PáginasDESCRITOR

domingo, 28 de maio de 2017

FRASE ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES COMPOSTO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIO

 ALUNO..........................................................................TURMA..................DATA: 
PROF. DIORGES
1) classifique em frase, oração, período simples, período composto, as alternativas poderão ter mais de uma classificação.

a) Hoje vou à praia
(    ) frase      (   ) oração  (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

b) Gosto muito de você.
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações  (   ) período simples    (   )  período composto.

c) O Brasil possui um grande potencial turístico.
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

d) Espantoso!
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações  (   ) período simples     (   )  período composto.

e) Não vá embora.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações  (   ) período simples    (   )  período composto.

f) Silêncio!
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

g) O telefone está tocando.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

h) Entrei na casa e sentei-me.   
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

i) Cheguei, vi, venci. 
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

j) Alimentou-se bem e foi trabalhar.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

k) Perdeu a corrida, logo não levou o prêmio.
 (    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples  (   )  período composto.

l) Volte no horário ou não sai mais.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

m) Estudou bastante, mas não foi bem na prova.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

n)“Eta vida besta, meu Deus.”
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

o) Casas entre bananeiras.
 (    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

p) Alo!

(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

FRASE ORAÇÃO E PERÍODO EXERCÍCIOS 7°ANO

ALUNO:.................................................................................TURMA..............02/10
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO - 7º ANO
1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.



2.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(       ) Havia muita gente naquela festa.
(       ) Socorro!
(       ) Que tristeza!
(       ) Aquele aluno não se saiu bem na avaliação.
(        ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para a Itália.
(        ) Atenção, curva sinuosa!
(        ) Banco do Brasil.



3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________

4. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)

(        ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
(       ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
(       ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
(        ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
(        ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
(        ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

5. Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.
a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
____________________________________________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
____________________________________________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
____________________________________________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo , fiz alguns comentários com o líder e saí.
____________________________________________________________________
e) Não corra, não mate, não morra!

____________________________________________________________________

VERBO DE LIGAÇÃO PREDICATIVO EXERCÍCIOS - OBJETIVO

1. Indique a única frase que não tem verbo de ligação:
a) O sol estava muito quente.
b) Ele andava triste.
c) Nossa amizade continua firme.
d) Ele andava rapidamente.
e) Suas palavras pareciam sinceras.

2. Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
a) A criança estava com fome.
b) Ficou em casa o dia todo.
c) Pedro parece adoentado.
d) A jovem continua sonhadora.
e) Ele tem andado confuso.

3. Analise os pares de orações que seguem e indique se o verbo destacado é de ligação ou
significativo.
a) Maria anda depressa.__________________________
Ando meio tristonho nos últimos dias.__________________________
b) A professora virou uma fera ao presenciar tal ato._____________________________
A cadeira virou, de tão pesada que estava.________________________________
c) Ao saber da notícia, ele caiu numa profunda tristeza.__________________________
A plateia caiu da arquibancada, que não oferecia nenhuma segurança.__________________

4.Identifique os verbos das orações abaixo e indique se é significativo ou de ligação:
a) Meu pai anda preocupado com os negócios._______________________
b) O carteiro entregou as encomendas no prazo previsto._____________________
c) Os carteiros andam muito.___________________________
d) Os carteiros andam muito ocupados.__________________________
e) Os vestidos daquela loja são muito caros.____________________________
f) O motorista virou o rosto e não viu o motoqueiro.___________________________
g) Ele bebeu a poção mágica e virou um monstro.______________________________

5. Marque, nas seguintes orações, ( 1 ) para os verbos de ligação; ( 2 ) para os verbos significativos:
( ) A vida tornou-se difícil para ele.
( ) O empregado tornou à casa do patrão.
( ) Os foliões da Mangueira estão nas ruas.
( ) Os pescadores estão preocupados com o tempo.
( ) O peão inexperiente caiu do cavalo.
( ) A professora caiu doente.

