COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Carta, Bilhete, Agenda, Verbete,
HQ.
____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Linguagem verbal e
não verbal;
·
Frase (sentido e
tipos de frases);
·
Elementos da
comunicação;
·
Uso do dicionário;
·
O substantivo e a
interjeição;
·
Onomatopeia;
·
Produção textual;
·
Emprego de mal/mau,
mas/mais/más;
·
Uso de letras – “m”
antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Noções de pontuação –
o ponto, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação.
|
I. Procedimento de leitura:
D1- Localizar
informações explícitas em um texto.
D3 - Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão.
II. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D13 - Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 - Identificar o
efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Diário, Poema, Canção, Notícia, Propaganda.
_____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Vogal, consoante,
semivogal, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;
·
Divisão silábica;
·
Leitura e análise de
textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·
O verbo;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
O uso e a grafia das
formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).
|
I. Procedimento de leitura:
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 - Identificar o tema
de um texto.
II - Implicações do
suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)
D7 – Relacionar (por
comparação de características e finalidades) textos de gêneros diferentes
(... notícia, propaganda, anúncio, bilhete, carta, etc)
V - Relações entre
recursos expressivos e efeitos de sentido:
D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da
pontuação e outras notações.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Lenda, Receita, Relatório, Regra
de jogo;
____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Relações nominais (o
substantivo e seus determinantes);
·
Noções de
concordância nominal;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Emprego de “a”, “há”
e “ah!”;
·
Projeto Soletrando.
|
IV. Coerência e coesão no processamento do
texto:
D7- Identificar o
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
D19 – Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
VI – Variação Linguística:
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto de Fadas, Fábula, Gênero dramático.
_____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Relações verbais (o
sujeito e o verbo);
·
O pronome na função
de sujeito;
·
Noções de concordância
verbal;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Noções de pontuação –
a vírgula;
·
Projeto
Africanidades.
|
I. Procedimento de leitura:
D11 - Distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
III. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D2 - Estabelecer relações
entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto
D6 – Identificar dois ou
mais vocábulos que tenham a mesma referência (como nome e pronome, um nome e
outra expressão lexical referente a ele etc).
D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
VI. Variação lingüística:
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto, Fábula, Lenda
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
I. Procedimento de leitura:
D1 – Localizar
informações explicitas em um texto.
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D2 - Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto
D7 – Identificar o
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Crônica, Tira, HQ.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
·
Substantivos e seus
determinantes: pronomes e numerais.
·
Concordância nominal:
noções.
·
Produção textual
·
Revisão ortográfica
·
Grupo de palavras:
ouve / houve
|
I. Procedimento de leitura:
D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
Identificar o conflito
gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D19 – Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
VI. Variação linguistica:
D10- Identificar as
marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Entrevista, Notícia, Propaganda.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
·
Projeto Soletrando.
|
I. Procedimento de leitura:
D14 – distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
II - Implicações do
suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D9 / D12 - Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D7 - Identificar a tese
de um texto.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Poema, Canção, Gênero dramático.
Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
·
Verbos regulares em
todos os tempos do indicativo.
·
Preposição
·
Conjunção
·
Produção textual
·
Revisão ortográfica
·
Grupo de palavras: a
/ há
·
Projeto
Africanidades.
|
I. Procedimento de leitura:
Identificar o tema de um texto.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no
texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração
de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto, Crônica.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Romance e Texto de divulgação
científica.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
|
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Poema, HQ, Tira, Charge.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Notícia, Propaganda, Entrevista.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
quarta-feira, 19 de abril de 2017
PLANEJAMENTO 6º, 7º,8º,9º ANO MACAÉ BOTAFOGO 2016
PLANEJAMENTO CEREJA 9ºANO COC MACAÉ 2017
9º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
|
GRAMÁTICA COC
|
GRAMÁTICA CEREJA
|
DIORGES
|
Poema *
Notícia
Regulamento
|
Reportagem
Editorial
Conto **
Poema
Debate Regrado
Artigo de opinião
Texto dissertativo arg.**
|
Letra R
Fonema R
Encontros vocálicos. R
Encontros consonantais R
Dígrafos
Elementos mórficos
Formação de palavras
|
Orações subord. Substantivas
Orações reduzidas
Pronome relativo cujo e onde
Oração subord. adjetivas
Orações adjetivas reduzidas
Orações adverbiais
Orações adverbiais reduzidas
Período com. coordenação
Adjetivos pátrios
Figuras de sintaxe
Estrutura das palavras
Formação de palavras
Concordância nominal
Concordância verbal:
sujeito simples,
sujeito composto,
verbo ser,
casos especiais.
