉ 2017

7º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Canção
Carta romântica
Depoimento
Memoria


Mito
Poema
Cordel
Poema imagem
Campanha comunitária
Argumentação oral
Debate deliberativo
Notícia
Entrevista oral
Entrevista escrita

Substantivo R
Adjetivo R
Artigo R
Numeral R
Pronome R
Preposição
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R

Verbo estrutura
Verbo regência
Verbo irregular
Verbo forma nominal
Locução verbal
Verbo modo subjuntivo
Advérbio
Sujeito/predicado
Acentuação dos ditongos
Tipos de sujeito
Conc. sujeito simples
Conc. sujeito composto
Verbo de ligação
Predicativo do sujeito
Preposição combinação
Preposição contração
Transitividade verbal:
Objeto direto
Objeto indireto
Função dos pronomes pessoais
Tipos de predicado
Adjunto adnominal
Adjunto adv.

Mito
Resumo
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
Conto*
Receita/manuais
H.Q.
Tirinhas
Anúncio publicitário. (8º)

Verbo modo subjuntivo
Verbo modo imperativo
Sujeito/predicado
Tipos de sujeito
Discurso direto
Discurso indireto
Poema imagem
Cordel
Paráfrase
Receita
Verbo modo subj. Imperat.
Tipos de sujeito
Crônica*
Entrevista oral
Painel
Noticia
Gráfico descritivo


Oração sem sujeito
Verbo de ligação
Predicado verbal
Predicado nominal
Entrevista oral
Entrevista escrita
Oração sem sujeito
Sujeito e predicado
Predicado verbal
Predicado nominal
Texto de opinião*
Resumo
Paráfrase

Transitividade verbal
Objeto direto
Objeto indireto
Predicativos
Conjunção
Coesão/coerência

Notícia
Paráfrase
Transitividade verbal
Complementos verbais:
Objeto direto
Objeto indireto

PLANEJAMENTO CEREJA 6º ANO E COC MACAÉ 2017

6º ano GÊNEROS  COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Diário/blog
Agenda
Canção
Cordel

Conto**
Dicionário
H.Q**
Relato pessoal
Carta pessoal
E-mail
Blog
Twitter
Artigo de opinião
Exposição oral
Cartaz

Linguagem verbal
Variante linguística
Letra
Fonema
Sílaba
Encontros vocálicos
Encontros consonantais
Class. número de sílaba.
Class. sílaba tônica
Tipos de frase
Oração
Linguagem verbal
Fonema
Letra
Variação linguística
Substantivo/classificação
Adjetivo
Flexão do substantivo
Flexão do adjetivo
Encontros vocálicos
Grau do substantivo
Grau do adjetivo
Artigo flexão e classificação
Divisão silábica
Numeral/classificação
Numeral/flexão
Sílaba tônica
Sílaba átona
Palavras oxítonas
Palavras paroxítonas
Palavras proparoxítonas
Pronome pessoal,
Pronome possessivo, pronome demonstrativo
Acentuação das oxítonas, monossílabos tônicos e proparoxítonas
Verbo modo indicativo


H.Q./ Tirinha
E-mail/blog
(carta/diário)
Tabela
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem mista
Letra
Fonema
Sílaba


Conto*
Lenda
Mito
Carta pessoal /e-mail

Substantivo gên.núm.grau
Artigo
Adjetivo gên.núm.grau
Locução adjetiva
período
Cartaz***
Poema
Canção
Paródia
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Locução adjetiva

Notícia
Crônica*
Tabela


Pronome pessoal .inter. ind.
Numeral
Interjeição
paragrafação
Lenda
Mito
Conto
Pronome
Numeral
Tipos de frases

Texto de opinião*
Texto publicitário
Resumo
Paródia

Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Advérbio
Locução adverbial
Coerência/coesão
Texto de opinião
Notícia
Texto publicitário
Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Orações

terça-feira, 18 de abril de 2017

PROVA PRODUÇÃO POEMA NOTÍCIA TEXTO PRESCRITIVO 8ºANO 1ºB 2017

NOME DO ALUNO:___________________________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES   SÉRIE: 8º ano  DE ESCOLARIDADE      TURMA: 
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  AVALIAÇÃO  DATA:   ......./......./........VALOR:           PONTOS:    9      NOTA –

Sabão em barra caseiro
Ingredientes:
1/2 kg de soda cáustica
1 litro de água;
3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em frituras);
2 litros de álcool (de posto de gasolina).

