PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 1 de junho de 2017

ANÚNCIO ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA CEREJA PAG. 24, 25











1. Os anúncios publicitários têm como finalidade promover um produto, um serviço ou uma ideia o que esse anúncio promove?
_______________________________________________________________________
2. Releia o enunciado principal do anúncio

“SE VOCÊ FOI UM BOM ALUNO DE HISTÓRIA, SABE QUE OS FRANCESES LEVAM A SÉRIO ESSE NEGÓCIO DE REVOLUÇÃO”

Nesse enunciado, há uma oração subordinada substantiva que funciona como complemento de um verbo.
a) identifique a oração e o verbo do qual ele é complemento.
__________________________________________________________________
b) Classifique a oração subordinada substantiva.
_________________________________________________________________

3. No trecho “OS FRANCESES LEVAM A SÉRIO ESSE NEGÓCIO DE REVOLUÇÃO” do enunciado principal do anúncio, há ambiguidade. Comente essa ambiguidade e o papel dela no anúncio.
______________________________________________________________________
4. Observe a linguagem não verbal do texto.
a) Que imagens se veem dentro do túnel?
___________________________________________________________________
b. Levante hipótese: Qual é o perfil do público que o anunciante pretende atingir?
_______________________________________________________________________
c. Além de ser “REVOLUCIONÁRIO” que outras qualidades essas imagens sugerem que o carro tem?
______________________________________________________________________


TIRINHA SURIÁ PLURAL SUBSTANTIVOS CEREJA PAG. 25



1. Observe o comportamento da personagem Suriá na tira. O que sua expressão facial e corporal, do 2º e 6º quadrinho, demonstra?
_________________________________________________________________________
2. No 7º quadrinho, Suriá faz uma pergunta. Por que nos surpreendemos com a resposta que é dada a ela e a achamos engraçada?
______________________________________________________________________
3. na tira, m mesmo substantivo composto foi empregado duas vezes, uma no singular e outra no plural.
a) Qual é o substantivo?
_______________________________________________________________________
b) A que classe de palavra pertence cada um dos elementos que compõem esse substantivo?
__________________________________________________________________-
c) Compare o plural desses substantivos com o de outros substantivos compostos semelhantes:
caça-níquel = caça-níqueis             quebra-mar = quebra –mares

Com base nessa comparação, deduza a regra de formação do plural dos substantivos compostos formados por verbo + substantivo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BIOGRAFIA CARTUM


terça-feira, 30 de maio de 2017

FÁBULA O LOBO E O CÃO INTERPRETAÇÃO

 PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......

 GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA 
 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO.
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O lobo e o cão
Ruth Rocha
         Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.
- Se me seguires ficarás tão forte como eu - respondeu o cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.
- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.
- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão. - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.
O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.
- O que tens no pescoço? - perguntou.
- Nada de grave. É da argola com que me prendem - explicou o Cão.
- Preso? Então não podes correr quando queres?
- exclamou o Lobo. - Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.
Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.
Moral da história:
A tua liberdade não tem preço.

Gostou da fábula? Então, localize no texto:
1. Os personagens que aparecem na história.
.................................................................................................................................................................
2. O lugar onde os personagens estavam.
................................................................................................................................................................
3. O tempo em que ocorreu a estória.
................................................................................................................................................................
4. Como o autor descreveu o estado físico do Lobo.
................................................................................................................................................................
5. E o Cão? Qual era a aparência dele.
..................................................................................................................................................................
Agora responda:
1. Qual o conselho do Cão para que o Lobo conseguisse comida?
...............................................................................................................................................................
2. O Lobo gostou da idéia?
.............................................................................................................................................................
3. Por que motivo o Lobo não aceitou a proposta do Cão?

...............................................................................................................................................................

FÁBULA OS DOIS VIAJANTES E O URSO 7 Q. INTERPRETAÇÃO.

ALUNO..........................................................................TURMA.............DATA 27/02
PROF.: DIORGES

GÊNERO TEXTUAL FÁBULA

Os Dois Viajantes e o Urso

      Dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, um enorme urso surgiu do meio da vegetação, à frente deles. Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore. Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos.
     Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo, e então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente. O homem que estava encima da  árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou:
- "Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?"
- "Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição me deixa na mão!".


Moral da História:
"A crise é o melhor momento para nos revelar quem são os verdadeiros amigos."


1 - Por que um dos dois viajantes se deitou no chão fingindo-se de morto?
...................................................................................................................................
2 - Os dois viajantes eram amigos?
...................................................................................................................................
3 - Ao invés de atacar o homem que estava no chão, o que fez o animal?
.......................................................................................................................................
4 - Você seria capaz de relacionar o drama da fábula com alguma situação da vida real? Explique:
................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5 - Explique, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................