6. verbo de ligação é aquele que, sendo praticamente vazio de conteúdo significativo, tem a função de ligar um sujeito a um atributo dele. Com base nessa informação, reescreva as frases que apresentam verbos de ligação.
a) Os pedestres andavam pelo calçadão.
___________________________________________________________
b) Os pedestres andavam preocupados.
____________________________________________________________
c) Hoje em dia, as pessoas vivem preocupadas.
__________________________________________________________
d) Aqueles alunos vivem no mundo da lua.
___________________________________________________________
e) Aquela moça virou freira.
___________________________________________________________
f) O vento virou a canoa.
_____________________________________________________________

7. Identifique o predicativo do sujeito das frases abaixo:
a) Ele está abatido.
__________________________________
b) Ele está triste.
___________________________________
c) Os alunos são inteligentes.
_____________________________
d) O Miguel é inteligente.
__________________________________
e) Paciência e respeito são virtudes ignoradas nos dias de hoje.
_______________________
f) As crianças pareciam envergonhadas aos olhos do viajante.
______________________
g) A bandeira é o símbolo da pátria.
_____________________________
h) O portão permanecerá fechado.
_____________________________
i) O rio Branco permanecerá caudaloso.
_____________________________
j) Rômulo está ausente.
________________________________
k) Ela parecia espantada.
________________________________

8. Identifique o predicativo do sujeito nas orações abaixo:
a) O menino abriu a porta ansioso.
_____________________________________________
b) Ele é tido por sábio.
___________________________________________
c) A bandeira é o símbolo da pátria.
_____________________________________________
d) Raros são os verdadeiros líderes.
______________________________________________
e) O trem chegou atrasado.
_______________________________________________
f) Eles devem ser irmãos.
_______________________________________________
g) Meu tio anda sempre doente.
__________________________________________
h) Aquele homem é um guarda-noturno.
______________________________________________
i) Estavam roxos os olhos da criança.
_____________________________________________
j) A atriz permaneceu sentada e parecia abatida.
___________________________________________
k) O gato de porcelana virou um monte de caco.
_____________________________________________
l) Os alunos, desconfiados, deixaram o colégio.
__________________________________________
m) Marta entrou séria.
___________________________________________
n) O soldado foi julgado incapaz.
_________________________________________
o) Os indicadores da pesquisa não são animadores.
______________________________________________
p) São horríveis essas coisas.
_______________________________________________
q) Ando desconfiado, esse homem parece um espião.
_______________________________________________
r) Despeço-me saudoso.
______________________________________________
s) Os alunos saíram da prova confiantes.
________________________________________________


FONTE: OBJETIVO

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIOS

1.Copie o sujeito das orações abaixo e classifique-o.
a) Ontem faltou apenas um professor. ___________________________________
b) Naquela enchente, morreu uma criança._______________________________
c) Naquela rua, ocorreu um acidente ontem. _________________________________
d) Já deu uma hora.__________________________________________
e) Na segunda-feira, chegou uma visita para nós.__________________________________

2. Agora, reescreva as orações do exercício anterior, passando o sujeito para o plural e observando a concordância do verbo com o sujeito.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Classifique o sujeito das orações.
a) Aquele senhor não conseguiu entrar no ônibus.___________________________
b) Voltem para casa mais cedo, meninas!___________________________
c) Durante o jantar, caíram pratos e copos no chão.___________________________
d) Instalaram uma nova emissora de rádio na nossa cidade.__________________________
e) Na primavera, sempre há muitas flores nos jardins e árvores.________________________
f) No clube, só se fala do campeonato de vôlei._____________________________
g) Com o frio, geou em muitas cidades do Sul.________________________________
h) Nossa; como faz calor no Nordeste!___________________________________
i) Que fazes aqui, sozinho, a essa hora?_________________________________

4. Reescreva as orações, tornando o sujeito indeterminado. Veja os exemplos:
Ele tratou desse assunto na reunião.
sujeito simples: ele
Trataram desse assunto na reunião.
sujeito indeterminado (verbo na 3ª pessoa do plural)
Tratou-se desse assunto na reunião.
sujeito indeterminado (verbo na 3ª pessoa do singular + pronome se)
a) Ela necessitava de ajuda naquela hora.
__________________________________________________________
b) Ele confia em nosso trabalho.
___________________________________________________________
c) Ela obedeceu a todos os pedidos.
___________________________________________________________
d) Ele pensava na melhoria da qualidade de ensino.
____________________________________________________________

