8º ano GÊNEROS COC
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GÊNEROS CEREJA
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GRAMÁTICA COC
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GRAMÁTICA CEREJA
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DIORGES
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Poema*
Notícia
Manual
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Texto teatral**
Critica
Crônica **
Anúncio publicitário
Carta de leitor
Carta argumentativa
Carta de reclamação
Carta de solicitação
Divulgação cientifica**
Seminário
|
Substantivo R
Adjetivo R
Pronome R
Artigo R
Numeral R
Verbo R
Sujeito R
Predicado R
Adjunto adnominal
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Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Verbos impessoais
Vozes do verbo
Predicativo do objeto
Predicativo do verbo-nominal
Verbo modo imperativo
Complemento nominal
Aposto
Vocativo
Pontuação
Conjunções coordenadas
Conjunções subordinadas
Período simples
Período composto
|
Crônica
Anúncio publicitário
Conto
Substantivo R, Adjetivo R
Pronome R, Artigo R
Numeral R, Verbo R
Sujeito R, Predicado R
Adjunto adnominal
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Conto*
Biografia
Carta pessoal
Cartum
Charge
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Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
|
Teatro
Poema
Charge
Cartum
Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
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Crônica*
Reportagem
Gráfico narrativo
Seminário
Teatro (8º e 9º)
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Complemento verbal R
Complemento nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva
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Discurso político
Texto de opinião
Seminário
Complemento verbal R
Concordância verbal R
Concordância nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva
|
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Texto de opinião*
Manifesto
Discurso politico
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Período simples e composto.
Conjunções
Coesão
Coerência
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Carta de leitor
Biografia
Período simples e composto.
Conjunções
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quarta-feira, 19 de abril de 2017
PLANEJAMENTO CEREJA 8º ANO COC MACAÉ 2017
PLANEJAMENTO 7º ANO CEREJA E COC MACAÉ 2017
7º ano GÊNEROS COC
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GÊNEROS CEREJA
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GRAMÁTICA COC
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GRAMÁTICA CEREJA
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DIORGES
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Poema*
Canção
Carta romântica
Depoimento
Memoria
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Mito
Poema
Cordel
Poema imagem
Campanha comunitária
Argumentação oral
Debate deliberativo
Notícia
Entrevista oral
Entrevista escrita
|
Substantivo R
Adjetivo R
Artigo R
Numeral R
Pronome R
Preposição
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
|
Verbo estrutura
Verbo regência
Verbo irregular
Verbo forma nominal
Locução verbal
Verbo modo subjuntivo
Advérbio
Sujeito/predicado
Acentuação dos ditongos
Tipos de sujeito
Conc. sujeito simples
Conc. sujeito composto
Verbo de ligação
Predicativo do sujeito
Preposição combinação
Preposição contração
Transitividade verbal:
Objeto direto
Objeto indireto
Função dos pronomes pessoais
Tipos de predicado
Adjunto adnominal
Adjunto adv.
|
Mito
Resumo
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
|
Conto*
Receita/manuais
H.Q.
Tirinhas
Anúncio publicitário. (8º)
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Verbo modo subjuntivo
Verbo modo imperativo
Sujeito/predicado
Tipos de sujeito
Discurso direto
Discurso indireto
|
Poema imagem
Cordel
Paráfrase
Receita
Verbo modo subj. Imperat.
Tipos de sujeito
|
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Crônica*
Entrevista oral
Painel
Noticia
Gráfico descritivo
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Oração sem sujeito
Verbo de ligação
Predicado verbal
Predicado nominal
|
Entrevista oral
Entrevista escrita
Oração sem sujeito
Sujeito e predicado
Predicado verbal
Predicado nominal
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Texto de opinião*
Resumo
Paráfrase
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Transitividade verbal
Objeto direto
Objeto indireto
Predicativos
Conjunção
Coesão/coerência
|
Notícia
Paráfrase
Transitividade verbal
Complementos verbais:
Objeto direto
Objeto indireto
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PLANEJAMENTO CEREJA 6º ANO E COC MACAÉ 2017
6º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
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GRAMÁTICA COC
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GRAMÁTICA CEREJA
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DIORGES
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Poema*
Diário/blog
Agenda
Canção
Cordel
|
Conto**
Dicionário
H.Q**
Relato pessoal
Carta pessoal
E-mail
Blog
Twitter
Artigo de opinião
Exposição oral
Cartaz
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Linguagem verbal
Variante linguística
Letra
Fonema
Sílaba
Encontros vocálicos
Encontros consonantais
Class. número de sílaba.
