PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO 6º, 7º,8º,9º ANO MACAÉ BOTAFOGO 2016

COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ.
____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Linguagem verbal e não verbal;
·         Frase (sentido e tipos de frases);
·         Elementos da comunicação;
·         Uso do dicionário;
·         O substantivo e a interjeição;
·         Onomatopeia;
·         Produção textual;
·         Emprego de mal/mau, mas/mais/más;
·         Uso de letras – “m” antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Noções de pontuação – o ponto, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação.


I. Procedimento de leitura:

D1- Localizar informações explícitas em um texto.

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

II. Relação entre textos:

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.



2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
      Diário, Poema, Canção, Notícia, Propaganda.
_____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Vogal, consoante, semivogal, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;
·         Divisão silábica;
·         Leitura e análise de textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·         O verbo;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         O uso e a grafia das formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).


I. Procedimento de leitura:

D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.

D6 - Identificar o tema de um texto.

II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:

D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)

D7 – Relacionar (por comparação de características e finalidades) textos de gêneros diferentes (... notícia, propaganda, anúncio, bilhete, carta, etc)

V - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.





COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;
____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Relações nominais (o substantivo e seus determinantes);
·         Noções de concordância nominal;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Emprego de “a”, “há” e “ah!”;
·         Projeto Soletrando.


IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D7- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI – Variação Linguística:

D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.



4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Conto de Fadas, Fábula, Gênero dramático.
_____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Relações verbais (o sujeito e o verbo);
·         O pronome na função de sujeito;
·         Noções de concordância verbal;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Noções de pontuação – a vírgula;
·         Projeto Africanidades.


I. Procedimento de leitura:

D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

III. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D6 – Identificar dois ou mais vocábulos que tenham a mesma referência (como nome e pronome, um nome e outra expressão lexical referente a ele etc).

D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

VI. Variação lingüística:
D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.



COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Conto, Fábula, Lenda
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Substantivo e os seus determinantes: substantivo, artigo, adjetivo
  • Produção textual
  • Revisão ortográfica.
  • Grupo de palavras: onde / aonde.


I. Procedimento de leitura:

D1 – Localizar informações explicitas em um texto.
D3  - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Crônica, Tira, HQ.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________

      ASPECTOS GRAMATICAIS:
·         Substantivos e seus determinantes: pronomes e numerais.
·         Concordância nominal: noções.
·         Produção textual
·         Revisão ortográfica
·         Grupo de palavras: ouve / houve


I. Procedimento de leitura:
D14 -  Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI. Variação linguistica:
D10- Identificar as marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.











COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Entrevista, Notícia, Propaganda.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Verbo - estrutura
  • Advérbio
  • Produção textual
  • Revisão ortográfica
  • Grupo de palavras: mal / mau
·         Projeto Soletrando.



I. Procedimento de leitura:
D14 – distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D9 / D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
D7 - Identificar a tese de um texto.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.



4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Poema, Canção, Gênero dramático.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________


        ASPECTOS GRAMATICAIS:
·         Verbos regulares em todos os tempos do indicativo.
·         Preposição
·         Conjunção
·         Produção textual
·         Revisão ortográfica
·         Grupo de palavras: a / há
·         Projeto Africanidades.



I. Procedimento de leitura:
Identificar o tema de um texto.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.














COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Conto, Crônica.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica
  • O uso de agente e a gente;
  • Substantivos e seus determinantes (dar ênfase para os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo);
  • Verbos no modo indicativo (revisão)
  • Conceito de frase, oração e período.























2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Romance e Texto de divulgação científica.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________

      ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de a cerca de, cerca de, acerca de;
  • Termos essenciais da oração;
  • Sujeito simples e composto;
  • Verbo (subjuntivo);
  • Elementos da narrativa.



























COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Poema, HQ, Tira, Charge.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de a fim , afim/ ao encontro de,de encontro a;
  • Sujeito oculto, indeterminado e inexistente.
  • Transitividade verbal;
  • Complementos verbais;
  • Projeto Soletrando






4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Notícia, Propaganda, Entrevista.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________


        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de sobre, sob, abaixo ,debaixo...
  • Verbo (imperativo);
  • Tipos de predicado;
  • Adjunto adnominal e adverbial;
  • Conotação e denotação;
  • Projeto Africanidades.