6 – Complete:
A fábula é..............................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
Os personagens das fábulas .................................................................................................
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
7) Quais as partes que compõe a fábula?
................................................................................................................................................

FÁBULA A RAPOSA E A CEGONHA 5 QUESTÕES

A RAPOSA E A CEGONHA
          Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido, mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome.
A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.
Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”
MORAL DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
(Fábulas de Esopo. Tradução de Heloísa Jahn, São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994)
 _____________________________________________________________
1. O objetivo da raposa, ao convidar a cegonha para jantar, era:
a. (   ) fazer as pazes, porque elas haviam brigado
b. (   ) ser gentil com a cegonha
c. (   ) fazer uma brincadeira de mau gosto
d. (   ) comer a cegonha, pois as raposas são caçadoras de aves
2. A cegonha:
a. (   ) gostou do jantar
b. (   ) não conseguiu tomar a sopa
c. (   ) não compareceu ao jantar
d. (   ) não tomou a sopa, mas comeu outras comidas
3. No trecho: “Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.”  A palavra em destaque significa, nesse contexto, que:
a. (   ) a cegonha demonstrou ser gentil com a raposa, convidando-a para outro jantar.
b. (   ) a cegonha convidou a raposa para jantar porque queria despedir-se, pois ia viajar
c. (   ) a cegonha repetiu o convite e a brincadeira de mau gosto
d. (   ) a cegonha ficou zangada e não quis mais falar com a raposa
4. A frase: “Trate os outros tal como deseja ser tratado”  pode ser substituída por:
a. (   ) Boa romaria faz quem na sua casa fica em paz.
b. (   ) Quem tudo quer, tudo perde.
c. (   ) Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.
d. (   ) Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe façam.
5. A palavra “bulling” é inglesa e quer dizer fazer troça, humilhar, constranger, fazer brincadeira de mau gosto. Na sua opinião, a raposa praticou o “bulling”? Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________


FÁBULA O GATO E O MACACO INTERPRETAÇÃO

PROF. DIORGES F7 205  DATA: 04/04
O gato e o macaco (Márcia Kupsas)



       O gato e o macaco eram animais domésticos. Um dia, o macaco descobriu castanhas assando no braseiro e correu a chamar o gato:
       - Venha, amigo! Com sua habilidade nas patas, será fácil pegar as castanhas para nós!
      O gato, envaidecido, pôs-se a tirar as castanhas do braseiro, deixando-as de lado. O macaco ia devorando as castanhas e falando:
      - Isso, senhor gato! Muito bem! Pegue agora aquela ali, e essa outra...
      O gato, com o pêlo chamuscado, ia tirando as castanhas, enquanto o macaco o elogiava e as comia. De repente, voltou a cozinheira, que os enxotou com a vassoura.
     O gato e o macaco esconderam-se no quintal. Irritado, o gato falou:
     - De que adiantou tanto esforço? Queimei o pêlo, sujei as patas e não comi castanha nenhuma!
       Ao que o macaco, subindo em uma árvore, respondeu:
     - Pois é, amigo gato. Agora você já sabe: o bom bocado não é para quem o faz, mas para quem o come.



1) Indique:
a) Personagens:.......................................................................................................
b) Tempo:....................................................................................................
c) Conflito:................................................................................................
d) Moral:...................................................................................................................................

 2) Os dois personagens dessa fábula formam um confronto entre o forte e o fraco.
 Quem, na visão do narrador, venceu a batalha? Por quê?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “queimado”.
...........................................................................................
4) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “bravo”.
....................................................................
5) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “expulsou”.
...................................................................
6) Escreva as razões para as seguintes ações dos personagens:
a) Esconderam-se no quintal:
.............................................................................................................................................
b) O gato irritou-se:
............................................................................................................................................
c) O macaco subiu no alto de uma árvore:
.............................................................................................................................................
7) Qual o motivo de o macaco tratar o gato como amigo?
............................................................................................................................................
8) O macaco realmente considerava o gato como um amigo? Justifique:


.............................................................................................................................................
9) Classifique os substantivos abaixo conforme o exemplo:
a) gato:.................................................................................................................................
b) macaco:..........................................................................................................................
c) habilidade:.....................................................................................................................
d) vassoura:.......................................................................................................................
e) quintal:..........................................................................................................................

10) Quais substantivos primitivos de:
a) braseiro:..................................................................................
b) cozinheira:................................................................................

11) O gato e o macaco eram animais domésticos. O adjetivo DOMÉSTICOS se refere a quem?
........................................................................................................................................

12) Retire do texto dois substantivos antecedidos por artigo indefinido.

................................................................................................................