PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de maio de 2017

TIRINHA GARFIELD TRABALHAR

1 – Apesar de o personagem aparecer sozinho nos quadrinhos, ele conversa com alguém. Com quem ele está dialogando?
_______________________________________________________________________________________________________________
2 – Que palavra ele emprega para se dirigir ao seu interlocutor, ou seja, à pessoa com quem ele está falando?
_______________________________________________________________________________________________________________
3 – Por que, na tirinha, a “fala” do personagem aparece em balões de pensamento?

_______________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA MAFALDA SONO






1 – Que elemento da linguagem não verbal demonstra que os carneirinhos estão no sonho da personagem?
______________________________________________________________________________________________________________
2 – Que outros elementos comprovam que a personagem está dormindo?
______________________________________________________________________________________________________________
3 – Por que o uso do ponto de interrogação na fala da ovelha?
______________________________________________________________________________________________________________
4 – O que faz com que Mafalda acorde?
______________________________________________________________________________________________________________
5 – Em que momento do dia se passa a história? Que elemento não verbal comprova isso?
______________________________________________________________________________________________________________
6 – Mafalda está contando o 26.º carneirinho. Por que só aparecem dois carneirinhos nos balõezinhos?
______________________________________________________________________________________________________________
7 – Que elemento do rosto da personagem demonstra que ela está quase dormindo?
______________________________________________________________________________________________________________
8 – Por que a personagem aparece irritada no último quadrinho?
______________________________________________________________________________________________________________
9 – Que título você daria a essa tirinha?
______________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA MAFALDA PRAIA 6º ANO RIO18

1 – Observe os quatro primeiros quadrinhos. O que Mafalda está fazendo?
___________________________________________________________________________________________________________________
2 – Nas histórias em quadrinhos e tirinhas, a expressão facial dos personagens é muito importante para entendermos o que está sendo
contado. Que tipo de emoção a personagem demonstra nesses quatro primeiros quadrinhos?
___________________________________________________________________________________________________________________
3 – Por que Mafalda acha que o mar está indeciso?
___________________________________________________________________________________________________________________
4 – De acordo com a expressão do rosto do pai de Mafalda, no último quadrinho, era essa a resposta que ele esperava da filha?

___________________________________________________________________________________________________________________

IGUALDADE

1. De acordo com a imagem, se todas as crianças recebessem uma caixa igual. Elas estariam em condições de igualdade? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. De acordo com a imagem, o que foi preciso fazer para se garantir a igualdade de condições para todos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. de acordo com a imagem, qual a diferença de igualdade de direitos e igualdade de condições?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA CEBOLINHA O VASO





1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?
___________________________________________________________________

2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) (     ) o primeiro.                         c) (     ) o terceiro.
b) (     ) o segundo.                         d) (     ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.

3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?
______________________________________________________________________________

4. As onomatopéias são:
a) (     ) palavras que representam sentimentos.

b) (     ) palavras que representas gritos.
c) (     ) palavras que representas som.
d) (     ) sinais que representam movimento.

5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)

c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)

TIRINHA CEBOLINHA E CASCÃO

1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.

2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) (     ) dor.
c) (     ) tristeza.
b) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.

3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
c) (     ) pulando.
b) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.

4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?

5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.


6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.



HQ. A VASSOURA

1. No texto, uma passagem engraçada é:
a) (     ) “Amarre um feixe de ramos secos”.
b) (     ) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações”.
c) (     ) “Bata numa superfície dura”
d) (     ) “Enfie o cabo da vassoura no feixe”.

2. No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades”, a palavra sublinhada refere-se:
a) (     ) a altura do voo.
b) (     ) a bengala da bruxa.
c) (     ) a bruxa machucada.
d) (     ) a vassoura mágica.

3. O texto é divertido PRINCIPALMENTE porque:
a) (     ) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b) (     ) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
c) (     ) ensina como a bruxa deve limpar sua casa.

d) (     ) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.