PLANEJAMENTO CEREJA 9ºANO COC MACAÉ 2017

9º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema *
Notícia
Regulamento


Reportagem
Editorial
Conto **
Poema
Debate Regrado
Artigo de opinião
Texto dissertativo arg.**

Letra R
Fonema R
Encontros vocálicos. R
Encontros consonantais R
Dígrafos
Elementos mórficos
Formação de palavras

Orações subord. Substantivas
Orações reduzidas
Pronome relativo cujo e onde
Oração subord. adjetivas
Orações adjetivas reduzidas
Orações adverbiais
Orações adverbiais reduzidas
Período com. coordenação
Adjetivos pátrios
Figuras de sintaxe
Estrutura das palavras
Formação de palavras
Concordância nominal
Concordância verbal:
sujeito simples,
sujeito composto,
verbo ser,
casos especiais.
Regência verbal
Regência nominal
Crase
Colocação pronominal


Conto
Resenha
................................................
Reportagem
Formação de palavras
Estrutura das palavras
Fonema R
Encontros vocálicos R
Encontros consonantais R

Conto*
Romance
Autobiografia
Teatro

Funções da ling.
Classe de palavra R
Função sintática R
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas

Poema
Romance
...............................................
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
Funções sintáticas R

Crônica *
Reportagem
Editorial
Relato de experiência


Orações subord. substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas


Texto de opinião
Debate regrado
................................................
Orações subord. Substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas

Texto de opinião *
Carta aberta
Resenha e resenha crítica
Debate regrado
Cartum
Charge.


Orações subordinadas adv.
Concordância verbal
Concordância nominal
Colocação pronominal
Discurso direto/indireto
Pontuação
Acentuação
Editorial
Relato de experiência
...............................................
Orações subord. Adverbiais
Colocação pronominal

PLANEJAMENTO CEREJA 8º ANO COC MACAÉ 2017

8º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Notícia
Manual





Texto teatral**
Critica
Crônica **
Anúncio publicitário
Carta de leitor
Carta argumentativa
Carta de reclamação
Carta de solicitação
Divulgação cientifica**
Seminário

Substantivo R
Adjetivo R
Pronome R
Artigo R
Numeral R
Verbo R
Sujeito R
Predicado R
Adjunto adnominal

Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Verbos impessoais
Vozes do verbo
Predicativo do objeto
Predicativo do verbo-nominal
Verbo modo imperativo
Complemento nominal
Aposto
Vocativo
Pontuação
Conjunções coordenadas
Conjunções subordinadas
Período simples
Período composto

Crônica
Anúncio publicitário
Conto
Substantivo R, Adjetivo R
Pronome R, Artigo R
Numeral R, Verbo R
Sujeito R, Predicado R
Adjunto adnominal

Conto*
Biografia
Carta pessoal
Cartum
Charge

Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo
Teatro
Poema
Charge
Cartum
Advérbio R
Locução adverbial R
Adjunto adverbial
Aposto
Vocativo


Crônica*
Reportagem
Gráfico narrativo
Seminário
Teatro (8º e 9º)

Complemento verbal R
Complemento nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva

Discurso político
Texto de opinião
Seminário
Complemento verbal R
Concordância verbal R
Concordância nominal R
Vozes verbais
Agente da passiva


Texto de opinião*
Manifesto
Discurso politico

Período simples e composto.
Conjunções subordinadas
Coesão
Coerência
Carta de leitor
Biografia
Período simples e composto.
Conjunções subordinadas, coesão e coerência.

PLANEJAMENTO 7º ANO CEREJA E COC MACAÉ 2017

7º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Canção
Carta romântica
Depoimento
Memoria


Mito
Poema
Cordel
Poema imagem
Campanha comunitária
Argumentação oral
Debate deliberativo
Notícia
Entrevista oral
Entrevista escrita

Substantivo R
Adjetivo R
Artigo R
Numeral R
Pronome R
Preposição
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R

Verbo estrutura
Verbo regência
Verbo irregular
Verbo forma nominal
Locução verbal
Verbo modo subjuntivo
Advérbio
Sujeito/predicado
Acentuação dos ditongos
Tipos de sujeito
Conc. sujeito simples
Conc. sujeito composto
Verbo de ligação
Predicativo do sujeito
Preposição combinação
Preposição contração
Transitividade verbal:
Objeto direto
Objeto indireto
Função dos pronomes pessoais
Tipos de predicado
Adjunto adnominal
Adjunto adv.