Class. sílaba tônica
Tipos de frase
Oração
|
Linguagem verbal
Fonema
Letra
Variação linguística
Substantivo/classificação
Adjetivo
Flexão do substantivo
Flexão do adjetivo
Encontros vocálicos
Grau do substantivo
Grau do adjetivo
Artigo flexão e classificação
Divisão silábica
Numeral/classificação
Numeral/flexão
Sílaba tônica
Sílaba átona
Palavras oxítonas
Palavras paroxítonas
Palavras proparoxítonas
Pronome pessoal,
Pronome possessivo, pronome demonstrativo
Acentuação das oxítonas, monossílabos tônicos e
proparoxítonas
Verbo modo indicativo
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H.Q./ Tirinha
E-mail/blog
(carta/diário)
Tabela
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem mista
Letra
Fonema
Sílaba
|
Conto*
Lenda
Mito
Carta pessoal /e-mail
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Substantivo gên.núm.grau
Artigo
Adjetivo gên.núm.grau
Locução adjetiva
período
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Cartaz***
Poema
Canção
Paródia
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Locução adjetiva
|
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Notícia
Crônica*
Tabela
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Pronome pessoal .inter. ind.
Numeral
Interjeição
paragrafação
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Lenda
Mito
Conto
Pronome
Numeral
Tipos de frases
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Texto de opinião*
Texto publicitário
Resumo
Paródia
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Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Advérbio
Locução adverbial
Coerência/coesão
|
Texto de opinião
Notícia
Texto publicitário
Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Orações
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terça-feira, 18 de abril de 2017
PROVA PRODUÇÃO POEMA NOTÍCIA TEXTO PRESCRITIVO 8ºANO 1ºB 2017
NOME DO ALUNO:___________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES SÉRIE: 8º ano DE ESCOLARIDADE TURMA:
INSTRUMENTO AVALIATIVO: AVALIAÇÃO
DATA: ......./......./........VALOR: PONTOS: 9 NOTA –
Sabão
em barra caseiro
Ingredientes:
1/2 kg de soda cáustica
1 litro de água;
3 litros de óleo de cozinha (usado e já
saturado em frituras);
2 litros de álcool (de posto de
gasolina).
Preparo: Ferva 1
litro de água. Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo. Coloque a soda
cáustica na água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente, Retire
o óleo do fogo e despeje por cima. Em seguida coloque o álcool. Mexa (com um
pedaço de pau) durante 15 minutos. Despeje numa caixa de papelão forrada com sacolas
de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.
Observação: A altura do sabão, dentro da
caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.
1. O texto acima é um texto instrucional
ou prescritivo esse tipo de texto contém:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O texto acima assim como os manuais têm
como função, objetivo ou finalidade. Qual a finalidade do texto acima?
___________________________________________________________________________________
3. Dê três exemplos de textos
prescritivos ou instrucionais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Rápido e Rasteiro (Chacal)
Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
4. A simplicidade do poema não está só
na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o
sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão
empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. No verso “aí eu paro”, qual
expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Certas características do eu lírico
ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(
) animado (
) triste
( ) cabisbaixo (
) feliz
(
) bem-resolvido
( ) influenciável (
)radiante
7. Qual a finalidade do gênero textual
poema?
___________________________________________________________________________________
Delator da Odebrecht e manicure
que roubou fraudas tem penas
semelhantes.
A única coisa que Alexandrino de
Alencar, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, e Keli Gomes da Silva, analfabeta
e manicure, têm em comum é o tempo de sentença: sete anos e meio.
Ela, por furtar quatro pacotes de fralda de um supermercado na
Brasilândia, periferia de São Paulo. Prejuízo de algo como R$ 150.
Ele, um dos 77 executivos da empreiteira
que fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, por
participar de esquema de corrupção na Petrobras. Pagamento de propina, apenas
no Brasil, de R$ 1,9 bilhão, segundo confessou a própria empresa –valor 12,6
milhões de vezes maior que as fraldas levadas por Keli.
Romeia Pereira da Silva foi
condenada a 34 anos de prisão por receptação –crime de adquirir ou ocultar
produto de origem ilícita– por causa de nove toca-discos, encontrados em sua
loja, chamada "Sucauto".
Está presa há cerca de oito anos, cinco e meio a mais do que cumprirá em
regime fechado Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira homônima que
também fechou acordo de colaboração premiada na Lava Jato.
(...)
Segundo a juíza Fernanda Afonso de
Almeida uma distinção de tratamento das
próprias leis, com elementos como a 'extinguibilidade' da pena no caso de
sonegação fiscal para aqueles que devolvem o recurso", afirma ela.
"No caso do furto, mesmo que a pessoa devolva o objeto, a pena permanece."
A juíza afirma ainda que há uma razão social na diferença de condenações
de crimes tipicamente associados às classes altas, como a corrupção, e às
classes baixas, como o roubo.
O professor de direito Mauricio
Dieter "No caso de Romeia , ela não
tem acesso à melhor defesa, enquanto aquele que comete o crime de colarinho
branco normalmente tem acesso às melhores defesas, vai às audiências de terno e
gravata, os filhos estudam na mesma escola que o juiz."( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/)
8. O gênero textual acima é uma noticia
qual a sua finalidade?