Regência verbal
Regência nominal
Crase
Colocação pronominal
|
Conto
Resenha
................................................
Reportagem
Formação de palavras
Estrutura das palavras
Fonema R
Encontros vocálicos R
Encontros consonantais R
|
Conto*
Romance
Autobiografia
Teatro
|
Funções da ling.
Classe de palavra R
Função sintática R
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
|
Poema
Romance
...............................................
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
Funções sintáticas R
|
||
Crônica *
Reportagem
Editorial
Relato de experiência
|
Orações subord. substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas
|
Texto de opinião
Debate regrado
................................................
Orações subord. Substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas
|
||
Texto de opinião *
Carta aberta
Resenha e resenha crítica
Debate regrado
Cartum
Charge.
|
Orações subordinadas adv.
Concordância verbal
Concordância nominal
Colocação pronominal
Discurso direto/indireto
Pontuação
Acentuação
|
Editorial
Relato de experiência
...............................................
Orações subord. Adverbiais
Colocação pronominal
|
PLANEJAMENTO CEREJA 8º ANO COC MACAÉ 2017
8º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
|
GRAMÁTICA COC
|
GRAMÁTICA CEREJA
|
DIORGES
|
Poema*
Notícia
Manual
|
Texto teatral**
Critica
Crônica **
Anúncio publicitário
Carta de leitor
Carta argumentativa
Carta de reclamação
Carta de solicitação
Divulgação cientifica**
Seminário
|
Substantivo R
Adjetivo R
Pronome R
Artigo R
Numeral R
Verbo R
Sujeito R
Predicado R
Adjunto adnominal
|
Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Verbos impessoais
Vozes do verbo
Predicativo do objeto
Predicativo do verbo-nominal
Verbo modo imperativo
Complemento nominal
Aposto
Vocativo
Pontuação
Conjunções coordenadas
Conjunções subordinadas
Período simples
Período composto
|
Crônica
Anúncio publicitário
Conto
Substantivo R, Adjetivo R
Pronome R, Artigo R
Numeral R, Verbo R
Sujeito R, Predicado R
Adjunto adnominal
|
Conto*
Biografia
Carta pessoal
Cartum
Charge
|
Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
|
Teatro
Poema
Charge
Cartum
Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
|
||
Crônica*
Reportagem
Gráfico narrativo
Seminário
Teatro (8º e 9º)
|
Complemento verbal R
Complemento nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva
|
Discurso político
Texto de opinião
Seminário
Complemento verbal R
Concordância verbal R
Concordância nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva
|
||
Texto de opinião*
Manifesto
Discurso politico
|
Período simples e composto.
Conjunções
Coesão
Coerência
|
Carta de leitor
Biografia
Período simples e composto.
Conjunções
|
PLANEJAMENTO 7º ANO CEREJA E COC MACAÉ 2017
7º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
|
GRAMÁTICA COC
|
GRAMÁTICA CEREJA
|
DIORGES
|
Poema*
Canção
Carta romântica
Depoimento
Memoria
|
Mito
Poema
Cordel
Poema imagem
Campanha comunitária
Argumentação oral
Debate deliberativo
Notícia
Entrevista oral
Entrevista escrita
|
Substantivo R
Adjetivo R
Artigo R
Numeral R
Pronome R
Preposição
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
|
Verbo estrutura
Verbo regência
Verbo irregular
Verbo forma nominal
Locução verbal
Verbo modo subjuntivo
Advérbio
Sujeito/predicado
Acentuação dos ditongos
Tipos de sujeito
Conc. sujeito simples
Conc. sujeito composto
Verbo de ligação
Predicativo do sujeito
Preposição combinação
Preposição contração
Transitividade verbal:
Objeto direto
Objeto indireto
Função dos pronomes pessoais
Tipos de predicado
Adjunto adnominal
Adjunto adv.
|
Mito
Resumo
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
|
Conto*
Receita/manuais
H.Q.
Tirinhas
Anúncio publicitário. (8º)
|
Verbo modo subjuntivo
Verbo modo imperativo
Sujeito/predicado
Tipos de sujeito
Discurso direto
Discurso indireto
|
Poema imagem
Cordel
Paráfrase
Receita
Verbo modo subj. Imperat.