Mito
Resumo
Advérbio
Locução adverbial
Verbo modo indicativo R
Conto*
Receita/manuais
H.Q.
Tirinhas
Anúncio publicitário. (8º)

Verbo modo subjuntivo
Verbo modo imperativo
Sujeito/predicado
Tipos de sujeito
Discurso direto
Discurso indireto
Poema imagem
Cordel
Paráfrase
Receita
Verbo modo subj. Imperat.
Tipos de sujeito
Crônica*
Entrevista oral
Painel
Noticia
Gráfico descritivo


Oração sem sujeito
Verbo de ligação
Predicado verbal
Predicado nominal
Entrevista oral
Entrevista escrita
Oração sem sujeito
Sujeito e predicado
Predicado verbal
Predicado nominal
Texto de opinião*
Resumo
Paráfrase

Transitividade verbal
Objeto direto
Objeto indireto
Predicativos
Conjunção
Coesão/coerência

Notícia
Paráfrase
Transitividade verbal
Complementos verbais:
Objeto direto
Objeto indireto

PLANEJAMENTO CEREJA 6º ANO E COC MACAÉ 2017

6º ano GÊNEROS  COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema*
Diário/blog
Agenda
Canção
Cordel

Conto**
Dicionário
H.Q**
Relato pessoal
Carta pessoal
E-mail
Blog
Twitter
Artigo de opinião
Exposição oral
Cartaz

Linguagem verbal
Variante linguística
Letra
Fonema
Sílaba
Encontros vocálicos
Encontros consonantais
Class. número de sílaba.
Class. sílaba tônica
Tipos de frase
Oração
Linguagem verbal
Fonema
Letra
Variação linguística
Substantivo/classificação
Adjetivo
Flexão do substantivo
Flexão do adjetivo
Encontros vocálicos
Grau do substantivo
Grau do adjetivo
Artigo flexão e classificação
Divisão silábica
Numeral/classificação
Numeral/flexão
Sílaba tônica
Sílaba átona
Palavras oxítonas
Palavras paroxítonas
Palavras proparoxítonas
Pronome pessoal,
Pronome possessivo, pronome demonstrativo
Acentuação das oxítonas, monossílabos tônicos e proparoxítonas
Verbo modo indicativo


H.Q./ Tirinha
E-mail/blog
(carta/diário)
Tabela
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem mista
Letra
Fonema
Sílaba


Conto*
Lenda
Mito
Carta pessoal /e-mail

Substantivo gên.núm.grau
Artigo
Adjetivo gên.núm.grau
Locução adjetiva
período
Cartaz***
Poema
Canção
Paródia
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Locução adjetiva

Notícia
Crônica*
Tabela


Pronome pessoal .inter. ind.
Numeral
Interjeição
paragrafação
Lenda
Mito
Conto
Pronome
Numeral
Tipos de frases

Texto de opinião*
Texto publicitário
Resumo
Paródia

Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Advérbio
Locução adverbial
Coerência/coesão
Texto de opinião
Notícia
Texto publicitário
Verbo ação/estado
Verbo modo indicativo
Orações

terça-feira, 18 de abril de 2017

PROVA PRODUÇÃO POEMA NOTÍCIA TEXTO PRESCRITIVO 8ºANO 1ºB 2017

NOME DO ALUNO:___________________________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES   SÉRIE: 8º ano  DE ESCOLARIDADE      TURMA: 
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  AVALIAÇÃO  DATA:   ......./......./........VALOR:           PONTOS:    9      NOTA –

Sabão em barra caseiro
Ingredientes:
1/2 kg de soda cáustica
1 litro de água;
3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em frituras);
2 litros de álcool (de posto de gasolina).

Preparo: Ferva 1 litro de água. Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo. Coloque a soda cáustica na água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente, Retire o óleo do fogo e despeje por cima. Em seguida coloque o álcool. Mexa (com um pedaço de pau) durante 15 minutos. Despeje numa caixa de papelão forrada com sacolas de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.
Observação: A altura do sabão, dentro da caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.

1. O texto acima é um texto instrucional ou prescritivo esse tipo de texto contém:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O texto acima assim como os manuais têm como função, objetivo ou finalidade. Qual a finalidade do texto acima?
___________________________________________________________________________________

3. Dê três exemplos de textos prescritivos ou instrucionais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Rápido e Rasteiro (Chacal)

Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.


aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.



4. A simplicidade do poema não está só na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. No verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(    ) animado                         (   ) triste                          (    ) cabisbaixo       (    ) feliz
(    ) bem-resolvido               (    ) influenciável            (    )radiante         

7. Qual a finalidade do gênero textual poema?
___________________________________________________________________________________

        Delator da Odebrecht e manicure que roubou fraudas tem penas
semelhantes.

