PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de maio de 2017

TIRINHA CALVIN BANHEIRA

1 – No Texto 15, onde acontecem os dois momentos da história?
_______________________________________________________________________________________
2 – Circule, no trecho abaixo, a palavra que indica quando Calvin coloca o patinho na banheira. “[...] sempre coloco meu patinho primeiro.”

Agora, diga: esta palavra indica que esta atitude de Calvin acontece de vez em quando ou é um hábito?
_____________________________________________________________________________________

3 – Com que objetivo Haroldo acha que Calvin coloca o patinho na banheira?
______________________________________________________________________________________
4– O tubarão poderia estar, de verdade, na banheira de Calvin? O que essa atitude do menino pode nos mostrar sobre o seu modo de ser?
_________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Qual o real objetivo de Calvin colocar o patinho na banheira?
_______________________________________________________________________________________


CALVIN POLVO


TEXTO 14
1 – Observe os três primeiros quadrinhos do texto 14. Em que local acontece este trecho da história?
_______________________________________________________________________________________
2 – Os balões de pensamento dos três primeiros quadrinhos do texto 14 indicam a fala do narrador ou do polvo?
_______________________________________________________________________________________
Que palavra do trecho caracteriza a expressão do polvo no 2.º quadrinho do texto 14?
________________________________________________________________________________________
a) O que, na verdade, Calvin imagina ser o polvo?
_______________________________________________________________________________________
b) Quem é o turista que o polvo agarra?
______________________________________________________________________________________
5 – No texto 14, que atitude de Calvin permite que o leitor descubra que ele é o polvo?
_________________________________________________________________________________

LINGUAGEM NÃO VERBAL TIRINHA FILME ASSUSTADOR

1– Que elementos da linguagem não verbal demonstram
que os personagens estão assustados?
________________________________________________
________________________________________________
2 – Que palavra da fala dos meninos comprova que eles
conhecem um super herói? Por quê? Se precisar, consulte
os colegas e o Professor.
________________________________________________
________________________________________________

________________________________________________

TIRINHA HEITOR BANHO


1 – Que atitude do personagem, no 1.º quadrinho, demonstra que ele está “vigiando a cidade”?
______________________________________________________________________________________________________________________
2 – “com sua super audição ele vasculha as ruas em busca de pedidos de socorro...” Qual o significado da palavra destacada?
______________________________________________________________________________________________________________________
3 – Que efeito de sentido provoca no texto o uso das letras maiúsculas e em negrito no 3.º quadrinho?
______________________________________________________________________________________________________________________
4 – De quem, provavelmente, é a fala do 3.º quadrinho?

______________________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA ARMANDINHO ESSENCIAL




1 – Observe o significado da palavra “essencial”, segundo o dicionário Aurélio:

1- Condição principal e indispensável./2- Constitutivo da essência./3- Preciso, indispensável./4- Importante./5- Que tem as qualidades requeridas./6- Especial, característico./7- Diz-se dos óleos voláteis obtidos dos vegetais pela destilação.


Quais dos significados apresentados podem explicar o sentido desta palavra no texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________
2 – Explique o emprego das aspas no 1.º quadrinho.
_____________________________________________________________________________________________________________________
3 – Qual o efeito de sentido causado pelo emprego do ponto de exclamação junto com o de interrogação no 1.º e 2.º quadrinhos?
_____________________________________________________________________________________________________________________
4 – Observe que as reticências foram empregadas no final da fala do 4.º quadrinho e no início da fala do 5.º quadrinho. O que o emprego destas reticências indica?
_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA ARMANDINHO O DINHO TEM UMA COISA PARA CONTAR

1 – Além de Armandinho, há duas personagens que também
participam da história. Quem são elas?
________________________________________________
________________________________________________
2 – Por que, nos quadrinhos, só aparecem as pernas dessas personagens?
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
3 – No 1.º quadrinho, o pai chama Armandinho de “Dinho”. No 2.º quadrinho, ele muda o tratamento para “Sr. Armando”. O que esta mudança indica?
______________________________________________________________________________________________________________________
4 – Que elemento da linguagem não verbal indica o motivo pelo qual o pai está bravo com o menino?
_________________________________________________________________________________
5 – Qual é a intenção do personagem ao dizer para a mãe que a ama?
_________________________________________________________________________________
6 – O que, provavelmente, o pai esperava que o personagem contasse para a mãe?
_________________________________________________________________________________
7 – Na sua opinião, o menino mentiu para a mãe? Por quê?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

8 –  invente! Desenhe um último quadrinho com a resposta que você acha que a mãe daria para a declaração do menino. Depois, compartilhe com os seus colegas.

TIRINHA MAFALDA PRODUÇÃO BALÕES

Observe a fisionomia dos personagens, em cada quadrinho, o espaço em que ocorre a história e escreva a fala nos balõezinhos.