Preparo: Ferva 1 litro de água. Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo. Coloque a soda cáustica na água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente, Retire o óleo do fogo e despeje por cima. Em seguida coloque o álcool. Mexa (com um pedaço de pau) durante 15 minutos. Despeje numa caixa de papelão forrada com sacolas de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.
Observação: A altura do sabão, dentro da caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.

1. O texto acima é um texto instrucional ou prescritivo esse tipo de texto contém:
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2. O texto acima assim como os manuais têm como função, objetivo ou finalidade. Qual a finalidade do texto acima?
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3. Dê três exemplos de textos prescritivos ou instrucionais.
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Rápido e Rasteiro (Chacal)

Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.


aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.



4. A simplicidade do poema não está só na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco? Por quê?
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5. No verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
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6. Certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(    ) animado                         (   ) triste                          (    ) cabisbaixo       (    ) feliz
(    ) bem-resolvido               (    ) influenciável            (    )radiante         

7. Qual a finalidade do gênero textual poema?
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        Delator da Odebrecht e manicure que roubou fraudas tem penas
semelhantes.

           A única coisa que Alexandrino de Alencar, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, e Keli Gomes da Silva, analfabeta e manicure, têm em comum é o tempo de sentença: sete anos e meio.
       Ela, por furtar quatro pacotes de fralda de um supermercado na Brasilândia, periferia de São Paulo. Prejuízo de algo como R$ 150.
Ele, um dos 77 executivos da empreiteira que fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, por participar de esquema de corrupção na Petrobras. Pagamento de propina, apenas no Brasil, de R$ 1,9 bilhão, segundo confessou a própria empresa –valor 12,6 milhões de vezes maior que as fraldas levadas por Keli.
           Romeia Pereira da Silva foi condenada a 34 anos de prisão por receptação –crime de adquirir ou ocultar produto de origem ilícita– por causa de nove toca-discos, encontrados em sua loja, chamada "Sucauto".
          Está presa há cerca de oito anos, cinco e meio a mais do que cumprirá em regime fechado Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira homônima que também fechou acordo de colaboração premiada na Lava Jato.
(...)
           Segundo a juíza Fernanda Afonso de Almeida  uma distinção de tratamento das próprias leis, com elementos como a 'extinguibilidade' da pena no caso de sonegação fiscal para aqueles que devolvem o recurso", afirma ela. "No caso do furto, mesmo que a pessoa devolva o objeto, a pena permanece."
          A juíza afirma ainda que há uma razão social na diferença de condenações de crimes tipicamente associados às classes altas, como a corrupção, e às classes baixas, como o roubo.
           O professor de direito Mauricio Dieter  "No caso de Romeia , ela não tem acesso à melhor defesa, enquanto aquele que comete o crime de colarinho branco normalmente tem acesso às melhores defesas, vai às audiências de terno e gravata, os filhos estudam na mesma escola que o juiz."( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/)

8. O gênero textual acima é uma noticia qual a sua finalidade?
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9. A pena aplicada a Keli Gomes da Silva por ter furtado fraudas no valor de C$150,00 reais é de:
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10.  A condenação de Alexandrino de Alencar por participar em esquema de corrupção e apagamento de propina no valor de 1,9 bilhão é de:
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PROVA GRAMÁTICA VERBO PRONOME ADJETIVO 7ºANO 1ºB 2017

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES                   SÉRIE: 7º ANO   DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7- 
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  AVALIAÇÃO      DATA: ___/___/___   VALOR:  9       PONTOS      NOTA -



Passado, Presente e futuro

Passado é o que já passou,
É ação que já terminou,
ONTEM vi, comi, chorei...
O FUTURO é o que vai ser,
É o que vai acontecer,
AMANHÃ verei, farei...