Tipos de sujeito
|
||
Crônica*
Entrevista oral
Painel
Noticia
Gráfico descritivo
|
Oração sem sujeito
Verbo de ligação
Predicado verbal
Predicado nominal
|
Entrevista oral
Entrevista escrita
Oração sem sujeito
Sujeito e predicado
Predicado verbal
Predicado nominal
|
||
Texto de opinião*
Resumo
Paráfrase
|
Transitividade verbal
Objeto direto
Objeto indireto
Predicativos
Conjunção
Coesão/coerência
|
Notícia
Paráfrase
Transitividade verbal
Complementos verbais:
Objeto direto
Objeto indireto
|
PLANEJAMENTO CEREJA 6º ANO E COC MACAÉ 2017
6º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
|
GRAMÁTICA COC
|
GRAMÁTICA CEREJA
|
DIORGES
|
Poema*
Diário/blog
Agenda
Canção
Cordel
|
Conto**
Dicionário
H.Q**
Relato pessoal
Carta pessoal
E-mail
Blog
Twitter
Artigo de opinião
Exposição oral
Cartaz
|
Linguagem verbal
Variante linguística
Letra
Fonema
Sílaba
Encontros vocálicos
Encontros consonantais
Class. número de sílaba.
Class. sílaba tônica
Tipos de frase
Oração
|
Linguagem verbal
Fonema
Letra
Variação linguística
Substantivo/classificação
Adjetivo
Flexão do substantivo
Flexão do adjetivo
Encontros vocálicos
Grau do substantivo
Grau do adjetivo
Artigo flexão e classificação
Divisão silábica
Numeral/classificação
Numeral/flexão
Sílaba tônica
Sílaba átona
Palavras oxítonas
Palavras paroxítonas
Palavras proparoxítonas
Pronome pessoal,
Pronome possessivo, pronome demonstrativo
Acentuação das oxítonas, monossílabos tônicos e
proparoxítonas
Verbo modo indicativo
|
H.Q./ Tirinha
E-mail/blog
(carta/diário)
Tabela
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem mista
Letra
Fonema
Sílaba
|
Conto*
Lenda
Mito
Carta pessoal /e-mail
|
Substantivo gên.núm.grau
Artigo
Adjetivo gên.núm.grau
Locução adjetiva
período
|
Cartaz***
Poema
Canção
Paródia
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Locução adjetiva
|
||
Notícia
Crônica*
Tabela
|
Pronome pessoal .inter. ind.
Numeral
Interjeição
paragrafação
|
Lenda
Mito
Conto
Pronome
Numeral
Tipos de frases
|
||
Texto de opinião*
Texto publicitário
Resumo
Paródia
|
Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Advérbio
Locução adverbial
Coerência/coesão
|
Texto de opinião
Notícia
Texto publicitário
Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Orações
|
terça-feira, 18 de abril de 2017
PROVA PRODUÇÃO POEMA NOTÍCIA TEXTO PRESCRITIVO 8ºANO 1ºB 2017
NOME DO ALUNO:___________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES SÉRIE: 8º ano DE ESCOLARIDADE TURMA:
INSTRUMENTO AVALIATIVO: AVALIAÇÃO
DATA: ......./......./........VALOR: PONTOS: 9 NOTA –
Sabão
em barra caseiro
Ingredientes:
1/2 kg de soda cáustica
1 litro de água;
3 litros de óleo de cozinha (usado e já
saturado em frituras);
2 litros de álcool (de posto de
gasolina).
Preparo: Ferva 1
litro de água. Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo. Coloque a soda
cáustica na água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente, Retire
o óleo do fogo e despeje por cima. Em seguida coloque o álcool. Mexa (com um
pedaço de pau) durante 15 minutos. Despeje numa caixa de papelão forrada com sacolas
de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.
Observação: A altura do sabão, dentro da
caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.
1. O texto acima é um texto instrucional
ou prescritivo esse tipo de texto contém:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O texto acima assim como os manuais têm
como função, objetivo ou finalidade. Qual a finalidade do texto acima?
___________________________________________________________________________________
3. Dê três exemplos de textos
prescritivos ou instrucionais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Rápido e Rasteiro (Chacal)
Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
4. A simplicidade do poema não está só
na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o
sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão
empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. No verso “aí eu paro”, qual
expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Certas características do eu lírico
ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(
) animado (
) triste
( ) cabisbaixo (
) feliz
(
) bem-resolvido
( ) influenciável (
)radiante
7. Qual a finalidade do gênero textual
poema?
___________________________________________________________________________________
Delator da Odebrecht e manicure
que roubou fraudas tem penas
semelhantes.
A única coisa que Alexandrino de
Alencar, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, e Keli Gomes da Silva, analfabeta
e manicure, têm em comum é o tempo de sentença: sete anos e meio.
Ela, por furtar quatro pacotes de fralda de um supermercado na
Brasilândia, periferia de São Paulo. Prejuízo de algo como R$ 150.