5. Substitua o verbo haver pelo verbo existir, fazendo as modificações necessárias. Observe:
Há muitas pessoas na rua.
sujeito inexistente (verbo na 3ª pessoa do singular)
Existem muitas pessoas na rua.
sujeito simples: muitas pessoas (o verbo concorda com o sujeito)
a) Na cidade, havia muitas diversões para os jovens.
________________________________________________________
b) Haverá coisa melhor do que esse passeio?
______________________________________________________
c) Precisa haver menos guerra e mais amor.
___________________________________________________
d) Há muitas crianças com fome no Brasil.
_____________________________________________________

        Ele fez anos no mês passado, amorzinho. Até contei a você que oferecemos a ele uma batedeira. Soubemos que a mulher dele precisava de batedeira, fizemos uma vaquinha, pronto. Mas por que você diz que para mim só existem dois signos?

ANDRADE, Carlos Drummond de.

6. Aponte e classifique os sujeitos das seguintes formas verbais:
a) fez__________________________________________
b) contei________________________________________
c) oferecemos_____________________________________
d) soubemos_______________________________________
e) precisava_______________________________________
f) fizemos_________________________________________

7. Nas orações que seguem, classifique o sujeito.
a) Naquela empresa, trabalha-se durante a noite.
-__________________________________________
b) Viajavam mãe, filhos ê companheiros pela estrada da vida.
_____________________________________________
c) Eles sempre se houveram com dignidade.
_____________________________________________
d) Deve ainda haver muitos conhecedores de latim.
______________________________________________
e) Alfredinho, ontem no clube falaram multo mal de você.
____________________________________________

8. Reescreva os seguintes períodos, transformando suas orações em orações sem sujeito.
Veja o modelo.
Existe um restaurante chinês perto daqui.
Há um restaurante chinês perto daqui.
a) Existem muitos cheques sem fundo.
____________________________________________________
b) Existirá um novo caminho para o sítio?
______________________________________________________
c) Devem existir situações semelhantes.
_____________________________________________________
d) Existem crianças que não têm acesso à educação.
______________________________________________________
9. Os verbos impessoais, com exceção do verbo ser, não possuem sujeito; assim, devem
permanecer na terceira pessoa do singular. Sabendo disso, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as.
a) Vão fazer três anos que ela não aparece.
______________________________________________________
b) Haviam pelo menos cinco pessoas naquela sala.
______________________________________________________
c) Podem haver mais três pessoa interessadas na vaga.
_______________________________________________________
d) Fazem duas semanas que chegamos de viagem.
_______________________________________________________


10. Reescreva as orações abaixo, passando os termos destacados para o plural.
a) Precisa-se de datilógrafo.
________________________________________
b) Vende-se máquina.
__________________________________________
c) Arruma-se vídeogame.
______________________________________________
d) Acredita-se em jogo melhor.
_____________________________________________
e) Plastifica-se documento.
___________________________________________
f) Apela-se para o céu.
______________________________________________
g) Vende-se apartamento na praia
________________________________________________

11.Reescreva as orações que não possuem sujeito.
a) Havia me equivocado na resolução do problema.
_____________________________________________________
b) Há muitos problemas a resolver neste país.
_____________________________________________________
c) Na minha rua havia uma árvore centenária.
________________________________________________________
d) Houve sérios incidentes automobilísticos naquela estrada durante os feriados.
_______________________________________________________________________
e) Hei de conseguir resolver este problema.
________________________________________________________________
f) Tinha havido brigas no salão durante o baile.
________________________________________________________________

Faça com que as orações abaixo tenham sujeito indeterminado.
Modelo: Os professores falaram muito sobre trabalho.
Falaram muito sobre trabalho.
Falou-se muito sobre trabalho.
a) As firmas precisavam de mão de obra especializada.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
b) Na festa, os convidados falaram muito bem de você, Paulo.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
c) Todos necessitam de sua colaboração, amigo.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________