___________________________________________________________________________________
9. A pena aplicada a Keli Gomes da Silva
por ter furtado fraudas no valor de C$150,00 reais é de:
________________________________________________________________________________
10. A condenação de Alexandrino de Alencar por
participar em esquema de corrupção e apagamento de propina no valor de 1,9
bilhão é de:
_______________________________________________________________________________
PROVA GRAMÁTICA VERBO PRONOME ADJETIVO 7ºANO 1ºB 2017
NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR:
DIORGES SÉRIE: 7º ANO
DE ESCOLARIDADE TURMA: F7-
INSTRUMENTO AVALIATIVO: AVALIAÇÃO DATA: ___/___/___ VALOR:
9 PONTOS
NOTA -
Passado, Presente e futuro
Passado é o que já passou,
É ação que já terminou,
ONTEM vi, comi, chorei...
O FUTURO é o que vai ser,
É o que vai acontecer,
AMANHÃ verei, farei...
O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso
alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !
O PASSADO já acabou,
Não pode mais se mudar.
O FUTURO ainda não veio,
Ainda está por chegar !
Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !
Talvez ANTES, no PASSADO,
Sem querer, eu tenha errado.
HOJE, porém, muito eu sei !
E no PRESENTE, é certeza,
Trabalhando com firmeza,
No FUTURO vencerei!
( Maria A. P. de Azevedo)
1. Há dois tempos verbais que
indicam o futuro. Neste fragmento “AMANHÃ verei, farei...” as formas verbais se
referem a qual tempo futuro?
________________________________________________________________________________
2. No fragmento “ONTEM vi,
comi, chorei...” as formas verbais estão conjugadas em que tempo do passado.
_________________________________________________________________________________
Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !
3. Nesta estrofe os verbos pertencem a que conjugação verbal?
__________________________________________________________________________________
O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso
alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !
4. Na estrofe acima os verbos
indicam AÇÃO, FENÔMENO DA NATUREZA ,ou ESTADO?
_________________________________________________________________________________
Resposta Certa
A professora vira para a
classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um
pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta
pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora,
pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se vós não sabeis ficai
calados! – responderam as meninas.
5. Os pronomes retos
empregados nesse texto são:
_______________________________________________________________________________
5. Reescreva as frases
substituindo a parte destacada por pronomes pessoais do caso reto.
a) Eu e
Roberto viajaremos nas férias escolares.
______________________________________________________________________________
b) Os meninos jogaram bola a tarde toda.
______________________________________________________________________________
6. Informe a que pessoas do
discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
______________________________________________________________________________
b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.
______________________________________________________________________________
7) Classifique “o – a – os –
as” como artigos ou pronomes pessoais oblíquos e justifique sua resposta.
a) As meninas? Eu as vi no portão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são
diferentes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Classifique as palavras em
adjetivo ou substantivo e justifique sua resposta.
a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Explique o que é um verbo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Quais as classes de
palavras você estudou nesse bimestre?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROVA PRODUÇÃO 20Q. 1º B.6ºANO 2017
BEM-TE-VI
Amigo gentil
todas as manhãs
me espera no fio.
Sempre feliz,
grita
assim que me vê:
- Bem-te-vi!
- Bem-te-vi!
Fiscal da natureza
sempre atento
nunca dá moleza.
Se a motosserra
fere
o jatobá,
o jacarandá,
ou o ipê,
ele logo vê,
e, nervoso, grita
assim:
- Te-vi!
- Te-vi!
NICOLA, José de. Entre ecos e outros trecos. São Paulo:
Moderna, 1991.
1) Na primeira estrofe, que qualidades são atribuídas ao
bem-te-vi?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O bem-te-vi do poema é fiscal da natureza? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Explique com suas palavras o significado da expressão
“nunca dá moleza”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Como o bem-te-vi fica quando a natureza é agredida?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) No final do texto, qual pode ter sido a intenção do poeta
ao reduzir a expressão para Te-vi! Te-vi?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O ELEFANTINHO
Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
- Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!
Vinícius de Morais. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das
Letras, 1991.
6. O poema representa um diálogo entre o poeta e o
elefantinho. O poeta muda de estrofe para indicar que mudou quem estava
falando. Quem está falando na 1ª
estrofe?
__________________________________________________________________________
7) E na 2ª estrofe?
___________________________________________________________________________
8) O que o poeta pensa que poderia ter acontecido com o
elefantinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Qual era a verdadeira razão para o elefantinho estar
desconsolado?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) A resposta do elefante é engraçada? É inesperada? Por
quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O RON-RON DO GATINHO
Ferreira Gullar
O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pelo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.
É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.
No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.
Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito
11- Releia os versos “Mas um
motor diferente [...] é um motor afetivo”, e
responda: por que o poeta associa
o ron-ron do gato a um motor afetivo?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
12- De acordo com a 3.ª estrofe,
em que órgão se localiza o “motor afetivo” do
gato?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
13- O poeta discorda de uma
crendice popular na 5.ª estrofe. Para ele, qual é o
verdadeiro significado do som
emitido pelos felinos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
14- Pensando em outros animais de
estimação, de que forma eles demonstram
afeição e carinho?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Cordel adolescente, ó xente!
Sou mocinha nordestina,
Meu nome é Doralice,
Tenho treze anos de idade,
Conto e reconto o que disse,
Pois me chamo Doralice,
Sou quem vende meu cordel
Nas feiras lindas do longe
Onde a poesia se esconde
Nas sombras do meu chapéu!
Eu falo tudo rimado
No adoçado da palavra
Do Nordeste feiticeiro;
No meu jeito brasileiro,
Aqui vim dizer e digo
Que escrevo muito livro
Que penduro num cordel,
Todo fato acontecido
Eu coloco no papel!
Vim pra feira, noutro dia,
Armei a minha poesia
Num cordel de horizonte,
Quem passasse no defronte
Daquilo que eu vendia,
Parava e me escutava,
Pois sou mocinha falante,
Declamava o que escrevia!
Contei de uma garota
Que amava um cangaceiro,
Era um tal cabra da peste,
Um valentão do Nordeste
Que montava a ventania,
Trazia susto e coragem
Por cada canto que ia!
Virge Maria!
O nome da tal mocinha?
Não digo... é um segredo,
Escrevo o que não devo,
Invento, pois tenho medo
De contar que a tal menina
Era... toda fantasia!
15. O nome cordel deve-se ao fato
de, antigamente, na Espanha e em Portugal, onde surgiram, esses folhetos serem
pendurados em cordas ou barbantes, como se fossem roupas em um varal. Sabendo
disso, copie da 3ª estrofe um verso que comprove essa informação.
__________________________________________________________________________
16. Os folhetos de cordel
costumam ser vendidos em feiras e mercados. Na 1ª estrofe, há dois versos que
tratam desse assunto. Copie-os.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17. Em que região do país se
passam as histórias de cordel que Doralice conta? Explique como foi possível
saber isso.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. O que era a ventania do
cangaceiro?
_______________________________________________________________________________________________________________
19. O que significa a expressão
"ó xente!" que aparece no título do texto?
_______________________________________________________________________________________________________________
20. Nos poemas de cordel há a
presença de versos que rimam. Que tal começar a rimar? Crie estrofes de dois
versos usando os pares de palavras
abaixo.
a) AMIZADE - FELICIDADE
b) ALEGRIA - HARMONIA
c) SOL - GIRASSOL
__________________________________________________________________________
PROVA GRAMÁTICA fácil .acentuação sílaba tônica, número de sílaba, fonema, tipos de frase 6º ANO 1ºB 2017
Pai não entende nada
- Um biquíni novo?
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado
você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro.
Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia
nada.
VERÍSSIMO, Luís Fernando
RETIRE DO TEXTO.
1. Uma frase interrogativa.
__________________________________________________________________________________________________
2. Uma frase exclamativa.
__________________________________________________________________________________________________
3. Uma frase declarativa.
__________________________________________________________________________________________________
4. Duas palavras que contenham
ditongo.
__________________________________________________________________________________________________
ACENTUE AS PALAVRAS:
5. Monossílabas tônicas:
Ca, luz, mes, mau, so, sou
6. Oxítonas:
anzol, acaraje, algodão,
maracuja, macã, jilo, tabu, tambem, capim, parabens.
7. Proparoxítonas:
abobora, credito, mecanico, semaforo, medico.
8. CLASSIFIQUE AS PALAVRAS QUANTO
AO NÚMERO DE SILABAS:
MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS,
TRISSÍLABAS, POLISSÍLABAS.
a) mesa, uva
________________________________________________________________________
b) há, sim
_______________________________________________________________________
c) sobretudo, antigamente
_______________________________________________________________________
d) abano, orgulho
________________________________________________________________________
9. CLASSIFIQUE AS PALAVRAS QUANTO
A SÍLABA TÔNICA: OXÍTONA, PAROXÍTONA, PROPAROXÍTONA.
a) árvore, lâmpada, número
____________________________________________________________________________
b) tórax, táxi, útil
_____________________________________________________________________________
c) café, cipó, bebê
_____________________________________________________________________________
10. INDIQUE O NÚMERO DE LETRAS E
DE FONEMAS DAS PALAVRAS ABAIXO:
a) carro
--------------------------------------------------------------------------------------
b) pássaro
---------------------------------------------------------------------------------------
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