           A única coisa que Alexandrino de Alencar, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, e Keli Gomes da Silva, analfabeta e manicure, têm em comum é o tempo de sentença: sete anos e meio.
       Ela, por furtar quatro pacotes de fralda de um supermercado na Brasilândia, periferia de São Paulo. Prejuízo de algo como R$ 150.
Ele, um dos 77 executivos da empreiteira que fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, por participar de esquema de corrupção na Petrobras. Pagamento de propina, apenas no Brasil, de R$ 1,9 bilhão, segundo confessou a própria empresa –valor 12,6 milhões de vezes maior que as fraldas levadas por Keli.
           Romeia Pereira da Silva foi condenada a 34 anos de prisão por receptação –crime de adquirir ou ocultar produto de origem ilícita– por causa de nove toca-discos, encontrados em sua loja, chamada "Sucauto".
          Está presa há cerca de oito anos, cinco e meio a mais do que cumprirá em regime fechado Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira homônima que também fechou acordo de colaboração premiada na Lava Jato.
(...)
           Segundo a juíza Fernanda Afonso de Almeida  uma distinção de tratamento das próprias leis, com elementos como a 'extinguibilidade' da pena no caso de sonegação fiscal para aqueles que devolvem o recurso", afirma ela. "No caso do furto, mesmo que a pessoa devolva o objeto, a pena permanece."
          A juíza afirma ainda que há uma razão social na diferença de condenações de crimes tipicamente associados às classes altas, como a corrupção, e às classes baixas, como o roubo.
           O professor de direito Mauricio Dieter  "No caso de Romeia , ela não tem acesso à melhor defesa, enquanto aquele que comete o crime de colarinho branco normalmente tem acesso às melhores defesas, vai às audiências de terno e gravata, os filhos estudam na mesma escola que o juiz."( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/)

8. O gênero textual acima é uma noticia qual a sua finalidade?
___________________________________________________________________________________

9. A pena aplicada a Keli Gomes da Silva por ter furtado fraudas no valor de C$150,00 reais é de:
________________________________________________________________________________

10.  A condenação de Alexandrino de Alencar por participar em esquema de corrupção e apagamento de propina no valor de 1,9 bilhão é de:
_______________________________________________________________________________


PROVA GRAMÁTICA VERBO PRONOME ADJETIVO 7ºANO 1ºB 2017

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES                   SÉRIE: 7º ANO   DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7- 
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  AVALIAÇÃO      DATA: ___/___/___   VALOR:  9       PONTOS      NOTA -



Passado, Presente e futuro

Passado é o que já passou,
É ação que já terminou,
ONTEM vi, comi, chorei...
O FUTURO é o que vai ser,
É o que vai acontecer,
AMANHÃ verei, farei...

O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !

O PASSADO já acabou,
Não pode mais se mudar.
O FUTURO ainda não veio,
Ainda está por chegar !

Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !

Talvez ANTES, no PASSADO,
Sem querer, eu tenha errado.
HOJE, porém, muito eu sei !
E no PRESENTE, é certeza,
Trabalhando com firmeza,
No FUTURO vencerei!

( Maria A. P. de Azevedo)



1. Há dois tempos verbais que indicam o futuro. Neste fragmento “AMANHÃ verei, farei...” as formas verbais se referem a qual tempo futuro?
________________________________________________________________________________

2. No fragmento “ONTEM vi, comi, chorei...” as formas verbais estão conjugadas em que tempo do passado.
_________________________________________________________________________________

Aproveitar no PRESENTE
O que o PASSADO ensinou
É preparar o FUTURO
Do jeito que se sonhou !

3. Nesta estrofe  os verbos pertencem a que conjugação verbal?
__________________________________________________________________________________

O PASSADO está lá atrás,
O FUTURO está na frente
E, entre os dois, ao nosso alcance,
Está o AGORA, o PRESENTE !

4. Na estrofe acima os verbos indicam AÇÃO, FENÔMENO DA NATUREZA ,ou ESTADO?
_________________________________________________________________________________




Resposta Certa
A professora vira para a classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora, pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se vós não sabeis ficai calados! – responderam as meninas.

5. Os pronomes retos empregados nesse texto são:
_______________________________________________________________________________

5. Reescreva as frases substituindo a parte destacada  por  pronomes pessoais do caso reto.

a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares.
______________________________________________________________________________

b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.
______________________________________________________________________________

6. Informe a que pessoas do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados.
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
______________________________________________________________________________
b) Eles aguardavam-nos com ansiedade.
______________________________________________________________________________

7) Classifique “o – a – os – as” como artigos ou pronomes pessoais oblíquos e justifique sua resposta.
a) As meninas? Eu as vi no portão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Classifique as palavras em adjetivo ou substantivo e justifique sua resposta.
a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Explique o que é um verbo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Quais as classes de palavras você estudou nesse bimestre?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________