12. Justifique a ausência de sujeito dos verbos destacados.
a) Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
____________________________________
b) Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
__________________________________________
c) Hoje faz dois dias que estou gripada.
__________________________________________-
d) Eram cinco de julho de 1977.
___________________________________________
e) Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
__________________________________________

Classifique o sujeito em simples, composto, indeterminado. Identifique também as orações
sem sujeito.
a) Anda-se muito em São Paulo.
___________________________________________________________
b) Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
____________________________________________________________
c) Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
________________________________________________________________
d) A cadeira de balanço e o tricô inacabado lembravam-me os tempos de infância.
_____________________________________________________________
e) Ainda eram pequenas as casas exportadoras de cacau.”
__________________________________________________________
f) Tocaram a campainha?
_________________________________________________________
g) Eram mágicos o barulho da pipoca e o cheiro do café.
__________________________________________________________
h) Trovejou toda a noite.
____________________________________________________________
i) “Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.”
_______________________________________________________
j) “O fogo passou; a casa da cruz caiu.”
______________________________________________________________
k) De repente ela soltou um grito...

____________________________________________________________



FONTE: OBJETIVO.

SUJEITO E PREDICADO

1. Circule o sujeito.
a) “A pêndula do bar martelou seis horas.”
b) “Por minha vontade eu ficava ouvindo aquele menino a vida inteira.”
c) “Dona Anita deu meia dúzia de beliscões no caçula...”
d) “Genoveva não se defendia de um erro ou de um perjúrio.”
e) “Atrás dele vinha o rapaz de cabelos louros, encaracolados, com os olhos azuis muito abertos.”
f) “Os seus hábitos estranhos deixavam perplexos os moradores da rua.”
g) “Vai alta no céu a lua da Primavera.”
h) “A casa de palha do negro Damião, o fogo comeu num instante.”

2. Separe o sujeito do predicado e informe se a oração está na ordem direta ou inversa.
Modelo: No horizonte, sumia o sol lentamente.
Sujeito: o sol
Predicado: sumia lentamente no horizonte
Ordem Inversa
a) Aquela gritaria deixava-me tonta.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

b) No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

c) Surgiu ao longe uma estrela.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

d) Moças e rapazes procuravam divertimentos.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

e) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________
f) Ninguém aguardava o sorteio.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

g) Foram à escola Pai mãe e filho.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

h) Poucos entenderam o plano.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

i) Dominava o meu coração uma saudade imensa.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

j) Inconformados, os candidatos derrotados deixaram o país.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

3. Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b) As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em pequena parte do território estadual.

4. Junte os dois períodos num só, transformando sujeito simples em sujeito composto.

Modelo: O pai foi viajar. O filho foi viajar.
O pai e o filho foram viajar.
a) O consumo de carne bovina aumentou. A produção de leite aumentou.
______________________________________________________________________
b) A fome deve ser evitada. A violência deve ser evitada.
_________________________________________________________________________
c) Os cartazes do candidato foram censurados. As palavras do candidato foram censuradas.
________________________________________________________________________
d) Os policiais localizaram os sonegadores de impostos. Os fiscais localizaram os sonegadores de impostos.
___________________________________________________________________________________________________
e) Os jornais noticiavam o acidente da Petrobrás. As rádios noticiavam o acidente da Petrobrás.
______________________________________________________________________________________________


FRASE ORAÇÃO PERÍODO EXERCÍCIOS

DESCRIÇÃO: FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO

Frase é um enunciado linguístico de sentido completo.
Oração é um enunciado organizado em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações.
Quando há apenas uma oração, dizemos que o período é simples.
Quando o período tem mais de uma oração, dizemos que o período é composto.

Atividades:
1) Sublinhe os verbos (ou as locuções verbais) e separe as orações dos períodos compostos a seguir com uma barra.
a) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios.
b) O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi.
c) Vinícius de Moraes já morreu, mas não morreram seus poemas e músicas, pois sua criação artística é eterna.
d) O professor elaborou um exercício simples, mas a prova foi bastante complexa.