Ele, um dos 77 executivos da empreiteira
que fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, por
participar de esquema de corrupção na Petrobras. Pagamento de propina, apenas
no Brasil, de R$ 1,9 bilhão, segundo confessou a própria empresa –valor 12,6
milhões de vezes maior que as fraldas levadas por Keli.
Romeia Pereira da Silva foi
condenada a 34 anos de prisão por receptação –crime de adquirir ou ocultar
produto de origem ilícita– por causa de nove toca-discos, encontrados em sua
loja, chamada "Sucauto".
Está presa há cerca de oito anos, cinco e meio a mais do que cumprirá em
regime fechado Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira homônima que
também fechou acordo de colaboração premiada na Lava Jato.
(...)
Segundo a juíza Fernanda Afonso de
Almeida uma distinção de tratamento das
próprias leis, com elementos como a 'extinguibilidade' da pena no caso de
sonegação fiscal para aqueles que devolvem o recurso", afirma ela.
"No caso do furto, mesmo que a pessoa devolva o objeto, a pena permanece."
A juíza afirma ainda que há uma razão social na diferença de condenações
de crimes tipicamente associados às classes altas, como a corrupção, e às
classes baixas, como o roubo.
O professor de direito Mauricio
Dieter "No caso de Romeia , ela não
tem acesso à melhor defesa, enquanto aquele que comete o crime de colarinho
branco normalmente tem acesso às melhores defesas, vai às audiências de terno e
gravata, os filhos estudam na mesma escola que o juiz."( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/)
8. O gênero textual acima é uma noticia
qual a sua finalidade?
___________________________________________________________________________________
9. A pena aplicada a Keli Gomes da Silva
por ter furtado fraudas no valor de C$150,00 reais é de:
________________________________________________________________________________
10. A condenação de Alexandrino de Alencar por
participar em esquema de corrupção e apagamento de propina no valor de 1,9
bilhão é de:
_______________________________________________________________________________
PROVA GRAMÁTICA VERBO PRONOME ADJETIVO 7ºANO 1ºB 2017
NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR:
DIORGES SÉRIE: 7º ANO
DE ESCOLARIDADE TURMA: F7-
INSTRUMENTO AVALIATIVO: AVALIAÇÃO DATA: ___/___/___ VALOR:
9 PONTOS
NOTA -
Passado, Presente e futuro
Passado é o que já passou,
É ação que já terminou,
ONTEM vi, comi, chorei...
O FUTURO é o que vai ser,
É o que vai acontecer,
AMANHÃ verei, farei...
O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso
alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !
O PASSADO já acabou,
Não pode mais se mudar.
O FUTURO ainda não veio,
Ainda está por chegar !
Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !
Talvez ANTES, no PASSADO,
Sem querer, eu tenha errado.
HOJE, porém, muito eu sei !
E no PRESENTE, é certeza,
Trabalhando com firmeza,
No FUTURO vencerei!
( Maria A. P. de Azevedo)
1. Há dois tempos verbais que
indicam o futuro. Neste fragmento “AMANHÃ verei, farei...” as formas verbais se
referem a qual tempo futuro?
________________________________________________________________________________
2. No fragmento “ONTEM vi,
comi, chorei...” as formas verbais estão conjugadas em que tempo do passado.
_________________________________________________________________________________
Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !
3. Nesta estrofe os verbos pertencem a que conjugação verbal?
__________________________________________________________________________________
O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso
alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !
4. Na estrofe acima os verbos
indicam AÇÃO, FENÔMENO DA NATUREZA ,ou ESTADO?
_________________________________________________________________________________
Resposta Certa
A professora vira para a
classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um
pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta
pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora,
pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se vós não sabeis ficai
calados! – responderam as meninas.
5. Os pronomes retos
empregados nesse texto são:
_______________________________________________________________________________
5. Reescreva as frases
substituindo a parte destacada por pronomes pessoais do caso reto.
a) Eu e
Roberto viajaremos nas férias escolares.
______________________________________________________________________________
b) Os meninos jogaram bola a tarde toda.
______________________________________________________________________________
6. Informe a que pessoas do
discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
______________________________________________________________________________
b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.
______________________________________________________________________________
7) Classifique “o – a – os –
as” como artigos ou pronomes pessoais oblíquos e justifique sua resposta.
a) As meninas? Eu as vi no portão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são
diferentes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Classifique as palavras em
adjetivo ou substantivo e justifique sua resposta.
a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Explique o que é um verbo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Quais as classes de
palavras você estudou nesse bimestre?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)