O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !

O PASSADO já acabou,
Não pode mais se mudar.
O FUTURO ainda não veio,
Ainda está por chegar !

Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !

Talvez ANTES, no PASSADO,
Sem querer, eu tenha errado.
HOJE, porém, muito eu sei !
E no PRESENTE, é certeza,
Trabalhando com firmeza,
No FUTURO vencerei!

( Maria A. P. de Azevedo)



1. Há dois tempos verbais que indicam o futuro. Neste fragmento “AMANHÃ verei, farei...” as formas verbais se referem a qual tempo futuro?
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2. No fragmento “ONTEM vi, comi, chorei...” as formas verbais estão conjugadas em que tempo do passado.
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Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !

3. Nesta estrofe  os verbos pertencem a que conjugação verbal?
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O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !

4. Na estrofe acima os verbos indicam AÇÃO, FENÔMENO DA NATUREZA ,ou ESTADO?
_________________________________________________________________________________




Resposta Certa
A professora vira para a classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora, pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se vós não sabeis ficai calados! – responderam as meninas.

5. Os pronomes retos empregados nesse texto são:
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5. Reescreva as frases substituindo a parte destacada  por  pronomes pessoais do caso reto.

a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares.
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b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.
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6. Informe a que pessoas do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
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b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.
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7) Classifique “o – a – os – as” como artigos ou pronomes pessoais oblíquos e justifique sua resposta.
a) As meninas? Eu as vi no portão.
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b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.
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8. Classifique as palavras em adjetivo ou substantivo e justifique sua resposta.
a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
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 b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces. 
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9. Explique o que é um verbo?
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10. Quais as classes de palavras você estudou nesse bimestre?

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PROVA PRODUÇÃO 20Q. 1º B.6ºANO 2017

BEM-TE-VI

Amigo gentil
todas as manhãs
me espera no fio.
Sempre feliz,
grita
assim que me vê:
- Bem-te-vi!
- Bem-te-vi!

Fiscal da natureza
sempre atento
nunca dá moleza.
Se a motosserra
fere
o jatobá,
o jacarandá,
ou o ipê,
ele logo vê,
e, nervoso, grita assim:
- Te-vi!
- Te-vi!

NICOLA, José de. Entre ecos e outros trecos. São Paulo: Moderna, 1991.

1) Na primeira estrofe, que qualidades são atribuídas ao bem-te-vi?                
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2) O bem-te-vi do poema é fiscal da natureza? Por quê?           
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3) Explique com suas palavras o significado da expressão “nunca dá moleza”.                
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4) Como o bem-te-vi fica quando a natureza é agredida?         
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5) No final do texto, qual pode ter sido a intenção do poeta ao reduzir a expressão para Te-vi! Te-vi? 
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O ELEFANTINHO

Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?

- Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!

Vinícius de Morais. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

6. O poema representa um diálogo entre o poeta e o elefantinho. O poeta muda de estrofe para indicar que mudou quem estava falando.    Quem está falando na 1ª estrofe?
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7) E na 2ª estrofe?
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8) O que o poeta pensa que poderia ter acontecido com o elefantinho?   
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9) Qual era a verdadeira razão para o elefantinho estar desconsolado?    
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10) A resposta do elefante é engraçada? É inesperada? Por quê?    
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O RON-RON DO GATINHO
Ferreira Gullar

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pelo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.

Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.

É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.

No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.

Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito


11- Releia os versos “Mas um motor diferente [...] é um motor afetivo”, e
responda: por que o poeta associa o ron-ron do gato a um motor afetivo?
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12- De acordo com a 3.ª estrofe, em que órgão se localiza o “motor afetivo” do
gato?
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13- O poeta discorda de uma crendice popular na 5.ª estrofe. Para ele, qual é o
verdadeiro significado do som emitido pelos felinos?
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14- Pensando em outros animais de estimação, de que forma eles demonstram
afeição e carinho?
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Cordel adolescente, ó xente!