2) Assinale o período que tem apenas uma oração.
a) (      ) O cachorro brincava com as pessoas, mas não se afastava da esquina.
b) (      ) Quando o rapaz apontava lá longe, o cãozinho saía correndo.
c) (      ) A noiva do rapaz casou-se com um primo.
d) (      ) O tempo passou e as pessoas se esqueceram do rapaz.

3) Sublinhe os verbos (ou as locuções verbais) das orações abaixo e classifique os períodos em simples ou composto.
a) A noite está fria, ponha um agasalho. ______________________________________________________.
b) Na festa, a turma cantou, dançou e se divertiu. ______________________________________________________.
c) Vai chover, vamos embora. ______________________________________________________.
d) Ele está estudando muito para o exame final. ______________________________________________________.
e) Hoje, vamos sair mais cedo de casa. ______________________________________________________.
f) Pegue logo suas coisas, estamos atrasados. ______________________________________________________.

4) Escolha conjunções do quadro para preencher as lacunas do texto.
Dica: Nem todas as conjunções do quadro precisam ser usadas e algumas delas podem ser usadas mais de uma vez.

porque              se              e              mas              enquanto              quando              assim que              porém              portanto
          
O cãozinho sabia ______________________ o rapaz voltava do trabalho; por isso,  ______________________ chegava aquela hora, ele ia correndo até a esquina ______________________ lá ficava à espera de seu dono bem-amado. ______________________ o dono não chegava, o cãozinho se distraía um pouco com as outras pessoas, ______________________ nunca se afastava muito da esquina. ______________________ via o rapaz, ele ficava contente ______________________ saía correndo para ir encontrá-lo.

5) Leia estas passagens e observe as conjunções destacadas.
I - "O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.”
II - "Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido...”

a) Na passagem I, a conjunção mas expressa ideia de:
(     ) explicação                   (     ) conclusão                   (     ) oposição ou contraste                   (     ) tempo
b) Na passagem II, a conjunção quando expressa ideia de:
(     ) condição                   (     ) tempo                   (     ) conclusão                   (     ) comparação         


  FONTE:   Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho Cançado                

FRASE ORAÇÃO PERÍODO TEORIA EXERCÍCIOS

FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO

Frase é um enunciado linguístico de sentido completo.
Oração é um enunciado organizado em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações.
Quando há apenas uma oração, dizemos que o período é simples.

Quando o período tem mais de uma oração, dizemos que o período é composto.

1) Classifique em: (PS) Período Simples ou (PC) Período Composto. Grife os verbos e separe os orações com uma barra.
a) (       ) Neste ano elegeremos nosso presidente.
b) (       ) O vira-lata latiu e espantou o quero-quero.
c) (       ) Poucas pessoas concordaram com nossa proposta.
d) (       ) Vocês falam muito e agem pouco.
e) (       ) Confie em você, brigue por suas ideias, seja persistente!
f) (       ) Os políticos ganham muito e o povo ganha pouco.
g) (       ) Ficou descontente com o resultado.
h) (       ) Aproximou-se do telefone, iniciou a ligação, mas desistiu.
i) (       ) Eu soube tudo antecipadamente.
j) (       ) Não escreverei nada nem darei entrevista.
k) (       ) Criança tem idade, faz aniversário, apaga velinhas.
l) (       ) O piloto crê muito em sua possibilidade de vitória.
m) (       ) Todos insistem, protestam, gesticulam.
n) (       ) Se tu a amasses, serias feliz.
o) (       ) A primeira folha do caderno estava amassada.
p) (       ) Ontem, meu amigo obteve um desconto nesta loja.
q) (       ) Ela deseja conversar, mas tem medo.
r) (       ) A simpática jovem é atriz.
s) (       ) Muitos confiaram em sua pesquisa.
t) (       ) Estudarei muito e passarei de ano.
u) (       ) Falou sobre suas viagens.
v) (       ) Vibramos, quando soubemos o resultado.
w) (       ) Eba! Acertei todas as questões.

2) Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.
a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
_______________________________________________________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
_______________________________________________________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
_______________________________________________________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.
______________________________________________________________________________



FONTE: Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho Cançado