COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Carta, Bilhete, Agenda, Verbete,
HQ.
____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Linguagem verbal e
não verbal;
·
Frase (sentido e
tipos de frases);
·
Elementos da
comunicação;
·
Uso do dicionário;
·
O substantivo e a
interjeição;
·
Onomatopeia;
·
Produção textual;
·
Emprego de mal/mau,
mas/mais/más;
·
Uso de letras – “m”
antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Noções de pontuação –
o ponto, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação.
|
I. Procedimento de leitura:
D1- Localizar
informações explícitas em um texto.
D3 - Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão.
II. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D13 - Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 - Identificar o
efeito de decorrente do uso da pontuação e outras notações.
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Diário, Poema, Canção, Notícia, Propaganda.
_____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Vogal, consoante,
semivogal, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;
·
Divisão silábica;
·
Leitura e análise de
textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·
O verbo;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
O uso e a grafia das
formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).
|
I. Procedimento de leitura:
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 - Identificar o tema
de um texto.
II - Implicações do
suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.)
D7 – Relacionar (por
comparação de características e finalidades) textos de gêneros diferentes
(... notícia, propaganda, anúncio, bilhete, carta, etc)
V - Relações entre
recursos expressivos e efeitos de sentido:
D14 - Identificar o efeito de decorrente do uso da
pontuação e outras notações.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 6º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Lenda, Receita, Relatório, Regra
de jogo;
____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Relações nominais (o
substantivo e seus determinantes);
·
Noções de
concordância nominal;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Emprego de “a”, “há”
e “ah!”;
·
Projeto Soletrando.
|
IV. Coerência e coesão no processamento do
texto:
D7- Identificar o
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
D19 – Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
VI – Variação Linguística:
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto de Fadas, Fábula, Gênero dramático.
_____________________
·
Leitura e análise de
textos desses gêneros;
·
Relações verbais (o
sujeito e o verbo);
·
O pronome na função
de sujeito;
·
Noções de concordância
verbal;
·
Produção textual;
·
Revisão ortográfica
(a Reforma Ortográfica);
·
Noções de pontuação –
a vírgula;
·
Projeto
Africanidades.
|
I. Procedimento de leitura:
D11 - Distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
III. Relação entre textos:
D15 - Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D2 - Estabelecer relações
entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto
D6 – Identificar dois ou
mais vocábulos que tenham a mesma referência (como nome e pronome, um nome e
outra expressão lexical referente a ele etc).
D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
VI. Variação lingüística:
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto, Fábula, Lenda
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
I. Procedimento de leitura:
D1 – Localizar
informações explicitas em um texto.
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D2 - Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto
D7 – Identificar o
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D10 – Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Crônica, Tira, HQ.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
·
Substantivos e seus
determinantes: pronomes e numerais.
·
Concordância nominal:
noções.
·
Produção textual
·
Revisão ortográfica
·
Grupo de palavras:
ouve / houve
|
I. Procedimento de leitura:
D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
Identificar o conflito
gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D19 – Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
VI. Variação linguistica:
D10- Identificar as
marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 7º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Entrevista, Notícia, Propaganda.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
·
Projeto Soletrando.
|
I. Procedimento de leitura:
D14 – distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
II - Implicações do
suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:
D9 / D12 - Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D7 - Identificar a tese
de um texto.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Poema, Canção, Gênero dramático.
Leitura e análise de textos desses gêneros.
_____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
·
Verbos regulares em
todos os tempos do indicativo.
·
Preposição
·
Conjunção
·
Produção textual
·
Revisão ortográfica
·
Grupo de palavras: a
/ há
·
Projeto
Africanidades.
|
I. Procedimento de leitura:
Identificar o tema de um texto.
IV.
Coerência e coesão no processamento do texto:
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no
texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
V. Relações entre recursos expressivos e efeitos de
sentido:
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração
de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO
|
|
1º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Conto, Crônica.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
|
2º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Romance e Texto de divulgação
científica.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS
GRAMATICAIS:
|
|
COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2016 – 8º ANO
|
|
3º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Poema, HQ, Tira, Charge.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
|
4º BIMESTRE
|
DESCRITORES
|
GÊNEROS
TEXTUAIS:
Notícia, Propaganda, Entrevista.
Leitura e análise de textos desses
gêneros.
_____________________
ASPECTOS GRAMATICAIS:
|
quarta-feira, 19 de abril de 2017
PLANEJAMENTO 6º, 7º,8º,9º ANO MACAÉ BOTAFOGO 2016
PLANEJAMENTO CEREJA 9ºANO COC MACAÉ 2017
9º ano GÊNEROS COC
|
GÊNEROS CEREJA
|
GRAMÁTICA COC
|
GRAMÁTICA CEREJA
|
DIORGES
|
Poema *
Notícia
Regulamento
|
Reportagem
Editorial
Conto **
Poema
Debate Regrado
Artigo de opinião
Texto dissertativo arg.**
|
Letra R
Fonema R
Encontros vocálicos. R
Encontros consonantais R
Dígrafos
Elementos mórficos
Formação de palavras
|
Orações subord. Substantivas
Orações reduzidas
Pronome relativo cujo e onde
Oração subord. adjetivas
Orações adjetivas reduzidas
Orações adverbiais
Orações adverbiais reduzidas
Período com. coordenação
Adjetivos pátrios
Figuras de sintaxe
Estrutura das palavras
Formação de palavras
Concordância nominal
Concordância verbal:
sujeito simples,
sujeito composto,
verbo ser,
casos especiais.
Regência verbal
Regência nominal
Crase
Colocação pronominal
|
Conto
Resenha
................................................
Reportagem
Formação de palavras
Estrutura das palavras
Fonema R
Encontros vocálicos R
Encontros consonantais R
|
Conto*
Romance
Autobiografia
Teatro
|
Funções da ling.
Classe de palavra R
Função sintática R
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
|
Poema
Romance
...............................................
Conjunções coordenadas
Orações coordenadas
Funções sintáticas R
|
||
Crônica *
Reportagem
Editorial
Relato de experiência
|
Orações subord. substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas
|
Texto de opinião
Debate regrado
................................................
Orações subord. Substantivas
Pronomes relativos
Orações adjetivas
|
||
Texto de opinião *
Carta aberta
Resenha e resenha crítica
Debate regrado
Cartum
Charge.
|
Orações subordinadas adv.
Concordância verbal
Concordância nominal
Colocação pronominal
Discurso direto/indireto
Pontuação
Acentuação
|
Editorial
Relato de experiência
...............................................
Orações subord. Adverbiais
Colocação pronominal
|
Assinar:
Postagens (Atom)