Sou mocinha nordestina,
Meu nome é Doralice,
Tenho treze anos de idade,
Conto e reconto o que disse,
Pois me chamo Doralice,
Sou quem vende meu cordel
Nas feiras lindas do longe
Onde a poesia se esconde
Nas sombras do meu chapéu!

Eu falo tudo rimado
No adoçado da palavra
Do Nordeste feiticeiro;
No meu jeito brasileiro,
Aqui vim dizer e digo
Que escrevo muito livro
Que penduro num cordel,
Todo fato acontecido
Eu coloco no papel!


Vim pra feira, noutro dia,
Armei a minha poesia
Num cordel de horizonte,
Quem passasse no defronte
Daquilo que eu vendia,
Parava e me escutava,
Pois sou mocinha falante,
Declamava o que escrevia!


Contei de uma garota
Que amava um cangaceiro,
Era um tal cabra da peste,
Um valentão do Nordeste
Que montava a ventania,
Trazia susto e coragem
Por cada canto que ia!
Virge Maria!


O nome da tal mocinha?
Não digo... é um segredo,
Escrevo o que não devo,
Invento, pois tenho medo
De contar que a tal menina
Era... toda fantasia!



15. O nome cordel deve-se ao fato de, antigamente, na Espanha e em Portugal, onde surgiram, esses folhetos serem pendurados em cordas ou barbantes, como se fossem roupas em um varal. Sabendo disso, copie da 3ª estrofe um verso que comprove essa informação.
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16. Os folhetos de cordel costumam ser vendidos em feiras e mercados. Na 1ª estrofe, há dois versos que tratam desse assunto. Copie-os.
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17. Em que região do país se passam as histórias de cordel que Doralice conta? Explique como foi possível saber isso.
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18. O que era a ventania do cangaceiro?
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19. O que significa a expressão "ó xente!" que aparece no título do texto?
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20. Nos poemas de cordel há a presença de versos que rimam. Que tal começar a rimar? Crie estrofes de dois versos usando os pares de palavras  abaixo.
a) AMIZADE - FELICIDADE
b) ALEGRIA - HARMONIA
c) SOL - GIRASSOL
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PROVA GRAMÁTICA fácil .acentuação sílaba tônica, número de sílaba, fonema, tipos de frase 6º ANO 1ºB 2017

Pai não entende nada

- Um biquíni novo?
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.

VERÍSSIMO, Luís Fernando

 RETIRE DO TEXTO.
1. Uma frase interrogativa.
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2. Uma frase exclamativa.
__________________________________________________________________________________________________
3.  Uma frase declarativa.
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4. Duas palavras que contenham ditongo.
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 ACENTUE AS PALAVRAS:

5. Monossílabas tônicas:
Ca, luz, mes, mau, so, sou

6. Oxítonas:
anzol, acaraje, algodão, maracuja, macã, jilo, tabu, tambem, capim, parabens.

7. Proparoxítonas:
 abobora, credito, mecanico, semaforo, medico.


8. CLASSIFIQUE AS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SILABAS:
MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS, TRISSÍLABAS, POLISSÍLABAS.

a) mesa, uva
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b) há, sim
_______________________________________________________________________
c) sobretudo, antigamente
_______________________________________________________________________
d) abano, orgulho
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9. CLASSIFIQUE AS PALAVRAS QUANTO A SÍLABA TÔNICA: OXÍTONA, PAROXÍTONA, PROPAROXÍTONA.
a) árvore, lâmpada, número
____________________________________________________________________________
b) tórax, táxi, útil
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c) café, cipó, bebê
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10. INDIQUE O NÚMERO DE LETRAS E DE FONEMAS DAS PALAVRAS ABAIXO:

a) carro
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b) pássaro
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