PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO 6º, 7º,8º,9º ANO MACAÉ BOTAFOGO 2016

COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ.
____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Linguagem verbal e não verbal;
·         Frase (sentido e tipos de frases);
·         Elementos da comunicação;
·         Uso do dicionário;
·         O substantivo e a interjeição;
·         Onomatopeia;
·         Produção textual;
·         Emprego de mal/mau, mas/mais/más;
·         Uso de letras – “m” antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Noções de pontuação – o ponto, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação.


I. Procedimento de leitura:

D1- Localizar informações explícitas em um texto.

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

II. Relação entre textos:

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.



2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
      Diário, Poema, Canção, Notícia, Propaganda.
_____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Vogal, consoante, semivogal, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;
·         Divisão silábica;
·         Leitura e análise de textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·         O verbo;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         O uso e a grafia das formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).


I. Procedimento de leitura:

D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.

D6 - Identificar o tema de um texto.

II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:

D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)

D7 – Relacionar (por comparação de características e finalidades) textos de gêneros diferentes (... notícia, propaganda, anúncio, bilhete, carta, etc)

V - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.





COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;
____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Relações nominais (o substantivo e seus determinantes);
·         Noções de concordância nominal;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Emprego de “a”, “há” e “ah!”;
·         Projeto Soletrando.


IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D7- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI – Variação Linguística:

D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.



4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Conto de Fadas, Fábula, Gênero dramático.
_____________________

·         Leitura e análise de textos desses gêneros;
·         Relações verbais (o sujeito e o verbo);
·         O pronome na função de sujeito;
·         Noções de concordância verbal;
·         Produção textual;
·         Revisão ortográfica (a Reforma Ortográfica);
·         Noções de pontuação – a vírgula;
·         Projeto Africanidades.


I. Procedimento de leitura:

D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

III. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D6 – Identificar dois ou mais vocábulos que tenham a mesma referência (como nome e pronome, um nome e outra expressão lexical referente a ele etc).

D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

VI. Variação lingüística:
D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.



COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Conto, Fábula, Lenda
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Substantivo e os seus determinantes: substantivo, artigo, adjetivo
  • Produção textual
  • Revisão ortográfica.
  • Grupo de palavras: onde / aonde.


I. Procedimento de leitura:

D1 – Localizar informações explicitas em um texto.
D3  - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Crônica, Tira, HQ.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________

      ASPECTOS GRAMATICAIS:
·         Substantivos e seus determinantes: pronomes e numerais.
·         Concordância nominal: noções.
·         Produção textual
·         Revisão ortográfica
·         Grupo de palavras: ouve / houve


I. Procedimento de leitura:
D14 -  Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI. Variação linguistica:
D10- Identificar as marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.











COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Entrevista, Notícia, Propaganda.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Verbo - estrutura
  • Advérbio
  • Produção textual
  • Revisão ortográfica
  • Grupo de palavras: mal / mau
·         Projeto Soletrando.



I. Procedimento de leitura:
D14 – distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II - Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D9 / D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
D7 - Identificar a tese de um texto.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.



4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Poema, Canção, Gênero dramático.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________


        ASPECTOS GRAMATICAIS:
·         Verbos regulares em todos os tempos do indicativo.
·         Preposição
·         Conjunção
·         Produção textual
·         Revisão ortográfica
·         Grupo de palavras: a / há
·         Projeto Africanidades.



I. Procedimento de leitura:
Identificar o tema de um texto.

IV. Coerência e coesão no processamento do texto:
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.














COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO


1º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Conto, Crônica.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica
  • O uso de agente e a gente;
  • Substantivos e seus determinantes (dar ênfase para os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo);
  • Verbos no modo indicativo (revisão)
  • Conceito de frase, oração e período.























2º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Romance e Texto de divulgação científica.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________

      ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de a cerca de, cerca de, acerca de;
  • Termos essenciais da oração;
  • Sujeito simples e composto;
  • Verbo (subjuntivo);
  • Elementos da narrativa.



























COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO


3º BIMESTRE


DESCRITORES


       GÊNEROS TEXTUAIS:
        Poema, HQ, Tira, Charge.
        Leitura e análise de textos desses gêneros.
____________________

        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de a fim , afim/ ao encontro de,de encontro a;
  • Sujeito oculto, indeterminado e inexistente.
  • Transitividade verbal;
  • Complementos verbais;
  • Projeto Soletrando






4º BIMESTRE

DESCRITORES

     
      GÊNEROS TEXTUAIS:
       Notícia, Propaganda, Entrevista.
       Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________


        ASPECTOS GRAMATICAIS:
  • Produção textual;
  • Revisão ortográfica;
  • Uso de sobre, sob, abaixo ,debaixo...
  • Verbo (imperativo);
  • Tipos de predicado;
  • Adjunto adnominal e adverbial;
  • Conotação e denotação;
  • Projeto Africanidades.







PLANEJAMENTO CEREJA 9ºANO COC MACAÉ 2017

9º ano GÊNEROS COC
GÊNEROS CEREJA
GRAMÁTICA COC
GRAMÁTICA CEREJA
DIORGES

Poema *
Notícia
Regulamento


Reportagem
Editorial
Conto **
Poema
Debate Regrado
Artigo de opinião
Texto dissertativo arg.**

Letra R
Fonema R
Encontros vocálicos. R
Encontros consonantais R
Dígrafos
Elementos mórficos
Formação de palavras

Orações subord. Substantivas
Orações reduzidas
Pronome relativo cujo e onde
Oração subord. adjetivas
Orações adjetivas reduzidas
Orações adverbiais
Orações adverbiais reduzidas
Período com. coordenação
Adjetivos pátrios
Figuras de sintaxe
Estrutura das palavras
Formação de palavras
Concordância nominal
Concordância verbal:
sujeito simples,
sujeito composto,
verbo ser,
casos especiais.
Regência verbal
Regência nominal
Crase
Colocação pronominal


Conto
Resenha
................................................
Reportagem
Formação de palavras
Estrutura das palavras
Fonema R
Encontros vocálicos R
Encontros consonantais R

Conto*
Romance
Autobiografia
Teatro

Funções da ling.
Classe de palavra R
Função sintática R
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas

Poema
Romance
...............................................
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
Funções sintáticas R

Crônica *
Reportagem
Editorial
Relato de experiência


Orações subord. substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas


Texto de opinião
Debate regrado
................................................
Orações subord. Substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas

Texto de opinião *
Carta aberta
Resenha e resenha crítica
Debate regrado
Cartum
Charge.


Orações subordinadas adv.
Concordância verbal
Concordância nominal
Colocação pronominal
Discurso direto/indireto
Pontuação
Acentuação
Editorial
Relato de experiência
...............................................
Orações subord. Adverbiais
Colocação pronominal